• Nenhum resultado encontrado

crescimento significativo face ao ano anterior, tendo sido alvo de tratamento documental

aprofundado 6.589 horas de novos conteúdos

produzidos ou adquiridos em 2012, o que

representa um aumento de 16 por cento

face ao ano anterior. Destes, 4.577 horas

respeitam a materiais de informação e

programas de televisão e 2.012 horas da

rádio. (...) No caso da Rádio foram dados

passos importantes na preparação do

processo de digitalização do acervo em

DAT que se iniciará em 2013, e foi ainda

recuperada a descrição”

(Relatório de Sustentabilidade 2014)

A regulamentação coletiva de trabalho, representada em três acordos de empresa assinados com os Sindicatos representativos do pessoal ao seu serviço, publicados nos Boletins do Ministério do Trabalho e Emprego de 22 de março de 2006, 29 de abril de 2006, 8 de junho de 2006, 29 de abril de 2007, 15 de maio de 2007, 15 de junho de 2007 e 22 de junho de 2008. Desde a última revisão em 2009 e após a denúncia do último acordo em Fevereiro de 2013, o novo Acordo de Empresa (AE) da RTP foi aprovado a 15 de Julho de 2015 por maioria em plenário de trabalhadores. De acordo com moção votada, “este acordo é aceite no pressuposto da garantia da empregabilidade, da manutenção da estrutura da convenção coletiva, em vigor, e na melhoria das condições laborais e sociais dos trabalhadores do Serviço Público de Rádio e Televisão de Portugal”. O novo AE foi assinado entre os oito sindicatos da RTP - FE/ FETESE- SITESE / SICOMP / SINTTAV / SITIC / SJ/ SMAV/ STT - e a administração a 16 de Julho de 2015. Todas as regras laborais que dizem respeito ao funcionamento interno, são publicadas internamente em ordem de serviço.

77

Relações Institucionais e Arquivo | Missão (fonte OS nº 35 de 15/06/2015)

Assegurar o relacionamento da empresa com entidades externas | Garantir o apoio aos provedores | Definir e implementar a estratégia e políticas da empresa para a gestão dos ativos do arquivo e assegurar a sua preservação, valorização e acesso ao público.

Engenharia e Sistema e Tecnologia | Missão (fonte OS nº 34 de 15/06/2015)

Estabelecer as soluções e normas de engenharia, associadas ao áudio, ao vídeo e à transmissão que devem ser usadas na RTP. |. Definir a evolução e soluções tecnológicas de forma a assegurar a melhoria e aumento da eficácia do serviço que a RTP presta. | Garantir que as plataformas e sistemas usados no âmbito da atividade de produção e gestão correspondem às necessidades da RTP e implementam as melhores práticas.

Financeira | Missão

(fonte OS nº 30 de 15/06/2015)

Garantir a sustentabilidade financeira e apoiar a prossecução do equilíbrio económico no curto, médio e longo prazo, de forma alinhada com a missão e orientações estratégicas da empresa.

78

Multimédia | Missão (fonte OS nº 29 de 15/06/2015) Criar, desenvolver e operacionalizar todos os produtos e serviços multimédia e de distribuição digital da RTP, inovando, aplicando as boas práticas de mercado e exercendo uma liderança nos processos de criação. Trabalhar para descobrir, definir e concretizar o futuro da RTP, juntando tecnologia, conteúdos e gestão de produto

Aquisição de Conteúdos e Controle de Grelha | Missão (fonte OS nº 28 de 15/06/2015 Elaborar e coordenar em conjunto com as respetivas áreas, o

Orçamento Anual de Grelha de televisão e antenas de rádio, multimédia, inovação, academia e assegurar o controlo do cumprimento do mesmo. Garantir o planeamento, a execução de atividades e a afetação

de recursos necessários à negociação, aquisição, contratação, monitorização e com a responsabilidade da aquisição de conteúdos, tendo por base as necessidades de conteúdos das áreas.

Comercial | Missão Definir, coordenar, implementar e desenvolver as políticas comerciais da RTP.

81

Centro de Produção Norte | Missão (fonte OS nº 25 de 15/06/2015)

Assegurar a dinamização e eficácia organizacional do CPN, por forma a produzir conteúdos de excelência para os diversos serviços de programas do universo RTP e rentabilizar as infraestruturas existentes, potenciando ligações às indústrias criativas locais.

Emissão | Missão

(fonte OS nº 24 de 15/06/2015)

Assegurar a gestão digital dos ativos da RTP, garantindo a sua emissão linear e o suporte operacional à sua produção, aquisição, movimentação, distribuição e consumo, de acordo com os princípios de eficiência operacional. Garantir o armazenamento e preservação de conteúdos digitais de acordo com as necessidades da empresa.

Produção | Missão

(fonte OS nº 23 de 15/06/2015)

Definir a política da empresa no âmbito da produção e realização de conteúdos, projetos ou operações para as plataformas de rádio, televisão e multimédia, e ainda, no quadro da gestão e conservação de

equipamentos técnicos. Garantir a gestão e exploração de equipamentos, recursos operacionais e sistemas de comunicações, assegurando a produção e realização de projetos para televisão, operações rádio e conteúdos multimédia, prestando serviços às diversas áreas da RTP.

82

Marketing Estratégico e Comunicação | Missão (fonte OS no 26 de 15/06/2015) Promover a aproximação da RTP aos cidadãos, potenciando

a divulgação do portfólio das várias marcas e conteúdos produzidos e distribuídos pelas várias plataformas da empresa: televisão, rádio e internet. Essa divulgação deve ser implementada tendo em conta o posicionamento da empresa enquanto operador de referência, em defesa da qualidade, da diversidade e da relevância dos seus conteúdos, contribuindo para a valorização do serviços público. Será ainda importante salientar as atribuições ao Marketing Estratégico, no âmbito de definir e desenvolver a estratégia de marketing com vista à valorização do serviço público, das marcas, produtos e serviços da RTP de acordo com a missão da empresa. (Capitulo 1). O Marketing Estratégico tem ainda a responsabilidade de definir o posicionamento e imagem das marcas, assim como planear e coordenar as atividades relativas à promoção institucional da RTP, segundo as ações cruzadas de promoção e integração entre as diferentes plataformas de distribuição no universo RTP

83

1. 7. O Plano Estratégico da RTP

A estratégia empresarial procura oferecer algo que possa ser o melhor para uma organização. O processo de planificação estratégica é uma ferramenta metodológica que permite à organização conhecer as suas aspirações, recursos e limitações, assim como reconhecer o mercado, de forma a definir objetivos. Este conhecimento vai permitir que a empresa defina objetivos e desenvolva as estratégias para os atingir.

O ambiente de negócios influencia as empresas ou

organizações. Estas como sistemas abertos, tentam adaptar-se às mudanças através de orientações e propostas de estratégia dos seus gestores. O processo de estratégia de uma organização é um processo realizado pela empresa, que deve ter em conta uma série de fatores, para além da sua história passada e atual. São realizadas uma série de ações previamente planificadas, com objetivos futuros concretos dentro da organização.

Ao longo dos tempos têm vindo a ser desenvolvidos uma série de modelos de planificação de estratégia das organizações, no entanto todos têm um objectivo comum, encontrar as vantagens competitivas para a empresa ou organização.

Os modelos de planificação estratégica baseiam-se na relação direta entre a análise interna da empresa, na qual é considerada a visão global da empresa, as suas aspirações, desejos e

ideologias, assim como a sua cultura empresarial e os recursos com os quais a organização pode contar. E a análise ambiental externa, na qual são analisadas as oportunidades ao nível do mercado e concorrência, assim como nos fatores de carácter tecnológico, sociocultural e político-legais.

Para elaborar uma estratégia, deverá ter-se em conta todos os aspetos do negócio. A estratégia funciona se considerarmos todos os aspetos do negócio. Para tal é necessário perceber objetivamente o que torna a organização bem sucedida, é importante conhecer e acompanhar os mercados, assim como os consumidores e as suas necessidades. No caso da RTP, a

“Estratégia é um padrão