• Nenhum resultado encontrado

Estrutura do sistema de filtragem de informação no SugarCRM.

III – Formulação do Estudo

Figura 24 – Análise SWOT sobre as

E, por último, para facilitar o suporte colaborativo e a interajuda nos grupos de trabalho, procurámos aplicações capazes de dinamizar as interações sociais ao ponto de todos os

4.1 O sistema tecnológico TCRIO.

4.2.2 Modelo de navegação.

4.2.2.1 Estrutura do sistema de filtragem de informação no SugarCRM.

Apesar de grande parte das interações do nosso sistema de suporte on-line à aprendizagem de projeto em Design serem feitas através da aplicação móvel TCRIO, sem o suporte “invisível” de uma plataforma destinada à gestão das comunicações tornar-se-ia difícil distinguir os diferentes tipos de permissões atribuídas aos professores e aos alunos, filtrar informações vindas dos sites sociais e gerir os dados trocados entre as diversas aplicações móveis associadas.

A nossa principal preocupação na definição da estratégia de design do sistema foi desenvolver um sistema que fosse o mais simples possível no uso diário em qualquer tipo de contexto e com o mínimo impacto possível na linha de continuidade do processo de aprendizagem.

Para compreender em maior detalhe a diversidade de contextos onde podem ocorrer as interações com o sistema, tal como já foi referido, dividimos as interações no sistema em 3 tipos de atividades: (i) Atividades lazer; (ii) Atividades de preparação; (iii) Atividades produtivas (ver a figura 71 na página seguinte).

As atividades de lazer correspondem aos momentos em que ambos os grupos (professores e alunos) empreendem ações extracurriculares, estando no entanto disponíveis para interagirem com o sistema apenas para acompanhar o progresso das informações partilhadas, como consultar o estado das milestones de um projeto, examinar a existência de novas notificação ou verificar a atualização de documentos.

As atividades de preparação dizem respeitos aos momentos em que ambos os grupos se disponibilizam para desenvolver ações secundárias, contudo determinantes na sustentação da interação entre pares ou para desenvolverem tarefas complementares aos projetos, como submeter documentos, atualizar milestones ou responder a um pedido de ajuda.

As atividades produtivas correspondem a interações mais elaboradas que implicam maior envolvimento nas tarefas que decorrem da aprendizagem colaborativa, como comentar propostas de trabalho, sugerir uma alteração num projeto, ou descrever em linhas gerais um documento submetido para o espaço de partilha comum.

Como o equilíbrio do foco nas aprendizagens e o suporte ao esforço cognitivo constituem dois aspetos centrais no nosso estudo, é importante antecipar o impacto que este tipo de sistemas tecnológicos introduz nos diferentes ambientes onde é possível potenciar os três tipos de atividades.

Na figura 71 (ver página seguinte), é possível compreender a importância do trabalho de gestão da informação dentro da plataforma, de forma a preservar uma linha de concentração nas atividades em desenvolvimento, independentemente do contexto em que decorrem as interações.

Figura 71 – 3 tipos de contexto onde ocorrem as atividades de aprendizagem suportadas pelo sistema.

Estas atividades constituem fatores determinantes a ter em conta no momento em que se define o género de permissões de acesso ao sistema, a natureza das informações que podem ser guardadas na cache dos dispositivos móveis, o tipo de informações de alerta que atraem mais a atenção em ambiente confusos, e outros tipos de decisões de design tecnológico que influenciam drasticamente o sucesso das metodologias de aprendizagem às quais se pretender dar suporte de forma ubíqua e intuitiva.

A diversidade de tipos de personas é outro aspeto que potencia um conjunto quase infinito de cenários de utilização; no entanto, com a ajuda dos requisitos de design e das funcionalidades requeridas, é possível antecipar um conjunto de ações que representam de forma abrangente as possibilidades de interação que caraterizam o tipo de interação de cada persona.

Sendo um sistema totalmente diferente das LMS e das CMS adaptadas para centralizar a gestão das aprendizagens, o nosso sistema visa essencialmente acompanhar todas as atividades ligadas à aprendizagem de projeto que se dão diretamente dentro do sistema, ou de forma indireta a partir de serviços da Cloud Computing que emitem informações sobre as atividades nelas desenvolvidas e que estão transversalmente interligadas com o fluxo de informação gerido pelo SugarCRM.

Por exemplo é possível atualizar um documento no Dropbox e receber instantaneamente uma notificação na aplicação móvel TCRIO com o registo dessa ocorrência.

A partir da figura 72 é possível destacar uma infinidade de cenários de utilização que envolvem os 6 tipos de personas definidos para o estudo, dividindo professores e alunos pelos diferentes tipos de contexto que potenciam as atividades de suporte on-line à aprendizagem de projeto em Design.

Figura 72 – Relação entre os diferentes cenários de utilização e os 3 tipos de contexto de atividades de para cada persona.

Nesta figura é possível compreender que um sistema deste tipo exige permissões distintas entre professores e alunos, tal como se exemplifica na figura 73:

Os professores conseguem aceder às informações das diferentes turmas, grupos de alunos e respetivos projetos, tal como também podem aceder individualmente a cada um dos alunos. Por outro lado os alunos têm acesso apenas ao docente e às informações da respetiva turma e grupo.

Esta diferenciação é importante mesmo tratando-se essencialmente de um sistema focado na gestão da atenção e do esforço cognitivo. De outra forma a partilha de informações entre grupos poderia tornar-se demasiado confusa e seria difícil destacar as informações essenciais a cada projeto.

Definimos uma arquitetura de informação que segue os mesmos princípios de simplificação da informação definidos para a estratégia de design da interface, evitando repetir funcionalidades que já são disponibilizadas por outros sistemas tecnológicos existentes e tirando partido da interoperabilidade oferecida através de plugins de alguns serviços sociais e abertos da Web.

Correspondendo às necessidades que se revelaram em maior grau nos resultados do questionário (ver figura 52 do ponto 3.2.4, p. 107), relativamente à procura de sistemas mais flexíveis na gestão das interações on-line e mais fáceis de se ajustar à personalização do estilo de aprendizagem individual, criámos um sistema que é “praticamente” independente da escolha do tipo de serviço na cloud computing por cada docente ou aluno. E quando afirmamos “praticamente”, queremos dizer que a ligação ao Facebook e ao Dropbox, são as únicas exceções por estabelecerem comunicação direta com o sistema, tal como se pode observar na figura 74:

É claro que no lugar destas duas aplicações sociais é sempre possível alterar o código e integrar outro tipo de aplicações destinadas ao mesmo fim; no entanto, não sendo um processo direto fica excluída essa hipótese da estrutura do sistema.

Existindo diversas aplicações que já fazem a captura de feeds sociais do Facebook, achámos que não faz sentido misturar esse tipo de informação com o mecanismo de notificações do sistema. Contudo incluímos a possibilidade de se fazer uma ligação interna à aplicação do Facebook para o iOS da Apple. Através desta ligação é possível, em poucos passos, consultar as informações do grupo no “mural” do Facebook e retomar á aplicação TCRIO com apenas um “comando” ou gesto na interface touch dos dispositivos que suportam o iOS da Apple.

A única ligação direta ao Facebook é feita pelo SugarCRM através de um mecanismo que permite minimizar o processo de registo dos alunos pela primeira vez no sistema. Enquanto os alunos ainda têm o site do Facebook aberto, podem aceder ao site da aplicação TCRIO e fazer o registo imediato apenas confirmando os dados recolhidos automaticamente do Facebook. Logo após a confirmação do registo são enviados instantaneamente por e-mail os dados individuais de acesso quer ao SugarCRM quer à aplicação móvel TCRIO.

A ligação direta entre o Dropbox e o SugarCRM permite a sinalização imediata da introdução e eliminação de conteúdos gerados pelas aplicações complementares ao sistema, tais como: anotação (Evernote), Desenho (TouchDraw) Correção e Apresentação (iAnnotate PDF). Desta forma é possível receber na aplicação TCRIO notificações sobre a criação ou alteração de documento dentro do Dropbox sem ser necessário de estabelecer uma ligação individual a cada uma das aplicações complementares.

A criação de 4 aplicações destintas permitiu estabelecer regras de interoperabilidade que sustentam todo o processo de sincronização das comunicações com os diferentes sistemas tecnológicos, tal como se observa na figura 75:

Através da área de desenvolvimento do SugarCRM54 foi construído de raiz um módulo de comunicação entre o SugarCRM e o Facebook que permite a troca de informações individuais dos utilizadores que se registem pela primeira vez, estando ainda em curso o ajuste deste módulo para dar suporte às especificações OpenID que permitirão usar a conta do Facebook para fazer o acesso imediato à aplicação móvel TCRIO.

A partir da área de desenvolvimento do Facebook55 foi projetado um plugin que permite comunicar com o mecanismo de gestão de permissões de acesso aos dados individuais no Facebook para serem enviados para a página de acesso à aplicação móvel TCRIO no momento do registo.

Na área de desenvolvimento do Dropbox56 criámos uma aplicação que comunica todas as alterações de ficheiros ocorridas no Dropbox ao SugarCRM que, por sua vez, filtra e atualiza automaticamente as informações destinadas à aplicação móvel TCRIO.

Por último, na área de desenvolvimento da Apple57 foi desenvolvida a aplicação móvel TCRIO destinada aos dispositivos de comunicação móvel com o iOS da Apple.

A arquitetura deste sistema não será aprofundada aqui por não se constituir como um propósito central no nosso estudo e por não corresponder ao contexto científico ao qual se dirige o foco desta tese.

Documentos relacionados