• Nenhum resultado encontrado

Ganchos em Sense8

No documento Download/Open (páginas 126-158)

CAPÍTULO IV – ANÁLISE DE PRODUÇÕES ORIGINAIS DA NETFLIX

4.2 Sense8

4.2.5 Ganchos em Sense8

Distribuída no modelo binge-publishing da Netflix, Sense8 não tem intervalos comerciais que interrompam a narrativa. Não há vinhetas de passagem ou ganchos de menor tensão, pois exige-se que a audiência assista ao episódio completo sem qualquer interrupção. Como cada capítulo está interligado com o anterior e com o próximo, a série posiciona apenas ganchos de alta intensidade (os cliffhangers) ao final dos episódios e com as retomadas desses ganchos nos capítulos seguintes para que o público relembre o que aconteceu antes. Abaixo, a tabela traz a identificação das quatro subcategorias de ganchos em cada episódio:

Tabela 3: Tipos de ganchos presentes em Sense8

EPISÓDIOS Ganchos de

tensão menor Cliffhangers

Retomadas de ganchos Elipses 1 X 2 X X 3 X X 4 X X 5 X X 6 X X 7 X X 8 X X 9 X X 10 X X 11 X X 12 X X

No primeiro episódio, Sense8 apresenta o suicídio de Angelica e um perfil muito breve de cada sensate – Nomi, Will, Riley, Sun, Kala, Wolfgang, Capheus e Lito. Como destaque do episódio, a DJ Riley é apresentada a Nyx, um traficante que fala sobre a ressonância límbica, expressão que dá nome ao capítulo e também serve como uma explicação para a conexão existente entre os oito protagonistas. Nesse episódio são propostos dois cliffhangers. No primeiro, Will e Riley se encontram no local onde Angelica se matou e questionam como conseguem ver um ao outro. No segundo, Riley retorna à Inglaterra e presencia uma luta entre seus colegas e os seguranças do traficante Nyx. A cena final mostra um close no rosto de Riley, chocada com a morte dos seus amigos e com o rosto marcado por gotas de sangue. Com a

introdução desses ganchos, o espectador é instigado a entender melhor como se dá a conexão entre os personagens e o que acontecerá com Riley.

No segundo episódio, o arco de Riley é retomado quase dez minutos após seu início, quando Riley caminha pelas ruas de Londres abraçada a uma bolsa, a mesma bolsa onde estão as drogas e o dinheiro de Nyx, seu rosto ainda está sujo de sangue e ela entoa uma canção, parecendo em estado de choque. São propostos três cliffhangers nesse capítulo: 1) a atriz Daniela descobre que Lito é gay; 2) Neets avisa que Nomi tirou fotos de Jonas na multidão antes de desmaiar; 3) Jonas se aproxima de Will, fala sobre ser um sensate, mas é perseguido pelo policial, que o impede de fugir. A cena final mostra Will chocando seu carro contra o de Jonas lateralmente.

Os ganchos de Lito e Will são retomados no episódio 3, quando Will desperta em um hospital e a enfermeira diz que ele é um herói por ter capturado um terrorista e quando Daniela permanece no apartamento de Lito e mostra que não tem qualquer interesse em prejudicar Lito ou Hernando. Quando Daniela conta que prefere manter o namoro falso com Lito, pois seu último namorado não aceitou bem a separação, a série propõe um novo cliffhanger, uma vez que Lito é abordado pelo ex-amante de Daniela, Joaquin, que o ameaça. Outro gancho proposto é sobre Nomi, que está prestes a ser lobotomizada pelo Dr. Metzger, mas é salva por um alarme de incêndio e é colocada em quarentena. O último gancho do episódio mostra Capheus e Sun trocando de corpo para que Sun vença a gangue que persegue Capheus, deixando em aberto para a audiência o que os sensates são capazes de fazer.

As linhas narrativas de Sun e Capheus são retomadas no episódio 4 (“O que está acontecendo?”), pois Sun está cheia de hematomas pelo corpo e Capheus assiste sua mãe bem, mas sentindo-se culpada pelo filho gastar todo seu dinheiro para obter seu tratamento. Nesse capítulo foram identificados cinco ganchos: 1) Capheus recebe a proposta de Silas Kabaka, um dos chefes do crime de Nairóbi, para que entregue uma mala e, em troca, ele receberá medicamentos verdadeiros para o tratamento da mãe; 2) Sun pode salvar o nome do pai e sua empresa ao se declarar culpada por ilegalidades financeiras feitas pelo seu irmão, mas se sente dividida entre cuidar dos homens da família como prometido à sua mãe ou levar a culpa por algo que não fez; 3) Will tenta usar de sua influência para falar com Jonas, prisioneiro, mas não pode ajudá-lo a tempo e Jonas é levado a um local desconhecido; 4) Nomi troca de corpo com Will antes de ser lobotomizada e consegue fugir do hospital com a ajuda de Neets; 5) Enquanto ouvem e cantam a canção “What’s going on”, da banda 4 Non Blonds, todos os sensates se perguntam o que está acontecendo.

No capítulo 5, todos os ganchos são retomados e outros cinco são apresentados: 1) Capheus não consegue se livrar de Silas e seguirá trabalhando para o mafioso em troca de remédios para sua mãe; 2) Sun deixa seu cachorro com seu mestre, o que dá a entender que ela irá se entregar no lugar do irmão; 3) Will e Riley se encontram novamente; 4) Nomi tem seu apartamento revirado e destruído; 5) Kala está em seu casamento, mas desmaia durante os votos ao ver Wolfgang nu no meio da festa. Novamente, todos os ganchos do capítulo anterior são retomados no episódio 6, (“Demônios”), além de um apresentado no primeiro episódio – Nyx encontra Riley e ele quase a sufoca em troca de respostas sobre as drogas e o dinheiro que ela roubou. Como a série está em sua metade, as linhas narrativas ficam mais complexas e há novos ganchos a cada episódio. Aqui, o gancho final é uma conversa entre Sun e Riley, ambas “presas” por conta do erro de outros. Enquanto Sun será transferida no dia seguinte para uma prisão federal, Riley está fugindo de Nyx e tem medo de voltar para a Islândia, onde mora o pai. Na cena final, Sun encontra a imagem de sua mãe em um local de Seul e a mãe diz que ela precisa ter cuidado, pois os homens têm medo dela. Sua mãe, então, é substituída pela imagem de Angelica, que diz a Sun que ela é o futuro. Sun, então, desperta em sua cela.

As histórias de Sun e Riley são retomadas no episódio 7 (“O poder da literatura”), quando ela é levada para uma prisão federal e Riley é vista em um avião seguindo para a Islândia. A tensão aumenta nesse episódio, que apresenta quatro cliffhangers: 1) Capheus vê Silas cortar as mãos de um traidor e, diante da ameaça, precisa decidir se continuará trabalhando para ele; 2) Daniela tem seu celular roubado pelo ex-amante Joaquin, que encontra as fotos que ela tirou de Lito e Hernando juntos; 3) Ao descobrir que Wolfgang e Felix roubaram os diamantes que desejava, Steiner cria uma emboscada e atira em Felix, deixando-o entre a vida e a morte; 4) Nomi e Neets invadem o apartamento do Dr. Metzger e são perseguidas pelo lobotomizado Niles Bolger; quando conseguem fugir, Nomi vê Niles matar Metzger e, em seguida, atirar em si – pelo espelho, Nomi vê que Niles é, na verdade, Sussurros, levando o espectador a entender que Sussurros é também um sensate (Figura 9).

Figura 9: Nomi vê Niles no espelho e descobre a imagem de Sussurros

Fonte: Sense8, Episódio 7, Netflix.com

O capítulo 8 (“Seremos julgados pela coragem dos nossos corações”) retoma os ganchos de Wolfgang (que sofre ao ver Felix hospitalizado, sentindo-se culpado por tentar mudar o passado), Capheus (que vai até a casa do amigo Jela, diz que não pode continuar fazendo o trabalho sujo de Silas e que pretende retomar as viagens com a van ao lado dele) e Lito (Daniela vai atrás de Joaquin para pegar seu celular de volta). Nos últimos dez minutos da série, a narrativa entrega todos os cliffhangers para o próximo episódio: 1) Will é suspenso sem pagamento; 2) Capheus é ameaçado por uma gangue para que entregue a filha de Silas ou matarão ele e sua mãe; 3) Sussurros descobre o paradeiro de Nomi, que consegue fugir; 4) Hernando termina com Lito porque ele se recusa a ajudar Daniela, que está sendo agredida por Joaquin; 5) O futuro sogro de Kala a aborda no templo de Ganesha para que ela desista do casamento e eles são atacados por diversos homens do templo, que o esfaqueiam.

Embora o capítulo 9 (“A morte não permite despedidas”) inicie com um flashback de Riley, a cena seguinte mostra a retomada do gancho de Lito, que está deprimido em um bar após o término do namoro com Hernando. É nesse episódio também que um gancho apresentado no episódio 3 é retomado: Will descobre que Jonas está sendo mantido refém por Sussurros e que está sendo monitorado. A tentativa de assassinato do sogro de Kala também é retomada, assim como o gancho de Sun, quando ela recebe uma visita de seu pai que promete contar toda a verdade e tirá-la da cadeia. Dessa vez, a narrativa deixa em suspenso as histórias, sem uma clara proposta para o episódio seguinte: Nomi avisa Neets que ela usou Will para

emitir uma nota falsa de que está indo para a Austrália; Riley relembra seu passado em uma conversa com Capheus; Lito sofre diante de seu apartamento vazio. A curiosidade da audiência, portanto, se mantêm em alta a respeito do que acontecerá a Lito e Hernando, a Nomi, a Sun, a Jonas ou se Kala contará a última conversa com seu sogro para o noivo Rajan.

Os ganchos de Sun, Kala e Lito são retomadas durante o episódio 10, assim como a narrativa de Wolfgang, estática no capítulo anterior. Algumas resoluções começam a ser encaminhadas, a começar por Lito salvar Daniela de Joaquin e retomar seu relacionamento com Hernando, ou quando Wolfgang arma para Steiner e consegue matá-lo, vingando Felix e ficando com os diamantes. A sequência final, no entanto, mostra Riley e os outros sensates na sinfônica de seu pai, na Islândia, enquanto todos lembram de seus nascimentos. O espectador, então, descobre que Riley também deu à luz um filho e sofreu um acidente, perdendo o marido. Ao lembrar-se do ocorrido, Riley surge com as narinas cheias de sangue em meio à plateia, desmaiando em seguida (Figura 10).

Figura 10: Memórias de Riley a destroem

Fonte: Sense8, Episódio 10, Netflix.com

O episódio 11, “Pisando fundo e mudando o futuro”, retoma as memórias de Riley para explicar seu ataque no capítulo anterior e relembra a linha narrativa de Capheus, deixada em suspenso desde o capítulo 9, ao mostrá-lo enfrentando a gangue que desejava sequestrar a filha de Silas. Como cliffhangers, Sussurros descobre a localização de Riley, Sun descobre que o irmão matou seu pai para que não contasse a verdade sobre o roubo e Wolfgang está pronto

para matar o tio. Em seu último capítulo (12 – “Não vou abandoná-la”), a trama de Riley é retomada para que Will possa ajudá-la a se livrar de Sussurros. O episódio também mostra Wolfgang assassinar o tio diante de Kala, pois não consegue fugir de seu histórico familiar. Jonas é torturado e Will recebe a ajuda dos outros sensates para salvar Riley, mas é encontrado por Sussurros.

Ainda que Will e Riley consigam fugir ao final do episódio, a narrativa deixa uma série de cliffhangers e questões em aberto para a segunda temporada: o que acontecerá com os

sensates agora que Sussurros já está na cabeça de Will? Como Will sobreviverá consciente aos

ataques mentais de Sussuros? Nomi e Neets conseguirão viver em paz, sem a perseguição de sua mãe? Felix irá se recuperar e Wolfgang conseguirá deixar seu passado violento para trás? Kala irá adiante com seu casamento? Seu sogro irá sobreviver? Sun conseguirá sair da cadeia e se vingar de seu irmão? Capheus terá uma vida sossegada ou as gangues continuarão o perseguindo? Lito terá sua carreira destruída ao assumir sua homossexualidade?

Sem a utilização de ganchos de menor tensão ou de elipses, Sense8 posiciona ganchos de maior intensidade nos minutos finais dos episódios para incentivar que o público siga assistindo à produção em maratona, uma vez que, em tese, a resolução daquele gancho está disponível a menos de 20 segundos. A ideia também de usar não apenas um, mas vários ganchos, ajuda a manter o espectador engajado na narrativa, assim como a estratégia de deixar todas essas pontas soltas no último episódio faz com que a curiosidade e a expectativa da audiência se mantenham em alta pelos próximos meses até a produção e distribuição da nova temporada. A respeito das retomadas, os cliffhangers nem sempre são relembrados logo no episódio seguinte, alguns voltam à narrativa depois de dois ou mais episódios, uma estratégia que também estimula a assistência da temporada completa rapidamente.

4.2.6 Recapitulações em Sense8

Com o objetivo de acionar a memória da audiência, as recapitulações observadas nessa análise estão na tabela abaixo, divididas entre recapitulações paratextuais e diegéticas. A priori, é possível afirmar que Sense8 não trabalha com quatro das recapitulações seguintes: “no capítulo anterior”, “episódio de recapitulação”, “sugestões visuais” e “voice-over”. A seguir, a tabela apresenta a identificação de cada tipo de recapitulação na primeira temporada de Sense8.

Tabela 4: Tipos de recapitulações em Sense8

Episódios

Recapitulações paratextuais Recapitulações diegéticas No capítulo anterior Vinheta Episódio de recapitulação Diálogos Sugestões visuais Voice- over Flashback 1 X X 2 X X X 3 X X 4 X X X 5 X X X 6 X X X 7 X X X 8 X X X 9 X X X 10 X X X 11 X X X 12 X X X

Dentre as recapitulações paratextuais, a única recorrente é a vinheta. Devido à distribuição binge-publishing, a partir do segundo episódio, o usuário da plataforma pode acionar o botão “pular abertura” e ir direto para o início do capítulo. Portanto, a vinheta como recapitulação só funciona quando o espectador desejar. No primeiro episódio, ela é inserida aos 6:50 minutos do episódio, somente após o suicídio de Angelica e a aparição dos oito sensates. Nos capítulos seguintes, a vinheta sempre marca o início da narrativa, podendo ser ignorada.

A vinheta de Sense8 possui quase dois minutos de duração e reúne 108 cenas gravadas nos oito países retratados – Estados Unidos, Coreia do Sul, Alemanha, Islândia, Quênia, Índia, Inglaterra e México. Encarada por roteiristas como uma oportunidade para sintetizar a história em poucos segundos, a vinheta em questão traz cenas que não fazem parte da narrativa em si (como o que acontece, por exemplo, na vinheta de Friends, quando são repetidos frames dos personagens no decorrer da temporada), mas que funcionam como uma introdução ao universo diegético. Ao selecionar vistas panorâmicas das cidades, símbolos arquitetônicos, movimentos sociais, culturais e políticos, comportamentos e tribos, algumas dessas cenas apresentadas em

time lapse91, a vinheta é bem-sucedida ao deixar o espectador pronto para a mistura de etnias,

de realidades sociais e econômicas e de costumes que estão presentes na série.

Em sequência, vê-se imagens das pontes Golden Gate (São Francisco) e Hangang (Seul), da Oktobertfest, na Alemanha, de adereços da celebração do Dia dos Mortos, no México, de elefantes e girafas na savana de Nairóbi, de uma lavanderia pública de Mumbai, da escultura Cloud Gate, do artista Anish Kapoor, cartão-postal de Chicago, da cachoeira Gullfoss, a mais

91 Técnica cinematográfica que registra os quadros do vídeo em uma velocidade abaixo do normal. Ao ser rodado

volumosa da Europa e localizada na Islândia, de um casal homossexual de São Francisco, do Portão de Brandenburg (Berlim), do trânsito caótico de Mumbai, da pobreza do Quênia (Figura 11). Embora não reconte (ou recapitule) cenas específicas da série, as imagens aceleradas intercaladas com outras em slow motion dão o tom do ritmo da narrativa e também das características de cada protagonista originário de sete regiões distintas do globo (Figura 11).

Figura 11: Frames da vinheta de Sense8

Fonte: Sense8, Netflix.com

Sobre recapitulações diegéticas, Sense8 privilegia o uso de flashbacks e de diálogos que recontam fatos da série e que explicam as razões pelas quais os personagens são como são. A respeito dos flashbacks, já no primeiro episódio, a estratégia é utilizada para que o espectador saiba quem são os personagens apresentados. No caso de Nomi, seu flashback é da Parada Gay do ano anterior e explica em parte quem é Nomi (transexual e ativista política) e como Neets é protetora. Já para Wolfgang, seu flashback mostra que, quando criança, sofria abuso psicológico do pai. O recurso é utilizado dessa maneira nos capítulos 2 e 3 para a apresentação dos personagens Will, Riley, Capheus e Sun ainda na infância. No episódio 2, o flashback também é inserido para que Kala relembre um acontecimento recente de sua história, o dia seguinte de seu primeiro encontro com o noivo Rajan.

A trajetória infantil de Sun com seus pais é retomada no episódio 4, assim como Wolfgang e o abuso psicológico que sofria do pai – ao cantar em um karaokê, ele relembra do

pai gargalhando diante de sua apresentação no colégio quando criança, mesmo flashback inserido no primeiro capítulo da série. No episódio 5, o único flashback mostra a mãe de Capheus defendendo-o quando criança dos inimigos do marido, que desejam levar Capheus embora, história que é retomada em um novo flashback no capítulo 7. Em “Demônios” (capítulo 6), enquanto cede entrevista a uma TV, Lito lembra de seu romance com Hernando. No episódio 7, a infância de Kala ganha um flashback próprio quando ela se recorda de perder-se da mãe durante um festival religioso e assistir a multidão pelos olhos de uma escultura gigante de Ganesha.

A amizade de Wolfgang e Felix é explicada por meio de dois flashbacks no episódio 8, indicando que Felix sempre o protegeu do ataque de outras crianças e até mesmo do abuso físico do pai. Em “A morte não permite despedidas”, cenas da infância e adolescência de Riley mostram que ela foi cuidada por uma mulher, Ysra, também uma sensate, que teve um namorado chamado Magnus e que sofreu algum tipo de acidente, pois foi resgatada das montanhas geladas da Islândia por um helicóptero. Nesse capítulo também ganham espaço as linhas narrativas de Nomi e Lito. Flashbacks mostram o relacionamento de Lito e Hernando no Museu Diego Rivera e todos os abusos físicos que Nomi sofreu quando ainda era um menino. Ao final, Capheus recorda quando ele e a mãe precisaram entregar a irmã recém-nascido para um orfanato, pois eles não tinham comida.

As cenas finais do capítulo 10 são flashbacks dos nascimentos de cada sensate e também servem como explicações para o que se tornam cada personagem. A mãe de Wolfgang tem o filho em uma banheira, e ele aparece nadando em alguns episódios. O pai de Riley toca piano enquanto sua esposa dá à luz e Riley torna-se DJ. Will nasce em meio ao trânsito e seu pai faz seu parto dentro da viatura – Will também segue carreira como policial. Kala nasce em um dia de chuva torrencial, sua mãe rodeada de estátuas de Ganesha, e a indiana se torna cientista, mas não deixa sua fé de lado. Sun lembra a mãe dar à luz em um cemitério, como um paralelo entre a vida e a morte que tanto marca sua narrativa. Duas mulheres ajudam no parto de Capheus, que dedica seu esforço diário no tratamento daquela que sempre o amou. A mãe de Nomi tem a filha por meio de uma cesariana, o que deixa explícito a falta de ligação emocional entre elas. No caso de Lito, sua mãe o dá à luz em casa, rodeada de familiares que assistem a uma novela, gênero muito celebrado no México – e ele torna-se ator (Figura 12).

Figura 12: Família de Lito vê novela enquanto ele nasce

Fonte: Sense8, Episódio 10, Netflix.com

Ao final, o espectador descobre que a própria Riley teve um filho, mas sua história completa só é apresentada nos dois capítulos seguintes. A caminho do hospital, ela e o marido sofrem um acidente, o marido morreu e ela tem a criança dentro do carro acidentado, em meio à neve. Também é no último episódio da série que o espectador descobre que Wolfgang é o assassino de seu pai.

O uso de retomada de acontecimentos por meio de diálogos entre os personagens, por sua vez, tem início no segundo episódio e é feita até o fim da temporada, não sendo usada apenas no episódio 3. No capítulo 2, a primeira cena já recorre à recapitulação diegética em formato diálogo quando Nomi fala sobre suas visões de Angelica e seu suicídio para Neets. Logo depois, Will está em um leito de hospital ao lado do menino que salvou de um bairro perigoso de Chicago e eles retomam a conversa que tiveram durante o resgate. Por fim, Will também fala sobre Angelica com seu parceiro de polícia Diego, que apelida a visão de Will como “a fantasma loura de pijama”.

No documento Download/Open (páginas 126-158)