• Nenhum resultado encontrado

O DUMPING NO DIREITO ECONÔMICO: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS

A origem do dumping não é uníssona entre os estudiosos do tema. Para Eduardo Lessa Barros, em obra específica, o Canadá foi o primeiro país a introduzir uma legislação sobre o assunto em 1904; nos EUA, tal legislação despontou em 1916; já na Grã-Bretanha, esse advento se deu em 1921.214

Para Welber Barral, “a abordagem acerca do dumping é muito antiga, não sendo possível identificar o momento exato em que fora utilizado inicialmente”. O termo dumping teria sido utilizado primeiramente por Adam Smith, porém como referência a situações de ajuda econômica por parte do Estado, o que se aproximaria da definição atual de subsídios.

No século XX, o tema foi apresentado pelo economista Jacob Viner, o qual “especificou os traços característicos do comportamento comercial que passou a ser designado pelo termo”.215

214 BASTOS, Eduardo Lessa. Estudo Analítico do Dumping na Esfera Internacional. Curitiba: Juruá, 2012, p.

20.

215 BARRAL, Welber. Dumping e Comércio Internacional: a Regulamentação após a Rodada Uruguai. Rio de Janeiro: Forense, 2000, p.70.

A expressão dumping, em tradução livre, significa esvaziar algo ou “jogar fora uma quantidade de massa ou algum material similar”216 ou “rebaixar algo à condição de lixo”.217 O termo dumping “considera a prática como infração da ordem econômica , dirigindo-se a designar a “concorrência desleal entre países.”218

Previsto, segundo Leandro Fernandez, no ordenamento jurídico brasileiro, inicialmente,219 por meio do Decreto-Lei 93.941/1987, que promulgou o acordo relativo à implementação de artigo VI do GATT e insculpiu os requisitos para a constatação do dumping no Direito Econômico Internacional:

1.As partes contratantes reconhecem que o dumping, pelo qual os produtos de um país são introduzidos no comércio de outro país por menos que o valor normal dos produtos, deve ser condenado se causa ou ameaça causar um prejuízo material a uma indústria estabelecida no território de Parte Contratante ou retarda substancialmente o estabelecimento de uma indústria nacional. Para efeitos do presente artigo, o produto deve ser considerado como sendo introduzidos no comércio de um país importador, por menos que seu valor normal, se o preço do produto exportado de um país para outro (a) é inferior ao preço comparável, no decurso de operações comerciais para o produto similar quando destinado ao consumo no país exportador, ou, (b) Na falta de preço no mercado interno, é inferior a (I) o maior preço comparável de um produto similar para exportar para qualquer país terceiro, no decurso de operações comerciais ou (II) o custo de produção do produto no país de origem mais um acréscimo razoável para cobrir custos e lucros. 220

Já o Decreto n. 8.058/2013 regulamenta os procedimentos administrativos relativos à investigação e à aplicação de medidas antidumping. Em seu art. 7º, determina: “Para os efeitos deste Decreto, considera-se prática de dumping a introdução de um produto no

216 BASTOS, Eduardo L. Estudo Analítico do Dumping na Esfera Internacional.Curitiba:Juruá,2012, p. 21.

217MAIOR, Jorge Luiz Souto; MENDES, Ranúlio; SEVERO, Valdete Souto. Dumping Social nas Relações de Trabalho.2. ed. São Paulo: LTr, 2014. p.17.

218 Ibidem.

219 FERNANDEZ. Leandro. Dumping Social. Saraiva: São Paulo, 2014, p. 81.

220 Ibidem, p. 82. Tradução explicitada por Leandro Fernandez do original: The contracting parties recognize that dumping, by which products of one country are introduced into the commerce of another country at less than the normal value of the products, is to be condemned if it causes or threatens material injury to an established industry in the territory of a contracting party or materially retards the establishment of a domestic industry. For the purposes of this Article, a product is to be considered as being introduced into the commerce of an importing country at less than its normal value, if the price of the product exported from one country to another (a) is less than the comparable price, in the ordinary course of trade, for the like product when destined for consumption in the exporting country, or, (b) in the absence of such domestic price, is less than either (i) the highest comparable price for the like product for export to any third country in the ordinary course of trade, or(ii) the cost of production of the product in the country of origin plus a reasonable addition for selling cost and profit.

mercado doméstico brasileiro, inclusive sob as modalidades de drawback, 221 a um preço de exportação inferior ao seu valor normal.”222

Nesse contexto, Reinaldo Gonçalves aponta que

Em comércio internacional, a expressão Dumping social tem sido usada para caracterizar preços internacionais de produtos que são distorcidos pelo fato de os custos de produção basearem-se em normas e condições trabalhistas inferiores ao que seria um nível razoável ou adequado e aceito internacionalmente.223

Para que ocorra dumping no Direito Econômico, torna-se necessário verificar a presença de seus elementos constitutivos. Isso porque o simples fato de vender produtos mais baratos, por si só, não será considerado a prática desleal.

Para a constatação do dumping, são requisitos: introdução de um produto de um país no comércio de outro país por menos do que o valor normal do produto; constatação sobre essa prática causar ou não (ou ameaça causar efetivamente) prejuízo material a outra empresa daquele país e até mesmo aos consumidores.224

Sendo assim, para a configuração do dumping, indispensável é a comparação entre o valor do produto ou serviço praticado pela empresa exportadora e o respectivo valor normal.225 Esse resultado é chamado de margem de dumping226 e é apurado pelas autoridades investigadoras no âmbito administrativo.

O parâmetro do valor do produto normal e do similar é estabelecido pelo Decreto n.

8.058/2013, em seus arts. 8º e 9º, respectivamente:

221O Regime Aduaneiro Especial de Drawback é considerado, nos termos da Lei nº 8.402/1992, um incentivo fiscal à exportação. O regime consiste na suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre a aquisição de insumos utilizados na produção de bens a serem exportados. Tal mecanismo, ao reduzir os custos de produção de produtos exportáveis, torna-os mais competitivos no mercado internacional. WIKIPEDIA. Disponível em : <:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Drawback>Acesso em22 jun 2017.

222 O Decreto 8.058/2013explica o valor normal no artigo 8º: “Considera-se “valor normal” o preço do produto similar, em operações comerciais normais, destinado ao consumo no mercado interno do país exportador.”

223 GONÇALVES, Reinaldo. O Brasil e o Comércio Internacional: Transformações E Perspectivas. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2003, p. 50.

224 FERNANDEZ. Leandro. Dumping Social. Saraiva: São Paulo, 2014, p. 82.

225 NOMAN, Rafaela Teixeira Vieira. As Lacunas do Acordo Antidumping Relacionadas à Determinação da Prática de Dumping. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Comércio Exterior). 2011. Universidade de Brasília, p.39. Disponível em:<http://repositorio.unb.br/bitstream/10482.pdf.> Acesso em: 10 dez 2017.

226 O artigo 25 do Decreto n. 8.058/2013 determina: “A margem de dumping constitui a diferença entre o valor normal e o preço de exportação.” Já o art. 26 aduz que: “A margem de dumping será apurada com base na comparação entre: I - o valor normal médio ponderado e a média ponderada dos preços de todas as transações comparáveis de exportação; ou II - os valores normais e os preços de exportação, comparados transação a transação."

Art. 8º Considera-se “valor normal” o preço do produto similar, em operações comerciais normais, destinado ao consumo no mercado interno do país exportador.

Art. 9º Para os fins deste Decreto, considera-se “produto similar” o produto idêntico, igual sob todos os aspectos ao produto objeto da investigação ou, na sua ausência, outro produto que, embora não exatamente igual sob todos os aspectos, apresente características muito próximas às do produto objeto da investigação.

O § 1º do artigo encimado explica que a “similaridade de que trata o caput será avaliada com base em critérios objetivos, tais como: matérias-primas, composição química, características físicas, normas e especificações técnicas, processo de produção, usos e aplicações, grau de substitutibilidade e canais de distribuição”.

Se esse produto “similar” de exportação tiver o valor menor que um produto normal semelhante, verifica-se a prática do dumping, que pode ser resumido desta forma227 (figura 1):

Figura 1 – Prática demonstrativa de dumping Fonte: Banco de Fomento Nacional (1993)

A prática do dumping se baseia no comportamento de baratear os custos e obter mais lucro. Consequentemente, a concorrência é afetada de forma desleal, uma vez que, quando se observa a legislação tributária, trabalhista, previdenciária, entre outras que permeiam o funcionamento empresarial, a praticante da concorrência desleal leva vantagem sobre as demais empresas. Deve-se lembrar que é necessária a configuração da intenção de sobrepujar a concorrência e, assim, devorar o mercado econômico daquele país.

5.2 O DUMPING SOCIAL E O DIREITO DO TRABALHO: ELEMENTOS