• Nenhum resultado encontrado

CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO PESQUISADA

4 APRESENTAÇÃO, DISCUSSÃO E ANÁLISE DOS DADOS

4.1 CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO PESQUISADA

Uma vez tendo sido definido que a população objeto da pesquisa compõe-se de todos os municípios brasileiros extremamente pequenos (população de até 5.000 habitantes), cujas informações financeiras relativas a todos os exercícios do período de análise (1997 a 2008) estão disponíveis na base de dados FINBRA, resulta então que essa população, em termos de Brasil, equivale a um percentual de 67,1% da população total, conforme anteriormente demonstrado na Tabela 10.

Em relação às regiões brasileiras é possível se constatar, na mesma Tabela 10, que a Região Sul apresenta a maior população pesquisada, visto que 84,5% de seus municípios integraram essa população. A segunda posição pertence à Região Sudeste, que conta com 73,8% de seus municípios na população pesquisada. Na sequência, a terceira colocada é a Região Norte, com 52,3%, seguida pela Região Centro-Oeste com um percentual amostral de 51%. Por fim, a Região Nordeste, em última posição, por deter um percentual de somente 39,4% de seus municípios na população objeto da pesquisa. A situação dessas regiões, acima descrita, pode ser mais bem visualizada a seguir, no Gráfico 1.

Gráfico 1 – Demonstrativo do universo e da população pesquisada, por região brasileira

Desenvolve-se a seguir uma análise em separado para cada região, onde também se demonstra a situação dos estados componentes de cada região.

4.1.1 Região Norte

A Região Norte apresenta como curiosidade o fato de, nada obstante ser a maior em extensão territorial, ser também a que apresentou o menor quantitativo do universo da pesquisa. Com efeito, mesmo contando com sete Estados, o seu total de municípios com menos de 5.000 habitantes foi de apenas 86, dos quais somente 45 deles encaminharam os demonstrativos financeiros em todos os exercícios objeto da análise, representando assim um percentual equivalente a 52,3% do universo da região.

A delimitação da análise, em termos de estados da Região, aponta para o fato de que há dois estados (Amazonas e Roraima) que não têm municípios com população de até 5.000 habitantes. Além disso, dois outros (Acre e Pará) contam, cada um deles, com apenas um município que atende tal requisito. Porém, no desenvolvimento das ações para se estabelecer a população a ser pesquisada, ambos os municípios foram excluídos por não terem encaminhado as informações em todos os exercícios financeiros objetos da pesquisa. Situação igual ocorreu com o Estado do Amapá, que nada obstante ter inicialmente apresentado um universo de

0 50 100 150 200 250 300 350 400 450 500

Norte Nordeste Sudeste Sul Centro Oeste

Total Municípios Municípios Selecionados

quatro municípios, teve todos eles sucessivamente excluídos por idênticos motivos.

Em decorrência, restaram na Região Norte somente dois Estados (Rondônia e Tocantins) que têm municípios integrando a população objeto da investigação.

O Estado de Rondônia apresentou um universo de apenas seis municípios:

Castanheiras, Parecis, Pimenteiras do Oeste, Primavera de Rondônia, Rio Crespo e Teixeirópolis, dos quais se excluiu o município de Rio Crespo, por não ter enviado todas as informações necessárias ao estudo, restando uma população pesquisada que conta com cinco municípios, equivalente a um percentual de 83,3%.

Em relação ao Estado do Tocantins, pode-se dizer que nada obstante ter sido o Estado da Região Norte com a maior quantidade de municípios, tanto em relação à população total (74) como à população pesquisada (40), acabou perdendo em termos percentuais para o Estado de Rondônia, por ter contribuído para a pesquisa com um percentual de somente 54,1% da população total, número esse bem distante dos 83,3% de Rondônia.

4.1.2 Região Nordeste

É a região brasileira que conta com o maior número de Estados, visto que sua composição apresenta um total de 9 (nove) unidades federadas: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

De um modo geral e à exceção, apenas, dos Estados do Piauí, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, todos os demais apresentam uma reduzida população total, bem como um percentual pequeno para a população pesquisada, visto que somente Sergipe e Paraíba conseguiram ultrapassar a barreira dos 50%, por apresentarem, respectivamente, percentuais de 58,3% e 52,1% em sua população pesquisada.

Além desses, verificou-se ainda o caso de dois estados (Alagoas e Ceará) que apresentaram exatos 50% de municípios compondo a população pesquisada.

Quanto aos demais estados, o Rio Grande do Norte ainda aparece com 39,2% e Pernambuco com 33,3%. Todos os outros estados apresentaram percentuais abaixo de 30%, merecendo destaque o caso do Maranhão, com um percentual de apenas 16,7%. No cômputo geral, a Região Nordeste apresentou uma população pesquisada de apenas 39,4%, conforme demonstrado na Tabela 11, onde se pode visualizar a população total e a população pesquisada de cada Estado.

Tabela 11 – Região Nordeste: população total e população pesquisada

ESTADOS DA REGIÃO NORDESTE População Total

População Pesquisada

Percentual

%

Alagoas 6 3 50,0%

Bahia 9 2 22,2%

Ceará 2 1 50,0%

Maranhão 6 1 16,7%

Paraíba 69 36 52,1%

Pernambuco 3 1 33,3%

Piauí 83 24 28,9%

Rio Grande do Norte 51 20 39,2%

Sergipe 12 7 58,3%

TOTAL REGIÃO 241 95 39,4%

Fontes: IBGE (censo 2010) FINBRA (2011)

4.1.3 Região Sudeste

Como fatos marcantes relacionados aos dados da Região Sudeste, cabe destacar três situações. A primeira se refere ao Estado do Rio de Janeiro, que não apresentou nenhum município no universo a ser pesquisado. A segunda situação diz respeito ao Estado do Espírito Santo, que contou somente com o município de Divino de São Lourenço na população total, o qual, porém, havia encaminhado suas informações financeiras em todos os exercícios, o que fez com que fosse incluído na população de pesquisa, a qual veio a atingir assim um percentual de 100%.

Situação também marcante, mas bem diferenciada, ocorreu com o Estado de Minas Gerais, que se revelou como o Estado com o maior número de municípios brasileiros extremamente pequenos em seu universo de pesquisa, com um total de 240, dentre os quais157 foram selecionados para compor a população pesquisada, resultando assim em percentual equivalente a 65,4% de seu universo de pesquisa.

A Região conta ainda com o Estado de São Paulo, que apresentou uma população total de 159 municípios, dos quais 137 foram selecionados para integrar a população de pesquisa desse Estado, significando assim que o seu percentual de população pesquisada atingiu o patamar de 86,2%.

4.1.4 Região Sul

A Região Sul foi destaque em todos os pontos, em razão de ter apresentado a maior quantidade de municípios, tanto para a população total (433) como para a população pesquisada (366), o que lhe permitiu assim apresentar um percentual de 84,5% para a região como um todo. Destaca-se ainda a situação individual de seus três Estados componentes, visto que cada um deles contou com percentual acima de 80% na população pesquisada, conforme exposto a seguir, na Tabela 12.

Tabela 12 – Região Sul: população total e população pesquisada

ESTADOS DA REGIÃO SUL População Total

População Pesquisada

Percentual

%

Paraná 98 79 80,6

Santa Catarina 108 97 89,8

Rio Grande do Sul 227 190 83,7

TOTAL REGIÃO 433 366 84,5%

Fontes: IBGE (censo 2010)

FINBRA (2011)

4.1.5 Região Centro-Oeste

A composição territorial desta Região se dá por meio de três Estados: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nesta pesquisa, somente o Estado de Goiás apresentou um número significativo de municípios na população total (100), dentre os quais foram extraídos 55 municípios para compor a população pesquisada, que assim ficou em 55% da população total.

No caso de Mato Grosso, embora contando com uma razoável quantidade de municípios em seu universo de pesquisa (36), foi necessário, contudo, excluir um total de 21 municípios desse universo, em razão de não terem disponibilizado seus dados financeiros em todos os exercícios da pesquisa, restando então somente 15 municípios para a população pesquisada, com um percentual de 41,7% do universo.

Por fim, vem o caso do Mato Grosso do Sul, cuja população total apresentou somente sete municípios, sendo quatro eliminados pelos mesmos motivos acima

descritos, o que reduziu a população de pesquisa para apenas três municípios, ou 42,9% do universo. Na Tabela 13 pode-se visualizar a situação da região e dos seus estados componentes.

Tabela 13 – Região Centro-Oeste: população total e população pesquisada

ESTADOS DA REGIÃO CENTRO-OESTE

População Total

População Pesquisada

Percentual

%

Goiás 100 55 55%

Mato Grosso 36 15 41,7%

Mato Grosso do Sul 7 3 42,9%

TOTAL REGIÃO 143 73 51,0%

Fontes: IBGE (censo 2010)

FINBRA (2011)