• Nenhum resultado encontrado

2 A POLÍTICA E AS AÇÕES DE FORMAÇÃO DE GESTORES DE ESCOLA NA SEEDUC/RJ SOB A ÓTICA DOS DIRETORES

3.2 Estrutura e detalhamento do Programa

3.2.4 Conteúdo Temático dos Minicursos

Os minicursos concebidos nesta proposta são os seguntes: Gestão Financeira na Escola Pública; Gestão de pessoas e a formação de um time de alto desempenho; Gestão Pedagógica: entendendo a sua importância; Gestão Administrativa na Escola Pública; Gestão de Resultados Educacionais e Os Papéis de trabalho dos Gestores. A seguir serão apresentados os conteúdos temáticos de cada um dos 06 minicursos propostos.

O Minicurso “Gestão Financeira na Escola Pública” abordará os conceitos, legislação, técnicas e procedimentos que auxiliarão os Gestores Escolares na

execução e prestação de contas eficientes. Além disso, pretende-se neste minicurso trabalhar procedimentos e orientações específicas da SEEDUC/RJ, para a Gestão financeira.

No Quadro 31, a seguir, será possível visualizar o objetivo e os conteúdos programáticos estabelecidos inicialmente.

Quadro 31 – Minicurso 1: Gestão Financeira na Escola Pública

Carga-Horária 40h

Objetivo do Minicurso:

Apresentar e trabalhar com conceitos e ferramentas de gestão financeira propiciando o aprendizado dos gestores quanto a gestão dos os recursos financeiros,compreendendo a execução e prestação de contas de forma eficiente.

Conteúdos Programáticos

 Planejamento e gestão dos recursos finaceiros.

 Gestão democrática de participativa dos recursos financeiros: o que gastar? Como gastar? Em que investir?  Orçamento Público: O que é orçamento público? Como

funciona? Porque planejar é preciso? De onde vem a receita do estado? Quando e como posso gastar?

 Legislações referentes a gestão e prestação de contas dos recursos financeiros, no âmbito federal e estadual. (Lei de Responsabildade fiscal, PNAE, PDDE e outras).

 Procedimento e ferramentas de prestação de contas.  Sistemas de gestão financeira.

Fonte: Elaborado pela autora.

O Minicurso “Gestão de pessoas e a formação de um time de alto desempenho” terá como foco trabalhar temas ainda não contemplados em outros cursos já ofertados. Além disso, trabalhar com os Gestores conceitos e ferramentas que o auxiliem na gestão e formação de um time de trabalho com alto desempenho.

No Quadro 32, a seguir, será possível visualizar o objetivo e os conteúdos programáticos estabelecidos inicialmente.

Quadro 32 – Minicurso 2: Gestão de Equipes de Alto Desempenho

Carga-Horária 40h

Objetivo do Minicurso:

Ministrar conhecimentos técnicos e oferecer ferramentas para gestão de pessoas que permitam a composição de equipes motivadas e produtivas, voltadas para o atingimento dos objetivos organizacionais.

Conteúdos Programáticos

 O que é um time de alto desempenho?  Motivação: conceito e estratégias.  Trabalho em time: conceito e como fazer.

 Avaliação de desempenho e feedback: conceito e estratégia.  Cultura Organizacional e clima escolar.

 Comunicação eficaz.

 Relações Interpessoais: respeito as diferenças.  Formação em serviço como prática no cotidiano.

 A troca idéias, de opiniões, utilizando a metodologia do diálogo, como moderadora das situações de divergências e de conflito.

Fonte: Elaborado pela autora.

O Minicurso “Gestão Pedagógica: entendendo a sua importância”, pretende trabalhar prioritariamente a Gestão Pedagógica como o aspecto mais importante e significativo da Gestão Escolar. Além disso, sensibilizar os Gestores para que entendam a importância do seu papel como líder pedagógico e que para tal ele precisam dominar os processos que integram esta dimensão, se tornando um articulador.

No Quadro 33, a seguir, será possível visualizar o objetivo e os conteúdos programáticos estabelecidos inicialmente.

Quadro 33 – Minicurso 3: Gestão Pedagógica – entendendo a sua importância

Carga-Horária 40h

Objetivo do Minicurso:

Trabalhar com os gestores escolares a importancia da gestão pedagógica ser tratada como núcleo central da gestão escolar, sensibilizando-os para a importância de conhecerem e se envolverem pedagogicamente, para o alcance dos objetivo fundamental da escola, que é promover a aprendizageme de qualidade para os alunos.

Conteúdo Programático

 A gestão pedagógica como aspecto de convergência de todas as outras dimensões da gestão escolar.

 O valor da dimensão pedagógica para o alcance dos resultados dos alunos.

 Programas e projetos que auxiliam na melhoria da aprendizagem.

 O currículo: Conceito e o conteúdo.

 Todos os espaços da escola são pedagógicos: entendendo e tranaformando os ambientes.

 Ambientes que estimulam a aprendizagem e incentivam nos alunos o esforço necessário à melhoria de seus resultados educacionais.

 Estratégias de acompanhamento do processoo do processo ensino-aprendizagem na sala de aula. (Diretor e equipe de professores).

 O valor das atividades extra-sala de aula como projetos educacionais diversos para a promoção e a integração das diversas áreas de conhecimento.

 O conceito de equidade: um olhar para os alunos com dificuldades de aprendizagem e necessidades educacionais especiais.

 Tecnologias educacionais como ferramentas que podem auxiliar na melhoria do processo ensino-aprendizagem. Fonte: Elaborado pela autora.

O Minicurso “Gestão de Resultados Educacionais” tem como foco trabalhar o conceito, importancia e os benefíficios da avaliação. Além disso, ensinar aos Gestores a se apropriarem dos resultados das avaliações em larga escala e das implementadas pelo estado planejando estratégias de acompanhamento desses resultados, além de medidas que possam atuar na mudança dos mesmos.

No Quadro 34, a seguir, será possível visualizar o objetivo e os conteúdos programáticos estabelecidos inicialmente.

Quadro 34 – Minicurso 4: Gestão de Resultados Educacionais

Carga-Horária 40h

Objetivo Minicurso:

Oferecer subsídios para o participante reletir sobre a importância do planejamento e acompanhamento dos resultados educacionais, bem como oferecer conhecimento técnico e conceitual que apóiem a gestão de resultados na escola.

Conteúdo Programático

 A importância da avaliação em larga escala para a melhoria do desempenho da escola;

 Apropriação de resultados (IDEB, SAEB, Prova Brasil, etc) e o planejamento de de metas futuras;

 A utilização dos cadernos de resultados de análise pedagógica do SAERJINHO, como instrumento de acompanhamento da aprendizagem dos alunos e de criação de estratégias pedagógicas;

 O Processo de comunicação e de envolvimento do conselho e da comunidade escolar na compreensão e apropriaão dos resultados da escola.

Fonte: Elaborado pela autora.

O Minicurso “Gestão Administrativa e a Infraestrtutura” tem como foco apresentar aos Gestores Escolares conceitos, ferramentas, procedimentos legias e administrativos para a realização dessa dimensão, mas sobre tudo auxilia-lo no entendimento de que a adminstração e o provimento de toda a infraestrutura são primordiais para que a aprendizagem aconteça, mas que esta dimensão não pode ser o núcleo da sua Gestão. Organizar e delegar é necessário.

No Quadro 35, a seguir, será possível visualizar o objetivo e os conteúdos programáticos estabelecidos inicialmente.

Quadro 35 – Minicurso 5: Gestão Administrativa e a Infraestrtutura

Carga-Horária 40h

Objetivo do Minicurso:

Sensibilizar os gestores Escolares para a importância que a infraestrutura tem no suporte às condições necessárias ao aprendizado do aluno.

Conteúdo Programático

 Organização e Funcionamento da Escola.  Associação de Apoio à Escola (A.A.E.).

 Patrimônio – guarda e conservação, arrolamento, valores e inventário.

 Sindicância: O que é? Qual a sua Importância? Como proceder?  Infraestrutura – Qual a diferença entre uma obra de reparo e de

infraestrutura?

 Gestão da alimentação escolar vai além da oferta da merenda.  Transporte Escolar – Cartão do Estudante um meio de garantir o

acesso dos alunos até a escola.

 Sistemas de gestão administrativa: Conexão Educação, SIFIC, e outros.

Fonte: Elaborado pela autora.

O Minicurso “Gestão Estratégica e Participativa” tem como foco conscientizar o Gestor Escolar de suas limitações na administração escolar, que ele, sozinho, não tem como conseguir administrar todos os problemas da escola. Mas apresentar um caminho pode levá-lo a conseguir, e este caminho é a descentralização, compartilhar responsabilidades com toda a comunidade escolar, alunos, pais, professores e funcionários. Além disso, que existem procedimentos e documentos legais que ele deve utilizar e que podem auxiliá-lo na construção de uma Gestão estratégica e participativa.

No Quadro 36, a seguir, é possível visualizar o objetivo e os conteúdos programáticos estabelecidos inicialmente.

Quadro 36 – Minicurso 6: Gestão Estratégica e Participativa na Escola

Carga-Horária 40h

Objetivo do

Minicurso: Discutir, Orientar e instrumentalizar os gestores escolares quanto a prática técnico e política da gestão estratégica e participativa, incentivando a participação e integração da comunidade escolar na gestão da escola.

Conteúdo Programático

 Mudanças de paradigmas na gestão educacional;

 A gestão educacional em nível micro – escola e em nível macro – redes de ensino;

 Conceito de gestão estratégica e participativa;  Visão sistêmica;

 Pensamento estratégico.

 Regimento Escola: o conceito, a importancia, a utilização;  Projeto político-pedagógico: Construção e a implementação

atividades coordenadas pelo gestor escolar;  Conselhos Escolares;

 Programas e projetos que promovem a participação e a gestão democrática.

Fonte: Elaborado pela autora.

O Minicurso “Os Papéis de trabalho dos Gestores”, vem como proposta da autora uma vez que entende ser primordial o Gestor entender quais são os papéis que precisa desempenhar de forma sistematizada. O tema tem como princípio evidenciar esses papéis para os Gestores, além de apontar como os mesmos podem se tornar mais fáceis de exercer de forma a planejar, priorizando as ações que ele deve desempenhar e delegar. Para este trabalho foi escolhido o autor Henry Mintzberg (2010), que após um vasto estudo sobre o tema desenvolveu um modelo de Gestão que pode ser aplicado a qualquer Gestor.

No Quadro 37, a seguir, é possível visualizar o objetivo e os conteúdos programáticos estabelecidos inicialmente.

Quadro 37 – Minicurso 7: Os Papéis de trabalho dos Gestores

Carga-Horária 40h

Objetivo do Minicurso: Conhecer e refletir sobre a dinâmica e os papeis de trabalho de gestores escolares, à partir do modelo de gestão proposto por Henry Mintzberg.

Conteúdo Programático

 O pensamento de Hebnry Mintzberg e o modelo de Gestão por ele proposto.

 A dinâmica e os papéis de gestores apresentados por Henry Mintzberg no contexto da gestão de escolar.  A relação entre a perfil pessoal dos gestores e o cargo de

gestão.

 Os oito papéis de gestão: estruturação, programação, comunicação, controle , liderança, articulação, ação e negociação.

 A aplicabilidade dos oito papeis à realidade dos gestores de escolas.

 Competências necesárias ao desempenho dos papéis de gestão.

Fonte: Elaborado pela autora.

Os conteúdos programáticos dos minicursos deverão ser melhor detalhados e planejados, caso a proposta seja aprovada para implementação na SEEDUC/RJ. Esta definição acontecerá com a participação das áreas técnicas da SEEDUC/RJ, responsáveis pela definição de Políticas, Gestão e acompanhamento de cada dimensão apresentada, coordenado pela equipe da Diretoria de Formação e Desenvolimento de Pessoas. A definição desses conteúdos incluirão casos reais, levantados no dia a dia das escolas, ligados às atribuições do Gestor já listadas no capítulo 2.

O Quadro 38, a seguir, apresenta as áreas da SEEDUC/RJ responsável por gerir os processos relacionados com cada minicurso proposto.

Quadro 38 – Áreas da SEEDUC/RJ relacionadas aos Minicursos

Minicurso Área para consulta

Minicurso1: Gestão Financeira na Escola Pública

Subsecretaria Executiva especificamente a Superintendência de Orçamento e Finanças

Minicurso 2: Gestão de

Pessoas Subsecretaria de Gestão de Pessoas especificamente Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas

Minicurso 3: Gestão

Pedagógica Subsecretaria de Gestão de Ensino especificamente a Superintendência Pedagógica

Minicurso 4: Gestão de Resultados Educacionais

Subsecretaria de Gestão de Ensino especificamente a Superintendência de Avaliação e acompanhamento do Desempenho Escolar

Minicurso 5: Gestão

Administrativa Subsecretaria de Tecnologia e Infraestrutura Superintendência de Gestão das Regionais Administrativas

Minicurso 6: Gestão

Estratégica e Participativa Subsecretaria de Gestão de Ensino especificamente a Superintendência de Gestão das Regionais Pedagógicas

Minicurso 7: Os Papéis de

trabalho dos Gestores Subsecretaria de Gestão de Ensino especificamente a Superintendência de Gestão das Regionais Pedagógicas

Fonte: Elaborado pela autora.

No próximo tópico será apresentado uma previsão de cronograma para a realização dos Micursos durante um ano letivo.