• Nenhum resultado encontrado

1.5 Aditivos, conservantes e embalagem

1.5.4 Funções da embalagem proteger

a função primária de qualquer embalagem é a de assegurar que o produto chegue ao consumidor final com as características e propriedades por este desejadas. À embalagem cabe a tarefa de minimizar as alterações que ocorrem no espaço de tempo entre o produtor e o consumidor, o que significa proteger o produto contra fatores externos e conservar as suas propriedades e caracte-rísticas intrínsecas.5

a função proteção vai desde a proteção mecânica à preservação do produ-to. ao longo do circuito de distribuição, o produto embalado é manipulado, transportado, armazenado, empilhado, transferido, etc, pelo que a embalagem deve ser adequada e capaz de minimizar ou mesmo eliminar os efeitos indese-jados destes constrangimentos físicos e mecânicos. a função de proteção inclui também a preservação do produto contra intervenções humanas indesejadas e assim evitar, por exemplo, a degradação do produto através do acesso deso-nesto ao produto e a manipulação indesejada (contaminação). A embalagem deve também proteger o conteúdo da temperatura e das variações climáticas que podem afetar gravemente a sua qualidade.

Conservar

A embalagem começa por ter uma função de conservação quando confina o produto, evita que se disperse ou se perca ao longo do circuito de distribui-ção conservando assim a sua integridade física. Os produtos líquidos, pastosos ou que evaporam facilmente não podem ser comercializados sem embalagem. 5 Características intrínsecas – características

pró-prias e essenciais que existem por si mesmo no produto original.

Manual de Conservação e Transformação de produTos de origem vegeTal

1. Bases da Conservação dos produTos vegeTais

33

Para que a função de conservação seja cumprida, os materiais de embalagem devem assegurar o princípio da dupla impermeabilidade:

a] devem ser impermeáveis aos fatores exteriores que afetam negativamente o produto: luz, gases, odores, vapor de água, poeiras, químicos, óleos, etc; b] devem ser impermeáveis aos componentes e substâncias essenciais do

pro-duto: gases, vapor de água, componentes do aroma, etc.

assim sendo, as interações do alimento, não só com o ambiente exterior, mas tam-bém com os próprios materiais de embalagem, devem ser minimizados ou mesmo eliminados.

vender

A embalagem ao proteger e conservar o produto, apresenta-o ao consumidor fi-nal. À embalagem compete a parte mais significativa do esforço de venda, que se desdobra numa extensa lista de exigências informativas, logísticas, comerciais e de conveniência.

exigências informativas – Compete à embalagem informar o consumidor sobre a natureza ou tipo de produto, sobre a sua origem, etc, através dos rótulos ou etiquetas.

exigências logísticas – dizem respeito ao transporte e apresentação no ponto de venda, ou seja, a aspetos do relacionamento entre os produtores--embaladores e os estabelecimentos retalhistas.

exigências comerciais – a embalagem deve sustentar os elementos es-senciais e decisivos para a venda bem sucedida do produto, tais como, a marca do produtor ou do produto, abertura fácil, de modo a que não seja preciso recorrer a qualquer tipo de ferramenta, a facilidade se-letiva, de modo a que nem todos tenham acesso ao produto (p. ex. as embalagens que podem ser abertas facilmente por adultos e muito di-ficilmente por crianças), deve ser segura, para evitar acidentes que pos-sam ocorrer devido ao seu manuseamento, fechar e voltar a abrir várias vezes e com a máxima facilidade, fácil de usar, para evitar ter dificulda-des em retirar ou “verter” o produto e ter a maior comodidade possível.

Manual de Conservação e Transformação de produTos de origem vegeTal 1. Bases da Conservação dos produTos vegeTais

34

De modo mais detalhado, poderão definir-se as funções básicas da embala-gem da seguinte forma:

Definição detalhada das funções básicas da embalagem 1] função contentora

Trata-se de proteger o ambiente exterior do produto contido especialmente no que respeita a: transmissão de características organoléticas (gosto, odor); limitação de riscos associados com o produto contido; prevenir emanações de solventes (p. ex. acetona, lixívia); prevenir usos não previstos (medicamentos com abertura dificultada para impedir o uso por crianças).

2] função de agrupamento

Trata-se de agrupar o produto em unidades manipuláveis. exerce-se a 3 níveis: » agrupamento de produtos não manipuláveis per si (arroz, biscoitos,

fari-nha);

» agrupamento em unidades de venda ao consumidor e para facilitar o transporte e a manipulação (cartão de iogurtes ou grade de garrafas de cerveja);

» agrupamento de unidades de venda por forma a facilitar o transporte e a manutenção (caixas de cartão ondulado, cintas plásticas para paletes...). 3] função proteção

Trata-se de proteger o produto do meio envolvente. a embalagem deverá permitir ao produto preservar todas as suas características ao longo da sua vida útil: evitando agressões mecânicas (choque, vibrações); manutenção de gosto e odor; impedir a oxidação; impedir trocas gasosas (por exemplo cerve-ja, gasosas); impedir a introdução de germes, insetos ou produtos perigosos; impedir a perda do conteúdo.

4] função serviço

Trata-se de facilitar o uso do produto: abertura fácil; utilização simples; even-tual possibilidade de fecho após o uso; utilização ergonómica; sistema de distribuição adequado; possibilidade de utilização dentro da embalagem (passagem do congelador para microondas).

5] função de informação ao consumidor

Capacidade de informar o consumidor sobre todas as características e po-tencialidades do produto. Trata-se de informar sobre: a natureza e o uso do produto; a sua origem, marca e garantia que aporta; a quantidade (volume,

Manual de Conservação e Transformação de produTos de origem vegeTal

1. Bases da Conservação dos produTos vegeTais

35

peso); as condições de conservação (temperatura, humidade, luz) e prazo de validade; as condições de utilização (dosagem, riscos de utilização...); o preço unitário; código de barras.

6] função posicionamento/atribuição

Trata-se de contribuir para integrar o produto no seu universo de referência;

Posicionamento da marca do produto;

A atribuição pode também recair sobre características do produto (por exemplo, um pote de iogurte vermelho contém iogurte com aroma de frutos vermelhos: cereja ou morango).

7] função atração

Ser atraente para o consumidor, no ponto de venda, é uma função essencial da comunicação que se pretende estabelecer com a embalagem.

na maioria dos casos, perante uma prateleira de supermercado, o consumi-dor escolhe um produto em alguns segundos e raramente volta atrás com a decisão.

a mensagem de alerta de uma embalagem baseia-se em diferentes elemen-tos: a cor (p. ex. cores vivas e alegres para crianças); a forma que induz per-ceções distintas do volume aparente; o grafismo ligado ou não à marca do produto (formas de letras arredondadas evocam sabores doces enquanto formas retilíneas evocam seriedade e força); o material, que pode deixar su-bentender a noção de qualidade, frescura, segurança e qualidade (por exem-plo garrafa de vinho em caixa de metal ou madeira); a novidade do produto (cores vivas no lançamento de novos produtos).