• Nenhum resultado encontrado

1 CONTANDO OS FIOS: OS PLANOS E OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA

1.2 OS PROGRAMAS

1.2.3 O Ambiente Pedagógico Colaborativo: um diálogo entre os pares

No primeiro semestre de 2003, foi instituído o Portal Dia-a-dia Educação. Este portal, segundo Schreiber (2007, p. 51), é “um ambiente virtual baseado na Internet, implementado em software livre (...). A proposta é estimular a criação de comunidades de prática por meio de ambientes virtuais colaborativos”, utilizando-se dos conceitos do CSCL (Computer Supported Collaborative Learning).21 O Portal tem como missão promover uma reforma mais profunda e ampla do que simplesmente a sociabilização do saber. Para Isso, implantou-se um modelo de aprendizagem colaborativa no hipermeio, que reconhece e valoriza os saberes acumulados na Rede de Educação Pública Estadual. Este ambiente tem por objetivo tornar-se um veículo de informação e de expressão cultural e acadêmica de

21

seus educadores, atendendo a toda comunidade escolar, num processo aberto, interativo, constante e dinâmico, visando a um salto cultural e social no Paraná (PARANÁ, 2003b).

Para isso, o Portal comporta diversos e diferentes ambientes, entre eles estão serviços e informações educacionais destinados a todos os usuários da rede mundial de computadores, às escolas, aos alunos e aos professores.

Destaca-se, nesse Portal, o espaço destinado aos educadores que

foi concebido com funcionalidades que envolvem recursos didáticos (dicionário, tradutores, mapas, sons, vídeos e outros), recursos de interação (fórum de discussão, mural interativo, entrevistas, salas de bate- papo com moderador, etc.), recursos de informação (agenda educacional, catálogos de sites, legislação nacional e estadual, revistas online, plano estadual de educação) e um ambiente pedagógico (banco de projetos, disciplinas, temas sociais contemporâneos) (SCHREIBER, 2007, p. 51). Este espaço está repleto, como se percebe pela descrição de Schereiber, de recursos que podem auxiliar os professores na preparação e no desenvolvimento de suas aulas. O “Ambiente Pedagógico Colaborativo” (APC), especificamente, configura-se em um ambiente de formação continuada de professores, onde há a inserção e acesso de dados produzidos, de forma colaborativa, pelos professores da rede pública do estado. No APC estão armazenados os Objetos de Aprendizagem Colaboratica (OAC), sugestões de aulas e de atividades referentes às disciplinas do currículo da Educação Básica, que os professores vêm desenvolvendo, desde 2003, a partir das novas propostas e orientações da SEED/PR (PARANÁ, 2003b).

Para atingir seus objetivos (incentivar a produção de conteúdo didático- pedagógico e proporcionar auxílio aos professores), o OAC, segundo o Manual do Usuário, está organizado em cinco recursos, a saber: i) Recurso de Expressão (texto em forma de depoimento) - o professor, a partir de sua livre expressão e formulações de ideias, reflete sobre um determinado tema/conteúdo de sua disciplina; esta reflexão será baseada em fundamentações teórica e metodológicas, especialmente as dispostas nas DCE, e em sua prática de sala de aula; ii) Recurso de (In)formação (sugestões de leitura) - indicações de leituras que propiciam a formação e a atualização sobre o tema/conteúdo, servindo para referenciar, contrapor, sustentar, articular, entre outras funções, as ideias e sugestões

apresentadas; iii) Recursos Didáticos - informações disponíveis em linguagens diversas (sítios – seleção de endereços eletrônicos, com conteúdos relacionados à compreensão e complementarização do proposto no OAC; sons e vídeo – indicação de áudios e vídeos, oferecendo outras possibilidades de tratamento e compreensão do tema/conteúdo; imagens - a partir do banco de imagens do Portal -, sugere-se, como ilustração e complementarização das explicações, imagem(ens) relacionada(s) ao conteúdo do APC; notícia – textos de notícias veiculados em jornais e revistas impressas e/ou online, a fim de proporcionar aos professores a possibilidade de contextualização e/ou articulação do conteúdo com fatos do cotidiano; curiosidades – outras informações complementares relacionadas ao conteúdo e que o autor julgue importante para a sua compreensão; informações sobre o Paraná – relação do conteúdo apresentado com acontecimentos, fatos, personalidades, história, cultura, etc. do Estado do Paraná; outros recursos – mapas, dicionário, tradutores, que servem de análise, exemplificação e reflexão para a abordagem do conteúdo desenvolvido; iv) Recursos Metodológicos - encaminhamentos que buscam favorecer a construção de linhas de ação e planejamento didático (investigando – sugestões e problematizações que incentivam a pesquisa; propondo atividades – atividades que podem ser desenvolvidas com os alunos e que os levem a pensar, analisar, desenvolver a criatividade e a criticidade; contextualização – recurso que tem por objetivo explorar o tema/conteúdo apresentado, relacionando-o aos temas transversais22; interdisciplinaridade – sugestões de como o tema/conteúdo pode ser desenvolvido a partir da ótica e de conceitos de diferentes disciplinas e/ou apresentando alternativas de articulação do trabalho pedagógico em forma de projeto inter/multidisciplinar); v) recursos de interação – ferramentas (fórum – discussão desencadeada por uma questão provocadora, relacionada ao conteúdo desenvolvido; colabore – um recurso em que os leitores podem participar, com sugestões, discussões, complementando ou contrapondo-se às ideias apresentadas, demonstrando uma nova visão do conteúdo desenvolvido) que possibilitam a interação, a sociabilização e a criação de

22

Na época da institucionalização e da criação do APC e de seus recursos, as discussões dos PCN e dos PCNEM ainda não haviam sido completamente retirados dos encaminhamentos educacionais do estado, por isso a referência direta aos temas transversais. Porém, a partir de 2007, a contextualização continuou a ser feita nos OAC, mas sem a referência aos “temas transversais”. A ideia permaneceu, suprimiu-se, apenas, a nomenclatura.

comunidades virtuais por meio de uma rede de comunicação e colaboração (PARANÁ, 2005b, p. 6-7).

Esse material didático-pedagógico, disponibilizado neste ambiente, é produzido pelo professor, a partir dos conhecimentos teóricos de sua disciplina, de sua experiência prática, da metodologia que utiliza em sala de aula para desenvolver um determinado conteúdo com seus alunos e dialoga diretamente com seus pares. Essa produção, no seu início, em 2003, era orientada e validada por consultores – professores das universidades públicas do Paraná – contratados para acompanhar as produções dos professores. Em 2004, a SEED/PR constituiu uma equipe de professores da rede, especialistas de todas as disciplinas do currículo, para assumir essa atividade e assim acompanhar, orientar, revisar e validar os conteúdos produzidos23. A partir de 2007, essas funções foram submetidas aos assessores pedagógicos do departamento de Educação Básica da SEED e dos NRE, que passaram a acompanhar a produção dos professores.

Como a produção dos conteúdos para o APC é uma atividade interativa e colaborativa, os usuários poderão, como já se mencionou acima, acrescentar comentário e outras sugestões sobre o conteúdo produzido. Essas colaborações também passam por processo de validação e revisão.