• Nenhum resultado encontrado

III – Formulação do Estudo

Figura 24 – Análise SWOT sobre as

E, por último, para facilitar o suporte colaborativo e a interajuda nos grupos de trabalho, procurámos aplicações capazes de dinamizar as interações sociais ao ponto de todos os

4.1 O sistema tecnológico TCRIO.

4.2.2 Modelo de navegação.

4.2.2.2 Estrutura da aplicação TCRIO.

Com a definição das 4 principais áreas de informação que correspondem aos 4 níveis de suporte à atenção propostos por Roda e Nabeth (2008), desenvolvemos os restantes níveis de operação disponíveis na interface, como se apresenta no diagrama da figura 76:

Figura 76 – Diagrama geral do esquema concetual de navegação na aplicação móvel TCRIO.

54

Área de desenvolvimento do SugarCRM – http://developers.sugarcrm.com/

55

Área de desenvolvimento do Facebook – http://developers.facebook.com/

56 Área de desenvolvimento do Dropbox– https://www.dropbox.com/developers

Na categoria das notificações foram associadas todas as opções relativas à visualização e edição das informações que revelam todas as atividades ocorridas dentro do sistema. Nesta área é possível também enviar e responder a notificações relativas à alteração de milestones nos projetos, movimentação de documentos no Dropbox, alertas e agendamentos de tarefas.

Na categoria dos feeds Sociais foi interligada a aplicação móvel do Facebook que permite seguir as interações de grupo neste site, mantendo a aplicação TCRIO aberta e a trocar informações com o SugarCRM.

Na categoria do projeto foi associada a listagem dos projetos, a que tanto alunos como professores têm acesso, consoante as suas permissões no sistema. Da lista de projetos é possível aceder individualmente aos detalhes de cada projeto e editar o estado das respetivas milestones.

Na categoria mood é possível visualizar a média do estado de espírito decorrente de cada projeto, relativamente a cada milestone atingida e no projeto em geral. Sempre que é atingida uma milestone é apresentada, a todos os elementos de um grupo de trabalho em cada projeto, uma janela “popup” questionando individualmente cada aluno sobre o seu atual estado de espírito em relação ao período percorrido até essa milestone. Este processo permite dar a conhecer, a todos elementos do grupo e ao professor, indicações gerais sobre a qualidade do trabalho de grupo, permitindo compreender se está tudo a correr bem no grupo ou se é necessário identificar e corrigir alguns problemas que bloqueiam a satisfação geral do grupo.

Consideramos que esta função é muito importante na correção de problemas de grupo dentro o tempo útil necessário para que todos os projetos acabem com sucesso, evitando problemas decorrentes quer de interações sociais problemáticas, quer de dificuldades resultantes de todo o processo de aprendizagem individual ou de grupo.

A média do mood traduz apenas um resultado qualitativo, representado pelo ícone correspondente, tal como se explica na figura 90 do ponto 4.2.3.1 (pág. 158).

Este mecanismo de feedback não contempla qualquer forma de registo de mensagens ou anotações, não só para não sobrecarregar o processo de interação com o sistema, como para não acarretar custos adicionais de processamento no servidor.

Esta aplicação foi desenhada com o intuito de proporcionar uma utilização intuitiva, rápida e reunindo apenas as informações mais importantes fundamentais ao acompanhamento dos projectos de cada grupo de trabalho.

Através do fluxograma da figura 77 (ver a página seguinte) torna-se possível compreender e antecipar todos percursos possíveis, no desenvolvimento de qualquer tarefa, através da interface da aplicação TCRIO.

Figura 77 – Fluxograma das tarefas de interação na aplicação móvel TCRIO (ver anexo VI).

Antes de iniciar o sistema é fundamental que estejam estabilizados todos os procedimentos de instalação da aplicação e da conta individual no SugarCRM, tal como se descreve no ponto seguinte.

Para facilitar a compreensão deste diagrama recorremos a dois cenários de utilização possíveis: um na perspetiva dos alunos e outro na perspetiva do professor.

No primeiro cenário, um aluno responsável pela atualização das milestones do projeto de grupo recorre à aplicação TCRIO para comunicar aos colegas a conclusão de uma fase do projeto e marcar uma reunião de trabalho de grupo.

Deverá então proceder da seguinte forma:

1. Inicia o sistema TCRIO no seu dispositivo de comunicação móvel, verifica se tem novas notificações e não havendo necessidade de responder retoma o ecrã inicial da aplicação;

2. Consulta a lista de projetos e escolhe um que corresponda ao seu grupo de trabalho;

3. Atualiza a milestone que sinaliza a conclusão da fase de projeto em que se encontra o grupo; 4. Indica o estado de Mood que considera adequado ao seu estado de espírito em relação o trabalho desenvolvido no grupo até aqui. Como está tudo a correr normalmente escolhe a opção que traduz a sua satisfação;

5. Consulta a lista de notificações e cria um novo agendamento a convidar os colegas para uma reunião de grupo para falarem sobre a fase seguinte, identificando o local, a razão e a data do evento;

6. Antes de abandonar o sistema consulta os feeds sociais do grupo no Facebook e retoma a sessão;

7. Tendo completado todas as tarefas necessárias encerra a sua ligação ao sistema fechando a aplicação TCRIO.

Num segundo cenário, o professor consulta o seu dispositivo de comunicação móvel e repara que tem notificações novas na aplicação TCRIO e liga-se ao sistema para acompanhar os trabalhos de cada grupo de uma turma específica.

Deverá então proceder da seguinte forma:

1. Inicia o sistema TCRIO no seu dispositivo de comunicação móvel, verifica se tem novas notificações e depara-se com algumas mensagens por ler;

2. Consulta a lista de notificações e depara que todos os projetos já vão a meio com a exceção de um;

3. Consulta o projeto do grupo em atraso e repara que têm milestones em atraso;

4. Consulta a média do Mood do projeto e repara que está num nível inferior ao satisfatório;

5. Retorna à lista de notificações e propõe uma reunião com o grupo antes de abandonar o sistema.

Em ambos os cenários é evidente a importância da lista de notificações na identificação de prioridades de interação com o sistema. Através deste mecanismo estabelece-se um curto intervalo de tempo que permite aos utilizadores decidir o tipo de reação às informações que acabam de receber.

Alguns sistemas tecnológicos móveis estão a adotar os “murais” de informação (ver a figura 78), não só como uma eficiente ferramenta de incentivo à interação social mas também com mecanismo de comunicação que interliga outros tipos de média e de conteúdos que prendem a atenção dos seus utilizadores.

Figura 78 – Exemplos de “murais” em aplicações móveis.

Este tipo de comunicação já faz parte da cultura das redes sociais e tem-se tornado num denominador comum na centralização das informações trocadas entre pares nas plataformas sociais. Faz por isso todo o sentido integrar um mecanismo idêntico na lógica de interação da aplicação TCRIO, como um aspeto centralizador de todo o processo de comunicação.

Para aumentar o potencial informativo do mural deste sistema, foi desenvolvido um mecanismo que promove a utilização simplificada da interface sem comprometer o foco da atenção nas informações mais recentes no sistema.

Consoante a alteração da última notificação atualizada pelo sistema, o pictograma de cada categoria das notificações enfatiza o conteúdo textual da notificação que lhe está subjacente. tal como ilustra a figura 79:

Figura 79 – Mecanismo de funcionamento do “mural” da aplicação TCRIO.

Assim que se inicia a aplicação TCRIO o mural atualiza a entrada de novas informações em cada projeto e incentiva a interação com o sistema com a identificação do tipo de notificação que pode assumir um de 4 categorias: “Avisos”, “Movimentação de documentos”, “Atualização de milestones de cada projeto” ou “Agendamento de eventos”.

Os feeds sociais não constam do mural para não sobrecarregar as informações do sistema com informação redundante que pode ser consultada diretamente no mural da aplicação no Facebook.

O mood também não consta do mural por não ser uma informação essencial, podendo ser consultada a média do mood do grupo, por projeto, diretamente no menu principal.

Logo a seguir ao espaço dedicado à “última notificação”, é possível consultar o estado da “próxima milestone” a atingir e a “última milestone atingida” para o projeto ativo no mural. O mecanismo de correspondência dos pictogramas aos respetivos estados das milestones funciona de forma idêntica aos 4 tipos de categorias das notificações.

Todo o mecanismo de notificação da aplicação TCRIO foi estudado para exigir um mínimo de esforço e conquistar rapidamente a familiaridade com todas as funcionalidades da interface, garantido um percurso idêntico para as diferentes tarefas no sistema, como se pode ver na figura 80 (ver na página seguinte):

Figura 80 – Fluxograma do processo de notificação na aplicação móvel TCRIO.

Na secção inicial da aplicação são disponibilizadas todas as informações essenciais à interação com o sistema, sejam as notificações no mural ou os alertas gerados pelo iOS que identificam em cada opção do menu principal a existência de novas informações.

Feita a consulta, os utilizadores podem selecionar uma das principais categorias do sistema e analisar os detalhes de cada item selecionado.

Face às informações analisadas podem sair da aplicação TCRIO ou responder às notificações, transmitindo feedback ao sistema que se encarregará de devolver automaticamente uma nova notificação para os respetivos destinatários.

Com a simplificação das etapas do processo de notificação, possibilitamos uma drástica redução do tempo de resposta e do esforço cognitivo necessário para dar continuidade a outras atividades em que os utilizadores possam estar envolvidos durante o processo de aprendizagem de projeto.

Documentos relacionados