• Nenhum resultado encontrado

5 METODOLOGIA

5.3 O jornal O PORVIR (1926-1929)

5.3.1 Textos do jornal PORVIR (1926-1929) cujo tema tratado é a figura feminina

da Língua Portuguesa, as festas de aniversários e de casamentos, servindo também como veículo de divulgação de notas de falecimentos e publicidades.

Não publicava suas edições com regularidade. Segundo o próprio jornal, era um periódico quinzenal. No entanto, as edições publicadas registram certa irregularidade temporal. Focalizava, com grande relevância, os fatos ocorridos no centro urbano, o dia a dia da sociedade de Currais Novos. Foi nesse contexto, na sociedade currais-novense, que a figura feminina foi representada no jornal O PORVIR (1926-1929). O plano de expressão desse jornal era prioritariamente verbal, com pouca associação de elementos icônicos e elementos verbais. A organização da primeira página de cada edição era semelhante. A personalização do título do jornal manteve a mesma configuração em todas as edições.104 A seguir, detalhamos como os textos, cuja temática aborda a figura feminina, estão distribuídos nesse jornal.

5.3.1 Textos do jornal PORVIR (1926-1929) cujo tema tratado é a figura feminina

A estrutura organizacional do jornal estudado não obedece a uma forma fixa de disposição dos textos nas edições publicadas. Ao que identificamos, os textos são dispostos de forma aleatória em cada uma das 39 edições, não seguindo uma regularidade, nem na disposição dos textos na edição nem na periodicidade das seções postas em cada uma das edições. Para Grillo (2004, p. 51), “[...] em suas origens, o jornal não possuía um plano de expressão tal como se apresenta atualmente, sendo não muito distinto do livro”.

Estamos entendendo a organização dos textos no jornal O PORVIR (1926- 1929) a partir de seções. Essa escolha se justifica por ser esta uma das formas de secionar a edição de um jornal. No periódico em estudo, nem todas as edições dividiam os textos publicados em seções específicas e previamente identificadas. Nesse contexto, os textos que tratam da figura feminina, mas não estavam publicados em nenhuma seção específica identificada pelo próprio jornal, passaram, neste estudo, a integrar a seção denominada de “Textos avulsos”.

104

Quanto ao título do jornal, este sofreu uma pequena mudanç a no decorrer da publicação das 39 edições: de O PORVIR: órgão humorístico, literário e noticioso, pas sou para O PORVIR: órgão independente, literário e noticioso.

Doravante, apresentaremos as seções do jornal em estudo nas quais identificamos textos que abordam a figura feminina. Começaremos pelas seções já identificadas pelo próprio jornal e que constaram em diferentes edições publicadas.

As “Notas sociais” constituem-se em uma das seções do jornal O PORVIR (1926-1929). Nas edições desse jornal, a referida seção aparece identificada por esse mesmo título. Nas 39 edições publicadas por esse periódico, selecionamos 164 textos cujo tema é a figura feminina. Trata-se de textos com o objetivo de divulgação de eventos da sociedade de Currais Novos e região, públicos ou particulares.

A seção do jornal O PORVIR (1926-1929) intitulada pelo próprio jornal como “Várias”, constitui-se de textos que abordam temáticas diferentes, informando sobre acontecimentos da sociedade de Currais Novos, noticiando eventos, entre outros fatos do cotidiano (OLIVEIRA, 2013). Da referida seção, selecionamos 26 textos que perspectivam de forma mais ou menos intensa a figura feminina.

A seção “Grande concurso” constitui-se de 09 textos, que são responsáveis pela divulgação de concursos de beleza. Não se trata de uma seção presente em todas as edições do jornal, mas sim de textos que divulgavam esse tipo de acontecimento na cidade e só estão presentes nas edições publicadas em períodos de acontecimento do referido evento na cidade.

Na seção do jornal cujo título é “Secção feminina”, os textos também abordam questões referentes à figura feminina. Essa seção não está presente em todas as edições do jornal, mas nas edições nas quais a encontramos, os textos, além de abordarem a figura feminina, eram também assinados por mulheres. Nessa seção, selecionamos 07 textos em que a temática citada, a figura feminina, estava presente.

A seção intitulada pelo jornal O PORVIR (1926-1929) “Eles estão dizendo” é formada por textos que focalizam notícias sobre a vida alheia. Nessa seção, selecionamos 05 textos que, além de informar sobre notícias rápidas de pessoas da sociedade de Currais Novos e região, visam difundir certas informações cuja função é, principalmente, divertir, entreter.

Na seção denominada no periódico em análise como “Cartas da Serra”, selecionamos 02 textos cujo tema é a figura feminina. São textos que apresentam características que correspondem ao gênero discursivo carta pessoal literária, conforme Silva (2002).

Na seção “Mote”, também intitulada pelo próprio jornal O PORVIR (1926- 1929), selecionamos 02 textos, cuja tipologia assemelha-se a poemas. Trata-se de material escrito que evidencia a figura feminina.

Na seção nomeada pelo jornal em estudo como “Secção charadista”, selecionamos 02 textos cuja função principal é divertir, com certa dose de humor, os leitores do citado periódico.

Na seção do jornal O PORVIR (1926-1929) “Crônicas de um violão”, selecionamos 01 texto que aborda a figura feminina. Trata-se de um texto com função poética.

Na seção do jornal em estudo “O que vai pela cidade”, selecionamos 01 texto que trata, com certa pitada de humor, de notícias sobre a vida alheia.

Na seção do jornal cujo título é “Recados”, selecionamos 01 texto sobre assuntos do cotidiano da cidade de Currais Novos e região. Nesse caso, a figura feminina configura-se como um dos temas principais tratados no referido texto.

Nesse contexto, selecionamos em 11 seções identificadas pelo jornal O PORVIR (1926-1929) um total de 220 textos. A seguir, constam os textos avulsos, estes estavam publicados no referido jornal, mas não pertenciam a nenhuma seção específica.

Os “Textos avulsos”105

constam do jornal O PORVIR (1926-1929) em espaços sem identificação de seção específica. São textos publicados em diferentes espaços das edições. Selecionamos 72 desses textos, que constam das edições do jornal. Os textos avulsos abordam diferentes temáticas e são de diferentes gêneros discursivos.

Além disso, apresentamos no Gráfico 2, a seguir, o mapeamento dos textos do jornal O PORVIR (1926-1929) cujo tema tratado abordou a figura feminina, indicando o percentual de publicação desses documentos em cada uma das seções descritas anteriormente.

105

Os Textos avul sos são os textos que trat am da figura feminina no jornal O PORVIR (1926-1929), mas não estavam publicados em seção es pecífica nomeada pelo próprio jornal.

Gráfico 2 – Disposição, por seção, dos textos cujo tema é a figura feminina nas 39 edições do jornal O PORVIR (1926-1929)

Fonte: Elaboração própria a partir de Oliveira (2013) e do jornal O PORVIR (1926-1929)

Cada uma das seções do jornal O PORVIR (1926-1929), conforme observamos, tem uma função específica nas edições desse periódico. A disposição dessas seções corresponde, também, aos objetivos pretendidos com a edição a ser publicada.

Nesse contexto, o Gráfico 2, apresentado anteriormente, dá a ler a quantidade e a diversidade dos textos publicados nas 39 edições do jornal O PORVIR (1926-1929), cuja temática se refere à figura feminina, o que reforça a nossa hipótese de que a figura feminina é um tema central nos textos publicados no jornal em estudo.

Dos textos analisados, seis constam da seção “Textos avulsos” (MÃE, VERDADES, A MULHER E O VOTO, Retalhos..., OS BONS COSTUMES e RABISCOS); dois da seção “Cartas da serra” (CARTAS DA SERRA e CARTAS DA SERRA VII); e dois da “Secção feminina” (A Mulher, Às mães de família – À minha irmã A. P.). A seguir, trataremos dos procedimentos que norteiam as análises deste estudo. 56,16% 24,66% 8,90% 3,08% 2,40% 1,71% 0,68% 0,68% 0,68% 0,34% 0,34% 0,34% Notas sociais Textos avulsos Várias Grande concurso Seção f eminina Eles estão dizendo Cartas da serra Mote Seção charadista Crônicas de um violão O que vai pela cidade Recados