• Nenhum resultado encontrado

PROJETO DE EXTENSÃO “O PODER DA LEITURA” DESENVOLVIDO PELO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EM SERVIÇO SOCIAL (PET-SSO) DA UFSC

I SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL A PESQUISA DESDE AS VÍTIMAS: INTERLOCUÇÕES COM O SERVIÇO SOCIAL

PROJETO DE EXTENSÃO “O PODER DA LEITURA” DESENVOLVIDO PELO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EM SERVIÇO SOCIAL (PET-SSO) DA UFSC

Nicole Freitas 48

Mariana Pfeifer49

Palavras-Chave: Biblioteca, leitura, Programa de Educação Tutorial (PET). 1. INTRODUÇÃO

Este trabalho é resultado do projeto de extens~o intitulado “O poder da leitura”, elaborado e desenvolvido no âmbito do Programa de Educação Tutorial em Serviço Social (PET-SSO) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa composto por grupos de aprendizagem orientados por um professor tutor, no qual se realizam atividades de ensino, pesquisa e extensão que complementam a formação dos petianos e atendem à demandas da área de formação a que se vincula.

O projeto foi desenvolvido no intuito de responder à baixa utilização do acervo de livros existente no PET-SSO, a qual está relacionada à utilização dos livros tanto pelas/os petianas/os quanto pelas/os estudantes do curso e pela comunidade. Dois dos principais motivos observados foram a falta de um sistema de organização da estante onde os livros ficam e a precária publicização das obras que lá existem, ou seja, não se sabe, na totalidade, quais obras o acervo contém de forma sistematizada.

Para transformar essa realidade e viabilizar a utilização do acervo de livros, este projeto de extensão pretende construir uma biblioteca: catalogando, organizando, criando um sistema de empréstimos e divulgando este espaço, de modo que, para além dos bolsistas do programa, os estudantes de graduação do curso e a comunidade também possam utilizar as obras que nela existem. A implementação deste projeto, de forma qualificada, possibilitará resultados duradouros, pois pretende socializar o conhecimento e ampliar o hábito da leitura.

48 Graduanda do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Petiana bolsista do Programa de

Educação Tutorial em Serviço Social (PET-SSO) da UFSC. Email: nicolefreitas8440@gmail.com

49 Graduada (2003) e Mestre (2006) em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora (2013)

em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora adjunta do Departamento de Serviço Social da UFSC. Tutora do Programa de Educação Tutorial em Serviço Social (PET-SSO) da UFSC e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social (GEPSS). Email: marianapfeifer@gmail.com

[ ANAIS ]

I SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Por que mais uma biblioteca se já existem tantas na universidade? Em conversa com estudantes, verificou-se que há demanda por obras escritas por pessoas negras, abordando essa temática, com discussões de gênero, transsexualidade e/ou escritas por estas pessoas, entre outros temas. Estes são assuntos que muitas/os alunas/os da graduação sentem falta de discutir em sala de aula. A partir disso, busca-se com este projeto viabilizar o acesso gratuito aos livros existentes, com a intenção de ampliar o conhecimento e auxiliar na construção do pensamento crítico sobre a realidade.

2. OS PASSOS DO PROJETO

A leitura é uma atividade indispensável ao Serviço Social, tanto na formação quanto no trabalho profissional. Em seus escritos, Mioto e Nogueira (2009, p.232) assinalam “o conhecimento como elemento fundamental na conformaç~o dos destinos da profiss~o”, especialmente no que se refere ao conhecimento da realidade como base para a intervenção profissional. A importância da leitura e do conhecimento para o Serviço Social também é colocado pelo Código de Ética de 1993 (CFESS, 1993), quando indica como necessário o constante aprimoramento intelectual e teórico do assistente social.

Do ponto de vista da formação profissional, o Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduaç~o em Serviço Social da UFSC indica que um dos objetivos da formaç~o é “fomentar uma postura investigativa para o exercício profissional” (DSS, 2013, p. 6), o que passa necessariamente pela leitura. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 1996, p.14), expõe em seu artigo 43 sobre a finalidade do ensino superior, ao que indica “I – Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo; […] III – Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criaç~o e difus~o da cultura [...]”.

Neste sentido, o projeto de extens~o “O poder da leitura” tem como objetivo geral criar, organizar, ampliar e publicizar a biblioteca interna do PET-SSO, alargando a utilização de seu acervo à todas/os as/os estudantes do curso de graduação em serviço social da UFSC e não apenas aos bolsistas do programa. Por objetivos específicos, busca-se socializar o conhecimento e o espaço institucional do PET, estimular a leitura, promover a leitura de autoras/es que tratem de temas não abordados no curso, disponibilizar obras de autoras/es negras/os, transsexuais, de mulheres e entre outros, e fomentar o tripé ensino, pesquisa e extensão.

[ ANAIS ]

I SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Esse projeto consistiu em sete etapas de desenvolvimento, sendo a primeira chamada “chuva de ideias”, onde a petiana respons|vel pelo projeto teve uma conversa com as/os integrantes do grupo e com a tutora para coletar ideias e sugestões, incrementando o projeto com demandas e pensamentos coletivos. Neste momento, ouviu-se ideias para a biblioteca, a importância de socializar a mesma e quais diferenças ela poderia apresentar para ser atrativa e ter uma adesão das/os estudantes. Para isso foram realizados dois encontros, um com as petianas bolsistas e outro com a professora tutora do programa.

A segunda etapa consistiu na escrita da proposta do projeto e apresentação aos membros do PET-SSO, a partir dos dados coletados na consulta aos colegas e à professora tutora, no estudo do Código de Ética da profissão, do manual do PET, da LDB e do Projeto Político Pedagógico do curso.

A terceira etapa, que atualmente encontra-se em desenvolvimento, consiste no levantamento bibliográfico de autoras/es negras/os, transsexuais, mulheres, que tratem sobre deficiências e demais assuntos pouco discutidos no curso, assim como assuntos que aparecem como demandas para as atividades do PET. Além deste levantamento, esta etapa prevê um pedido de doação de obras com essas temáticas à editoras, como forma de ampliar o acervo da biblioteca.

A quarta etapa, também atualmente em desenvolvimento, consiste na catalogação das obras existente no acervo. Esse momento conta com a colaboração de um bibliotecário que tem dado orientação para a estruturação da estante e catalogação das obras.

Na quinta etapa pretende-se criar um espaço virtual onde os títulos e autores das obras serão disponibilizados on line e possibilitarão um sistema de empréstimos, reserva de livros, controle de devolução e divulgação das novas obras. Para orientar a criação desta ferramenta, dialogou-se com um graduando de Tecnologia da Informação da UFSC que possui experiência na criação de sistemas.

A sétima etapa será para construir alternativas de adesão das/os estudantes à biblioteca do PET-SSO. Nesta etapa, todos os bolsistas do programa participarão, socializando ideias e pensando em um nome para a biblioteca que apresente-se de forma convidativa, e também propondo estratégias de utilização do acervo, como a elaboração de resenhas e grupos de estudos a partir das obras existentes. Por último, está prevista a divulgação da biblioteca e a realização de ações para sua efetiva utilização.

[ ANAIS ]

I SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pretende-se, com a criação de uma biblioteca no PET-SSO, a partir do acervo existente e de sua ampliação, que os estudantes de graduação passem a socializar e se aproximar de forma mais direta e contínua com as/os integrantes do PET, e fomentar a criação de outros projetos de extensão, ensino ou pesquisa.

Os resultados esperados para esse projeto são: a adesão dos estudantes à utilização da biblioteca; o fomento de discussões sobre diferentes temas; a contribuição à construção dos trabalhos acadêmicos, artigos e pesquisas; a organização de grupos de estudos para debates; o desenvolvimento de atividades referentes aos temas levantados, a partir das obras da biblioteca; e o estímulo às leituras de colegas e professores.

4. REFERÊNCIAS

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases. Lei n. 9.394, de 20 de dez. de 1996. Estabelece as diretrizes e base da educação nacional. Brasília, dez. 1996.

CFESS. Conselho Federal de Serviço Social. Resolução CFESS n. 273/93, de 13 de mar. de 1993. Código de ética profissional dos assistentes sociais. Brasília: CFESS, 1993. DSS/UFSC. Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Serviço Social. Florianópolis: 2013. MIOTO, Regina Célia Tamaso; NOGUEIRA, Vera Maria Ribeiro. Serviço Social e Saúde: desafios intelectuais e operatios. Ser Social, Brasília, v. 11, n. 25, p.221-243, jul. 2009.

[ ANAIS ]

I SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

PARTE 4

Outline

Documentos relacionados