• Nenhum resultado encontrado

3.1. EDUCADORES MUSICAIS DO SÉCULO XX

3.1.2 Maria Montessori (1870 – 1952)

Figura 29 - Maria Montessori

Fonte: http://pedagogiasimples.blogspot.com.br/2011/03/maria-montessori.html

Montessori nasceu em Chiaravalle (Itália), em 1870, e faleceu na cidade de Hoordwijk (Holanda), em 1952. Ela foi a primeira mulher a se formar em Medicina no seu país. Durante a Primeira Guerra Mundial, trabalhando nos hospitais e centros de reabilitação com crianças mutiladas e crianças com necessidades específicas, Montessori descobriu a sua inclinação para a formação educacional. Assim, surgiu um método de educação geral com o seu nome.

Quanto às atividades musicais integradas, desenvolvidas no seu método de educação, foi de grande importância, pois se empenhou em adaptar e desenvolver técnicas para a promoção do ensino da música a crianças com necessidades educacionais específicas. Inicialmente Montessori se dedicou às crianças cegas, para depois se direcionar àquelas com deficiência física, mental e/ou auditiva. Para muitos educadores, a proposta musical montessoriana não é considerada um método, nem mesmo uma abordagem metodológica, mas vale ressaltar que a autora promoveu um trabalho de educação geral, exitoso e reconhecido internacionalmente, no qual a música se fez presente de forma efetiva.

Os elementos básicos musicais do seu método são: a audição, o ritmo e o canto. Montessori solidificou seu trabalho em três princípios básicos – apresentação, reconhecimento e realização. Ela acreditava que todos os educandos têm possibilidade de se envolver com a música e o educador deve criar caminhos específicos para chegar até eles. Em especial, Montessori, ao se dedicar o ensino de música às crianças com deficiência visual, estava focada nos seguintes objetivos básicos:

b) desenvolver o sentido rítmico, a princípio ausente, nos educandos cegos; c) desenvolver sua autoestima.

De uma forma geral, no Método Montessori, o ensino de música acontece em paralelo com a educação geral, sempre cultivando o ritmo e a ginástica rítmica, as reproduções musicais, a leitura e a escrita musical. Nele, “[...] a educação musical [acontece] duma maneira profunda, proporcionando à criança a livre escolha e a expressão livre, como em todos os outros campos de desenvolvimento” (MONTESSORI, [s/d], p. 273)100

. Este método promove as atividades musicais relacionadas com o pulso, o acento e o ritmo, utilizando o corpo, a voz e os instrumentos. Em adição, também está baseado em outros métodos de educadores musicais da sua época. Trabalha-se a escrita musical convencional para os educandos comuns e, para os educandos cegos, aplica-se a musicografia Braille.

Para a utilização desse método é imprescindível dispor de uma pessoa que saiba bem música e que disponha de instrumentos simples e adequados às crianças, a exemplo dos instrumentos fabricados por Dolmetch101, que ela utilizou em suas aulas de música. Neste sentido, foram feitas inúmeras experiências exitosas pelos educadores musicais – Ana Maria Maccheroni, Lawrence A. Benjamim, entre outros. Na prática montessoriana, os educadores devem sempre mostrar os modelos de músicas e de comportamentos musicais aos seus educandos, para depois estes realizá-los segundo suas percepções. Os exemplos a serem trabalhados devem ser reproduzidos de formas exatas e com sentimentos, de forma a expressar o andamento, o estilo, a forma, a textura, a dinâmica, entre outras características musicais.

Montessori considera que o ritmo e a ginástica rítmica são fatores imprescindíveis da educação musical. Nos exercícios preliminares do andar sobre risco, as crianças adquirem uma segurança perfeita do equilíbrio e, ao mesmo tempo, aprendem a controlar os movimentos dos pés e das mãos. A partir daí, é introduzida a música e, consequentemente, a educação para o ritmo. São trabalhados o andar, o correr, o saltar etc., mas tudo em proporções e dificuldades gradativas. A técnica na execução da música consiste em determinar uma só frase musical, de fácil interpretação, e em repeti-la muitas vezes. Nas repetições das frases musicais com ritmos variados, as crianças “[...] podem tornar-se capazes

100

Referência extraída do capítulo XXI – O Início da Arte Musical, do livro A Descoberta da Criança, de Maria Montessori (Rio de Janeiro: Portugália, [s/d]. p. 273-279).

101

O educador musical Dolmetch, na Inglaterra, “... querendo pôr novamente em uso os excelentes instrumentos musicais do passado, [...], teve a intuição de construir instrumentos simples para crianças” (MONTESSORI, 19, p. 277). Acreditando no poder da música e na alma da criança, ele elaborou um método de ensino com os princípios do Método Montessoriano.

de interpretar ritmos que requerem movimentos parecidos entre si, como o passo de passeio, o passo de marcha etc. (graduação)” (MONTESSORI, [s/d], p. 275).

O estudo do valor das notas acontece somente com crianças mais velhas. Nas reproduções musicais “a música ouvida e acompanhada por movimentos rítmicos é um só elemento da educação musical (no que diz respeito à sucessão dos sons no tempo e ao tom expressivo da frase)” (MONTESSORI, [s/d], p. 276). Os estudos melódicos e harmônicos acontecem quando as crianças têm à disposição inúmeros instrumentos adequados para ela, em simplicidade, em quantidade, qualidade e dimensão e que podem usá-los em liberdade de expressão. Logo, as crianças ficam aptas para suas execuções, devido ao fato delas serem iniciadas da mesma forma em que são trabalhadas quanto ao uso dos materiais em questão.

A leitura e a escrita musical são baseadas “[...] nos exercícios sensoriais que consistem em reconhecer os sons musicais do material das campainhas que, num primeiro exercício, se juntam aos pares e em seguida se põem por ordem de graduação” (MONTESSORI, [s/d], p. 277).

Montessori foi a primeira educadora que concebeu uma escola de crianças com o perfil condizente com sua faixa etária. O espaço escolar é decorado conforme motivos infantis, os mobiliários obedecem, ergonomicamente, aos tamanhos das crianças. Os materiais são escolhidos de acordo com a clientela. Por conseguinte, os instrumentos musicais de percussão e sopro, em especial, obedecem ao mesmo padrão. Em síntese, com estes materiais e instrumentos, estimula-se as crianças, mediante várias percepções, com vistas a distinguirem: peso, forma, tamanho, cor, espaços, sonoridades, silêncio, movimento, equilíbrio, textura, gostos, odores, temperatura, entre outros. São utilizados materiais variados, assim como bandeirinhas, copos com água, velas acesas, pequenos cartões e fitas.

São selecionadas canções de embalar, próprias para acompanhar os movimentos lentos e uniformes, frases musicais extraídas de músicas eruditas, e inúmeras músicas folclóricas de vários países. Os materiais didáticos musicais são apresentados em forma, tamanho e cor iguais, somente diferenciados em sua sonoridade, o que aumenta a dificuldade de discriminação sonora, tornando os exercícios centrados na percepção auditiva. Portanto, estes seguem o mesmo tratamento que são dispensados aos outros instrumentos e materiais para a educação dos sentidos.

Como educadora, Montessori escreveu inúmeros livros referentes à educação geral, dentre eles: A Criança, Formação do Homem, Descoberta da Criança, Mente Absorvente,

Montessori em Família, A Educação e a Paz, Para Educar o Potencial Humano, Pedagogia Científica: a descoberta da nova criança, e outros.