• Nenhum resultado encontrado

Iniciado o último elemento da culpabilidade, chegou a hora de tratarmos da exigibilidade de conduta diversa.

Como já estudamos anteriormente, o Direito Penal só se interessa em punir os comportamentos social- mente relevantes, dessa forma, o comportamento só é merecedor de censura penal quando o sujeito podia agir de outro modo.

Assim, o artigo 22 do Código Penal nos traz duas hipóteses de INEXIGIBILIDADE de conduta diversa: Façamos nossa clássica e importantíssima leitura!

Coação irresistível e obediência hierárquica

Art. 22 - Se o fato é cometido sob coação irresistível ou em estrita obediência a ordem, não mani- festamente ilegal, de superior hierárquico, só é punível o autor da coação ou da ordem.

Agora que realizamos nossa leitura, peço gentilmente que você grife as expressões “coação irresistível” e “obediência a ordem, NÃO manifestamente ilegal”.

A coação moral diz representa a vis relativa, ou seja, caríssimo(a), consiste na promessa de inflição de um mal grave e injusto. Assim, é necessário a cumulação dos seguintes requisitos: seriedade da promessa +

verossimilhança do mal prometido. Irresistibilidade: gravidade do mau pretendido + Imediatidade do mau + ponderação entre o mau prometido e o ato exigido.

Já na coação física irresistível (“vis absoluta”) o ato é involuntário e, consequentemente, não haverá con- duta, sendo assim, o fato será atípico.

“Arpini, poderia nos dar um exemplo?” Claro, vamos lá, meu amigo(a).

Trago a vocês alguns exemplos dos clássicos do Direito Penal.

Primeiro, vejamos o exemplo de coação moral irresistível, na lição de Fernando Capez e Edilson Mouge- not Bonfim13:

“...Quando o assaltante, apontando uma arma de fogo, diz para a vítima “a bolsa ou a vida”, não lhe está excluindo totalmente à vontade, embora a tenha pressionado de modo a inviabilizar qual- quer resistência. Assim, na coação moral irresistível, há fato típico e ilícito, mas o agente não é considerado culpado, em face de exigibilidade de conduta diversa” (BONFIM; CAPEZ, p. 592)

O outro, diz respeito a coação física irresistível.

“...É o caso do operador de trilhos que, amarrado por assaltantes à cadeira, não tem como fazer a mudança de nível dos trilos e, assim, não consegue impedir a colisão das locomotivas. Não houve qualquer conduta de sua parte, pois a vontade foi totalmente eliminada pelo emprego de força física”. (BONFIM; CAPEZ, p.592)

Em resumo, essas serão as consequências jurídicas para os casos de coação moral irresistível e obediência hierárquica:

COAÇÃO MORAL IRRESISTÍVEL COAÇÃO MORAL RESISTÍVEL COATOR Condenado + agravante (art.62) Condenado + agravante (art.62)

COAGIDO Absolvido Condenado + atenuante (art.65)

A outra hipótese de inexigibilidade de conduta diversa é a obediência hierárquica e, assim como as ante- riores, é necessário que sejam preenchidos alguns requisitos, quais sejam:

13 BONFIM, Edilson Mougenot. Direito Penal : parte geral / Edilson Mougenot Bonfim, Fernando Capez. – São Paulo:

1.) Relação de hierarquia: dessa forma, somente poderá ocorrer em ambiente público; 2.) Ordem superior;

3.) Ordem ilegal não manifesta (a ilegalidade não pode ser evidente). Por fim, as consequências jurídicas você confere abaixo!

ORDEM NÃO MANIFESTAMENTE ILEGAL

ORDEM MANIFESTAMENTE ILEGAL

SUPERIOR Condenado + agravante (art.62) Condenado + Agravante (art.62)

SUBORDINADO Absolvido Condenado + Atenuante (art.65)

Aposto que você está cheio de vontade de resolver uma questão, então, vamos lá!

Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: PC-SE Prova: CESPE - 2018 - PC-SE - Delegado de Polícia Em um clube social, Paula, maior e capaz, provocou e humilhou injustamente Carlos, também maior e capaz, na frente de amigos. Envergonhado e com muita raiva, Carlos foi à sua residência e, sem o consentimento de seu pai, pegou um revólver pertencente à corporação policial de que seu pai faz parte. Voltando ao clube depois de quarenta minutos, armado com o revólver, sob a influência de emoção extrema e na frente dos amigos, Carlos fez disparos da arma contra a cabeça de Paula, que faleceu no local antes mesmo de ser socorrida. Acerca dessa situação hipotética, julgue o próximo item.

A culpabilidade de Carlos poderá ser afastada por inexigibilidade de conduta diversa.

( ) Certo ( ) Errado

Resolução: agora que lemos atentamente o enunciado da questão, perceba que é completamente inviável fa- larmos em ausência de culpabilidade por inexigibilidade de conduta diversa. Nesse caso, há culpabilidade, tendo em vista que Carlos tinha completa noção da situação ao seu redor, sendo, desse modo, exigível dele conduta diversa, qual seja, não cometer o homicídio contra Paula.

Gabarito: ERRADO.

Antes de avançarmos para o estudo do nosso outro grande tema macro, vejamos mais uma questão: Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Polícia Federal Prova: CESPE - 2018 - Polícia Federal - Delegado de Polícia Federal

Em cada item seguinte, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada com base na legislação de regência e na jurisprudência dos tribunais superiores a respeito de exclusão da culpabilidade, concurso de agentes, prescrição e crime contra o patrimônio.

Arnaldo, gerente de banco, estava dentro de seu veículo juntamente com familiares quando foi abordado por dois indivíduos fortemente armados, que ameaçaram os ocupantes do veículo e exigiram de Arnaldo o forne- cimento de determinada senha para a realização de uma operação bancária, o que foi por ele prontamente atendido. Nessa situação, o uso da senha pelos indivíduos para eventual prática criminosa excluirá a culpabili- dade de Arnaldo.

( ) Certo ( ) Errado

Resolução: dessa forma, ao analisarmos o conteúdo da coação moral irresistível, é possível afirmarmos que a culpabilidade de Arnaldo (gerente do banco) será excluída por ter “contribuído” para a conduta criminosa.

Gabarito: CERTO.

Assim, encerramos mais um capítulo da nossa aula sobre fato típico.

No próximo capítulo vamos tratar de um tema de suma importância para o seu concurso, então, não saia daí!

Estou te esperando no próximo capítulo! Até lá!