• Nenhum resultado encontrado

Observações iniciais e questões gerais da literatura

CAPÍTULO I REVISÃO DE LITERATURA

1.1 Investigando a produção acadêmica dos estudos sobre as relações teoria prática

1.1.1 Observações iniciais e questões gerais da literatura

O Quadro 1.1 sumariza as produções identificadas a partir da busca em bases de dados por estudos sobre as relações teoria-prática na formação de professores. Um aspecto que nos chamou a atenção foi o caráter internacional dos estudos sobre o

tema. Encontramos investigações sobre as relações teoria-prática na formação de

professores, em vários países: Austrália (WAGHORN e STEVENS, 1996), Estados Unidos (HARSTEet al, 2004; PERCY, 2012), Taiwan (HONGet al, 2010), Inglaterra (HOLLAND, EVANS e HAWKSLEY, 2011), Portugal e Espanha (MOREIRA; 2012) e no Brasil (SILVA, 2009 e DUTRA, 2010). As produções internacionais tratam de artigos, enquanto as publicações brasileiras selecionadas são dissertações de mestrado defendidas em programas de pós-graduação em educação10.

10

Importante destacar também que encontramos referências a algumas teses e dissertações nos diferentes sistemas de busca, contudo os arquivos completos dessas produções não estavam disponibilizados.

Marcação / Tipo de trabalho

Citação Como os autores se referenciam à teoria.

Como os autores se referenciam à prática.

Contexto de investigação Desenho da pesquisa Referencial teórico-analítico

01 / Artigo Waghorn, Stevens (1996) -­‐ Conhecimento profissional (Professional knowledge) -­‐ Crenças pessoais (Personal beliefs)* - Prática de Ensino em sala de aula (Classroom teaching practice) - Trabalho Prática na Escola (Pratical work

in school)

Dez licenciandos de um curso de formação de professores para o nível fundamental (elementary) na Austrália. Entrevistas com os licenciandos. -­‐ Métodos etnográficos -­‐ Grounded Theory -­‐ Formação de professores (Shulman, Zeichner) 02 / Artigo Harste et al (2004)

-­‐ Teorias da educação. (Em especial, letramento, aprendizagem, currículo e escolarização) - Experiências de atividades de ensino na escola e de reflexão sobre essas atividades no programa de formação de professores.

- Professores que participaram de um projeto entre escola e universidade, associado a um programa de formação de professores para os níveis elementares, que contava com o desenvolvimento de parte das atividades dos professores em formação em um escola pública no estado de Indiana, Estados Unidos.

- Acompanharam o desenvolvimento das atividades de 4 professoras em formação ao longo do curso, na escola e no centro de formação de professores. Fizeram observação das práticas de ensino desses professores- estudantes, atividades e entrevistas.

- Education as inquiry (Short, 1993; Short, Harste, & Burke, 1996) - Intercontextuality theory (Beach, 1996)

- Multiplos Letramentos (Street, 1995)

03 / Artigo Hong et al (2010) -­‐ Conhecimento acadêmico

- Ensino Professores-estudantes da disciplina de “Integrating theory and practice in teaching”, na University Center of Teacher Education em Taiwan.

Acompanharam as atividades de 24 licenciandos em um fórum virtual, em um projeto de “Construção de Conhecimento”, no qual um dos propósitos foi o de desenvolver conhecimentos sobre as relações teoria-prática no ensino. Além disso aplicaram questionários e entrevistaram os alunos. Realizaram pré e pós teste, para verificar o impacto do projeto.

- Teoria da construção do conhecimento (Bereiter and Scardamalia 1993; Scardamalia 2003) - Visões epistêmicas (Popper) -Taxonomia dos objetivos educacionais - Prática de construção do conhecimento coletiva. 04 / Artigo Holland, Evans, Hawksley (2011)

- Teoria educacional derivada de pesquisa acadêmica.

- Prática de ensino em sala de aula escolar.

Cinquenta professores inseridos em um programa de formação inicial de professores, em três estágios, o qual tem uma parte desse curso desenvolvida em escolas com “circunstâncias desafiadoras” na Inglaterra. Programa similar ao norteamericano, TFA.

Survey, com questionários de perguntas abertas e fechadas.

-­‐ Saberes docentes (Shulman) -­‐ Literatura Teoria-prática

(Waghorn, Stevens,1996; Korthagen and Kessels (1999)

Estados Unidos. formação de professores para ensino de Inglês como segunda língua. Realizou entrevistas com os dois alunos e instrutores do curso, analisou artefatos, e anotações em caderno de campo em observações das disciplinas que acompanhou.

Varghese, 2001; Varghese, Morgan, Johnston, and Johnson, 2005)

- Cognição docente - Perspectiva sócio-cultural 06 / Dissertação Moreira (2012) -­‐ Formação acadêmica teórica (saber)*

[Considera que a formação dos professores, e do enfermeiro, compreendem conhecimentos como cuidado, atenção, emoções...]

- Formação acadêmica prática (saber-fazer)

Cursos de Enfermagem e de formação de professores. Professores e Enfermeiros em formação de duas instituições de ensino superior europeias – uma em Portugal e outra na Espanha.

Análise de documentos dos cursos e grupos de discussão (grupo focal) com 29 alunos dos cursos de Enfermagem e de Formação de Professores das duas instituições selecionadas.

- Ensino superior Bernheim e Chauí (2008) e Zabalza (2004).

- Relação teoria e pratica (Caudau & Lelis, 1991, Vazquez, 1977)

-Formação de professores (Zeichner, 1993) 07 / Dissertação Silva (2009) -­‐ Atividade teórica Vázquez (2007) [Adotada pela autora] -­‐ Teorias linguísticas, lietárias e pedagógicas [Identificada pelo estudo]

- Atividade material Vázquez (2007) [Adotada pela autora] - Práticas de ensino na escola. [Identificada pelo estudo]

Curso de Licenciatura em Letras da Universidade do Estado do Pará – Campus da Vigia

Questionários e entrevistas com treze sujeitos, divididos entre alunos e professores do curso investigado.

- Pesquisa qualitativa.

-Formação de professores (Sacristán e Pérez Gomes, 2000 e Schon, 1983) - Professor Reflexivo

- Práxis

- Relações teoria-prática nos cursos de formação de professores (Vázquez, 2007; Candau 1994; Pimenta, 2004; Perrenoud, 2002) 08 / Dissertação Dutra (2010) -­‐ Conhecimentos trabalhados ao longo da formação -­‐ Conhecimentos acadêmicos. - Atividades práticas relacionadas a atuação do futuro profissional - Situações vivenciadas no ambiente escolar.

- Cursos de licenciatura da UFSM. - Análise de documentos oficiais e institucionais sobre os cursos de licenciatura. Entrevistas com os professores de dezenove cursos de licenciatura da UFSM.

- Práxis (Vàzquez, 1986)

-Histórico da Formação de professores

- Saberes docentes Gauthier et al. (1998); Tardif (2002) e Pimenta (2005), Shulman (1986, 1987); - Profissionalização docente.

- Relações entre teoria e prática Göergen (1978); Lefebvre (1979); Vázquez (1986); Saviani (1994); Pimenta (1995); Deleuze (1996); Bertoldo (2000); Cunha (2007) - Relação teoria e prática na formação de professores

- Professor Reflexivo (Schön) (Continuação)

Os cursos investigados nessas produções podem ser classificados quanto à especificidade da formação inicial de professores, para atuação nos seguintes contextos e disciplinas escolares11: séries iniciais e nível fundamental de educação (WAGHORN, STEVENS, 1996), séries finais de escolarização (secundários) (HARSTE et al, 2004; HONG et al, 2010); Inglês como segunda língua (PERCY, 2012) e Letras (SILVA, 2009). O estudo de Dutra (2010) envolveu dezenove cursos

de formação de professores e o de Moreira (2012) considerou cursos de licenciatura em Educação Básica e em Educação Infantil e de Licenciatura em Enfermagem.

As principais abordagens teórico-metodológicas adotadas para analisar as relações teoria-prática foram identificadas pelas seguintes: estudos de caso, pesquisa

qualitativa 12 e survey. Os instrumentos utilizados para coleta de dados utilizados

pelos autores foram diversos, a saber: entrevistas, questionários, análise de

documentos, observação das atividades de ensino dos estudantes-professores nas escolas; depoimento dos estudantes-professores em atividades em plataforma on-line na disciplina; observação de participação de estudantes-professores em grupo de discussão focalizada; análise de artefatos e anotações em caderno de campo.

Percebe-se, portanto, certa variedade nos modos pelos quais as RTP foram investigadas pelos pesquisadores.

Os referenciais teóricos que orientaram essas investigações apoiam-se em conceitos, concepções e teorias do campo da formação de professores. Nessa direção, observamos fundamentações que recorrem à questões sobre identidade, cognição, profissionalização e saberes dos professores, entre outros. Zeichner e Schön são dois autores muito citados nesses estudos. Em especial, dá-se atenção as suas considerações sobre a formação do professor como alguém que reflete sobre sua prática profissional em vários momentos e situações, àquilo que ficou conhecido como o professor reflexivo. Observamos que orientações do campo da formação de professores, em alguns casos, são também associadas a referenciais teóricos sobre: ensino superior; educação como investigação, entre outras, além da própria literatura

11 As diferenças entre os sistemas educacionais dos distintos países dificulta nossa categorização. Todavia, estabelecendo possíveis equivalências entre os sistemas de ensino buscamos, neste momento, apenas conceder uma visualização das contextos disciplinares e de atuação dos professores, que foram investigados pela literatura do campo.

12

sobre as relações teoria-prática. Nesta última, destacam-se as várias referências aos estudos de Candau e Lelis, bem como Vàzquez e Pimenta, mais especificamente, no que diz respeito aos modos de se observar as relações teoria-prática.

Um aspecto que consideramos curioso, observado nessa busca por produções sobre as relações teoria-prática, é que grande parte dos trabalhos encontrados (todos de língua portuguesa e a maioria dos de língua inglesa) não costuma trazer uma revisão da literatura sobre os estudos sobre as RTP. São, portanto, raras referências a outras investigações empíricas sobre as RTP. Isto, por um lado, nos trouxe certa dificuldade para encontrar estudos especificamente voltados para o estudodas RTP13.

Apesar de algumas diferenças nas maneiras de se referirem às dimensões teoria e

prática, a primeira tende a ser considerada por essa literatura como conhecimentos acadêmico-profissionais, geralmente teórico-conceituais, os quais são aprendidos nos

programas de formação de professores. Todavia, em algumas investigações (p.ex.: WAGHORN e STEVENS, 1996 MOREIRA, 2012 e PERCY, 2012), identificamos que os autores reconhecem e refletem sobre a influência de outros princípios que estiveram orientando as práticas de seus participantes14, ou seja, uma visão mais ampla de teoria, por sua vez, a prática é assumida, unanimemente, como atividades

de ensino dos professores em formação em escolas.

Documentos relacionados