• Nenhum resultado encontrado

1 O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E AS AÇÕES DE FORMAÇÃO DE GESTORES DE ESCOLA

1.2 O Plano de Educação do Estado: descrição, reorganização e Marco Legal para a Gestão da Rede Estadual de Ensino do Rio

1.2.5 O Programa de Recrutamento e Seleção

Este Programa foi instituído a partir da publicação do Decreto nº 42.793, de 06 de janeiro de 2011, objetivando o preenchimento de funções e cargos em comissão estratégicos da Secretaria de Estado de Educação – SEEDUC. O Programa prevê o ingresso em cargos estratégicos tendo como requisito a participação em processo seletivo interno. É realizado obrigatoriamente, para a área pedagógica, e opcionalmente, para as demais áreas da secretaria, sendo estruturado um processo de mobilidade interna que é implementado pela própria área de recrutamento e seleção (RIO DE JANEIRO, 2011a).

O Processo Seletivo Interno (PSI) foi instituído por meio do Decreto acima mencionado14, visando ao preenchimento de vagas, por meio de seleção interna, das funções e dos cargos em comissão de natureza estratégicos da área Pedagógica: Subsecretário, Superintendente, Diretores e Coordenadores da Subsecretaria de Gestão do Ensino, Diretores Regionais, Diretores Escolares, Coordenadores de Diretorias Regionais, Coordenadores Pedagógicos, Orientadores Educacionais, Agentes de Acompanhamento de Gestão Escolar (AAGE) – antes denominados Integrantes de Grupo de Trabalho (IGT) –. O processo seletivo é composto por quatro etapas obrigatórias, sendo as três primeiras eliminatórias, a saber: fase 1 – Análise de títulos; fase 2 – Avaliação de conhecimentos; fase 3 – Análise de perfil; e fase 4 – Formação. Estes processos são realizados através da contratação de instituições especializadas, responsáveis pela três primeiras etapas do processo, todas eliminatórias, e o curso de formação, que é organizado pela Diretoria de Formação e Desenvolvimento de Pessoas da SEEDUC/RJ (RIO DE JANEIRO, 2011a).

Desde a implementação da Política de Seleção Interna da SEEDUC/RJ, a mesma vem sendo avaliada e aperfeiçoada. O Diretor Adjunto que quisesse ascender para a função de Diretor Geral só poderia fazê-lo caso participasse de um novo PSI, só para a função de Diretor de unidade escolar, somente sendo aprovado

14O Decreto 42.793, foi revisado e republicado três vezes: pelo Decreto nº 43.451/12, na sequência

pelo Decreto nº 44.281, de 01 de julho de 2013 e em seguida pelo Decreto 44.716, de 07 de abril de 2014, em vigor, que confere nova redação ao, que estabelece programas para o aprimoramento e

valorização dos servidores públicos da secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro –

em todas as etapas é que o mesmo poderia assumir de maneira efetiva a direção de uma escola da rede estadual de ensino.

A partir da republicação do Decreto nº 44.281/13 sob o número de 44.716/14, o Diretor Adjunto que desejar ascender para Diretor Geral, poderá fazê-lo de duas formas: participando do PSI novamente ou participando do Processo Seletivo Interno Específico (PSIE) (RIO DE JANEIRO, 2014b).

Desde a instituição do processo seletivo, nenhum cargo estratégico da área pedagógica – Subsecretário, Superintendente, Diretores e Coordenadores da sede, regionais e escolas, foi ocupado por indicação, exceto na modalidade interina, ou por prazo determinado. Todos os diretores escolares nomeados de forma efetiva, após janeiro de 2011, foram selecionados por processo seletivo interno.

Tabela 3 – Dados de Processo Seletivo Interno para o preenchimento de Funções Pedagógicas na Escola FUNÇÃO 2011 2012 2013 2014 IN SC R IT O S D ESI G N A D O IN SC R IT O S D ESI G N A D O IN SC R IT O S D ESI G N A D O IN SC R IT O S A PR O VA D O S Diretor de unidade escolar 2882 75 1032 48 894 61 928 356 Diretor Adjunto de unidade escolar 1986 133 1028 152 871 38 811 322 Coordenador Pedagógico 1029 0 1483 646 314 14 658 237 Orientador Educacional 0 0 658 260 216 16 225 52 TOTAL 5897 208 4201 1106 2295 129 2622 967

Fonte: Elaborada pela autora, a partir de dados da Coordenação de Recrutamento e Seleção/2014. A tabela acima mostra que tem um número bem expressivo de servidores que se inscrevem para participar dos processos de seleções internas para Diretor de unidade escolar. Dentre eles, muitos são Diretores Interinos que pretendem se tornar efetivos, ou Diretores Adjuntos que pretendem ascender e se tornarem Diretores Gerais (RIO DE JANEIRO, 2014b).

Os dados mostram que existe uma grande diferença entre aqueles que se inscrevem e os que realmente chegam ao final do processo, podendo ser nomeados para assumir a função. Segundo informações da área responsável, o maior índice de reprovação ocorre na fase da prova objetiva, principalmente na área de conhecimentos sobre Gestão, o que, a princípio, evidencia a falta de conhecimento dos candidatos sobre Gestão, tema da maior relevância para qualquer pessoa que tenha a pretensão de exercer o papel de Gestor em uma organização pública. Não seria diferente para o caso de Gestor da Escola Pública, postos os grandes desafios da sociedade atual.

A Mobilidade Interna (MI) é outra forma de seleção que visa a garantir o acesso às funções estratégicas da SEEDUC/RJ, em condições de paridade e transparência entre os servidores. O processo de mobilidade interna não deixa de ser um processo seletivo, porém não necessariamente precisa obedecer às quatro etapas de realização do processo seletivo.

O processo de MI é organizado pela equipe da coordenação de Recrutamento e Seleção, órgão integrante da administração central. As vagas dos postos de trabalho são publicadas, no site da SEEDUC/RJ, por meio de um edital, contendo informações sobre a vaga a ser preenchida, bem como as regras para participação e o cronograma de execução. Os candidatos interessados inscrevem-se. Após a inscrição, a equipe da Coordenação de Recrutamento e Seleção revisa os currículos enviados, verificando se estão dentro das regras estabelecidas em edital. Após este filtro, são enviados à área demandante, que seleciona os currículos que mais se encaixam no perfil pretendido. Uma agenda de entrevistas é marcada. Da entrevista, participam: os candidatos, 01 (um) representante da área de recrutamento e seleção e uma ou duas pessoas da área demandante. Em seguida, o candidato mais adequado é indicado para ocupar o cargo. Em alguns casos, onde o número de vagas é grande, os candidatos selecionados também passam por um curso de formação.

Ao longo destes três anos, há evidências de que uma mudança na cultura da SEEDUC/RJ vem acontecendo. A equipe de Gestores tem optado pela realização de processos seletivos e de mobilidade interna como modalidade de provimento dos cargos e postos de trabalho em praticamente todas as áreas, mesmo naquelas em que a realização de seleção não é obrigatória. A título de ilustração, desde o ano de 2011, conforme registrados na Tabela 2 foram realizados três processos seletivos

internos para preenchimento de vagas em funções estratégicas, alcançando-se o total de 1443 nomeações nas escolas e mais de 218 cargos vagos providos, tanto na sede como nas regionais, por meio dos processos de mobilidade interna.

A estrutura básica das unidades escolares foi regulamentada pela Resolução SEEDUC nº 4.778 de 20 de março de 2012. Os processos seletivos acima mencionados foram realizados para provimento dos cargos de Diretor, que teve o seu quantitativo ampliado nesta resolução, bem como para os cargos de Coordenadores Pedagógicos e Orientadores Educacionais.