• Nenhum resultado encontrado

O SISTEMA DE COMPLEXO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA

LEC/UFBA

4 A INSTRUMENTALIZAÇÃO DELIMITADA PELA LEC/UFBA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA

4.2 O SISTEMA DE COMPLEXO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA

Nesta experiência de licenciatura proposta no PPP que subsidiou a LEC/UFBA, tomou-se como referência o princípio da educação enquanto dimensão integral do homem. Por isso, o curso foi estruturado através de uma organização curricular que teve como base um Sistema de Complexos, baseado nas ideias desenvolvidas por Pistrak, um educador socialista que viveu na Rússia e influenciou a organização do trabalho pedagógico do período pós-revolução de 1917 daquele país. Esse sistema foi visto como possibilidade de alterar a organização do trabalho pedagógico e o trato com o conhecimento nos currículos escolares. Levou-se em consideração que:

O trabalho pedagógico organizado a partir dos Complexos Temáticos provoca o olhar particular de cada área do conhecimento, as situações problemáticas concretas, em uma perspectiva espiralada onde ocorrem as constatações, sistematizações, generalizações, explicações científicas, experimentações, ampliação, aprofundamento e a transformação do real pela ação coletiva. O foco central do Complexo Temático é, portanto, o fenômeno extraído da realidade, problematizado, de forma ampla o suficiente para permitir o trânsito entre as diferentes percepções de mundo trazidas pela comunidade, gerando-se ações a partir do concreto para a elaboração do concreto no pensamento. (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, 2008, p. 31).

De acordo com Pistrak (2000), o objetivo fundamental da formação do professor não é fornecer a ele um conjunto de indicações práticas, mas armá-lo de modo que ele próprio seja capaz de criar um bom método, baseado numa teoria social sólida. Para este autor, um processo de educação revolucionário necessita de uma formação que dê condições do professor-aluno compreender os interesses de classes antagônicas. Esse entendimento é importante para que se possa construir uma consciência mais real acerca dos objetivos da classe a que ele pertence. Assim, ele entende que o conteúdo do ensino “deve servir para

armar a criança para a luta e para a criação da nova ordem, que os métodos de trabalho devem

permitir a utilização prática destas armas e que os objetivos do ensino e da educação consistem numa transformação dos conhecimentos em concepções ativas” (PISTRAK, 2000, p. 37, grifo do autor).

Para o mencionado autor, a organização do trabalho pedagógico em forma de sistema ajuda o aluno a compreender a realidade atual e estudá-la do ponto de vista dinâmico. Assim, estuda-se essa realidade pelo entendimento dos fenômenos socioespaciais dentro das suas múltiplas determinações, fazendo nexos e relações e, também, identificando as contradições. Esses complexos permitem acesso ao conhecimento que se expressa nos fenômenos e nos objetos, além de possibilitarem o entendimento das relações recíprocas que são estabelecidas entre os aspectos diferentes das coisas, esclarecendo a transformação de certos fenômenos em outros. Desse modo, o tema central do complexo de temas deve ser selecionado a partir do plano social, pois seu estudo tem como objetivo a compreensão da realidade (PISTRAK, 2000).

Considerando a organização do trabalho pedagógico, Pistrak destaca que a seleção dos temas do complexo deve ser identificada no plano social e não na pedagogia. O autor propõe que o estudo de cada tema do complexo pode ser encaminhado por um assunto principal, ou por múltiplas relações oriundas daquele tema, com o intuito de confrontá-las na prática socioespacial, constatar a realidade e elaborar proposições superadoras.

Em vista disto, no PPP/LEC/UFBA, os Sistemas de Complexos foram delimitados a partir da teoria que explica a ontogênese do ser social. Por essa razão, propôs ações pedagógicas que têm como finalidade alterar as condições objetivas de produção da existência humana e da educação, tendo em vista a superação do projeto societário vigente. Assim, os temas que guiam esses sistemas de complexos foram assim delimitados: ser humano e sua relação com a natureza/terra; ser humano e sua relação com o trabalho; ser humano e as relações com sociedade; e ser humano e educação (UNIVERSIDADE FEDERAL DA

BAHIA, 2008). Os temas principais se articularam com subtemas, formando um complexo de temas correlacionados entre si, cuja intencionalidade é conduzir as ações das diferentes áreas de conhecimento por meio de uma unidade teórico-metodológica, conforme demonstração sintética apresentada no Quadro 4.

A articulação tecida entre os complexos temáticos que fundamentaram o PPP/LEC/UFBA ancorou-se no processo que visa explicar a ontogênese do ser social. A partir desses complexos temáticos, cada área de conhecimento, em consonância entre si, definiu sua tática na organização do trabalho pedagógico e seus objetivos no processo de formação dos professores-alunos. A meta era garantir uma formação fundamentada numa consistente base teórica, na qual os professores-alunos pudessem entender a dinâmica contraditória que conduz a dimensão socioespacial atual. E, a partir desse conhecimento, desenvolver ações científicas, pedagógicas, técnicas, éticas, morais, políticas e estéticas com os diversos sujeitos nas suas práxis sociais.

De modo geral, o objetivo da proposta da LEC/UFBA visava contribuir com a formação de professores militantes culturais, com o intuito de oportunizar aos alunos da classe trabalhadora o acesso ao conhecimento que se tem de mais qualificado. Portanto, levou em consideração os nexos, as relações e as contribuições das especificidades do conhecimento historicamente construído. Pretendia-se, com isso, responder e tentar superar as problemáticas suscitadas pelos fenômenos sociais, na luta pela efetivação da reforma agrária, tendo em vista a construção de outra organização socioespacial.

Considerando que a dimensão filosófica que conduziu as ideias desencadeadas nos complexos temáticos I, II e III (ser humano e sua relação com a natureza/terra, ser humano e sua relação com o trabalho e ser humano e as relações com a sociedade) corresponde aos elementos que subsidiaram esta tese nos capítulos 2 e 3, nesta subseção dar-se-á ênfase ao complexo temático “ser humano e educação”. Tal complexo, articulado com os demais, tem por objetivo explicar a dimensão didático-pedagógica que conduziu o curso. Por isso, é relevante salientar que essa dimensão não é um elemento separado das dimensões filosóficas mais gerais, pois ela se refere à concepção de educação e de formação docente que referendou a concepção de homem e de sociedade defendida pelo PPP/LEC/UFBA.

Quadro 4 – Sistema de Complexos estruturantes do curso de LEC/UFBA (2008)

Complexos I Ser Humano e sua Relação com a

Outline

Documentos relacionados