• Nenhum resultado encontrado

A escola ET é uma escola urbana de ensino profissional. É a escola mais escolhida, como primeira opção entre as quatro em estudo, na hora dos escolherem os cursos de formação, após a conclusão do ensino secundário. Os responsáveis da escola destacam que nos seus cursos acolhem alunos que nunca tiveram retenções, quando a maioria das escolas profissionais aceitam alunos com reprovações no ensino regular.

Categ.1 – Alunos frequentadores dos cursos (caraterização) (Quadro 9). Os professores mencionam que há uma desestruturação nas famílias dos alunos, na maioria dos casos essa estrutura não existe ou se existe é frágil (EET3). Os entrevistados destacam a incapacidade dos pais em educarem os filhos, devido á idade elevada dos mesmos, muitos perfazem 18 anos ou mais, anseiam sair de casa, entrar no mercado de trabalho. De facto, as famílias são de estrato social baixo e muitos vivem com muitas dificuldades ou limiar da sobrevivência (EET1). Os alunos revelam fragilidades afetivo-emocionais, dificuldades de aprendizagem e/ou motivação e, principalmente de orientação (EET2). O professor é responsabilizado pelo insucesso do aluno, têm que acompanhar, apoiar e aconselhar os alunos nos seus problemas a todos os níveis e, sobretudo nas questões de aprendizagem, onde o professor deve usar os mais variados métodos de ensino, de forma os alunos aprenderem adequadamente (EET1), ou seja o professor assume um papel muito ativo ao nível da da aprendizagem e motivação constante dos alunos.

Quadro 9-Evidências categoria 1 em (ET)

Código Categorias Evidências/Descritores Observações

1 CaracterísticaAluno s

EET1-“ Hoje em dia temos alunos que chegam aqui em primeira mão, em idade normal de 10 e 11 anos de escolaridade, no início quando abrimos, tínhamos casos de alunos com muitas retenções…”

EET2-“ Vem de algumas repetências e maioritariamente do ensino regular…”

EET1-“ sem estrutura familiar de supor…”

EET2-“São famílias no seu geral com fracos recursos económicos.” EET3-“ São famílias pobres na maioria.” (…) Temos pais muitos novos com famílias muito destruturadas, outros vivem com os avós, a família tradicional já não existeET2-“… principal é acabar o curso.” EET2-“… principal é acabar o curso.”

Registos de Notas de Campo

Categ.2 – Cursos profissionais e vocacionais (caraterização) (Quadro 10). As turmas são

pequenas e homogéneas e a escolha do curso é selecionada, através das necessidades da região, ao nível empresarial, e a direção da escola procura não sobrepor os cursos a ofertas já existentes na cidade EET1. Os cursos são muito ligados às empresas e as suas necessidades, com uma componente muito prática. As turmas são tendencialmente pequenas e os conteúdos são os que a legislação obriga (publicados na plataforma). A escola responsabiliza o professor pelo acompanhamento individualizado ao aluno e chama a atenção para a rápida resolução de problemas sejam escolares ou pessoais. A escola mantem uma relação de proximidade com o aluno e as suas famílias, em caso de o aluno se sentir desintegrado a escola acompanha o aluno (até na ida ao médico) apoia na procura de emprego no caso de alunos que necessitam de trabalhar estudar e promove condições de estudo a estes alunos.

Quadro 10-Evidências categoria 2 em (ET)

Categ. 3 – Problemas (aprendizagem, integração, psicopedagógicos, sociais,

emocionais, etc.) (Quadro 10). A escola responde às necessidades e dificuldades de aprendizagens com um apoio constante e individual ao aluno, as aulas são dadas muitas vezes fora da sala de aula nos espaços (não formais) envolventes à escola ou em visitas de estudo, etc., ou seja tendo em vista os interesses do jovem, a sua progressão de estudos, o bem-estar nas relações. Para EET1 existem alunos -“ Alguns são mais fracos mas também chegam lá, outros são mais imaturos que outra coisa”. Os problemas sociais dos jovens são colmatados com uma intervenção junto da família (se esta se encontrar recetiva) e na procura de respostas para a inserção na comunidade; apoio financeiro por parte dos organismos estatais junto da segurança social, ou seja, na procura do centro de saúde para resolução de problemas médico- sanitários (EET2). Foi referido que não existe indisciplina escolar, nem faltas de respeito, pois respeita-se a individualidade dos alunos e o respeito mútuo (relações d convivência).

A diretora técnica mantém uma presença constante e colaborativa com os alunos e professores. Para EET3 “A escola tem psicóloga e a diretora (….) também fala muito com eles.” Os principais problemas dos alunos são as suas frustrações, falta de expetativas, com situações de viva complicadas - Problemas com eles próprios e que na sua maioria já chegam arrastados de casa e cada vez ficam maiores” (EET2).

Quadro 11-Evidências categoria 3 em (ET)

Código Cat. Evidências Observações

3

Problemas de aprendizagem

ou sociais

EET1-“….e se alguns não querem quando chegam aqui passam a querer porque são motivados para o sucesso, e aqui encontram a alavanca que faltava para andarem para a frente.”

EET1-“ Alguns são mais fracos mas também chegam lá, outros são mais imaturos que outra coisa.”

EET1”…os mais novos não são indisciplinados respondem às vezes um bocadinho torto, mas mal-educados ou indisciplinado isso não existe numa escola.”

EET2-“Aqui não permitimos isso somos amigos deles e eles sabem isso e respeitam-nos”.

EET2-“ É boa acho eu sempre que precisam estamos cá para ajudar…“ EET3-“A escola tem psicóloga e a diretora (….) também fala muito com eles.”

EET2-“ Problemas com eles próprios e que na sua maioria já chegam arrastados de casa e cada vez ficam maiores”

Notas de Campo

Categ.4 – Respostas da escola (intervenção social e escolar) (Quadro 12). O principal

objetivo da escola é ajudar os alunos a promoverem o seu sucesso, a terem melhores resultados e a realizarem eficazmente os trabalhos escolares. Os professores, nomeadamente os responsáveis do curso, passam muito tempo a conversar e a dar orientações aos alunos e nos casos mais difíceis que não estejam a ter sucesso recorrem á diretora técnica que dentro da sua

Código Categorias Evidências/Descritores Observações

2

Cursos profissionais e

vocacionais

EET1-“ O professor deve chegar a todos os alunos e têm que chegar a todos se isso não acontece algo está mal…. Estamos aqui todo o dia e falamos todos os dias de tudo de todas as situações e arranjamos sempre formas de chegar onde queremos, os alunos são a nossa prioridade.”

EET1-“Começam sempre 15/18 alunos. Turmas grandes não funcionam.”

EET3-“normal retiramos da plataforma sempre que podemos ajustamos às necessidades do aluno.”

Apoio ao aluno em todos os aspetos. Notas de Campo

vasta experiência consegue levar o aluno para o lado certo, ou seja para o aproveitamento (EET2).

Quadro 12-Quadro categoria 4 (ET)

Código Categoria Subcategorias Observações

4

Respostas Escola

EET1-“ … os professores estão sempre atentos e prevenimos muitos problemas.”

EET2-“ aqui tentamos de tudo e conseguimos.”

EET1-“…não julgamos, e estamos aqui para ajudar o aluno a ter sucesso é para isso que existimos. A proximidade é fundamental é eu estou aqui todo o dia para eles, e mesmo nas aulas eles não precisam esconder nada dos professores se alguma coisa falha estamos aqui por eles e para eles, estamos aqui para ajudar no que falhou e não em penalizar por que falhou, não queremos fomentar o insucesso escolar e obrigar os alunos a repetir de ano queremos ajuda-los o mais rapidamente possível para que conheçam o sucesso. Explicámos aos alunos que assumam os erros se não estudaram se não sabem peçam ajudam quanto mais adiamos o êxito pior.” EET1-“ Os métodos de ensino é o mais prático possível, pegar nos conteúdos e levá-los para fora da sala de aula, seja visitas de estudo, encontros, seja a rua seja o que for, tudo é transformado em prática a teoria também existe mas a prática é que motiva os alunos.”

EET1-“ O professor deve chegar a todos os alunos e têm que chegar a todos se isso não acontece algo está mal…. Estamos aqui todo o dia e falamos todos os dias de tudo de todas as situações e arranjamos sempre formas de chegar onde queremos, os alunos são a nossa prioridade.”

NOTAS DE CAMPO

Esta escola, segundo o professor EET1 foi pensada para os alunos que temos, portanto: “…não julgamos, e estamos aqui para ajudar o aluno a ter sucesso é para isso que existimos. A proximidade é fundamental é eu estou aqui todo o dia para eles, e mesmo nas aulas eles não precisam esconder nada dos professores se alguma coisa falha estamos aqui por eles e para eles, estamos aqui para ajudar no que falhou e não em penalizar por que falhou, não queremos fomentar o insucesso escolar e obrigar os alunos a repetir de ano queremos ajuda-los o mais rapidamente possível para que conheçam o sucesso. Explicámos aos alunos que assumam os erros se não estudaram se não sabem peçam ajudam quanto mais adiamos o êxito pior.”