• Nenhum resultado encontrado

Quanto à estrutura desta tese26, apresentamos, nesta Introdução – Capítulo 1, o tema, sua delimitação, os objetivos, a justificativa, o problema, as questões norteadoras, o objeto de estudo, os pressupostos, as variáveis, a metodologia, e os caminhos das análises. Em seguida, na Parte 2 (Fundamentação Teórica), abordamos os documentos internacionais e nacionais que apoiam e norteiam a vida cidadã, o perfil dos educandos com suas necessidades educacionais específicas, enfatizando os conceitos, antecedentes históricos, limites e possibilidades, as disciplinas básicas e as adaptações pertinentes à clientela cega. Descrevemos também os princípios fundamentais da presente pesquisa, enfatizando conceitos e aspectos referentes à inclusão social e educacional, as percepções sensoriais e as inteligências múltiplas.

Na Capítulo 3 (Métodos e Técnicas de Ensino de Música), apresentaremos os educadores musicais mais relevantes e os caminhos do ensino de Arte/Música na educação básica segundo, o RCN-EF e os PCN do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

A Capítulo 4 (Abordagem Musical CLATEC) traz todo o processo de ensino- aprendizado que foi construído ao longo destes anos, divididos em quatro partes. Na primeira parte, revelamos o perfil geral da referida Abordagem, enfatizando: título, autoria, conceituação, destinatários, espaço de atuação, característica, missão, valores gerais e musicais, referências teóricas, princípios filosóficos, valores musicais, retrospectiva histórica e representações simbólicas. No segundo item, perfil didático, com os objetivos educacionais gerais, a ementa, o foco, as competências (conhecimento, habilidade e atitude) da educação geral e da educação musical, os objetivos e conteúdos. No terceiro item, temos os Procedimentos, com a conceituação da Abordagem, características das atividades CLATEC, sugestões das sequências das atividades em sala de aula, as técnicas de ensino, o papel do educador, o papel do educando, a duração da oficina, as condições de realização do ensino de música, as sugestões de modelo de planos de curso e de aula e suas descrições, as indicações de recursos e o sistema de avaliação. E, finalizando, no quarto item, fornecemos as Informações e Recomendações de Apoio, descrevendo conceito, referenciais básicas para a fundamentação, sugestões de repertório, recomendações e referências.

26

A edição atual desta tese foi formatada e revisada (2016), segundo normas ABNT, tendo como referencial LUBISCO, Nídia Maria Lienert; VIEIRA, Sônia Chagas. Manual de estilo acadêmico: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. 5. ed. – Salvador: EDUFBA, 2013.

A Capítulo 5 (Metodologia da Pesquisa) trata dos métodos de abordagem e de procedimento da nossa investigação, as técnicas utilizadas, a delimitação do universo da pesquisa, enfatizando: nível de estudo musical; características da Instituição, dos funcionários e dos envolvidos diretos. No final desta parte, abordamos os marcos da implantação e implementação da oficina, abordando: a construção do programa da oficina, a seleção dos envolvidos, a aplicação da oficina, os planos de encontros/aula e a avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

Dando prosseguimento, na Capítulo 6 (Caminhos da Investigação), registramos a análise e os resultados da amostragem selecionada contendo os caminhos da investigação, as fichas de pré-inscrição e inscrição, a descrição horizontal das atividades CLATEC e dos temas transversais, descrição de um encontro/aula, e avaliação dos envolvidos.

O sétimo e último Capítulo (Considerações Finais), responde às questões anteriormente perquiridas, verificando a eficácia do nosso objeto de pesquisa, com base nos objetivos e pressuposto traçados. Finalmente, serão apresentadas as Referências, os Apêndices e os Anexos.

Esperamos que este estudo possa contribuir, significativamente, para a comunidade interessada, com reflexões, teorias e práticas educacionais sobre o tema em foco, e assim, ampliar os conhecimentos referentes à educação geral, ao ensino de música, e à educação especial/inclusiva. Em adição, há o intento de incentivar a produção de novas investigações sobre temas afins.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Neste capítulo alicerçamos nosso arcabouço teórico com as referências que nos foram significativas, para aprofundarmos e ampliarmos as bases e reafirmarmos nossa posição no tocante à educação especial e educação inclusiva como: educadora, constante educanda e cidadã do mundo. Como acreditamos que todos devemos ter igualdade de oportunidades e condições de vida digna, selecionamos referenciais que sinalizam esta linha de pensamento, embora o que entendemos ser ideal ainda careça de muita práxis educacional, no sentido de haver dialogicidade inerente à teoria e prática, uma forte relação entre a consciência e a ação. Para melhor organizar nossas reflexões, dividimos em três subtópicos:

2.1 Marcos legais: social e educacional;

2.2 Perfil do educando com necessidades educacionais específicas; 2.3 Princípios fundamentais do trabalho.

Deste modo, serão referidos os seguintes temas: conhecimento concernente à inclusão e ao direito de todos os cidadãos a terem uma educação com arte e cultura, de forma generalizada e irrestrita; perfil do educando com necessidades educacionais específicas; e os princípios fundamentais norteadores do nosso trabalho.

O primeiro tópico, “Marcos legais: social e educacional” será dividido em dois subtópicos, que contêm uma síntese de documentos internacionais e nacionais mais relevantes sobre o apoio aos direitos humanos. Em especial, queremos apontar esses documentos e enfatizar os tópicos referentes ao direito irrestrito de todas os educandos a viverem uma vida plena com educação, arte e cultura (Anexos C e D).Referentes aos documentos internacionais serão citados desde a Torá27, concebida “Antes da Era Comum” (A.E.C.) até a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência das Nações Unidas, aprovada em 6 de dezembro de 2006 e adotada em 13 de dezembro de 2007.

Quanto aos documentos nacionais, serão apontados desde o Estatuto do Índio/1973 até as Diretrizes Curriculares para o Ensino Superior de Música (BRASIL, 2002), elencando também diversas leis, decretos, portarias, resoluções, pareceres e aviso circular, aprovados na década de 90 do século XX. Estes documentos servem de aporte para contextualizar,

27

Torá (do hebraico, significa instrução, apontamento, lei). É o nome dado aos cinco primeiros livros do Tanakh. Contém os relatos sobre a criação do mundo, origem da humanidade, do pacto de Deus com Abraão e seus filhos, libertação dos filhos de Israel do Egito e sua peregrinação de 40 anos até a terra prometida. Inclui também os mandamentos e as leis que teriam sido dadas a Moisés para que este os entregassem e ensinasse ao povo de Israel.

historicamente, os caminhos da educação especial/inclusiva. Embora eles não assegurem a presença de educação para todos em igualdade de oportunidade e de condições, servem para validar e/ou construir ações neste sentido.

O segundo tópico, “Perfil do Educando com Necessidades Educacionais Específicas”, está subdividido em cinco subtópicos referentes às pessoas com deficiência visual: a) conceitos; b) antecedentes históricos; c) limite e possibilidade; d) disciplinas de apoio; e) caminhos referentes às adaptações física, curricular e material. Nossa intenção é mapear um conjunto de informações relevantes a qualquer educador, dentro do contexto citado.

Em relação ao terceiro tópico, “Princípios Fundamentais da Abordagem Musical CLATEC”, os cinco subtópicos tratam da inclusão educacional, da percepção dos sentidos, e das inteligências múltiplas, das correntes construtivistas e sociointeracionistas, e dos pilares da educação do século XXI. São princípios imprescindíveis para uma aplicação adequada de qualquer trabalho educacional a ser desenvolvido no caminho da qualidade e da excelência.