• Nenhum resultado encontrado

7.1 QUANTO À CATEGORIA DE ANÁLISE "ASSOCIAÇÃO ENTRE

7.1.1 Subcategoria "fontes citadas"

7.1.1.2 Líder ou ativista da campanha

O segundo universo de fontes citadas está em líderes ou ativistas da Campanha TicTacTicTac, que ocorre em seis notícias. Uma delas – "Estudantes do DF protestam pelo acordo climático global"70 –, produzida pela Agência Brasil e repercutida em vários veículos de comunicação71, ouve "a estudante Paula Collet, de São Paulo, coordenadora da campanha TIC TAC e 350.org", que antecipa a entrega, pela Frente Parlamentar Ambientalista, de uma carta ao então vice-presidente José Alencar, "pedindo a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na 15.a Conferência das Parte da Convenção do Clima (COP 15), em Copenhague, no mês de dezembro". A notícia expõe ainda uma afirmação de Paula, "ao justificar a importância da presença do presidente Lula na COP 15": "O Brasil tem um papel

68 Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/fique-ligado/tictactictac-mudancas-climaticas-aquecimento-global-516308.shtml>. Acesso em: 03 out. 2010.

69 Disponível em: <http://eptv.globo.com/noticias/noticias_interna.aspx?275273>. Acesso em: 04 out. 2010.

70 Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4068452-EI306,00-Estudantes+do+

DF+protestam+pelo+acordo+climatico+global.html>. Acesso em: 04 out. 2010.

71 Entre eles, os jornais A Tribuna (DF), Diário do Pará e Santa Catarina 24 Horas, além dos noticiários dos portais Terra e UOL Educação.

fundamental nessa luta, já que é um líder nas negociações internacionais, mas também um dos maiores emissores mundiais de gases de efeito estufa".

Outra notícia a utilizar, como uma de suas fontes, líder ou ativista da TicTacTicTac, tem como título "Ambiente é a nova bandeira dos famosos"72 e foi publicada no jornal O Estado de S. Paulo. Nela, Aron Belinky, "coordenador executivo da campanha no Brasil", comenta a adesão de celebridades à causa e a abrangência da mensagem disseminada pela iniciativa: "Nossa preocupação é não ser uma campanha de um grupo só, não ser uma coisa só para iniciados ou para os manifestantes de sempre".

Belinky é fonte também na reportagem "Parque do Ibirapuera, em SP, recebe dia 6 o evento gratuito 'Tô no Clima'"73, da redação do portal de notícias oreporter.com. Verifica-se nela o maior espaço conferido a declarações de líderes ou ativistas da TicTacTicTac, com citações do "coordenador executivo da campanha no Brasil" em três parágrafos: "A ideia de realizar um evento desse porte e totalmente gratuito vai ao encontro do objetivo da TicTacTicTac, que é provocar o envolvimento social sobre a questão climática mundial. As pessoas têm que decidir sobre o seu futuro e o futuro das próximas gerações. Não há mais tempo a perder"; "Esse será um dia muito divertido para a família e ao mesmo tempo importante por incentivar que todos reflitam sobre as mudanças climáticas e seu papel dentro deste contexto mundial, ou seja, o que cada um de nós pode fazer para melhorar o clima?" e, por fim, "é uma ótima oportunidade que os pais têm de envolver seus filhos, participar de ações voltadas para a cidadania e para o bem do planeta".

Sandra Sinicco, fonte ouvida na reportagem "TicTacTicTac na contagem regressiva para Copenhague"74, produzida pelo jornal carioca O Dia, é apresentada no texto como "CEO do Grupo Casa e voluntária responsável pela comunicação da causa no Brasil". De acordo com ela, diz a notícia, "a campanha já arrecadou

72 Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,ambiente-e-a-nova-bandeira-de-famosos,449108,0.htm>. Acesso em: 15 jun. 2011.

73 Disponível em: <http://www.oreporter.com/detalhes.php?id=14662>. Acesso em: 15 jun. 2011.

74 Disponível em: <http://odia.terra.com.br/portal/cienciaesaude/vidaemeioambiente/html/2009/10/tic_

tac_tic_tac_na_contagem_regressiva_para_copenhague_42568.html>. Acesso em: 15 jun. 2011.

US$ 150 mil no país e pode chegar a US$ 6 milhões no mundo. Além disso, o site da ação no Brasil ultrapassou 60 mil assinaturas e, no mundo, já atingiu mais de um milhão".

A notícia "Protestos em todo o mundo pedem acordo ambicioso para o clima"75, da agência internacional Reuters, foi publicada em pelo menos dois veículos de comunicação – G1, autoapresentado como "o portal de notícias da Globo", e o jornal Gazeta do Povo, do Paraná –, o que se verificou pelo lançamento do título completo em mecanismo de busca da internet.

Depois de contextualizar o cerne factual da informação – "Milhares de ativistas protestaram em Copenhague no sábado como parte do evento mundial 'Dia de Ação', para exigir que negociadores na conferência da ONU sobre mudança climática firmem um acordo ambicioso para a luta contra o aquecimento global" –, a reportagem utiliza alguns dos manifestantes como fonte de declarações. Um deles, Kumi Naidoo, surge com associação direta à campanha, já que apresentado como

"do grupo ativista TicTacTicTac". É atribuída a ele a declaração segundo a qual "há muito pelo que lutar na semana restante de negociações".

Por fim, a reportagem "5 razões para ser otimista com o clima"76, publicada pela revista Época, no contexto de uma análise segundo a qual "ativistas já estão se preparando para prorrogar suas campanhas para o ano que vem", coloca que: "A maior delas é a TicTac TicTac, fruto de uma coalizão global de 120 grandes ONGs, do Greenpeace à Organização Mundial de Igrejas. Com o mote de um relógio, os organizadores pressionam os chefes de Estado a assinar um tratado em dezembro".

Segue-se a declaração de Rubens Born, "coordenador da ONG brasileira Vitae Civilis, um dos diretores globais da campanha": "Mas estamos planejando como vamos fazer para continuar ao longo do próximo ano". Tal assertiva é reforçada como legenda de uma das fotos da matéria (Figura 25), onde se lê: "O TEMPO NÃO PARA Relógios da campanha internacional TicTacTicTac, por uma decisão em

75 Disponível em: <http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPE5BB07W20091212?sp=true>.

Acesso em: 15 jun. 2011.

76 Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI105799-15227,00-RAZOES+

PARA+SER+OTIMISTA+COM+O+CLIMA.html>. Acesso em: 16 jun. 2011.

Copenhague. A coalizão de 120 grandes ONGs agora planeja prorrogar as atividades para o ano que vem".

FIGURA 25 - FOTO NA REPORTAGEM "CINCO RAZÕES PARA SER OTIMISTA COM O CLIMA"

FONTE: Revista Época. (Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/

Revista/Epoca/0,,EMI105799-15227,00-RAZOES+PARA+SER+

OTIMISTA+COM+O+CLIMA.html>. Acesso em: 08 fev. 2012)