• Nenhum resultado encontrado

4 ELICITAÇÃO E ANÁLISE DE REQUISITOS

4.2 Requisitos Referentes às Dimensões Cognitiva, Didática e Informática

4.2.12 Ferramentas de suportes ao planejamento do professor

Quando nos referimos sobre suporte ao planejamento do professor em ambiente informático para a construção de situação matemática, estamos tratando em oferecer condições às tomadas de decisões dele em relação a seu planejamento didático. Nesse sentido, entendemos que algumas ferramentas contribuem com tal suporte. Dentre elas, a configuração de menus, as macro construções, os históricos das construções dos alunos, a decisão de escolher em uma tarefa sobre área e perímetro qual unidade de medida vai ser trabalhada, ou seja, tudo que é deixado para que o professor tome uma decisão no ambiente informático, e que esteja relacionado à configuração do mesmo para atender a um determinado objetivo, caracterizamos como um suporte ao planejamento didático do professor, como apresentamos a seguir.

4.2.12.1 Macroconstrução

Uma “macroconstrução”, como já fora explicitado em capítulos anteriores, pode ser compreendida enquanto uma sequência de construção interdependente entre si que é útil, no 100Si un sommet A d'une figure se trouve à une distance de sommets d'une autre figure supérieure à la distance de magnétisme de deux points, il n'y a évidemment pas attraction entre A et les autres points, mais si ce premier sommet A se trouve dans la zone de magnétisme d'un côté de la figure, alors il y a attraction de A vers le point du côté de cette figure qui est le plus proche de A. Si on désire faire coïncider les sommets, il faudra alors ajuster (CREM, 2002).

que diz respeito à criação de novas ferramentas para construir objetos que são únicos ou que executam tarefas de caráter repetitivo (GREMILLION; KEYTON, 1998, p. 9). A ideia dessa ferramenta seguirá os princípios dos software Geogebra, Cabri e Cinderella da seguinte forma:

1- Ao ser selecionada a opção “Configuração” na barra superior esquerda do Magnitude Studium, em cascata, abrirá uma janela com as seguintes opções: Macroconstrução, Personalizar e Histórico das Construções.

2- Ao ser acionada a ferramenta Macroconstrução, teremos quatro opções: Ativar Macro, Criar a Macro, Carregar Macro e Salvar Macro.

Quando acionada a ferramenta Ativar Macro, o usuário poderá se dirigir para selecionar os entes geométricos que compõem a construção finalizada na área de trabalho do software que deseja que seja transformada em nova ferramenta, em seguida deverá clicar em Criar Macro, a qual apresentará uma seguinte janela:

Fonte: adaptado da pesquisa

Na opção nome da ferramenta, o usuário poderá digitar o nome da macro e, logo abaixo, uma pequena descrição. Essa aparecerá assim que o cursor do mouse for colocado em cima da ferramenta. Após completar os espaços solicitados, o usuário deverá clicar em OK. Automaticamente, a ferramenta passará a fazer parte da barra lateral dos menus do Magnitude Studium. A opção “Salvar macro” permitirá salvá-la no disco rígido do computador. Após ser fechado o software e reiniciado, para utilizar a macro, basta clicar em “Carregar Macro”, procurar onde foi salva, e em seguida a ferramenta aparecerá na lateral do software.

4.2.12.2 Histórico do aluno

Ao ser aberta a tela inicial do Magnitude Studium, na barra superior do software, lado direito, teremos a opção aluno. Quando esse usuário digitar seu nome e clicar em OK, inicia-

se uma gravação das ações deles ao responderem as atividades. Ao serem salvas, gerará um arquivo no disco rígido do computador, que poderá posteriormente ser aberto e analisado pelo usuário professor. Para isso, após abrir o software, ele deverá clicar na opção “Configuração”, e, em seguida, “Histórico”. Essa ferramenta redirecionará a pasta que fora criada no computador, bastará apenas abri-la e em seguida analisar os passos que o usuário (aluno) trilhou para responder a atividade.

4.2.12.3 Configuração de menus

Os software utilizados na sala de aula para trabalhar um conteúdo matemático apresentam, muitas vezes, uma riqueza de ferramentas, comandos e menus que podem atrapalhar os objetivos de aprendizagem traçados pelo professor. Os alunos podem querer explorar diferentes menus e ferramentas, trilhando caminho distante do foco almejado para uma determinada tarefa matemática.

Ao permitir a delimitação dos menus acessíveis para o aluno, o professor pode ter a intenção de forçar o desenvolvimento de certa técnica, ou seja, oferecendo condições para emergir estratégias de resolução, bloqueando algumas ações. Dessa forma, tal escolha possivelmente será pertinente ao planejamento didático do professor.

Para realizar essa ação no MS, o usuário (professor) deverá acionar o menu “Configuração” na barra superior do Magnitude Studium. Assim, aparecerá a opção “Personalizar”, a qual deverá oferecer a possibilidade de configurar os menus e ferramentas, que poderão ficar acessíveis ao usuário (aluno) de acordo com o planejamento do professor, para certa tarefa de área e/ou perímetro, por exemplo. Tal ação poderá ser realizada da seguinte forma:

1- Todos os menus e ferramentas do software deverão aparecer em uma janela;

2- O usuário (professor), ao clicar sobre o ícone da ferramenta, automaticamente este deixará de aparecer no software;

3- Nesta mesma janela deverá conter um botão denominado de “Salvar a Configuração”

Fonte: da pesquisa

Assim, para aquela tarefa, os menus e ferramentas estarão previamente configurados, bastando apenas o usuário (aluno) abrir o arquivo que fora salvo pelo professor e realizá-la. Outra opção é, após realizar os passos 1 e 2 descritos anteriormente, o usuário (professor), ao invés de salvar a opção para realização de uma atividade posterior, configurar os menus, sem necessariamente optar por essa opção “salvar”, o que implicará, depois dessa ação, em fechar o software. Para isso, bastará apenas realizar os seguintes procedimentos, como acontece no Apprenti Géomètre 2:

Fonte: Da pesquisa

Na tela inicial do software, após clicar na opção “Professor”, Menus, Idioma- e por último, em OK, a tela apresentada na figura acima aparecerá em branco. Para que a janela “Configuração” apareça na área de trabalho do software, é necessário clicar em “Configuração” e, em seguida, em “Personalizar”. As ferramentas e menus poderão ser ocultados na parte lateral do software. Neste caso, deve-se selecionar o botão que corresponde

Figura 90- Salvando configuração

à ferramenta. Dessa maneira, automaticamente, a opção não mais aparecerá, ou seja, não estará disponível para o usuário (aluno). Para manter tal configuração, deve-se clicar em “OK”. Assim, o usuário (professor) cria uma espécie de controle para aquela atividade, sem necessariamente fechar o software. Essa ideia deverá estar presente no Magnitude Studium.