• Nenhum resultado encontrado

Caracterização dos Títulos JM

2004 PORTUGAL POLÓNIA LOJAS

6.1. Mecenato Social

O Grupo Jerónimo Martins colabora activamente com instituições e projectos de apoio aos menos favorecidos, tendo escolhido como grupos-alvo prioritários as crianças e os jovens. Neste sentido, são concedidos, anualmente, fundos, tempo e géneros a várias causas de solidariedade social que trabalham em benefício destes grupos.

6.1.1. Apoios Institucionais do Grupo Jerónimo Martins Apoios Continuados

Aldeia SOS de Bicesse

O apoio de Jerónimo Martins à Aldeia SOS de Bicesse iniciou-se em 2002 e continuou, em 2004, com o financiamento de parte da alimentação das crianças e jovens ao cuidado da instituição.

Obra do Ardina

A Obra do Ardina é uma instituição centenária de apoio a rapazes em situação de risco, com diversos lares, Ateliers de Tempos Livres (ATL’s), jardins-de-infância e estruturas de formação profissional, que apoiam cerca de 550 crianças e jovens desfavorecidos.

ajudou a resolver, em 2004, uma das principais carências desta instituição, financiando parte da alimentação das cerca de 52 crianças e jovens que ali vivem em regime de internato.

Casa da Acreditar

Para ajudar a Acreditar no apoio às crianças com cancro e às suas famílias, o Grupo Jerónimo Martins, através das Companhias da Distribuição e da Indústria em Portugal, suporta parte dos custos da Casa da Acreditar, patrocinando, desde 2003, dois dos quartos desta casa. Oferece, ainda, a todas as famílias que ali recebem apoio, dois pacotes de boas-vindas com produtos de higiene pessoal e alimentos das marcas da Indústria.

Crescer SER: apoio ao centro de acolhimento da APDMF

O Grupo Jerónimo Martins iniciou, em 2004, o apoio à Casa do Vale, no Porto. Trata-se de um dos centros mais recentes da Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família (APDMF), instituição que tem por objectivo o estudo interdisciplinar das questões relativas à protecção judiciária e administrativa dos menores e da família, bem como a dinamização e organização de serviços comunitários de apoio à criança, ao jovem e à estrutura familiar. A Casa do Vale tem capacidade para acolher temporariamente 16 jovens, com idades entre os 12 e 16 anos, sendo de referir que a APDMF tem ainda em funcionamento mais 5 centros de acolhimento, todos eles destinados a crianças e jovens privados do seu meio familiar, vítimas de violência, que possam ter cometido pequenos delitos, sujeitos a medidas de acompanhamento educativo ou provenientes de famílias cuja situação de saúde ou económica exige apoio transitório.

Centro Social da Paróquia de Torredeita

O Grupo Jerónimo Martins iniciou, em 2004, o apoio a este centro, essencialmente direccionado para a ajuda a crianças e jovens carenciados da zona de Torredeita, em Viseu.

Acções Especiais desenvolvidas em 2004

A par dos apoios continuados às diversas instituições, Jerónimo Martins promove também algumas acções e campanhas especiais. Em 2004, foram desenvolvidas diversas acções ao nível institucional:

Crianças Sem Fronteiras – Campanha de Verão

Para ajudar a Associação Crianças Sem Fronteiras a proporcionar às crianças que apoia um mês de Verão junto à praia, o Grupo Jerónimo Martins contribuiu financeiramente para a colónia de férias “As Aventuras Sem Fronteiras”.

Durante o mês de Junho de 2004, foi lançado um apelo aos colaboradores dos escritórios centrais do Grupo Jerónimo Martins em Portugal para que contribuíssem para este projecto. No mês de Agosto as crianças tinham já os seus brinquedos, protectores solares, toalhas, chinelos, fatos de banho e, mesmo, produtos alimentares não perecíveis para lanches e piqueniques.

carenciadas, agindo na prevenção no seio das famílias biológicas, com o objectivo de evitar o seu desmembramento.

Acção “Uma Viagem ao Mundo do Teatro”

Porque existem muitas crianças que nunca viram uma peça de teatro nem sentiram a magia do ‘faz de conta’, o Grupo Jerónimo Martins organizou, no final do mês de Junho de 2004, “Uma Viagem ao Mundo do Teatro” para os meninos e jovens da Obra do Ardina e da Aldeia SOS de Bicesse.

Promovendo a dádiva de sangue

Em conjunto com o Instituto Português do Sangue (IPS), o Grupo realizou mais uma campanha de recolha de sangue nos seus escritórios centrais. Esta acção desenrolou-se em Novembro de 2004, período em que aumentam as necessidades de sangue.

Acção de Natal

Numa acção conjunta com o Governo Civil de Lisboa, a campanha interna de Natal contribuiu para a realização dos sonhos de 55 crianças de duas instituições de solidariedade social (Casa do Gaiato e Instituto Condessa de Cuba), através da oferta dos presentes de Natal pedidos por estas crianças.

O repto foi lançado a todos os colaboradores dos escritórios do Campo Grande, Amoreiras e da Jerónimo Martins Distribuição de Produtos de Consumo, que conseguiram reunir estes presentes.

Associação de Ajuda ao Recém Nascido

Com o intuito de apoiar a Associação de Ajuda ao Recém Nascido, ligada à Maternidade Alfredo da Costa, a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo realizou 3 espectáculos, durante o mês de Novembro. O Grupo Jerónimo Martins apoiou estes espectáculos, o que permitiu à Associação a compra de 10 enxovais para recém-nascidos.

6.1.2. Pingo Doce

Com mais de 190 lojas espalhadas por Portugal Continental e Arquipélago da Madeira, o Pingo Doce está particularmente empenhado em apoiar as comunidades onde se insere. Neste sentido, concedeu, em 2004, diversos apoios monetários - através de Vales de Compra Pingo Doce ou de géneros -, essencialmente, a instituições de apoio a crianças e jovens carenciados.

O apoio prestado, há já vários anos, à educação de uma estudante deficiente a residir no estrangeiro, que a Companhia financia na íntegra, manteve-se também em 2004.

É de destacar, ainda, a contribuição para as acções do Banco Alimentar, sendo o Pingo Doce a cadeia de distribuição alimentar em que é recolhida maior

entre a Companhia e a instituição não-governamental, esta participação aumentou cerca de 39%, tendo sido angariadas 500 toneladas de alimentos.

6.1.3. Feira Nova

Um dos pilares do posicionamento do Feira Nova é o forte envolvimento com a comunidade local, procurando uma aproximação aos seus habitantes. Como tal, a parceria com instituições locais assume extrema importância.

O grande marco do ano 2004 nesta área, foi a campanha intitulada “Uma Tonelada de Sorrisos”, no âmbito da qual a Companhia desafiou todos os cidadãos, de Norte a Sul do País, a contribuir com brinquedos novos ou usados para proporcionar um Natal mais feliz a mais de mil crianças carenciadas. A campanha, lançada a nível nacional mas com âmbito local, uma vez que cada Loja tinha associada uma instituição local de apoio a crianças e jovens, não poderia ter obtido melhor resposta. Em pouco mais de um mês, foram recolhidas mais de 5 toneladas de bonecas, carros, jogos e muitos outros presentes.

Todos os anos, também o Feira Nova se junta ao Banco Alimentar, cedendo espaço nas suas lojas para recolhas de produtos alimentares. No ano de 2004, foram angariadas cerca de 100 toneladas de alimentos, em 21 das 28 lojas Feira Nova.

Das acções de Mecenato que as lojas Feira Nova desenvolvem localmente, são de salientar os lanches, organizados anualmente pela Loja de Braga em conjunto com a Câmara Municipal da cidade, para as férias de verão de crianças carenciadas acolhidas por instituições indicadas pela Câmara, e ainda a entrega de cabazes de Natal a doentes carenciados da Associação Portuguesa de Paramiloidose.

Entre as lojas a destacar pelas suas acções mecenáticas, encontram-se também as de Telheiras, que acolheu uma série de instituições - como a Legião Boa Vontade, Caçulinhas, AMI e a Associação Sol - para recolha de fundos, e Venda Nova, que doou artigos alimentares e de bazar à Liga Portuguesa de Deficientes Motores.

6.1.4. Recheio

O Recheio Cash & Carry considera fundamental o apoio ao desenvolvimento económico e social da comunidade em que está inserido.

Este apoio ganha ainda maior premência quando são tomadas em consideração as características próprias da Companhia: cadeia portuguesa, que apesar de nacional, tem um forte vínculo local e mesmo regional.

Assim, as iniciativas do Recheio dirigem-se, essencialmente, a instituições de apoio a crianças e jovens desfavorecidos, sendo de destacar que, grande parte

6.1.5. Biedronka

Ao longo de 2004, a acção da Biedronka, com um apoio dirigido essencialmente a crianças e jovens carenciados, abrangeu diversas instituições, de Centros de Apoio a orfanatos e Escolas Primárias. A Companhia centrou-se, essencialmente, na oferta de géneros e vales de compras, à excepção dos casos em que as necessidades financeiras eram notórias e em que, por isso, o apoio se traduziu em doações monetárias.

A Biedronka colaborou, igualmente, com o Banco Alimentar contra a Fome, na acção “Partilhe a sua refeição” e com as Aldeias de Crianças SOS, através da compra de postais de Natal.

Apoiou, ainda, as crianças mais necessitadas – abandonadas, órfãs ou oriundas de famílias disfuncionais – através de inserções publicitárias, cotadas com um valor claramente superior ao de tabela, na campanha “Publicidade para as Crianças”, uma iniciativa da televisão pública polaca que doou a estes meninos o valor global da publicidade angariada.

6.1.6. Indústria

Nas iniciativas de mecenato social, as Companhias da área da Indústria orientam as suas actividades para as populações mais vulneráveis nomeadamente crianças, deficientes e idosos. Em 2004, o apoio destas Companhias, traduzido em donativos ou ofertas de produtos, chegou a mais de 50 instituições de solidariedade social.

De realçar uma colaboração mais estreita com as seguintes instituições:

• Centro Social de Camarate – através de uma acção de angariação de fundos, realizada junto de todos os colaboradores e destinada à aquisição de máquinas de lavar roupa industriais e de mobiliário necessários para o Centro;

• Centro Social de Sacavém

• Através de uma iniciativa integrada no programa de acções sociais da Unilever Europa - “Community Involvement Week” -, que envolveu simultaneamente 20 países europeus, num total de 3.500 pessoas, os colaboradores da FimaVG, da LeverElida e da IgloOlá desenvolveram um projecto de voluntariado no Centro Social de Sacavém, com o objectivo de melhorar as condições existentes na instituição;

• Num único dia, 80 colaboradores das Companhias construíram um espaço para um ATL, destinado a crianças dos 5 aos 10 anos (uma valência quase inexistente em Sacavém), duplicaram a área de recreio colocando uma rede de protecção, instalaram um parque infantil e trabalharam na decoração de paredes e móveis.

Natal da FimaVG, da LeverElida e da IgloOlá foram adquiridos à Associação Novo Futuro e, desta forma, as Companhias contribuíram para ajudar a concretizar os projectos das 60 crianças e jovens em risco, acolhidos nos 7 lares da Associação;

• Sun/Acreditar – nos meses de Fevereiro e Março de 2004 a marca Sun lançou a acção “Acreditar no Futuro”, para apoiar a construção de mais uma casa da Acreditar, desta vez em Coimbra, junto ao Hospital Pediátrico. Para esta acção, foram desenvolvidos pacotes especiais Sun com uma caneca especialmente concebida para este fim;

• Olá/Terry Fox - A Olá continuou a apoiar a Corrida Terry Fox, iniciativa de angariação de fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRS).

Também o envolvimento com instituições de ensino da área de influência das Companhias é já prática corrente, nomeadamente através da abertura das fábricas a visitas de estudo de escolas e Universidades. Em 2004, a fábrica da FimaVG foi visitada por 3.102 alunos de 86 instituições, a da IgloOlá por 5.500 e a da LeverElida por 969 alunos de 38 escolas.