• Nenhum resultado encontrado

2 A POLÍTICA E AS AÇÕES DE FORMAÇÃO DE GESTORES DE ESCOLA NA SEEDUC/RJ SOB A ÓTICA DOS DIRETORES

2.3 Apresentação E Análise Dos Resultados Da Pesquisa

2.3.1 Perfil dos Respondentes

Para definir o perfil dos Diretores que atuam na Gestão das Escolas da Regional Metropolitana II, fizeram parte do questionário perguntas quanto: ao cargo, função, formação, forma de ingresso e tempo na gestão escolar. Os dados consolidados, podem ser melhor visualizados no Quadro 25, a seguir.

Quadro 25 – Perfil dos Respondentes

QUAL O CARGO QUE OCUPA? QUAL A FUNÇÃO QUE EXERCE? FORMA DE ACESSO À FUNÇÃO DE DIRETOR HÁ QUANTO TEMPO EXERCE A FUNÇÃO NÍVEL DE ESCOLARIDADE

Docente I (31%) Diretor (52%) Eleição (15%) Menos de 1 ano (7%) Ensino Médio – Magistério

(2%) Docente II (69%) Diretor Adjunto (48%) Indicação antes de 2011 (39%) Entre 1 e 5 anos (47%) Ensino Superior – Pedagogia ou Normal Superior (2%)

--- --- Indicação depois de 2011 (20%) Entre 6 e dez anos (23%) Licenciatura (16%) Ensino Superior –

--- --- Seletivo (25%) Processo Mais de 1 ano (23%) Bacharelado (3%) Ensino Superior –

--- --- Eleição e Processo

Seletivo (2%) --- Especialização (72%)

--- --- --- --- Mestrado (5%)

--- --- --- --- Doutorado (0%)

Fonte: A autora a partir dos resultados da pesquisa.

Os 61 Diretores que responderam ao questionário, representam 34% do total de todos os diretores da Regional Metropolitana II. Desse total 32 (52%) são Diretores e 29 (48%) são Diretores Adjuntos. Todos são Docentes, o que os

diferencia é que alguns ingressaram na Rede Estadual como Docente I 19 (39%)35 e

os demais como Docente II 42 (69%)36.

Quanto a forma de acesso a função de Diretor, 54% assumiram a função antes de 2011, por eleição ou indicação. Os Diretores que ocupavam a função antes da publicação do decreto que estabelece a ocupação da função de Diretor somente por processo seletivo interno, não foram exonerados, permaneceram no cargo. Já 46% dos respondentes assumiram a função após 2011, dos quais 25% foram através de processo seletivo, 20% por nomeação provisória e apenas 1% assumiu a função por eleição e após o ano de 2011 optou por participou do PSI, com aprovação.

Os Diretores nomeados provisoriamente podem desempenhar a função, até que tenham novos Diretores, aprovados em PSI. Neste caso, os nomeados provisoriamente serão subsituídos, a menos que tenham participado do PSI e tenham sido aprovados. De acordo com sua colocação no resultado final estes Diretores podem ou não permancer na mesma escola, ou farão nova escolha para nomeação efetiva. A ocupação da função por diretores provisórios demonstra a preocupação da SEEDUC/RJ em não deixar as escolas sem um Gestor, enquanto novos candidatos aprovados em PSI se habilitam a assumir a função.

Em relação ao tempo que desempenham a função, 54% dos respondentes estão na função até 5 anos. Os outros 46% assumiram a função entre 6 e 10 anos ou há mais de 10 anos. Estes dados, também apontam paraa realidade de que mais da metade dos Gestores participantes da pesquisa assumiram a função através de indicação ou eleição. Por estarem na função de direção no mínimo há 6 anos, entende-se que eles vivenciaram os processos de mudanças ocorridos na SEEDUC, e em particular com relação ao modelo de Gestão de Escolas. Significa dizer que eles podem ter enfrentado dificuldades de adapatação às novas demandas de Gestão na Rede.

Por outro lado, os dados da Pesquisa também demomnstram que mais da metade desses Diretores assumiram a função nos últimos 5 anos. Esses dados nos levam a concluir que um número significativo de Gestores assumiu a função praticamente ao mesmo tempo que todas as mudanças do Plano de Educação do

35

Docente I são servidores que ingressaram na carreira do magistério já com o curso de licenciatura concluído e são docentes de alguma área do conhecimento.

36Docente II são servidores que ingressaram na carreira do magistério como professores dos ensino

Rio de Janeiro foram implementadas. Significa, dizer também, que esses Diretores não só tiveram que aprender sobre a nova função, como também precisaram se preocupar com os processo de implementação e gerenciamento de todas as mudanças demandadas.

Quanto à formação, os dados demonstram que 98% cursaram o ensino superior, exceto 2% que ainda não. Além disso, 77% já fizeram algum curso de especialização e dentre eles, 5% já concluiram um Mestrado. Pode-se dizer que o grupo de respondentes tem conhecimento da atividade fim da educação que é o processo de ensino e aprendizagem. Considerando que quase 100% tem curso de nível superior, a grande maioria em curso de licenciatura. Mais de 75% são especialistas, e que todos são Docente de carreira

Prosseguindo na apresentação dos dados, a seguir será apresentado um quadro e alguns gráficos contendo informações mais detalhadas da participação em cursos de especialização dos cursos ofertados pela SEEDUC/RJ para gestores antes e a partir de 2011.

Quadro 26 – Perfil dos Respondentes – Detalhes da Formação e Participação de Cursos

DENTRE OS CURSOS OFERTADOS PELA SEEDUC/RJ QUAL VOCÊ FEZ?

NOS ÚLTIMOS 10 ANOS VOCÊ PARTICIPOU DE ALGUM OUTRO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO, SEM SER O MBA OFERTADO ATUALMENTE

PELA SEEDUC/RJ?

Formação do Processo Seletivo Interno – PSI: 7 (11%) PROGESTÂO - CONSED/UFJF: 19 (31%)

Fórum de Gestão e Liderança na Escola: 2 (3%) Escola de Gestores - MEC/UFRJ: 2 (3%)

MBA em Gestão Empreendedora na Educação: 22 (36%) Escola de Gestores - MEC/UNIRIO: 3 (5%)

Participei dos três cursos: 3 (5%) Outro curso de Especialização em Gestão: 15 (25%)

Não participei de nenhum desses cursos: 27 (44%) Não participei de nenhum Curso de Especialização de Gestão: 22 (36%)

Fonte: A autora a partir dos resultados da pesquisa.

Os dados acima demonstram que 56% dos respondentes participaram de algum dos cursos ofertados e 44%, ainda não participaram de nenhum dos cursos. Dos 56% participantes, 36% dos respondentes participaram do MBA em Gestão Empreendedora em Educação.

Dos motivos pelos quais 26 (44%) respondentes disseram não ter participado de nenhum dos três cursos ofertados, foram registrados: 6 por ser diretor interino, 11 por falta de conhecimento, 1 por questões pessoais, 1 por falta de interesse, 7 por falta de tempo, 1 por estar fazendo outro curso.

Faz-se necessário esclarecer que no curso do PSI a adesão não é por oferta de vaga e sim direcionados aos aprovados nas 3 primeiras etapas do processo de seleção interna. O Fórum de Gestão e Liderança foi direcionado a um público específico. Já o curso do MBA as vagas são ofertadas e divulgadas em todos os meios de comunicação utilizados na SEEDUC/RJ. Apesar de em todas as edições terem sido divulgadas as oferta no site da SEEDUC/RJ, ter sido enviado e-mail marketing a todos os diretores e e-mail para que os Diretores Regionais divulgassem o curso às suas equipes gestoras, a falta de conhecimento da ação aparece como a razão preponderante da não participação. Na sequência aparecem a falta de tempo e o fato de serem diretores interinos.

Dos 77% dos Diretores que têm especialização, 64% já fizeram algum curso de especialização em Gestão. Dentre os cursos de Gestão que os respondentes já participaram aparecem os cursos: PROGESTÃO37, Programa Escola de Gestores38 ou outros cursos. Estes dados demonstram que uma parte significativa de gestores já possui curso de especialização e formação em Gestão.

2.3.2 Análise dos três cursos: Formação do PSI, Fórum de Gestão e Liderança