• Nenhum resultado encontrado

Caracterização dos Recursos Humanos

Caracterização dos Títulos JM

GLOSSÁRIO *

IV. Responsabilidade Social

2. ÉTICA EMPRESARIAL

3.2. Caracterização dos Recursos Humanos

3.2.1. Total de Colaboradores do Grupo Jerónimo Martins a 31 de Dezembro de 2004 Holding 62 Distribuição Portugal 15.731 Distribuição Polónia 11.883 Indústria e Serviços 1.238 TOTAL 28.914

3. RECURSOS HUMANOS

• Jerónimo Martins, SGPS, S.A.

Quadros Não Quadros

Total de Colaboradores 52% 48%

Sexo 53% Homens 86% Mulheres

Idade 82% >25 e < 34 anos 53 % >25 e <39 anos

Habilitações Literárias 93,8% licenciados 78% não licenciados

Antiguidade 53% >2 e <5 anos 33% >5 e <10 anos

Situação Contratual 100% efectivos 98% efectivos

• Distribuição

Quadros Não Quadros

Total de Colaboradores 2% 98%

Sexo 67,5% Homens 71% Mulheres

Idade 54% >30 e < 39 anos 53 % > 18 e <29 anos

Habilitações Literárias 68% licenciados e bacharéis 3% licenciados e bacharéis

Antiguidade 43% >5 e <10 anos 34% >1

22% >2 e <5 anos

Situação Contratual 97% efectivos 57% efectivos

• Indústria e Serviços de Marketing e Representações

Quadros Não Quadros

Total de Colaboradores 23% 77%

Sexo 64% Homens 54% Homens

Idade 52% >25 e < 34 anos 17% >25 e <39 anos 17% >50 e <54 anos

Habilitações Literárias 82% licenciados e

bacharéis 47% 3º ciclo e 12º ano de escolaridade

Antiguidade 28% >5 e <10 anos

26% >2 e <5 anos

40% >15 anos 18% >2 e <5 anos

Situação Contratual 99% efectivos 85% efectivos

3.3. Recrutamento

O Grupo Jerónimo Martins tem acompanhado a evolução e o crescimento do mercado global, procurando atrair os melhores profissionais nas diferentes áreas, de modo a proporcionar uma resposta rápida e eficaz aos desafios enfrentados pela Organização. O recrutamento é encarado como um instrumento-chave para

Privilegia-se a igualdade de oportunidades e a avaliação da adequação do perfil do candidato (interno e/ou externo) às exigências do trabalho a desenvolver, não existindo quaisquer políticas ou medidas discriminatórias.

Como Grupo empresarial de referência, Jerónimo Martins tem, em termos de recrutamento, reforçado a sua relação com o meio académico, tendo em vista a atracção e retenção de talentos.

3.3.1 Distribuição

Recrutamento Interno

Jerónimo Martins procura proporcionar aos seus colaboradores diferentes oportunidades de crescimento e desenvolvimento, promovendo a rotação entre as várias direcções funcionais e de negócio.

Neste contexto, e fruto da constante necessidade de renovar, investir e responder às crescentes exigências das operações, registaram-se em Portugal, no âmbito da política de recrutamento interno, 167 movimentações (de Não-Quadros). Deste total, realizaram-se 107 movimentos intra-companhia, 19 transferências inter- companhias e 41 promoções.

No que se refere aos Quadros médios e superiores em Portugal, registaram-se 40 movimentações intra-companhia, 20 inter-companhias e 17 promoções. Refira- se, ainda, o retorno à Polónia de um expatriado. Os referidos movimentos tiveram por base a satisfação de necessidades das diferentes direcções funcionais, bem como os planos de desenvolvimento e as expectativas de evolução na carreira dos Quadros do Grupo.

Na Polónia, principalmente devido ao plano de expansão do negócio naquele país, registou-se um total de 1.298 movimentações, nomeadamente promoções e transferências interdepartamentais, das quais 1.260 afectaram colaboradores Não-Quadros e 38 Quadros médios e superiores.

Em virtude da deslocalização da estrutura de Poznan para Varsóvia, foi levada a cabo uma série de acções com vista à preparação das transferências de colaboradores, ao recrutamento de novos colaboradores e à preparação de colaboradores para uma nova região.

Recrutamento Externo

Em 2004, considerando apenas os processos geridos centralmente, destaca-se o recrutamento de 200 colaboradores para as novas lojas Feira Nova do Fundão (49), da Covilhã (81) e de Ponte de Sôr (70), e o recrutamento de 19 recém- licenciados candidatos a Gerentes de Loja Pingo Doce.

Dos processos de recrutamento do Recheio, realça-se a aposta na força de vendas, com a admissão de 6 vendedores.

Na Madeira, recrutaram-se 40 novos colaboradores para a abertura da loja Pingo Doce de Cancela e 5 recém-licenciados candidatos a Gerentes de Loja.

Considerando a aposta do Grupo na área da Segurança e Higiene no Trabalho, foram admitidos 5 novos Técnicos, 4 dos quais alocados ao Pingo Doce e 1 ao Feira Nova. Pretende-se, deste modo, assegurar o cumprimento das boas práticas neste domínio e a aplicação das regras vigentes.

O ano de 2004 foi ainda marcado pelo reinício, em Portugal, do Programa de Recrutamento de recém-licenciados, que visa responder às necessidades de Quadros a médio e longo prazos. Assim, em Setembro de 2004, foram admitidos 20 recém-licenciados: 10 de Gestão/Economia e 10 de engenharia alimentar. Realça-se ainda que a maioria foi alocada à área de operações de loja.

Na Polónia, foram igualmente recrutados 18 recém-licenciados para as direcções de Logística, Comercial, Financeira, Recursos Humanos e Operações. No final de 2004, reiniciou-se o processo de recrutamento de recém-licenciados, com vista a admitir 20 para as Operações, até Março de 2005, data prevista para iniciar o seu plano de acolhimento, integração e estágio.

No âmbito do recrutamento externo, Jerónimo Martins apostou na colaboração activa com outros parceiros da comunidade envolvente. Neste sentido, as várias Insígnias do Grupo privilegiaram o recurso a Centros de Emprego, Gabinetes de Inserção na Vida Activa (UNIVA’s), Gabinetes de Estágio das Universidades, Associações de Estudantes, Programa Vida Emprego, Casas do Povo e Juntas de Freguesia, não esquecendo a imprensa escrita e as ferramentas de recrutamento online.

É de assinalar que, em 2004, o Grupo participou, pela primeira vez, na Feira de Emprego, evento que promove o emprego em Portugal e serve de ponto de encontro entre quem recruta e quem procura emprego. Jerónimo Martins, através das suas Companhias operacionais, teve a oportunidade de consolidar a sua posição junto do mercado como forte empregador, assim como de comunicar as suas necessidades específicas de recrutamento.

Estágios e outras Acções

Em Portugal, durante o ano de 2004, as várias Insígnias do Grupo proporcionaram a realização de 88 estágios curriculares nas direcções de Recursos Humanos, Supply Chain, Marketing, Financeira e Operações de Loja. De realçar que a maioria dos estágios decorreu na área de Operações, nomeadamente no Feira Nova.

Paralelamente, os Quadros médios e superiores de Jerónimo Martins têm apoiado a realização de trabalhos curriculares de estudantes e participado em seminários e cadeiras de Universidades. Destes, destacam-se temáticas no âmbito da

Técnica de Lisboa) e da área financeira, em que se abordou, entre outros, o caso prático da adopção dos International Accounting Standards (IAS) por Jerónimo Martins (Universidade Católica, AESE).

Na Polónia, a Biedronka continuou a marcar presença no meio académico através da colaboração com a Universidade de Economia de Poznan e com outras entidades profissionais, no âmbito da partilha de experiência e de casos práticos.

3.3.2. Serviços de Marketing e Representações

Em 2004, a Jerónimo Martins Distribuição de Produtos de Consumo (JMD) recrutou externamente 84 novos colaboradores - 49 para Jeronymo e 29 para Hussel -, dando resposta à expansão dos dois negócios. De realçar, ainda, a admissão de 3 Quadros médios e superiores: 2 Key Accounts e 1 Gestor de Produto.

3.3.3. Indústria

No âmbito da política de recrutamento interno e de desenvolvimento, verificaram- se, em 2004, as seguintes movimentações de Quadros médios e superiores: 3 intra-companhia, 18 inter-companhias e 3 expatriações. No âmbito dos programas com o parceiro Unilever, existiam, no final do ano, 15 expatriados, 2 dos quais a exercerem funções de gestão de topo nos continentes Europeu e Africano.

Em 2004, recrutaram-se externamente 3 recém-licenciados de gestão, tendo-se realizado, para o efeito, apresentações em Universidades (Católica, ISCTE e Nova) e recorrido ao site corporativo www.unilever-jm.com.

Ainda durante o ano em análise, proporcionou-se a realização de 71 estágios nas direcções de Marketing, Vendas, Customer Service, Controlo da Qualidade e Financeira.