• Nenhum resultado encontrado

2 A POLÍTICA E AS AÇÕES DE FORMAÇÃO DE GESTORES DE ESCOLA NA SEEDUC/RJ SOB A ÓTICA DOS DIRETORES

2.3 Apresentação E Análise Dos Resultados Da Pesquisa

2.3.5 Análise Geral dos Resultados da Pesquisa: respondendo às Questões de Investigação

2.3.5.4 A Necessidade de Revisão da Política de Formação

Por fim, a quarta e última questão de investigação – em que medida a política de formação instituída no Decreto nº 42793/201141, precisa ser revisada? – pode ser

respondida.

A política de formação instituída neste decreta, estabelece três Programas de Treinamento: O Programa de Treinamento no Processo Admissional, o Programa de Desenvolvimento Profissional e o Programa de Formação Direcionada. As ações desenvolvidas, até então, se encaixam nestes programas, acontecem sob demanda específica das áreas da SEEDUC/RJ ou por oferta de algum parceiro.

Coforme já foi apresentado em seção anterior, o Projeto Pedagógico de desenvolvimento e formação de pessoas finalizado em 2013, recomenda que as propostas de desenvolvimento e formação de pessoas, passem a ser planejadas a partir de itinerários formativos, visando o desenvolvimento de competências, articulando as necessidades e perspectivas dos servidores ocupantes de diversas funções e as expectativas da SEEDUC/RJ. Considerando que desde a sua primeira publicação, até o presente momento, muitas ações foram implementadas, envolvendo todas as áraes e subsistemas de Gestão e de desenvolvimento de pessoas. Neste caso, entende-se portanto ser importante a revisão do texto, do

41

O Decreto nº 42.793/2011 já passou por duas alterações. Uma em 01 de julho de 2013, passando a ter o nº 44.281 e outra em 08 de abril de 2014, em vigor, passando a ter o nº 44.716.

Decreto nº 44.716/2014, na tentativa de alinhar a proposta de formação por itinerários formativos.

Para finalizar, o capítulo a seguir destina-se a apresentar um Plano de Ação Educacional (PAE), como proposta piloto, que atenda aos gaps de formação encontrados durante toda a Pesquisa. Esta proposta levará em consideração a avaliação dos respondentes quanto ao formato e metodologia dos cursos ofertados, assim como os conteúdos apontados, por eles, como maior necessidade de formação. A proposta levará em consideração também, os resultados da avaliação de desempenho.

3 O PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL: CRIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA GESTORES DE ESCOLA DA SECRETARIA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

O capitulo 2 apresentou, além de toda a Fundamentação Teórica, os resultados da Pesquisa de Campo e da Avaliação de Desempenho que os Gestores Escolares foram submetidos.

Os resultados da Pesquisa de Campo apontaram os assuntos que mais os Gestores sentem necessidade de obter formação para melhorar seu desempenho como Gestor Escolar. Os resultados da Avaliação de Desempenho da Regional Metropolitana II, que indicaram como competências que ainda precisam ser desenvolvidas nos Gestores dessa Regional, e os resultados da Avaliação de Desenpenho de todas as Regionais apontaram para a necessidade de desenvolvimento de outras competências. Após o cruzamento de todos estes reultados já apresentados e analisados em seções anteriores, neste capítulo foram selecionados seis temas, que se apresentaram como maior necessidade de aprofundamento e necessidade de desenvolvimento, quais são: Gestão financeira; Gestão de pessoas; Gestão pedagógica; Gestão democrática e participativa; Gestão administrativa e Gestão de resultados educacionais.

A seleção desses temas levou em consideração todo o estudo já realizado, os temas sugeridos com maior percentual de sugestão, a relevância desses temas para a Gestão Escolar, o resultados das Avaliações de Desempenho quanto ao desenvolvimento de competências, e a ausência de alguns temas nos cursos ofertados pela SEEDUC/RJ.

Assim sendo, este capitulo apresenta um Plano de Ação Educacional (PAE), que ofereça à equipe de formação e desenvolvimento da Secretaria de Estado de do Rio de Janeiro, uma alternativa para diminuir os gaps entre a oferta de cursos e as demandas de formação colocadas pelos Gestores de Escola. Para isso, o PAE propõe a criação e a implementação de um Programa de Treinamento e Desenvolvimento de Gestores Escolares, que reúne um conjunto de mini cursos com conteúdos específicos em Gestão de Escolar.

O termo treinamento, aqui empregado, refere-se ao aprendizado de técnicas, conceitos e procedimentos para aplicação imediata na realidade do Gestor Escolar.

Diz respeito à ideia apresentada por Pacheco et al (2009, p. 18) que é “treinar é preparar o indivíduo para assimilar novos hábitos, conhecimentos, técnicas e práticas voltadas para a satisfação de demandas no exercício da profissão”. O desenvolvimento, por sua vez, complementa a noção de treinamento, na medida em que “[...] engloba experiência, vivência, percepção e, principalmente, a capacidade pessoal de cada um” (PACHECO et al., 2009, p. 33). Conjugados, estes conceitos fundamentam a construção deste PAE, que ao se somar às ações de formação já existentes na SEEDUC/RJ, pode contribuir para a o incremento de itinerários formativos dos diferentes Gestores Escolares da Rede.

Esta Dissertação procurou demonstrar que a SEEDUC/RJ, através da Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas, tem ao longo desses últimos quatro anos investido na pesquisa e na implementação de diversos processos na área de Gestão e de desenvolvimento de pessoas, com intuito de preparar seus servidores para atuarem de forma proativa na melhoria da qualidade da Educação no Estado.

Entende-se que, dada a complexidade das demandas existentes e a abrangência da Rede de Educação do Estado do Rio de Janeiro, torna-se dificil afirmar que apenas uma única proposta de formação possa atender a todo o público de Gestores e à diversidade de necessidades apresentadas. Por isso, o Programa de Treinamento e Desenvolvimento de Gestores Escolares, aqui proposto, surge com o propósito de complementar as ações de formação em Gestão de Escolas já existentes na Secretaria, sem a intensão de substituir nenhum dos cursos e programas atualmente ofertados.

Além disso, é preciso ainda fazer duas observações. Primeiro, esse plano de ação foi elaborado na forma de uma proposta para a Secretaria. Caso venha ser aprovada no âmbito da SEEDUC/RJ, o PAE deverá ser transformado em um Projeto, que precisará ainda ser aprofundado, detalhado e melhor adequado aos interesses da rede. Segundo, entende-se que, num primeiro momento, esta proposta deverá ser transformada em um Projeto Piloto, a ser implementado na Reginal Metropolitana II, recorte de Pesquisa desse trabalho. A vantagem de se trabalhar com um Projeto Piloto é que a exeriência de sua implementação na referida Regional, poderá levar ao aperfeiçoamento da proposta, a fim de que ela possa ser estendida para a Rede Estadual como um todo.

A próxima seção apresentará de forma mais específa o Plano de Ação Educacional.

3.1 O PROGRAMA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE E GESTORES