• Nenhum resultado encontrado

LGBTs na PC (USA) e o papel da “More Light Presbyterians”

No documento Download/Open (páginas 85-87)

A entidade “Presbiterianos com Mais Luz” partiu da manifestação de um pastor gay na Assembleia Geral de 1974. Este movimento deu origem a “Presbiterianos para Questões Gays”, seguida pela “Presbiterianos para Questões Lésbicas e Gays”, conforme o site:

Presbiterianos com Mais Luz traça sua história através de dois caminhos distintos, o primeiro através de uma placa presa na Assembleia Geral Presbiteriana em 1974, o Rev. David Sindt ‘é mais alguém ai gay’. Esse sinal levou à formação de ‘Presbiterianos para questões gay’, que mais tarde se tornaram ‘Presbiterianos para Questões Lésbicas e Gays’. O segundo é depois da decisão presbiteriana de 1978 que pessoas abertamente LGBTQ poderiam se tornar membros e participar de Igrejas presbiterianas, mas não servir na liderança oficial da Igreja. Várias Igrejas presbiterianas discordaram dessa decisão e se declararam como Igrejas ‘Com Mais Luz’, porque havia ‘ainda mais luz para brilhar nas [das] escrituras’, naquela época, sobre a homossexualidade. Anos depois, os dois grupos se fundiram para formar

‘Presbiterianos com Mais Luz’ como uma organização sem fins lucrativos em

1992 (MORE LIGHT PRESBYTERIANS1, s/d, on-line).82

A missão do grupo está descrita em seu site sob esta rubrica, como segue do seu “mission statement”:

Seguindo o Cristo ressuscitado, e procurando tornar a Igreja uma verdadeira comunidade de hospitalidade, a missão da More Light Presbyterians é trabalhar pela participação plena de lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e queers (LGBTQ) como pessoas na vida, ministério e testemunho da Igreja Presbiteriana (EUA) e na sociedade83 (MORE LIGHT PRESBYTERIANS1, s/d, on-line).

Ainda no site da MLP, têm-se as seguintes palavras sobre o propósito do grupo/entidade: A missão da More Light sempre foi capacitar e equipar indivíduos e congregações para viver as boas-vindas para as pessoas LGBTQ. More Light

82 More Light Presbyterians traces its history through two distinct pathways, the earliest is through a sign held up

at Presbyterian General Assembly in 1974 by the Rev. David Sindt “is anyone else out there gay?” That sign led to the formation of Presbyterians for Gay Concerns, which later became Presbyterians for Lesbian and Gay Concerns. The second is after the 1978 Presbyterian ruling that openly LGBTQ people could join and participate in Presbyterian churches, but not serve in official leadership of the church. Several Presbyterian churches took issue with this ruling and declared themselves to be “More Light” Churches because there was “yet more light to shine forth on the scriptures” on, at the time, homosexuality. Years later, the two groups merged to form More Light Presbyterians as a non-profit organization in 1992.

83 Following the risen Christ, and seeking to make the Church a true community of hospitality, the mission of More

Light Presbyterians is to work for the full participation of lesbian, gay, bisexual, transgender and queer (LGBTQ)83

desenvolveu programas inter-relacionados para mover congregações ao longo de um caminho para a inclusão plena, melhorar os serviços ministeriais para os indivíduos LGBTQ em necessidade, e expandir o movimento das comunidades de fé que se oponham à legislação discriminatória. Nossos programas ajudam congregações e nossos membros constroem sua competência e desenvolvem novas habilidades para aprofundar sua receptividade de pessoas LGBTQ dentro de suas Igrejas e em suas comunidades mais amplas84 (MORE LIGHT PRESBYTERIANS1, s/d, on- line).

Mesmo considerando as conquistas da More Light Presbyterians, eles não veem seu trabalho como concluído, uma vez que, aparentemente, atingiram seus objetivos em termos de legislação e aceitação de LGBTs na PC (USA). Eles consideram que ao se tornar uma Igreja que acolhe LGBTQs, muito tem que ser aprendido, ensinado e, principalmente, posto em prática, o que leva a organização a implementar programas para o desenvolvimento dessa nova postura da congregação que se tornou receptiva:

Sua congregação já se perguntou: ‘estamos dando boas-vindas, e agora?’ Os programas inter-relacionados da More Light Presbyterians ajudam a congregar as pessoas ao longo de um caminho rumo à inclusão plena para pessoas LGBTQ com necessidades, e a expandir programas de comunidades de fé contra legislação discriminatórias de LGBTQs. Nossos programas ajudam congregações e nossos membros constroem sua capacidade de aprofundarem suas boas-vindas às pessoas LGBTQ dentro de suas Igrejas e em suas comunidades. Se você ver um programa que lhe interessar mas não sabe como se envolver85 (MORE LIGHT PRESBYTERIANS2, s/d, on-line). Os programas desenvolvidos pela MLP para as Igrejas locais, após tomarem a decisão de se tornarem acolhedoras de pessoas LGBTQ, são elaborados para aumentar a inclusão pela MLP, de acordo com o seu site (MORE LIGHT PRESBYTERIANS2, s/d, on-line), que são os seguintes:

84 More Light’s mission has always been to empower and equip individuals and congregations to live into their

welcome for LGBTQ people. More Light has developed interrelated programs to move congregations along a pathway towards full inclusion, improve ministry services for LGBTQ individuals in need, and expand the faith- based movement opposing discriminatory legislation. Our programs help congregations and our members build their capacity and develop new skills to deepen their welcome to LGBTQ people within their churches and in their wider communities […].

85 Has your congregation asked, “we’re welcoming, now what?” More Light’s interrelated programs help move

congregations along a pathway towards full inclusion for LGBTQ people, improve ministry services for LGBTQ individuals in need, and expand the faith-based movement opposing discriminatory legislation. Our programs help congregations and our members build their capacity and develop new skills to deepen their welcome to LGBTQ people within their churches and in their wider communities. If you see a program that interests you but don’t know how to get involved.

 Mais Luz no Mundo86  Cursos On-Line87

 Estudos Bíblicos de Libertação88

 A Produção de um documentário sobre a questão da ordenação de LGBTQs na PC (USA)89

 Iniciativas sobre referendos nos estados 90

A MLP teve e tem papel fundamental nas ações e estratégias postas em prática, nas Assembleias e nos presbitérios individual e coletivamente, que levaram decisões favoráveis aos seus membros LGBT. Hoje, seu papel é semelhante ao de consultoria para questões LGBTQ, dentro da denominação.

Para compreender o caminho dos acontecimentos na PC (USA), é necessário entender como se dá o governo e a estrutura da mesma, bem como seu exercício naquela denominação, o que é referido em inglês como “church polity”.

Existem três formas de governo eclesiástico: (i) o episcopal, em que um (o bispo) governa todos; (ii) o congregacional, em que cada Igreja é autônoma, ainda que ligada a outras por interesse mútuo (mas não se submetendo a um órgão ou pessoa) e (iii) o presbiteral, em que alguns (um conselho) governam todos. Para a dissertação, o que interessa é o governo presbiteral (a PC (USA) é uma Igreja Presbiteriana), portanto, serão tratados os conselhos, ou órgãos de governo, em diversos níveis, da Igreja.

No documento Download/Open (páginas 85-87)