• Nenhum resultado encontrado

5 A M ETRÓPOLE E SEUS SERVI ÇOS 2 4 H ORAS

A década de 1950 é vist a com o um m arco para o com ércio varejista no Brasil, devido ao surgim ento do prim eiro superm ercado e a conseqüente im posição de um novo ritm o para a distribuição e consum o de m ercadorias, principalm ente no ram o alim entar.

Na década de 1970 aparecem os prim eiros hiperm ercados que trouxeram um a revolução para o tam anho e para a localização com ercial propiciando um a nova estruturação do espaço urbano a partir dessas grandes superfícies com erciais.

Nos últim os dez anos, o que se viu foi um a difusão m aciça destas form as com erciais por todo o território nacional, concentrando- se principalm ente nas m etrópoles e expandin do- se em direção às cidades m édias do interior do país.

São Paulo, neste contexto, foi o lugar onde prim eiro surgiram as inovações do com ércio e o funcionam ent o 24 horas é m ais um a adapt ação do com ércio para m elhor oferecer aos habit ant es da m et rópole oportunidades de consum o e t am bém , int roduzir um novo m om ent o para a obt enção do lucro e para a reprodução do capital.

Um a das caract eríst icas que a m et rópole cont em hoj e é o seu funcionam ento incessante, isto é, seu ritm o 24 horas. Vários são os serviços que estão funcionando durante dia e noite, oferecendo a todos os habitantes da m etrópole a possibilidade de usufruírem de seus serviços e do consum o de m ercadorias.

Essa característica é fruto de novas articulações espaço- t em po na m etrópole, ligadas a um novo cont eúdo das relações sociais e ao m odo de vida m etropolitano onde o ritm o incessante e efêm ero se institui com o o discurso hegem ônico.

As relações de trabalho nos últim os 30 anos sofreram um a série de m udanças ligadas a um novo estágio de reprodução do capitalism o das quais destacam os: o sistem a fordista dá lugar ao sistem a flexível da produção onde o fator tecnológico e a inform ação, passam a ser prim ordiais para a com petitividade; o capital se torna m ais fluido entre os m ercados do m undo

precipitando o surgim ento de novas atividades ligadas ao setor financeiro e de circulação da inform ação com o as telecom unicações. A internet e a difusão gradual do uso de com putadores pessoais propiciou ao funcionário trabalhar em sua própria residência dando um a nova função às relações ent re o espaço do trabalho, da casa e do lazer; o lazer ganha um novo significado, ligado ao consum o do espaço, onde a m ercadoria e as relações efêm eras se est abelecem com o dom inantes. Estas m udanças propiciaram o surgim ento de um novo habitante da m etrópole, com um ritm o de vida diferenciado daquele que trabalha com horários rígidos de entrada e saída da fábrica.

Além dessas m udanças no âm bito do trabalho, ocorreram m odificações tam bém na estruturação fam iliar. A m ulher, que antes era o grande elem ento base das relações fam iliares e do ritm o da casa, gradualm ente, passa a inserir - se no m ercado de trabalho dando um a nova função ao interior da casa e aos seus obj etos, bem com o aos papéis dos integrantes da fam ília. Aliás, a fam ília passa tam bém por um processo de dim inuição no núm ero de seus integrantes. Se na década de 1970 a m édia era de 5 a 6 pessoas que form avam um a fam ília, hoj e, o que se vê, são cada vez m ais casais sem filhos, ou com apenas um , e solt eiros que m oram sozinhos ou com am igos para dividirem as despesas dom ésticas. Estas m odificações possibilitaram desenvolver um novo habitante com um novo ritm o de vida e de hábitos de consum o.

Outros elem entos foram prim ordiais para o surgim ento de est abelecim ent os 24 horas na m et rópole: a m elhoria nos padrões de vida e a produção de novos obj et os para o uso dom ést ico com o a geladeira, m icroondas, lava- louças, com put ador pessoal, fax, e a difusão m aciça do uso do aut om óvel que perm ite o deslocam ento a qualquer hora do dia e da noite em qualq uer área da cidade4 3.

Esses elem entos contribuíram para as crescentes inovações do com ércio e, os estabelecim entos que funcionam 24 horas hoj e, se constituem com o o diferencial, isto é, alegam estar adaptados ao novo ritm o da m etrópole, oferecendo aos habitantes a possibilidade de consum o em qualquer m om ento da vida.

43 Essas consider ações r ápidas sobr e as m odificações na sociedade nos últ im os anos que for am

fundam ent ais par a a difusão de nov os equipam ent os com er ciais e ao funcionam ent o 24 hor as de alguns, ser ão t r abalhados e discut idos com m ais pr ofundidade, no ca pít ulo 2, onde far em os um a análise r egr essiv a das for m as do com ér cio e as condições que pr opiciar am o sur gim ent o de cada um a delas, além das nov as r elações espaço -t em po e da difusão do m undo da m er cador ia.

Pela tabela 04 pode- se perceber que há um a diversidade grande de serviços 24 horas funcionando na m etrópole e a partir do guia oficial da cidade de São Paulo alguns desses serviços estão concentrados em algum as partes da cidade, com o as Academ ias de Ginástica que prim ordialm ente estão localizadas no vetor sudoeste da capital. Já os serviços de em ergência relacionados a carro e casa est ão present es em t odas as regiões da m et rópole, principalm ente próxim os aos grandes eixos de circulação e tam bém nas rodovias.

Tabela 04: Estabelecim entos com erciais que funcionam 24 horas na Grande São Paulo

Chaveiros Veterinários Floricultura

Eletricistas Laborat órios Padarias

Encanadores Clínicas Médicas Cafés

Banca de Jornais Pront o Socorro Bares

Mudanças Farm ácias Frutarias

Auto- Socorro Táxis Superm ercados

Serviço de Guincho Acad. de Ginástica Hiperm ercados

Borracharias Vídeo Locadoras Lojas de Conveniência

Gelo Cinem as Acom panhantes

Font e: Guia São Paulo 2001 – Car t oplam ORG: Silva, C.H.C.

A partir dessa diversidade de estabelecim entos que funcionam 24 horas e das características de algum as partes da m etrópole, surgem alguns pont os onde os serviços 24 horas se t ornam m uit o concent rados, t ornando - se referenciais para os habitantes da m etrópole. Neste caso, locais com o a Praça Panam ericana em Alto de Pinheiros, Praça Wendel Vick no Pacaem bu, Praça Vilaboin em Higienópolis, Praça Silvio Rom ero no Tatuapé, as proxim idades do cruzam ento entre as avenidas Brás Lem e e Voluntários da Pátria no Santana e a região da Av. Brasil, Av. Rebouças, Av. Henrique Schaum ann e Rua dos Pinheiros, em Pinheiros, condensam um a diversidade de serviços 24 horas.

A Praça Panam ericana é um caso especial, pois está localizada num a região de alto poder aquisitivo e serve com o ligação entre os distritos de Pinheiros, Alto de Pinheiros e Lapa, além de ser cam inho para a Cidade

Universitária e para a Via Expressa da Marginal Pinheiros. É um ponto de localização prim ordial para serviços 24 horas em São Paulo. Lá est ão localizados dois superm ercados – Sé e Pão de Açúcar, um Mc Donald´ s que funciona até as 2 horas da m adrugada e em ocasiões especiais até um pouco m ais tarde, um a farm ácia Drogão, duas Loj as de Conveniência – Am / PM e Select , dois Post os de Gasolina – I piranga e Shell, um restaurante que funciona até as 5 da m adrugada de Quinta a Dom ingo e vários bancos.

No cruzam ento das Avenidas Rebouças e Brasil/ Henrique Schaum ann se concentra tam bém um a grande diversidade de serviços 24 horas. Na verdade, esta região é o início de um a grande concentração de bares, restaurantes e discotecas localizadas entre os distritos de Pinheiros, Jardim Paulista e I taim Bibi, servindo com o um ponto de referencia para os freqüentadores. O principal estabelecim ento é um a lanchonete da rede de fast

food Mc Donald´ s localizada na esquina da Rebouças com a Henrique

Schaum ann, localização prim az nesta região. A loj a está sem pre lotada e oferece ainda serviço de Café e Padaria, pois m uitas pessoas que passam pela loja depois das 4: 00 horas da m adrugada m uitas vezes preferem com er algo m ais leve, com o t om ar um café e com er um pão do que um ham búrguer. Ao longo da Av. Henrique Schaum ann ainda há um a loja de conveniência Select, um rest aurant e com serviço 24 ho ras de delivery de com ida chinesa. Nas proxim idades há um superm ercado 24 horas do Pão de Açúcar.

Figura 24: Fotografia de um a lanchonete com funcionam ento 24 horas da rede nort e- am ericana de fast food Mc Donald´ s no cruzam ento da Av. Brasil/ Henrique Schaum ann com a Av. Rebouças no distrito de Pinheiros em São Paulo.

A Praça Silvio Rom ero é tam bém um local com grande quantidade de serviços 24 horas. Apesar de não estar localizada em um a região de grande poder aquisitivo com o o Tatuapé, ela condensa principalm ente bares, lanchonetes, discotecas e serviços de borracheiros, chaveiros. Em suas proxim idades há um Pão de Açúcar, um Sé Superm ercados e três loj as de Conveniência: Star Mart, Select e Br Mania. Esta praça serve principalm ente com o pont o de enco ntro para os m oradores dos distritos da Móoca, Tatuapé, Vila Form osa, Carrão, Vila Matilde e Água Rasa.

O cruzam ento das Avenidas Brás Lem e e Voluntários da Pátria em Santana é outro ponto de grande concentração de serviços 24 horas. É um local de ligação entre os m oradores da zona nordeste da capital principalm ente dos distritos da Casa Verde, Santana, Tucuruvi e Jaçanã, além de ser um a via de passagem de algum as linhas de ônibus noturnos. Neste cruzam ento há serviços para autom óveis, de em ergências para casa, além de padaria, lanchonetes, Postos de Gasolina, Loj a de Conveniência – Br Mania e um Pão de Açúcar.

Além destes locais de grande concentração de serviços 24 horas pode- se perceber que ao longo das grandes avenidas de São Paulo, são vários os estabelecim entos que oferecem serviços com horário de funcionam ento estendido, principalm ente naquelas áreas onde há um a grande concentração de bares, lanchonetes, restaurantes e discotecas, pois os freqüentadores m uitas vezes, a cam inho de casa, passam em out ros estabelecim entos para consum ir algo e é assim que as Loj as de Conveniência, Superm ercados e Hiperm ercados t ornam - se um im port ant e elem ent o para o consum o not urno da m et rópole.

O prim eiro superm ercado que passou a funcionar 24 horas na cidade de São Paulo está localizado na Av. Brigadeiro Luís Antônio na altura do núm ero 2.000 onde hoj e há em funcionam ent o um a loj a do Ext ra Hiperm ercados. Na época, 1969, era um a loj a com bandeira Pão de Açúcar e foi um a novidade entre todos os serviços que funcionavam durante toda a noite. No entanto, esse funcionam ento durou pouco devido as leis m unicipais que proibiam que loj as de superm ercados perm anecessem 24 horas abert as. Dest e m odo, as em presas que tinham a intenção de abrir algum as de suas lojas durante toda a noite pediam perm issão do governo m unicipal para estender o horário de funcionam ento em algum as datas e períodos específicos, não sendo um a const ant e.

É som ente a partir dos prim eiros anos da década de 1990 que vários estabelecim entos passaram a abrir 24 horas, principalm ente superm ercados da rede Pão de Açúcar.

Em 1997, algum as loj as Extra Hiperm ercados tam bém passaram a funcionar 24 horas, sendo os prim eiros do país. A prim eira unidade foi a João Dias próxim o aos bairros do Morum bi e Santo Am aro na cidade de São Paulo e assim , outras unidades com o as de Aeroporto ( Cam po Belo) , Anhanguera ( Vila Leopoldina), Aricanduva (Cidade Líder) e I nterlagos (Cam po grande), passaram a funcionar t am bém 24 horas.

Conform e as figuras 25 as loj as 24 horas concent ram - se principalm ente no vetor sudoeste da m etrópole, m as há algum as unidades fora desta região com o é o caso dos distritos da Penha, Aricanduva, São Matheus, Pirituba, Santana e Socorro. As lojas localizadas na periferia servem principalm ente para os consum idores que m oram no bairro onde elas est ão localizadas, m as trabalham longe dali, servindo com o um local seguro para a realização das com pras em qualquer horário, não precisando ficar preocupado em passar em algum estabelecim ento para fazer suas com pras.

A partir da figura 26, pode- se perceber que os distritos localizados na região sudoeste da cidade de São Paulo form am um eixo englobando os distritos da Consolação, Perdizes, Jardim Paulista, Alto de Pinheiros, Pinheiros, I taim Bibi, Vila Mariana, Moem a, Morum bi, Cam po Belo, Vila Andrade e Santo Am aro, área que corresponde a m ais de do núm ero total de superm ercados das redes de nossa anaálise, m as principalm ente das redes Pão de Açúcar e Sé. Das loj as que funcionam 24 horas, estes 12 distritos, que possuem um a população total de m ilhões de habitantes e renda superior a 3.000 reais m ensais por fam ília, são responsáveis por do total de superm ercados e de hiperm ercados em funcionam ento hoj e.

A figura 27 t raz a localização de t odas as loj as 24 horas na região m etropolitana de São Paulo e a tabela 05 traz os dados das redes que m antém loj as 24 horas no Est ado.

Figura 26: Mapa de Distribuição de Renda por distritos na cidade de São Paulo. Cangaíba Penha Ponte Rasa Art ur Alvim Vila Matilde Carrão Aricanduva Vila Form osa Sapopem ba São Lucas Erm elino Matarazzo Jardim Helena I taim Paulista São Miguel

Vila Jacuí CurucáVila

I taquera Laj eado

Guaianazes Cidade Tiradente I guat em i São Rafael São Mateus Parque do Carmo Cidade Líder José Bonifácio Anhanguera Perus Jaraguá Brasilândia Pirituba São Dom ingos Freguesia do Ó

Lim ãoverdeCasa Cachoeirinha

Jaguara Vila Leopoldina

Lapa FundaBarra Perdizes Alto Pinheiros Jaguaré Rio Pequeno Raposo Tavares

But ant ã Pinheiros Morum bi Vila Sônia Jardim Paulista Santa Cecília Consolacão Bela Vist a LiberdadeCambuci Brás Pari Bom Retiro Sé Rep úbl ica Trem em bé Mandaqui Jacanã Tucuruvi Vila Guilherm e Vila Medeiros Vila Maria Santana Belém Tatuapé Moóca Vila Prudente Água Rasa Vila Mariana Moema Saúde I piranga Sacom ã Cur sino Jabaquara I t aim Bibi Campo Belo Vila Andrade Santo Am aro Cidade Adem ar Campo Grande Jardim São Luiz Socorro Pedreira Cidade Dutra Campo Lim po Capão Redondo Jardim Ângela Parelheiros Grajaú Marsilac 0,00 a 999,99 1000,00 a 1999,99 2000,00 a 2999,99 3000,00 a 3999,99 4000,00 a 5145,58 Fonte: Pesquisa OD/ 97; Sem pla ORG: Carlos H. C. SI LVA

Figura 27 – Quadro de localização das Loj as 24 horas no Est ado de São Paulo.

Em pr e sa Loj as - São Paulo Loj as Gde. S. Paulo Loj as I nt erior

Pão de Açúcar Penha, Sant ana, Tat uapé, Cant areira, Ricardo Jafet , Praça Panam ericana, Pedroso, Ana Rosa, Joaquim Floriano, Portal do Morum bi, Alfonso Bovero, I taim Bibi, Angélica, Cardoso de Alm eida, Oscar Freire, Morum bi, Santo Am aro, I birapuera, Sócrat es, Moem a, Jabaquara.

Alphaville, Santo André, São Bernardo do Cam po.

Cam pinas,

Piracicaba, Ribeirão Pret o, Sant os ( Cent ro) Sant os (Epit . Pessoa) , São José dos Cam pos,

Extra

Hiperm ercados

João Dias, Cid. Dutra, I nterlagos, Morum bi, Aeroporto, I taim , Anhanguera, Aricanduva, Penha, Brigadeiro,

S. Bernardo ( Anchiet a) , S. Caet ano, Guarulhos, Taboão da Serra, S. André (ABC Plaza) , Cot ia, Carapicuíba, Mogi das Cruzes (Mogilar)

Cam pinas ( Abolição) , Cam pinas

(Am oreiras), Praia Grande, Sant os, Sorocaba.

Barateiro São Mat heus, Edgard Facó, Vergueiro.

Osasco Atibaia

Sé Superm ercados Maracat ins, Washingt on Luís, Pça. Panam ericana

Font e: Gru po Pão de Açúcar , Sé Super m er cados. ORG: SI LVA, C.H.C.

Tabela 05: Loj as que perm anecem 24 horas em funcionam ent o no Est ado de São Paulo.

Em presa São Paulo Gde. S. Paulo I nterior Tot al

Pão de Açúcar 21( 22) 3( 2) 6( 8) 30( 32)

Extra Hiperm ercados 10 8 5 23

Barateiro 3 1 1 5

Sé Superm ercados 3 0 0 3

Font e: Gr upo Pão de Açúcar e Sé Super m er cados. ORG: SI LVA, C.H.C

O Pão de Açúcar é a rede de superm ercados que m antém m ais loj as em funcionam ent o 24 horas no Est ado com 30 loj as, sendo 24 unidades na Grande São Paulo, localizadas principalm ente no vetor sudoeste da m etrópole. São loj as geralm ente localizadas em bairros de alto poder aquisitivo conform e a figura 26, situadas próxim as às zonas com grande concentração de vida noturna, fundam entalm ente bares, discotecas, teatros, lanchonetes e restaurantes. Nas lojas situadas na periferia da m etrópole, as quais são poucas, o principal fator que garante o funcionam ento 24 horas destas loj as conform e a própria em presa é o m ovim ento de consum idores pela avenida onde ela está localizada.

As loj as do Pão de Açúcar localizadas nos distritos da Penha e Santana possuem um grande m ercado consum idor potencial, j á que, no caso de Santana, as duas loj as estão localizadas em duas im portantes avenidas que ligam a Marginal Tietê à Zona Norte da capital. No distrito da Penha, a Av. Am ador Bueno da Veiga é um grande eixo de circulação viária entre os distritos da Zona Nordeste da capital. A loj a do Tatuapé está localizada j unto a um a grande concentração de estabelecim entos de com ércio e de serviços 24 horas neste distrito da capital. Além disso, o Tatuapé é um dos distritos que m ais tem recebido investim entos em novos loteam entos residenciais para a classe m édia e tam bém Hiperm ercados ( um a loj a do BI G e um a loj a do Carrefour) e Shopping

Cent ers ( Anália Franco) , além do j á exist ent e desde 1997, Shopping Met rô

Tatuapé.

As loj as 24 horas do Pão de Açúcar nos m unicípios da Grande São Paulo são as unidades de: Alphaville, em Barueri, região com alto poder aquisitivo e de grande circulação de veículos durante a noite devido as m oradores dos residências Tam boré e Alphaville que trabalham em São Paulo, m as que residem nos condom ínios fechados; Santo André, localizada na Praça Adhem ar de Barros, e a qual foi a prim eira loja do Jum bo Hiperm ercados de t odo o país; e a unidade de Rudge Ram os em São Bernardo do Cam po.

O Sé Superm ercados m ant em em funcionam ent o 24 horas t rês de suas trinta e duas loj as em São Paulo, todas localizadas nas regiões de m aior poder aquisit ivo da m et rópole conform e as figuras 26. No caso da unidade de Alto de Pinheiros na Praça Panam ericana, esta loja trava um a luta concorrência diret a com a loj a do Pão de Açúcar na m esm a praça. A loj a do Cam po Belo, t em com o principal concorrente, o hiperm ercado Extra em frente ao aeroport o de Congonhas tam bém na Av. Washington Luís. A unidade de Moem a, localizada na

Av. dos Maracartins paralela a Av. I birapuera, tem com o principal foco de consum idores, aqueles que residem à direita desta avenida, já que há dois quarteirões e do lado esquerdo da avenida, há um a loja Pão de Açúcar. O Sé m ant ém em funcionam ent o 24 horas apenas as loj as que t razem os m aiores lucros para a em presa e assim , concentra em poucas unidades.

O Barateiro possui quatro loj as 24 horas na Grande São Paulo, sendo t rês no m unicípio de São Paulo e um a em Osasco. A unidade de Osasco está localizada na Av. dos Autonom istas, principal tronco de ligação entre esta cidade e São Paulo. Esta loj a está em frente aos dois hiperm ercados Carrefour e Wal Mart que fecham suas portas a m eia noite, tornando o Barateiro, a única opção de com pras durante a m adrugada no m unicípio. Em São Paulo, duas loj as localizam - se em bairros de baixa renda – Pirituba e São Matheus, porém , são altam ente povoadas e a localização das loj as está em avenid as de grande