• Nenhum resultado encontrado

Seja bem-vindo a mais um capítulo da nossa aula sobre teoria geral do delito.

Nesse capítulo estudaremos as figuras do concurso de crimes e, para tanto, já vamos nos debruçar sobre o texto legal.

Veja só:

Concurso material

Art. 69 - Quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplicam-se cumulativamente as penas privativas de liberdade em que haja incorrido. No caso de aplicação cumulativa de penas de reclusão e de detenção, executa-se primeiro aquela.

§ 1º - Na hipótese deste artigo, quando ao agente tiver sido aplicada pena privativa de liberdade, não suspensa, por um dos crimes, para os demais será incabível a substituição de que trata o art. 44 deste Código.

§ 2º - Quando forem aplicadas penas restritivas de direitos, o condenado cumprirá simultaneamente as que forem compatíveis entre si e sucessivamente as demais

Concurso formal

Art. 70 - Quando o agente, mediante uma só ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplica-se-lhe a mais grave das penas cabíveis ou, se iguais, somente uma delas, mas aumen- tada, em qualquer caso, de um sexto até metade. As penas aplicam-se, entretanto, cumulativamente, se a ação ou omissão é dolosa e os crimes concorrentes resultam de desígnios autônomos, consoante o disposto no artigo anterior.

Parágrafo único - Não poderá a pena exceder a que seria cabível pela regra do art. 69 deste Código. Crime continuado

Art. 71 - Quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie e, pelas condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes, devem os subseqüentes ser havidos como continuação do primeiro, aplica-se-lhe a pena de um só dos crimes, se idênticas, ou a mais grave, se diversas, aumentada, em qualquer caso, de um sexto a dois terços.

Parágrafo único - Nos crimes dolosos, contra vítimas diferentes, cometidos com violência ou grave ameaça à pessoa, poderá o juiz, considerando a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstâncias, aumentar a pena de um só dos crimes, se idênticas, ou a mais grave, se diversas, até o triplo, observadas as regras do parágrafo único do art. 70 e do art. 75 deste Código.

Agora que já realizamos nossa clássica e importantíssima leitra do texto seco da lei, iniciaremos o estudo do concurso de crimes pelo concurso material, do art. 69 do CP.

No concurso material o agente criminoso, mediante mais de uma ação ou omissão (conduta), pratica dois ou mais crimes, idênticos (homogêneos) ou não (heterogêneos). Então, desse modo, havendo a ocorrência

do concurso material, o sistema de aplicação da pena será o do cúmulo material, ou seja, o juiz deverá somar a pena dos crimes praticados em concurso pelo criminoso.

Por crimes idênticos, meu amigo(a), quero que você grave que as infrações penais praticadas devem estar no memso tipo penal, p.ex. furto simples e um furto qualificado. Ambos estão no art. 155, o simples na figura do caput, e o qualificado na figura do §4º.

Vamos exeplificar: Imagine a situação em que Austin mata o seu desafeto Caracas e, logo em seguida à morte do ofendido, no mesmo contexto fático, Austin, para garantir sua impunidade, oculta o cadáver da vítima. Desse modo, há o concurso material entre homicídio (art. 121 do CP) e a ocultação de cadáver (art. 211 do CP).

Já na redação do artigo 70 do Código Penal, estamos diante do concurso formal, em que o agente, mediante um ÚNICA conduta, pratica dois ou mais crimes idênticos (concurso formal homogêneo) ou não (concurso formal heterogêne0). Dentro do conceito de concurso formal, há uma subdivisão:

a) Concurso formal próprio/puro/perfeito: corresponde à 1º parte do caput do art. 70 – nesse caso, aplica-se o método da exasperação, com aplicação da pena de 1/6 até 1/2. Quando a exasperação resultar numa pena mais elevada que a soma das penas dos crimes praticados, o juiz não deve adota- lá e, no seu lugar, preferir a soma das penas (cumulo material benéfico do art. 69 do CP).

b) Concurso formal impróprio/imperfeito: corresponde 2º parte do caput do art. 70. Aqui não há exasperação, e sim a soma das penas, quando o agente praticar crimes doloso resultantes de desígnios autônomos, pois a vontade do agente é dirigida a finalidades diversas.

Para que você possa melhor visualizar essa parte do conteúdo que, eu sei, meu amigo(a), não é tão simples, trago-lhes um exemplo do professor André Estefam:

“Imagine, por exemplo, que um motorista de ônibus, conduzindo-o imprudentemente, perca o controle do coletivo e colida contra outro automóvel, provocando a morte de dez pessoas.O agente, mediante uma só ação (a condução imprudente do veículo), cometeu dez crimes idênticos (homicídios culosos na direção de veículo automotor, qualificados pelo transporte de veículos de passageiros – art. 302, p.ú., inciso IV, da Lei nº 9.503/97 – Código de Trânsito Brasileirro). (ESTEFAM, André, p.437)

E, para caminharmos para o final do estudo da figura do crime formal, trago um relato do Professor Rogério Greco15:

“Situação diversa é aquela contida na parte final do caput do art. 70 do Código Penal, em que a lei penal fez prever a possibilidade de o agente atuar com desígnios autônomos, querendo, dolosamente, a produção de ambos os resultados. Tomamos conhecimento, por intermédio da impresa, das atrocidades praticadas contra os judeus durante o período nazista. Até que encontrassem um meio rápido, efixaz e barato para exterminar o povo judeu, os nazistas,

comandados por Hitler, resolveram, em determinado momento, enfileirar os judeus a fim de que, com um só disparo de fuzil, vários deles fossem mortos, economizando-se, com isso, tempo e munição. Quando o disparo era efetuado, a finalidade era causar morte daquelas duas ou três pessoas pessoas que ali se encontravam. Os designios, portanto, eram autonomos com relação a cada uma delas, uma vez que o agente pretendia, com um único disparo, ou seja, com uma única conduta, causar a morte de A, B e C. Desígnio autonomo quer dizer, portanto, que a conduta, embora única, é dirigida finalisticamente, vale frisar, dolosamente, à produção dos resutlados.(GRECO, Rogério. p, 598).

Tudo entendimento, meu amigo(a)?! Vamos em frente!

Para fecharmos por completo nosso estudo em mais uma aula aqui na plataforma do DIREÇÃO CONCURSOS, vejamos o crime continuado.

O crime continuado decorre de mais de uma ação ou omissão (conduta) que resultam em dois ou mais crimes, da mesma espécie (aqueles previstos no mesmo tipo penal) em condições de tempo (aproximadamente 30 dias), lugar (no mesmo foro ou foros próximos), maneira de execução (verificar o “modus operandi”) e outras semelhantes. Também, os crimes subsequentes devem ser havidos como continuação do primeiro.

O crime continuado se divide em duas espécies:

1. Comum/simples: art. 71, caput, basta o preenchimento dos requisitos que vimos acima e, uma vez verificados, o aumento de pena é de 1/6 a 2/3. Nesse caso, meu amigo(a), imagine a situação da empregada doméstica que resolve furtar o faqueiro de prata (composto por 30 peças) do seu patrão. Para tanto, com o fim de não levantar suspeitas, a empregada furta um talher por dia. Desse modo, você consegue visualizar que estamos diante de 30 furtos? Porém, esses trinta furtos, levando-se em conta o modus operandi da empregada, as condições de tempo (30 dias) e lugar, serão punidos como 1 (UM) GRANDE CRIME DE FURTO.

2. Específico/qualificado: art. 71, p.ú, do CP – São requisitos adicionais ao do caput, com caráter cumulativo, sendo todos os crimes dolosos, praticados contra vítimas diferentes, cometidos com violência ou grave ameaça contra a pessoa. A pena, nesse caso, pode ser aumentada até o triplo (sempre com o cuidado do cúmulo material benéfico). A título de exemplo dessa modalidade de crime continuado, imagine a situação do indivíduo que, por vingança, resolve exterminar com todos os homens que compõe uma família rival à sua. Nesse caso, estaremos diante de uma continuidade delitiva em crime de homicídio.

Desse modo, o Código Penal adotou para o crime continuado, a teoria da ficção jurídica. “Arpini, você poderia me dar um exemplo acerca da continuidade delitiva?”

Com certeza, meu amigo(a)!

Imagine a situação em que Austin possui em sua residência um faqueiro com 30 peças que custou cerca deR$500,00. Ocorre que, sua empregada inicia uma empreitada criminosa para a subtração do faqueiro. Entretanto, para que não se perceba de imediato o furto, a empregada subtrai um talher do faqueiro por dia, e ao final dos 30 dias, acaba por subtrarir o faqueiro por completo. Desse modo, caso não houvesse o crime

caso do crime continuado, esses trinta furtos serão considerados apenas UM GRANDE FURTO em continuidade delitiva, tendo em vista que houve o preenchimento de todos os requisitos do caput, do art. 71 do CP.

E agora, chegou o momento de testarmos nossos conhecimentos! Vamos lá!

Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: PC-BA Prova: VUNESP - 2018 - PC-BA - Escrivão de Polícia

O agente, movido pelo desejo de vingança, decidiu amarrar quatro pessoas no interior de um automóvel, para depois atear fogo no veículo, o que resultou na morte de todas as vítimas.

A hipótese narrada é denominada A) concurso material homogêneo. B) concurso formal próprio. C) concurso material heterogêneo. D) concurso formal impróprio. E) crime continuado.

Resolução: para a resolução da questão que nos é proposta, basta lembrarmos do triste exemplo que narrei a vocês anteriormente, de autoria do professor Rogério Greco, sobre a morte dos judeus enfileirados. Dessa forma, estamos aqui, diante de um concurso formal impróprio, que resulta de desígnios autônomos.

Gabarito: Letra D.

Ano: 2015 Banca: VUNESP Órgão: PC-CE Prova: VUNESP - 2015 - PC-CE - Inspetor de Polícia Civil de 1a Classe A previsão legal do Código Penal acerca do concurso formal de crimes dispõe que: “Quando o agente, ______ , pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplica-se-lhe a mais grave das penas cabíveis ou, se iguais, so- mente uma delas, mas aumentada, em qualquer caso, de um sexto até metade. As penas aplicam-se, entre- tanto, cumulativamente, se a ação ou omissão é ________ e os crimes concorrentes resultam de desígnios au- tônomos”.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, o enunciado. A) mediante mais de uma ação ou omissão … culposa

B) mediante mais de uma ação ou omissão … dolosa C) mediante uma só ação ou omissão … culposa

D) mediante uma ou mais de uma ação ou omissão … culposa E) mediante uma só ação ou omissão … dolosa

Resolução: o enunciado da questão traz a letra seca do artigo 70 do Código Penal, que trata do concurso formal, razão pela qual as lacunas se completam com as expressões “mediante uma só ação ou omissão” e “dolosa”.

Gabarito: Letra E.