• Nenhum resultado encontrado

durante o mês de março (…)”

8. P RODUTOS RESULTANTES DAS AÇÕES

8.2 Proventos incorpóreos

Nesta subcategoria encontramos quatro indicadores: “Conhecimentos acrescidos sobre os temas”; “Satisfação com realização da atividade/projeto”; “Ganhos sociais” e “Apreciações positivas dos participantes”.

8.2.1 Conhecimentos acrescidos sobre os temas

Outro tipo de ganhos são os conhecimentos acrescidos sobre os temas, “(…) de qualquer forma acho que depois há coisas que não são contabilizadas (…)”, (P2).

Alunos e professores mencionam ganhos desta natureza, “(…) pois com estas atividades tive a oportunidade de aplicar os meus conhecimentos, adquiridos ao longo do ano, na disciplina de C.F.Q.(…)”, (AM4), “(…) como eu dizia há pouco, há sempre coisas que eu fico a conhecer, que não conheceria se não participasse, no projeto (…)”, (P2), por exemplo, o que foi mencionado pelos monitores do “Reflexos: Ótica e Literatura”, exposto na figura 6.

Fig.6 - “Reflexos: Ótica e Literatura”: Resposta de 7 alunos monitores à 4ª questão do QST3

“(…) É muito importante para todas as crianças e adolescentes dormirem, no mínimo, oito horas, pois os seus cérebros ainda se estão a formar (…)”, (AP1). “(…) Devo dizer que os meninos adoraram todas as atividades e que aprenderam bastante com cada uma delas (…)”, (AM3), como por exemplo no “(…) Planetário: onde deram a conhecer mais sobre o nosso Sistema Solar (…)”, (AM4) “(…) ainda assim, à medida

APRESENTAÇÃO, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

que o tempo ia avançando, senti que ia evoluindo, a par com o facto de que tentei arranjar mais informação, e mais precisa, para poder melhorar as minhas apresentações (…)”, (AM1), “(…) aí fiz uma síntese dos conhecimentos adquiridos acerca da importância do sono nas nossas vidas (…)”, (AM2).

“(…) Os ganhos são muito, são muitos. São muitos e a vários níveis do ponto de vista do meu ganho académico (…)”, (P2), “(…) há camadas, de livros que são tratados a que eu não acederia se não estivesse no projeto (…)”, (P2). ”(…) A docente disse que as Caldas “foi uma surpresa” para muito jovens e adultos participantes que não conheciam os espaços e a história da localidade”, (…)”, (J1), “(…) e portanto essas atividades e a sua contextualização também perduram (…)”, (P2).

8.2.2 Satisfação com realização da atividade

A satisfação, evidenciada por parte dos alunos, professores e participantes, resultante da realização da atividade constitui, em nosso entender, outro importante fruto incorpóreo.

“(…) O público adorou a forma como os recebemos e as atividades que tínhamos para eles. (…)”, (AM4), “(…) gostaram sobretudo de visitar o Museu de José Malhoa e acharam interessante uma viagem de comboio com propósitos culturais (…)”, (J1), “(…) foi um dia muito rico, creio para quem participou e para nós quer estávamos, do outro lado como dinamizadoras e oradoras (…)”, (P2), “(…) de referir um grupo extremamente interessado e para o qual deu muito gosto apresentar, que foi o turno da noite de 3ª-feira (…)”, (AM1).

“(…) Foi com satisfação que a equipa coordenadora do projeto falou da boa recetividade do comércio tradicional (…)”, (J2).

“(…) É Inesquecível! Poética! Provocadora! Memorável! (…)”, (PP1), “(…) posso dizer que os meninos adoraram ver as constelações que formavam os Signos, a Terra e a Lua (…)”, (AM3), “(…) todos gostariam de repetir a experiência (…)”, (J1), “(…) afinal, aprender também pode ser divertido (…) “, (AM3). “(…) As duas peças foram muito divertidas! (…)”, (AM4).

“(…) É sempre grato viver a escola, através destes projetos, de forma mais criativa (…)”, (P3), “(…) mas é também um regozijo, um desafio, dessa outra componente que o professor não pode esquecer que é de quere saber mais, querer investigar, não parar, querer perceber, e pronto (…)”, (P1).

8.2.3 Ganhos sociais

Os testemunhos recolhidos apontam para que nestas aprendizagem se contemplem, também, as relações entre os outros e os próprios (Morin, 2000), auxiliares na incorporação de cada um neste cosmos complexo.

Presenciemos então alguns desses testemunhos. “(…) Por volta das 20:30, tivemos um piquenique, em que tivemos a oportunidade de dialogar com outras pessoas também envolvidas nesta ação. (…)”, (AM4), “(…) o que mais gostei foi da viagem de comboio e da possibilidade de confraternizar com pessoas que, como eu, leem, escrevem e vivem nesta região (…)”, (J1) e “(…) dar a entender às pessoas que viajar, viajar em conjunto é fácil, é bom, é económico, e elas podem fazê-lo com grande autonomia (…)”, (P1), “(…) para alguns alunos esta foi a primeira vez que andaram de comboio (…)”, (J1).

“(…) E o entrosamento entre eles foi ótimo e o entrosamento deles com as pessoas que estavam na Futurália foi ótimo e essa também me parece que tenha sido uma atividade bastante importante (…)”,(P2), ”(…) portanto muitas vezes as próprias famílias, as próprias comunidades nas ações públicas recebem dos seus educandos ou dos jovens que eles julgariam menos capazes algumas surpresas interessantes, e pronto (…)”, (P1).

“(…) Passaram aqui um ano a estudar a cultura de escola, justamente, e portanto já estava bastante enraizado, e este estudo é dos anos 90, há esta preocupação de que isto que os alunos aprendem tem uma valia social (…),(P1), “(…) posso dizer que ganhei amigos pela participação no projeto, é muito gratificante (…)”, (P2). “(…) Em suma, a participação no projeto Entrelinhas, em termos pessoais, foi muito importante, apesar de pontual, por várias razões: possibilitou uma maior integração pessoal na dinâmica da escola (…)”, (P4), e “(…) contribuir de forma mais evidente para a visibilidade da Escola (…)”, (P5).

Outro exemplo que corrobora estes três indicadores “Conhecimentos acrescidos sobre os temas”; “Satisfação com realização da atividade/projeto”; “Ganhos sociais”, pode ser dado observando as resposta dos alunos monitores à 7ª questão do Questionário 3, exposta na figura 7.

APRESENTAÇÃO, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

Fig. 7 - “Reflexos: Ótica e Literatura”: Resposta de 7 alunos monitores à 7ª questão do QST3

8.2.4 Apreciações positivas dos participantes

“(…) Esta palestra foi muito importante para mim (…)”, (AP1), “(…) creio que resultou muito bem pelo feedback que depois tivemos das pessoas e por aquilo que entretanto vimos publicado nos seus blogs e portanto, que já não nos dizia respeito, e ainda assim publicaram e nós verificamos (…)”, (P2), “(…) o público, em geral, mostrava-se recetivo, atento e em alguns casos bastante interessado até (…)”, (AM1).

“(…) Parece-me que as pessoas aderiram bem e gostaram das experiências propostas, e as experiências (…)”, (P2), englobam também “(…) uma conferência pensada ao pormenor (…)”, (PP1).

“(…) O projeto da Escola X foi um sucesso (…), (J2), e “(…) o convite foi feito na sequência de uma atividade, que a comunidade escolar e local e pelos vistos também as entidades nacionais, acharam de interesse, e que foi o comboio de leituras (…)”, (P1), “(…) para M. J. V., autora do livro “24 – Hora a Hora”, a iniciativa não poderia ter corrido melhor (…)”, (J1).

Quero realçar que o “(…) feedback com que a turma ficou dos presentes foi também de que tinham gostado, achavam o tema apelativo (…)”, (AM1) “(…) e, sobretudo, dar aos meus parabéns a todos os envolvidos no projeto (…)”, (AM2).

Fig.8 - “Hidrogénio que futuro na energia?”: Resposta de 433 participantes ao QST1