• Nenhum resultado encontrado

3 POESIA E HIPOCRISIA

3.2.1 Reflexões conceituais

Conceitualmente, hipocrisia, pode ser definida como uma ação de fingir ter virtudes, ideias, crenças e sentimentos que na verdade a pessoa não possua. “A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico).”31

O pior do sentido do ser hipócrita é o fato dessa palavra modernamente ser usada para designar pessoas que fingem ter um determinado tipo de comportamento, ou fingimento. Nas palavras do linguista e analista social, NOAM CHOMSKY32 a hipocrisia, é definida como a recusa de "[...] aplicar a nós mesmos os mesmos valores que se aplicam a outros"33. Ela é um dos males da nossa sociedade, que promove a injustiça como guerra34 e as desigualdades sociais, num quadro de autoengano, que inclui a noção de que a hipocrisia em si é um comportamento necessário ou benéfico ao ser humano e à sociedade.35

31 LEITÃO, Paulo Roberto Costa. Psicanálise e sociedade. Joinville: Clube de autores, 2013. p. 236. 32

Avram Noam Chomsky é um linguista, filósofo, cientista cognitivo, comentarista e ativista político norte- americano, reverenciado em âmbito acadêmico como "o pai da linguística moderna". Grande expoente da filosofia analítica. Cf. THE NOAM Chomsky website. Disponível em: <https://chomsky.info/>.

33 Cf. CHOMSKY, Noam. Distorted morality: America's war on terror? Disponível em:

<http://www.chomsky.info/talks/200202--02.htm>. Acesso em: 4 abr. 2014. CHOMSKY, Noam.

Amnesty international annual lecture: "War on terror". Disponível em: <http://www.chomsky.info/talks/20060118.pdf>. Acesso em: 4 abr. 2014.

34 Cf. CHOMSKY, Noam. A just war? Hardly. Disponível em:

<http://www.chomsky.info/articles/20060509.htm>. Acesso em: 4 abr. 2014. CHOMSKY, Noam. Terror

and just response. Disponível em: <http://www.chomsky.info/articles/20020702.htm>. Acesso em: 4 abr.

2014.

35 Cf. CHOMSKY, Noam. The anti-war activist and MIT linguist meets the Rutgers evolutionary

biologist in the Seed Salon to discuss deceit. Disponível em: <http://seedmagazine.com/content/article/noam_chomsky_robert_trivers/>. Acesso em: 4 abr. 2014.

40

ALEXANDRE HERCULANO36 define: "A hipocrisia, suprema perversão moral, é o charco podre e dormente que impregna a atmosfera de miasmas37

mortíferos e que salteia o homem no meio de paisagens ridentes: é o réptil que se arrasta por entre as flores e morde a vítima descuidada."38

Considerando a Bíblia – no caso, o Novo Testamento -, como um livro histórico e importante para a análise do seu conteúdo, a hipocrisia, ou o uso da expressão “hipócrita”, aparece em várias passagens. Na passagem sobre a seita dos Fariseus, diz:

Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.39

Na Grécia antiga, os atores teatrais usavam máscaras e daí viria a acepção do termo em questão, como um vocábulo grego hypochrités, ou seja, como aqueles que tentavam ocultar a realidade, através de fingimento.

Até mesmo na música, o cantor e compositor, LULU SANTOS40, fala da hipocrisia, na canção: “Tempos Modernos” como um muro que “[...] insiste em nos rodear”41. O cantor CAZUZA42 afirmou: "O que mais odeio é gente complicada e preconceituosa, hipocrisia e ser acordado. Nenhuma outra coisa consegue ser pior do que isso"43.

36 Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo foi um escritor, historiador, jornalista e poeta português da era

do romantismo.

37 Miasma, segundo o Dicionário Larousse da Língua Portuguesa, é a emanação proveniente de substâncias

animais ou vegetais em decomposição; também pode ser entendida como sufocação, opressão, podridão social. Cf. DICIONÁRIO Larousse Ática de Língua Portuguesa. São Paulo: Ática. 2000. p. 656.

38 HERCULANO, Alexandre. [Frases]. Disponível em: <http://www.citador.pt/frases/a-hipocrisia-suprema-

perversao-moral-e-o-charco-alexandre-herculano-18003>. Acesso em: 1 mar. 2014.

39

NOVO Testamento. Evangelho de Mateus, capítulo 23, versículos 13 a 15. Disponível em: <http://biblia.com.br/novaversaointernacional/mateus/mt-capitulo-23/>. Acesso em: 24 jul. 2015.

40Luiz Maurício Pragana dos Santos é um cantor, compositor e guitarrista brasileiro. LULU Santos.

Disponível em: <http://www.lulusantos.com.br/>.

41

Canção de autoria de Lulu Santos, gravada em 1982, que também deu título ao álbum. Cf. SANTOS, Lulu.

Tempos modernos. Disponível em: <https://letras.mus.br/lulu-santos/47144/>. Acesso em: 16 abr. 2015.

42 Agenor de Miranda Araújo Neto foi um cantor, compositor, poeta e letrista brasileiro. Cf. Cazuza: o poeta

está vivo. Disponível em: <http://cazuza.com.br/>.

43

Frase de CAZUZA, 1989. CACCIACARRO, Carmen. Fala rock: as máximas e mínimas do roquenrol. Rio de Janeiro: Garamond, 2005. p. 98.

41

ALBERT EINSTEIN44 sintetiza bem o desejo por uma sociedade mais justa e menos hipócrita: “Gostaria de uma sociedade mais justa, menos corrupta, com menos hipocrisia, mais digna, com mais amor ao próximo, menos preconceito, menos rancor e principalmente mais paz na alma.”45 YEVGENY ALEKSANDROVICH YEVTUSHENKO46, poeta russo, afirma que “o verdadeiro hipócrita não é o que dissimula, mas o que tenta persuadir os outros daquilo em que ele não acredita.”47

“Sem hipocrisia não há civilização, e isso é a prova de que somos desgraçados: precisamos da falta de caráter como cimento da vida coletiva.”48 Nesta citação de L

UIZ FELIPE PONDÉ49, é difícil aceitarmos essa ideia como perpetuação, mas é a realidade que encontramos, nas diversas relações existentes na sociedade. Pensar que não há civilização sem hipocrisia, talvez seja uma constatação sem o vislumbramento de que algo possa mudar, pelo simples motivo de que a hipocrisia esteve presente em vários momentos e episódios históricos, e que não pode ser evitada. Precisamos claramente retirar as máscaras dos que fingem, dos que não enxergam ou que não desejam enxergar, dos que interpretam leis à sua conveniência, dos que a criam para um interesse dominante sem pensar nas consequências, dos que não veem a diversidade como algo positivo, e para que não mais provoquem nenhum tipo de prejuízo social e dor. Os Direitos Humanos não precisam de hipócritas. Precisam de respeito, proteção e efetividade.

A seguir, uma reflexão entre a hipocrisia humana, o seu exercício pelo ser humano e a relação existente entre utopia e ideologia.