• Nenhum resultado encontrado

Descrição das caraterísticas individuais de cada persona.

III – Formulação do Estudo

Figura 24 – Análise SWOT sobre as

E, por último, para facilitar o suporte colaborativo e a interajuda nos grupos de trabalho, procurámos aplicações capazes de dinamizar as interações sociais ao ponto de todos os

4.1 O sistema tecnológico TCRIO.

4.1.1 Modelação dos perfis de utilização.

4.1.1.2 Descrição das caraterísticas individuais de cada persona.

Com o objetivo de facilitar a leitura dividimos as caraterísticas individuais das personas em duas tabelas que sintetizam a informação que consta dos diagramas no anexo V.

Na tabela 10 reúnem-se as caraterísticas das personas relativas ao grupo dos professores, refletindo um conjunto de informações recolhidas a partir de entrevistas desenvolvidas no terreno com o objetivo de identificar os comportamentos paradoxais deste grupo.

Tabela 11 – Resumo das caraterísticas individuais das personas dos professores.

Foto e Nome

Raquel Alex Marco

Codificação PE PC PN

Máxima “Preocupo-me com o progresso de cada um

dos meus alunos e gosto de estar bem informada”.

“As tecnologias só são úteis quando não prejudicam os esforços cognitivos e a criatividade”.

“Apesar das facilidades propostas pelas tecnologias, os professores ainda têm um papel determinante na motivação e no desempenho dos alunos”.

Descrição Básica

Ocupação Professora Professor Professor

Idade 42 anos 51 anos 43 anos

Atitude face as tecnologias

Pontos de conforto “Estou atenta á tecnologia no geral”. “Sou esclarecido mas não sou fanático”. “Limito-me às tecnologias necessárias”. Pontos de desconforto “Interfaces muito diferentes saturam-me”. “Enerva-me interfaces complicados”. “Ainda não consigo lidar com a distância”. Frequência de utilização “Várias vezes ao dia, todos os dias. “Durante o dia, nos dias de semana”. “Ao final da tarde e noite, à semana”. Competências especiais Design de interação e Web design. Design de Equipamento. Design de Comunicação. Hábitos On-line Comunicar, editar documentos e Web. E-mail, editar documentos e pesquisar. E-mail, editar documentos e pesquisar. Tipo de acesso à Web Móvel e local, em casa e na Universidade. Móvel e local, em casa e na Universidade. Móvel e local, em casa e na Universidade.

Ambiente de Atividade Produtiva Traços gerais da

personalidade

Dinâmica e observadora Coerente e metódico Acessível e prudente Tecnologias preferidas Computador, tablet e smartphone Computador e smartphone Computador e smartphone Experiência com

tecnologias de e-learning

Limitações de utilização “Passo muito tempo em movimento”. “Raramente trago o portátil comigo”. “Só tenho computador dentro de casa”.

Ambiente de Atividade de Preparação

Coordenação académica e reuniões Reuniões e preparação de aulas Preparação de aulas e avaliações

Ambiente de Atividade de Lazer

Desporto em geral e leitura Leitura, ouvir música e Design Leitura, pintar e desenhar e squash. Hábitos e expetativas “Gosto de ter as informações essenciais

sempre junto de mim”;

“A única coisa que gostava das LMS era a capacidade de centralização”; “Gostava de ter mais proximidade com os meus alunos mas sem prejudicar a minha agenda complicada”.

“A avaliação ainda é um processo que prefiro fazer presencialmente”; “A minha principal preocupação é o desenvolvimento de competências dos alunos”;

“Necessito de uma tecnologia simplificada na minha interação diária”.

“Valorizo muito a interação colaborativa no processo criativo”;

“O excesso de informação dificulta o estabelecimento do processo criativo”; “Necessito de um espaço comum onde possa centralizar as minhas interações didáticas com os alunos”.

Motivações “Adoro falar com os meus alunos fora das

aulas”;

“Sinto-me melhor quando sei que os meus alunos têm tudo o que precisam”; “Acredito que a criatividade aumenta quando os alunos estão mais focados nas suas aprendizagens”.

“Utilizo as tecnologias para simplificar algumas tarefas e rotinas diárias”; “Gosto de comunicar através do computador mas não dispenso o telemóvel”;

“A tecnologia deve ser transparente”.

“Necessito de comunicar diretamente com os alunos ou ter feedback quase instantâneo”; “Acredito que a interação informal pode ser aumentada através das tecnologias sociais e móveis”.

Atividades chave - Acompanhar alunos em estágio;

- Aulas práticas nos laboratórios; - Reuniões com colegas e alunos; - Coordenadora do curso de Design.

- Dar suporte aos alunos fora das aulas; - Preparar conteúdos multimédia; - Organizar e seminários; - Aulas teórico-práticas.

- Dar apoio individualizado aos alunos; - Promover debates presenciais e à distância, incentivando o espírito crítico e a reflexão sobre a prática.

Objetivos - Reduzir a informação disponibilizada;

- Focar a atenção dos alunos nas principais atividades de aprendizagem; - Acompanhar de perto os progressos dos alunos.

- Estar mais acessível aos alunos; - Reduzir o esforço cognitivo na interação de aprendizagem colaborativa à distância; - Simplificar a interação tecnológica.

- Promover a interação social informal; - Proporcionar um contexto que os alunos sintam a presença do professor; - Focar a atenção dos alunos através da simplificação do canal de comunicação.

Prioridades - Favorecer a proximidade entre alunos e

professores;

- Acompanhar as aprendizagens de forma eficiente e oportuna.

- Diminuir o impacto tecnológico, - Flexibilizar os estilos de aprendizagem - Favorecer o aumento da qualidade das competências teórico-práticas dos alunos.

- Estimular a motivação e a criatividade dos alunos no contexto real.

- Reduzir o impacto tecnológico sobre os processos criativos.

A cada persona fizemos corresponder uma máxima que pretende sintetizar as principais preocupações de cada persona relativamente ao uso deste tipo de sistemas tecnológicos.

Seguidamente, explorámos a atitude de cada uma face às tecnologias, tentando perceber o nível de conforto, a frequência de utilização, os hábitos on-line, tipo de acesso à Web e se revelam alguma competência especial relacionada com o uso de tecnologias.

Durante o nosso estudo tivemos a preocupação em delimitar os contextos em que ocorrem as atividades de aprendizagem que absorvem a energia psíquica dos alunos e sobre as quais estes mantêm a atenção constante.

Na tentativa de perceber os tipos de contexto em que estão mais disponíveis para utilizar estas tecnologias, aproveitamos a sugestão de Csíkszentmihályi) em dividi-las em três tipos de ambiente consoante o género de atividades que desenvolvem no dia-a-dia: (i) Produtiva; (ii) Preparação; (iii) Lazer (Csíkszentmihályi, 1997b, p.72). Estes 3 tipos de atividades são mais amplamente caraterizados no ponto 4.2.2.1.

Correspondendo as “atividades produtivas” aos momentos decorrentes da dinâmica dentro da sala de aula, e as “atividades de preparação e lazer” a todas as interações focadas no desenvolvimento das aprendizagens mas que decorrem fora da sala de aula.

As motivações e as atividades chave permitiram-nos compreender quais os objetivos das personas que conduzem a ação e antecipam comportamentos de interação.

Na descrição das caraterísticas das personas relativas ao grupo dos alunos utilizámos uma estrutura idêntica, tal como se observa na tabela 11 (ver na página seguinte):

Tabela 12 – Resumo das caraterísticas individuais das personas dos alunos.

Foto e Nome

Pedro Sílvia Miguel

Codificação AE AC AN

Máxima “Mesmo preferindo trabalhar sozinho

disponibilizo-me para interagir em dinâmicas de trabalho de grupo”.

“Gosto de tecnologias na medida do necessário mas confesso que passo horas nos sites sociais”.

“A confiança e a proximidade são imprescindíveis nos grupos de aprendizagem colaborativa”.

Descrição Básica

Ocupação Aluno Aluno Aluno

Idade 20 anos 19 anos 21anos

Atitude face as tecnologias

Pontos de conforto “Sou fan de tudo que é tecnologia”. “Gosto de ter à mão o indispensável”. “Gosto das tecnologias síncronas”. Pontos de desconforto “Arrelia-me o Feedback demorado”. “Adoro sites e tecnologias sociais”. “Não lido com muita informação em

simultâneo”.

Frequência de utilização “A toda a hora”. “Algumas veze por dia, todos os dias”. “Ao final da tarde e noite à semana”. Competências especiais Modelação 3D e Web design Edição de imagem vetorial e paginação Artes gráficas e impressão Hábitos On-line Editar docs , Web, comunicar e lazer Editar docs , Web, comunicar e lazer Correio eletrónico, editar documentos e

pesquisar

Tipo de acesso à Web Móvel e Local (casa, café e Universidade Móvel e Local (casa, café e Universidad) Móvel e Local (casa, café e Universidade)

Ambiente de Atividade Produtiva Traços gerais da

personalidade

Comunicador e entusiasta Criativo e mente aberta Objetivo e organizado Tecnologias preferidas Computador, tablet e smartphone Computador e smartphone Computador e smartphone Experiência com

tecnologias de e-learning

Utilizador Experiente Utilizador Comum Não Utilizador

Limitações de utilização Nada a assinalar Gosto mais do telemóvel para comunica Por vezes nem ligo o computador

Ambiente de Atividade de preparação

Estudar, fazer projeto e relatórios Estudar e atividade doméstica Estudar e preparar trabalhos práticos

Ambiente de Atividade de Lazer

Ginásio, informática, café (amigos) Canto, jogos multimédia, café (amigos) Leitura, desenho, TVcabo, café (amigos)

Hábitos e expetativas “Consigo regular melhor o meu desempenho, quando trabalho sozinho, mas reconheço as vantagens do trabalho colaborativo no projeto”;

“Aprecio a liberdade de escolha das tecnologias envolvidas na aprendizagem”.

“Tenho muita necessidade de acompanhar os progressos dos meus colegas para me sentir mais segura”; “Valorizo muito a presença do professor durante os trabalhos práticos”; “Acredito que as tecnologias sociais me contribuem para aumentar a motivação”.

“Gosto de acompanhar o trabalho dos colegas para poder ajustar a minha estratégia de aprendizagem”; “Acho imprescindível a interajuda entre colegas e o suporte do professor”; “Aprecio tecnologias que simplificam o acesso a grandes bancos de informação”.

Motivações “Agrada-me uma solução tecnológica que

me ajude a gerir melhor o meu tempo nas múltiplas tarefas que desenvolvo em simultâneo”;

“As tecnologias móveis e os sites sociais são uma preciosa vantagem”.

“A comunicação frequente com os colegas e professores é imprescindível, é uma das razões porque passo muito tempo nos sites sociais”;

“Gosto de publicar os meus trabalhos na Web para me darem feedback”.

“Necessito de sentir mais proximidade com os colegas e os professores nos trabalhos práticos”;

“Gosto de interfaces simplificadas e sem sinais intrusivos ao raciocínio”; “Gosto de estar bem informado”.

Atividades chave - Estudar, trabalhos práticos e leitura; - Desenvolvimento de projetos curriculares e extracurriculares;

- Outras atividades informáticas.

- Estudar, trabalhos práticos e leitura; - Desenhar e editar imagens vetoriais; - Reuniões de Praxe e Tuna académica; - Cursos paralelos de língua estrangeira.

- Estudar, trabalhos práticos e leitura; - Trabalho gráfico e impressão; - Preparação de eventos; - Formação profissional complementar.

Objetivos - Otimizar o tempo e o esforço nas

diferentes atividades;

- Personalizar o contexto tecnológico adequando-o ao meu ritmo de aprendizagem.

- Desenvolver atividades de aprendizagem que envolvam dinâmica social entre colegas e professores; - Disponibilizar e aceder a conteúdos de forma aberta.

- Obter mais proximidade com os colegas e professores durante os trabalhos de projeto; - Reduzir o esforço cognitivo no acesso às informações mais importantes.

Prioridades - Poupar tempo e esforço;

- Acompanhar o desenvolvimento dos projetos de forma mais geral e com feedback rápido.

- Estimular a motivação através da atividades social com os colegas; - Simplificar as formas de publicação e visualização de conteúdos próprios.

- Obter feedback dos colegas e professores da forma mais rápida;

- Acompanhar o progresso dos colegas mais de perto e a tempo oportuno.

Assim como já foi referido estas tabelas sintetizam as informações dos digramas em anexo (anexo V), tal como ilustra a figura 65:

Apresentamos em maior detalhe um diagrama de caraterização individual, tomando como exemplo a persona relativa ao Professor utilizador Experiente (PE). Como o diagrama é extenso, dividimo-lo em 3 partes, correspondendo a figura 66 à primeira parte.

Figura 66 – Exemplo da primeira parte do diagrama de caraterização de cada persona (ver anexo V).

Nesta figura salientamos a ficha de descrição básica da persona, tal como já foi apresentado nas tabelas anteriores, seguida dos pontos mais importantes que caraterizam a experiência passada deste tipo de persona e os respetivos testemunhos, recolhidos pelo questionário, que indiciam alguns dos principais constrangimentos que nos ajudaram na definição de toda a estratégia de Design do protótipo.

A nuvem simboliza o período conturbado de exposição a um contexto tecnológico que revela algumas fragilidades decorrentes da experiência anterior com as práticas de e-learning.

Na mesma figura é possível comparar a síntese gráfica da realidade passada com os hábitos e expetativas que reforçam o foco deste tipo de persona na definição de uma estratégia eficiente de suporte on-line à aprendizagem de projeto em Design.

Este gráfico desenvolve-se através de um percurso lógico entre a situação problema e a proposta de uma solução tecnológica passível de ser implementada no protótipo para este tipo de persona.

A figura 67 traduz a segunda parte do diagrama onde se enfatiza um período de comparação entre os constrangimentos que caraterizam a situação atual desta persona e as possibilidades futuras projetadas para uma situação desejada.

Figura 67 – Exemplo da segunda parte do diagrama de caraterização de cada persona (ver anexo V).

O formato “serpenteado” que traduz graficamente a situação atual, representa o percurso acidentado da persona na procura de novas soluções tecnológicas que respondam às suas necessidades. Também aqui são identificados os testemunhos recolhidos que reforçam o peso de cada constrangimento tecnológico na limitação da ação metodológica nas atuais práticas de suporte on-line à aprendizagem de projeto de cada persona.

Com a identificação das motivações estabelece-se a ponte para a situação desejada.

A situação desejada é assumida por um percurso retilíneo e contínuo representando a estabilização do foco nos requisitos de design e nas diferentes perspetivas de suporte à aprendizagem orientadas para a proposta de uma solução tecnológica.

As atividades chave limitam o contexto de utilização e proporcionam informações importantes no fundamento dos objetivos de utilização para cada persona.

A primeira e a segunda parte deste diagrama permitem recolher de forma intuitiva informações mais importantes que contribuem para o estabelecimento dos requisitos funcionais exigíveis para satisfazer esta persona no suporte on-line à aprendizagem de projeto, assim como também favorece a estabilização dos requisitos de usabilidade definidos na terceira e última parte do diagrama.

Na figura 68 representa-se a terceira parte do diagrama dedicada inteiramente à estabilização dos requisitos de usabilidade ajustados às necessidades de cada persona.

Na definição da solução proposta proporciona-se um movimento giratório das principais funcionalidades, resultantes dos requisitos de design específicos de cada persona, em torno do objetivo de utilização mais geral, e por fim, com o estabelecimento das prioridades de design, identificam-se as metas de desenvolvimento que aproximam a especificidade de cada persona do resultado pretendido.

Todos os outros 5 diagramas restantes desenvolvem-se segundo a mesma lógica, e no conjunto constituem um instrumento crucial no suporte ao desenho, desenvolvimento e teste de todas as soluções de design implementadas no protótipo.

O fluxo gerado na variação dos diferentes níveis de informação destes diagramas criou oportunidades suficientes para originar um ambiente de empatia com cada uma das personas, permitindo antecipar comportamentos específicos de cada persona para os diferentes contextos de interação proporcionados pelo protótipo.

Reunidas todas as condições para o desenvolvimento do protótipo ficámos então capacitados para refletir sobre a definição dos critérios e do conceito de design, que se desenvolvem nos pontos seguintes.

Documentos relacionados