• Nenhum resultado encontrado

2 A POLÍTICA E AS AÇÕES DE FORMAÇÃO DE GESTORES DE ESCOLA NA SEEDUC/RJ SOB A ÓTICA DOS DIRETORES

2.3 Apresentação E Análise Dos Resultados Da Pesquisa

2.3.5 Análise Geral dos Resultados da Pesquisa: respondendo às Questões de Investigação

2.3.5.2 As Demandas de Conhecimento colocadas

Para responder à segunda questão de investigação – quais são as necessidades de aquisição de conhecimento para embasar a prática de gestão escolar percebidas pelos atores que ocupam essa função na SEEDUC? – serão apresentadas a seguir algumas considerações.

Ao avaliarem cada um dos três cursos através do bloco 2 do questionário, os Diretores de Escola apontaram a necessidade de aprofundamento de alguns temas já oferecidos em cada um deles. O Quadro 29 a seguir apresenta essas demandas.

Quadro 29: Temas para aprofundamento por Curso

CURSO TEMAS PARA APROFUNDAMENTO

Curso de Formação do Processo Seletivo Interno

1º Processos administrativos e financeiros; 2º Cultura do Diálogo; Avaliação, habilidades e competências;

3º Relação Interpessoal; GIDE e Sistema Conexão Educação.

Fórum de Gestão e Liderança Escolar ---

MBA em Gestão Empreendedora na

Educação 1º Políticas Públicas; 2° Ambientação a Novas Tecnologias.

Fonte: Elaborado pela autora

Além disso, o bloco 3 do questionário foi dedicado ao levantamento de sugestões para propostas futuras. Dentre as questões uma foi dedicada ao levantamento de assuntos que mais os Gestores sentem necessidade de obter formação para melhorar seu desempenho como Gestor Escolar. Estas sugestões de assuntos são apresentadas no Quadro 30 a seguir:

Quadro 30: Levantamento de assuntos para Formação x Curso ofertados

TEMAS

QUATIDADE X QUE O

ASSUNTO FOI % SOLICITAÇÃO PRESENTE NOS CURSOS

Gestão Financeira 21 34% MBA

Gestão de Pessoas 10 16% MBA/PSI 2012

Legislação 8 13% MBA

Gestão Pedagógica 5 8% Não

Liderança 5 8% MBA/ Fórum

Políticas Públicas 5 8% MBA

Gestão Administrativa 4 7% PSI 2012

Negociação e Mediação de

Conflitos 4 7% Fórum

Gestão de Secretaria Escolar 3 5% Não

Gestão Democrática e

participativa 3 5% Não

Avaliação 2 3% PSI 2012

Gestão da Qualidade 1 2% MBA

Gestão de Crise. 1 2% Fórum

Gestão de Processos 1 2% MBA / Fórum e

Gestão de Tecnologia

Educacional 1 2% MBA

Gestão do Tempo 1 2% Não

Motivação de Professores 1 2% Não

Práticas Organizacionais 1 2% Não

Segurança no trabalho 1 2% Não

Fonte: Elaborado pela autora.

Se compararmos os conteúdos demandados pelos respondentes com os conteúdos que integram o programa de cada curso ofertados pela SEEDUC/RJ, desde 2011, apresentados no caítulo 1 (MBA, Mestrado, Fórum de Gestão e Liderança, Seminários de Gestão Escolar, Curso do PSI, Mediação de Coflitos e PROFGE), pode-se tecer algumas considerações. No quadro 27 acima, é possível identificar a relação entre os assuntos sugeridos e em que cursos foram trabalhados, ou não.

Observa-se, que grande parte dos assuntos sugeridos pelos Diretores, aparecem como conteúdos trabalhados nos cursos ofertados. O que pode significar que de fato a carga horária destinada a cada um desses assuntos em cada um dos cursos podem estar sendo insuficientes para o aprendizado dos cursistas, fato este que pode ter levado aos Diretores a apontarem, parte desses assuntos como sugestão de assuntos a serem trabalhados e outras formações.

Os assuntos que aparecem com maior números de ocorrencias são: Gestão Financeira, Gestão de Pessoas e Legislação. Esses três assuntos são trabalhados

no curso de MBA. Para cada um desses assuntos é destinada uma carga-horária de 24h. Os temas Gestão Financeira e Legislação, também estão presentes no Mestrado.

Os assuntos que aparecem, no quadro 30, acima, em negrito, são os que a princípio não foram trabalhados em nenhum dos cursos oferecidos. São eles: Gestão Pedagógica; Gestão de Secretaria Escolar; Gestão Democrática e participativa; Gestão do Tempo; Motivação de Professores; Práticas Organizacionais e Segurança no trabalho.

Cabe ressaltar que alguns desses assuntos, tal qual foram sugeridos, são muito amplos, sendo necessário compreender melhor a motivação dos Diretores para sugestão dos assuntos, práticas organizacionais e segurança no trabalho. Acredita-se, que a partir de uma investigação, para melhor delimitar a sugestão e para pensar em propostas em que os temas sejam inseridos, pode torna-se possível entender a especificidade dos assuntos apontados.

Vale ressaltar ainda que alguns outros temas podem ter sido contemplados em algum dos cursos com outro nome, ou dentro de algum conteúdo. Como pode ser o caso dos temas: Gestão Pedagógica e Gestão Democrática e participativa.

A Gestão Pedagógica pode estar presente nas diversas propostas de curso, como tema “pedagógico (PSI)” ou transversalmente nos demais temas como “ensino, aprendizagem e avaliação (Fórum)”. Neste caso, sugere-se que a SEEDUC/RJ inclua o tema ou pense em uma proposta de curso, por se tratar de um assunto relevante, que é a centralidade da Gestão Escolar.

A Gestão democrática e participativa pode estar presente no curso de MBA e do Mestrado, nas disciplinas de Políticas Públicas e Legislação. A gestão democrática e participativa é dos princípios da Gestão prevista na LDB nº 9394/96, e entender e discutir a aplicação dessa lei ao logo da história é sem dúvida, importante. Sendo assim, torna-se necessário trabalhar o tema Gestão democrática e participativa. Além disso, este tema é uma das dimensões da Gestão Escolar, que trabalha no cotidiano da escola o incentivo da participação de todos nos processos educacionais, despertando o sentimento de pertencimento e o exercício da democracia, apontado por Lück (2009). Neste caso, sugere-se também, que a SEEDUC/RJ, inclua o tema ou pense em uma proposta de curso dedicado a Gestão democrática e participativa na educação.

Além do acima exposto, quando estas demanda de formação são comparados ao mapa de formação apresentado no capitulo 1, torna-se possivel perceber a maioria dos temas estão contemplados de alguma forma, em alguns dos eixos desenhados, no mapa de formação.

Tendo em vista o acima exposto, pode-se considerar que o maior problema da formação em Gestão oferecida pela SEEDUC/RJ não se refere aos conteúdos trabalhados, mas sim à insuficiencia de carga horária para aprodundar os conteúdos, à restrição de oferta de vagas no curso (que não atende a todos os Gestores) e ao modelo de curso. Em outras palavras, considerando a opinião dos Gestores pesquisados, os gaps entre oferta e demanda por formação identificados nessa Pesquisa parecem decorrer também dos modelos de cursos ofertados.

Com relação à esta questão, vale trazer uma informação levantada através da observação participante. Alguns Diretores de Escola da Rede disseram que, apesar de sentirem necessidade de formação em alguns temas de Gestão Escolar, eles não têm interesse em fazer, por exemplo, um curso de especialização. Alguns relataram que, por já terem feito um curso de licenciatura e/ou especialização, não apresentam interesse em fazer outra formação do tipo. Gostariam de fazer mestrado, pois neste caso, além de aprofundarem conhecimentos, poderiam aumentar a titulação, e a possibilidade real de receberem o auxílio qualificação. No entanto, em função de número de vagas limitado e do processo seletivo rigoroso, a entrada em um mestrado não é viável para todos os Gestores.

Sendo assim, para solucionar os gaps entre oferta e demanda por formação em Gestão de Escolas na Rede Pública Estadual do estado do Rio de Janeiro, cabe uma reflexão mais abrangente, que considere não apenas a necessidade de aprofundamento de conteúdos temáticos e a integração de alguns, mas também uma reflexão a cerca dos modelos de cursos ofertados.