• Nenhum resultado encontrado

PARTE II – A pesquisa empírica

CAPÍTULO 6 – Métodos e técnicas de coleta e análise dos dados

6.4. Instrumentos de coletas de dados (pré e pós teste)

Da primeira iteração.

A fim de investigar as concepções sobre aspectos de NdC dos participantes da pesquisa foram utilizados questionários distintos em cada iteração da SD.

Na primeira iteração (pré-teste) antes da aplicação da SD, foi administrado uma da versões do “Questionário sobre Visão da Natureza da Ciência, formulário C (Views of Nature

of Science VNOS-C)” instrumento amplamente utilizado em pesquisas para identificação de

aspectos da Natureza da Ciência, tanto com professores em formação, quanto em serviço (LEDERMAN et al., 2002; EL-HANI; ROCHA; TAVARES, 2004; LEDERMAN, 2007; TEIXEIRA; FREIRE JR.; EL-HANI, 2009; DENG et al., 2011; MULVEY; BELL, 2016; AZEVEDO; SCARPA, 2017).

Todavia, empregou-se na primeira iteração da SD, uma versão simplificada (anexo 6), adaptada no estudo de Rudge e colaboradores (2012)66.

Essa versão, composta por perguntas abertas, abrangeu os seguintes aspectos de natureza da ciência:

a. O papel das teorias científicas; b. O papel dos experimentos;

c. O papel da carga teórica na observação e inferência67;

d. O papel da criatividade e imaginação na investigação científica;

As respostas coletadas pelo VNOS-C, em geral, são classificadas segundo o nível de concepção dos respondentes. Cabe esclarecer, porém, que não houve critérios específicos para adoção das terminologias, apesar de haver partidários na literatura. Há estudos em que tais visões são definidas como “informada/ingênua”(LEDERMAN et al., 2002; ABD-EL- KHALICK, 2012); ou “sofisticada/não sofisticada” (RUDGE et al., 2012) e “adequada/inadequadas” (EL-HANI; ROCHA; TAVARES, 2004; LEDERMAN, 2007; DENG et al., 2011).

Sem entrar no âmbito etimológico, em maior ou menor grau, todas soam como juízo de valor. De todo modo, nesse momento de primeira análise, a escolha assumida por “Adequada”; “Parcialmente adequada” e “Inadequada” pareceu ser de interpretação menos agressiva.

Entretanto, para critérios de comparação após a intervenção, o instrumento de coleta de dados (pós-teste) foi um questionário contextualizado (anexo 7). Ou seja, com o intuito de

66 Esse questionário foi traduzido inicialmente pelo doutorando e revisado por outros dois estudantes de pós-graduação com

fluência em inglês.

67 De fato, o que esse item se propõe a abordar é a questão da influência do background teórico em todo o processo de

investigação científica, da observação à análise de dados, especulações, levantamento de hipóteses, inferências, etc. Termo conhecido como “Theory-laden”, ou carregado de teoria.

148 verificar as alterações de concepções dos licenciandos com relação aos aspectos de NdC, optou- se pela elaboração e validação de um instrumento distinto, baseado na temática abordada na primeira iteração da SD.

A elaboração e validação desse instrumento ocorreu em colaboração entre o doutorando, a orientadora e duas pesquisadoras do LaHBE. Após alguns ciclos de validação baseados em itens propostos na seção 6.6 desta tese, obteve-se a versão final administrada aos licenciandos. Apesar desse instrumento divergir do VNOS-C em estrutura e temática, as questões propostas abordaram os mesmos aspectos de NdC: O papel das teorias científicas; O papel dos experimentos; papel da carga teórica na observação e inferência; e papel da criatividade e imaginação na investigação científica; porém, contextualizadas aos eventos históricos ressaltados na SD.

Ao desenvolver esse instrumento, almejou-se, também fomentar o aprendizado sobre conteúdo histórico, conforme objetivos previamente traçados.

Da segunda iteração

A coleta de dados referentes ao conteúdo histórico, científico, aspectos de NdC e práticas de investigação ocorreu ao longo de todas as etapas das iterações da SD. Contudo, a fim de contemplar os objetivos da pesquisa em ensino de ciências, foram administrados dois testes distintos na segunda iteração, a fim de verificar as alterações causadas pela intervenção didática.

Esses testes tiveram como objetivo diagnosticar as concepções dos estudantes, antes de iniciarmos a segunda iteração e constatar quais (ou se) foram os impactos para a aprendizagem de NdC nesse grupo de professores em formação, por meio de um pós-teste.

Após processo de refino e readequação dos instrumentos de coleta de dados, definiu-se alterar os questionários com relação à primeira iteração da SD68.

Para a segunda iteração, foram elaborados dois instrumentos estruturados com métodos de análises mistos, contendo tanto questões abertas quanto fechadas. A temática abordada nos questionários foi baseada em casos autênticos, envolvendo situações reais.

O teste realizado antes da intervenção (pré-teste) foi constituído por um instrumento baseado em um caso histórico focando nas pesquisas do médico e sanitarista Carlos Chagas (1879-1934) que levaram à identificação e descrição do ciclo da tripanossomíase (ou Doença de Chagas) (Anexo 8).

149 Esse instrumento já havia sido validado e aplicado na disciplina de “Natureza da Ciência e Ensino por Investigação”, ministrada pelas professoras Maria Elice B. Prestes e Daniela Scarpa, no curso de Ciências Biológicas, IB-USP, durante o primeiro semestre de 2016. O pós- teste, contudo, passou por rodadas de validação com professores e estudantes de pós-graduação em ensino de ciências e educação, conforme diretrizes delineadas na seção 6.6, desta tese.

Composto por quatro questões, sendo duas abertas, uma fechada e uma desmembrada em 11 assertivas baseadas no fragmento do caso histórico, com opções de resposta no estilo escala de Likert69.

Contudo, como nosso intuito foi averiguar se o uso de episódios históricos fomenta a compreensão bem informada de aspectos de NdC, nada mais apropriado do que inserir esses licenciandos em um contexto real e contemporâneo.

Na mesma linha e afim de padronizar o instrumento de coleta de dados, o questionário administrado após a intervenção (pós-teste) estruturado de forma similar, porém, abordando um caso contemporâneo, sobre a temática, então em voga na época da aplicação, Zika vírus e microcefalia (Anexo 9).

Cabe destacar que os questionários pré e pós teste tiveram uma “dupla função”: (1) diagnosticar as concepções prévias dos licenciandos acerca de alguns aspetos de NdC e; (2) verificar se a intervenção de ensino, via SD, promoveria mudanças da compreensão e aprendizagem dos elementos intrínsecos ao fazer científico.

Por essa razão, apesar de alguns dos aspectos de NdC ressaltados nos questionários pré e pós-teste, não terem sido explicitamente contemplados na SD, a inserção deles nos instrumentos teve como objetivo averiguar se os licenciandos seriam capazes de estender o que aprenderam durante a SD a situações equivalentes, como rege a aprendizagem significativa.