• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III O LABORATÓRIO DE ENSINO DE PATOLOGIA

3.1 O Instituto de Biologia

3.1.2 O Instituto de Biologia atual

85

É preciso considerar, contudo, que há disciplinas de outros institutos e faculdades, como alguns exemplos as disciplinas de Química e Introdução à Bioestatística do Instituto de Ciências Exatas, e as disciplinas da Faculdade de Educação: Sociologia da Educação, Psicologia da Educação e Política

Educacional e Didática da Licenciatura, além das, Análise crítica da prática I e II, e Estágios Curriculares I e II. Ainda assim, soma-se o fato de que em cerca de vinte por cento da carga horária do

Além de ser responsável pelas duas modalidades do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), o Instituto de Biologia (IB) também oferece disciplinas nas mais variadas áreas das Ciências Biológicas, Médicas, Veterinárias e da Saúde, e para distintos cursos, quer sejam de extensão, graduação e pós-graduação na universidade. Convive diariamente nas diversas instalações do Instituto, um grande número de estudantes com perfis profissionais distintos, bem como professores, funcionários e demais pesquisadores, distribuídos em cada um de seus quinze prédios distribuídos em: salas de aula, de reuniões e de administração; gabinetes de professores; bibliotecas; corredores; cantina, halls; auditórios, laboratórios e áreas verdes. Em termos de infraestrutura, o IB é um dos conglomerados de prédios que tem maior destaque na universidade, ocupando uma área total de 46 mil metros quadrados.

3.1.2.1 O Bloco de Aulas e a sala de aula.

Tradicionalmente, a disciplina de Laboratório de Ensino de Patologia (LEP) era inteiramente ministrada em uma sala do prédio do IB. Todavia, a época de realização de nossa pesquisa coincidiu com o término da construção de um bloco anexo ao IB, destinado, principalmente, à realização de aulas, palestras e encontros, o Bloco de Aulas (BA)86.

O Bloco de Aulas (BA)87 apresenta vinte e duas salas de aulas, com capacidade para comportarem cerca de 50 a 80 estudantes; três auditórios, sendo dois com capacidade para 206 pessoas e um maior para 700 pessoas. Além disso, o prédio conta com uma cantina, uma sala de apoio para serviços administrativos, dois elevadores e quatro escadas para acesso aos andares superiores, duas copas, duas salas técnicas, duas salas de apoio para professores e banheiros.

Dessa forma, as duas primeiras aulas do curso foram realizadas no IB enquanto que as outras treze no BA, totalizando quinze aulas. A sala de aula do IB é pequena, quando comparada a do BA, tendo de fundo janelas que se abrem para o corredor e muitas

86

Nome do prédio alterado, visando a proteção da identidade do estabelecimento e dos sujeitos. 87 Dados obtidos mediando acesso ao projeto arquitetônico do BA. Visando manter o anonimato, não o disponibilizamos em nossas referências.

vezes o barulho de estudantes circulando pelos corredores ressoava para dentro da sala de aula. Além disso, as carteiras são compostas de madeira maciça e a mesa é conectada à cadeira. Desse modo, ficava difícil realizar quaisquer outros arranjos nas disposições das carteiras, pois seu peso, a união da cadeira com a mesa e o tamanho reduzido da sala dificultavam bastante a mobilidade no lugar. A lousa é um quadro verde quadriculado e para escrever nele utiliza-se o giz. Havia tela para projeção, mas era necessário que o professor responsável levasse o projetor multimídia para a aula devolvendo-o quando de seu término. A Figura 3.1, a seguir, traz uma representação dessa sala de aula.

Figura 3.1: Croqui da sala de aula do Instituto com a disposição dos artefatos nas duas únicas aulas88.

Já a sala de aula do BA, onde foi realizada grande parte do curso, é significativamente mais espaçosa que a anterior. Havia mais carteiras, dessa vez, compostas de madeira e metal e com separação entre mesas e cadeiras. Essa sala era muito maior que o número de estudantes do LEP (cerca de 55 carteiras e apenas 12 estudantes), como todos sentavam-se mais próximos à lousa, grande parte da sala não era utilizada pelos participantes. Ela também apresentava uma melhor luminosidade e arejamento quando comparada à outra. Possuía tela para projeção, relógio na parede, ventiladores e o projetor multimídia (data show) já estava acoplado a um suporte no teto. A disposição dos objetos nessa sala de aula, em algumas apresentações, pode ser representada como na Figura 3.2 a seguir, a qual denominamos de disposição A:

88Croqui da sala de aula do Bloco de Aulas (BA), representando os artefatos utilizados que compuseram o inventário de objetos dessa sala de aula (HEATH, 1982)

Figura 3.2: Croqui da sala de aula do Bloco de Aulas (BA) em algumas apresentações. Disposição A.

Em outras apresentações, quer seja da professora-formadora ou dos licenciandos, havia um pequeno rearranjo das carteiras de modo a formar um breve semicírculo próximo à lousa. Geralmente era Maria quem iniciava a disposição das carteiras dessa forma, dizia ela que era um formato que tinha observado em aulas na faculdade de educação e acreditava que ajudaria a promover o debate em sala de aula. Esta disposição B, está identificada na Figura 3.3 a seguir.

Figura 3.3: Croqui da sala de aula do Bloco de Aulas (BA) durante o desenvolvimento de apresentações da professora-formadora e dos licenciandos – Disposição B.

Assim, observamos que havia três tipos de conformações da sala de aula durante as apresentações: uma na qual as carteiras permaneciam na disposição A, do início ao fim da apresentação; outra em que Maria já dispunha as carteiras na disposição B antes mesmo do início da aula; e uma terceira, em que havia uma mudança na disposição da A para B, no momento em que os licenciandos terminavam suas apresentações e iria iniciar uma discussão coletiva dessa apresentação.

Na décima quarta aula, que contou com a presença do convidado Célio, houve um reordenamento das carteiras de modo a formarem um círculo, como disposto na

Figura 3.4 a seguir.

Figura 3.4: Croqui da sala de aula do Bloco de Aulas (BA) durante o desenvolvimento do grupo de discussão com presença de convidados.

Documentos relacionados