• Nenhum resultado encontrado

IMPLEMENTAÇÃO DA DIRETORIA DE PESSOAL NA REGIONAL DE ENSINO DE UBÁ/MG

3. Proposta de intervenção

Durante as pesquisas teórica e de campo, foi possível identificar gargalos e carências, os quais serão submetidos a

uma proposta que sinalize para a Diretoria de Pessoal da SRE/Ubá prováveis alternativas ajustáveis a sua realidade, visando à melhoria da qualidade do serviço público ubaense.

Pensando especificamente na DIPE da SRE/Ubá, pode-se dizer que desde a sua implementação, essa vem procu-rando se alinhar às políticas públicas da área de pessoal que a administração mineira tem implementado ao longo da criação dessa nova estrutura. Preocupado com os novos desafios a serem alcançados, o autor deste artigo faz uma proposta inicial de intervenção, em âmbito regional, para a Diretoria de Pessoal, ao propor um programa de desenvol-vimento organizacional intitulado “Rumos para o futuro através da G@HIPE (Gestão Humana Integrada de Pessoal)”. O objetivo geral do programa é garantir a qualidade na prestação de serviço ao público, em geral, que procura a SRE/ Ubá. Já os objetivos específicos são: (i) demonstrar que a implantação deste programa está alinhado às demandas advindas da Gestão Governamental de Pessoas e condizente com a realidade atual da DIPE, de forma que as ações institucionais possam ser melhor administradas; (ii) justificar a inexistência de investimentos e explicar por que o pro-grama pode ser uma espécie de “piloto”, o qual poderá ser implantado, futuramente, nas demais 47 SREs.

Serão oferecidos capacitações e treinamentos, via web, utilizando-se da plataforma Moodle, no sítio eletrônico46 do ór-gão. Cabe ressaltar que o programa não demandará mudanças na instituição, tendo em vista que utilizará as TICs (Tec-nologias da Informação e Comunicação), sem que haja a necessidade de ampliação da estrutura física da SRE/UBÁ. O programa em tela é contínuo, uma vez que atuará na área de pessoal, a qual possui necessidades permanentes de aprimoramento. Nesse ambiente virtual, com a ajuda dos técnicos do NTE (Núcleo Tecnológico), poderá ser criada uma área restrita, vinculada à DIPE, na qual serão disponibilizados os conteúdos pertinentes aos cursos a serem mi-nistrados pelos diversos profissionais da área de pessoal, bem como fóruns específicos para cada conteúdo, os quais venham a possibilitar a troca de experiências e impressões entre os cursistas.

O projeto prevê a participação inicial de 254 colaboradores, a saber: funcionários da DIPE (35), dois servidores liga-dos à área de pessoal de cada escola estadual (146) e o gestor escolar (73). As capacitações/ os treinamentos são contínuos, ou seja, sempre que a DIPE e as unidades escolares julgarem necessário. A duração, em média, de cada curso é de 40 horas, com tutoria, na modalidade à distância.

As capacitações são organizadas em 5 módulos, subdivididos em unidades. Cada módulo é composto por conteúdos básicos da área de pessoal, legislação, atividades que serão postadas gradativamente, além de fóruns específicos,

chats, enquetes e avaliações pertinentes a cada conteúdo disponibilizado. Em cada setor da DIPE, haverá um tutor,

visando à coordenação e ao esclarecimento de dúvidas pertinentes aos assuntos do departamento.

A avaliação do programa poderá ser feita por intermédio de enquetes, na própria plataforma. No tocante às limitações, é possível dizer que a G@HIPE poderá não ser aprovada pelo responsável da DIPE, pelo menos nos moldes apresenta-dos. Na área das fragilidades, pode-se pensar que a regional faz parte de uma estrutura maior, que é a SEE, a qual po-derá intervir em algumas ações, devido à proposta não se tratar de um padrão estabelecido para toda a rede de SREs.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A iniciativa da criação de uma nova diretoria, em específico a DIPE, almeja tornar o servidor público inovador, proativo, preparado para lidar com as várias demandas, habilitado a pensar estrategicamente e a trabalhar sempre em busca de resultados.

Esta pesquisa identificou que o processo de implementação da nova Diretoria de Pessoal na SRE/Ubá promoveu trabalhos mais alinhados às demandas do público que procura o órgão. Identificou, também, que tal mudança pro-porcionou cooperação estratégica governamental, a partir de uma melhor organização das funções, ao orientar os setores em busca de soluções eficazes para o alcance das metas pactuadas no acordo de resultados, firmadas entre o governo e a instituição.

Logo, a proposição de se criar um programa de desenvolvimento organizacional intitulado “Rumos para o futuro atra-vés da G@HIPE (Gestão Humana Integrada de Pessoal)”, para oferecer maior apoio e melhor qualificação aos servi-dores que atuam nessa área, contribuirá ainda mais para garantir a qualidade dos serviços que vêm sendo prestados pela DIPE.

Concluímos, portanto, que com a criação da DIPE e, agora, com a implementação da G@HIPE, ambas servirão de ân-cora entre os órgãos superiores e as unidades escolares, dinamizando e reduzindo os gargalos existentes no sistema educacional e promovendo o bem-estar da sociedade ubaense.

REFERÊNCIAS

BERGUE, S. T. Gestão de pessoas em organizações públicas. 3 ed. Caxias do Sul, RS: Educs, 2010.

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

MINAS GERAIS. Decreto nº 45.536, de 27 de janeiro de 2011. Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Minas Gerais MG, 28 jan. 2011. Diário do Executivo e Legislativo, p.1.

__________. Decreto nº 45.849, de 27 de dezembro de 2011. Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Minas Gerais MG, 28 dez. 2011. Diário do Executivo e Legislativo, p. 6.

__________. Decreto nº 45.914, de 16 de fevereiro de 2012. Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Minas Gerais MG, 17 fev. 2012. Diário do Executivo e Legislativo, p. 2.

__________. Lei nº 7.292, de 4 de julho de 1978. Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Minas Gerais MG, 5 jul. 1978. Diário do Executivo e Legislativo, p. 11, col. 2.

_________. Nota Técnica nº 2011. Subsecretaria de Gestão de Recursos Humanos. Belo Horizonte, junho de 2011. _________. Ofício Circular DPOC/SPS nº 472/2011. Subsecretaria de Gestão de Recursos Humanos. Belo Horizonte, 17 de junho de 2011.

SILVA, M. Gente não é salame! São Paulo: Editora Clio. 2009.

TACHIZAWA, T.; FERREIRA, V. C. P. & FORTUNA, A. A. M. Gestão com pessoas: uma abordagem aplicada às estra-tégias de negócios. 5 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.

Lucelia Cristina Brant Mariz Sá*

* Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo PPGP/CAEd/UFJF.

A GESTÃO ESTRATÉGICA FRENTE AO ABSENTEÍSMO

Outline

Documentos relacionados