• Nenhum resultado encontrado

Revisão teórica e fundamentação de Hipóteses e Questões de Investigação

3.3 Sobre alguns conceitos empregues.

3.4.2 Amostragem e granulação.

A amostra foi feita recorrendo à gravação em vídeo, durante o intervalo de tempo de um dia (24 horas), e em simultâneo, dos três canais abertos com publicidade em Portugal, RTP1, SIC, TVI, no ano de 2003. Recorreu-se a três gravadores VHS operando

continuamente e em simultâneo. A RTP2 foi excluída por não apresentar, à data, publicidade do tipo comercial.

Escolheu-se o período de um ano por corresponder a uma unidade dotada de propriedades cíclicas capaz de resolver as variações da sazonalidade. Outras unidades (um mês, uma semana, um dia, umas horas) não o permitiriam. A gravação tríplice foi repetida em quatro momentos distribuídos ao longo do ano 2003.

O critério de selecção dos quatro dias foi a escolha de um dia útil, aleatório, por cada época, Primavera, Verão, Outono e Inverno. A gravação de Inverno foi antecipada em alguns dias, de modo a abranger a época pré-natalícia. Houve o cuidado de evitar os fins-de-semana ou feriados. Nesta amostra estratificada (Riffe, Lacy e Fico, 2005, p. 108-9) esperou-se obter representação de:

• Um dia sem especial conotação sazonal, no caso, 27 de Março, quinta-feira. • Um dia com publicidade de Verão, no caso, 2 de Julho, quarta-feira.

• Um dia com publicidade de rentrée, no caso, 17 de Outubro, sexta-feira. • Um dia com publicidade pré-natalícia, no caso, 17 de Dezembro, quarta-feira. Em termos experimentais, considerou-se um dia o período de 24 horas, com início na primeira programação normal da manhã e com o final no dia seguinte à mesma hora.

O dia exacto das gravações foi ditado pela conveniência do autor, dentro do leque dos dias elegíveis. As dificuldades advinham da manipulação dos três aparelhos de gravação vídeo em operação contínua durante 24h, das 06h30 às 06h30. Este constrangimento não induziu erro sistemático, ou enviesamento, diferente daquele que adviria de uma escolha aleatória dentro dos dias úteis dos intervalos sazonais intencionados.

Obteve-se um conjunto de 78 cassetes VHS de longa duração, de 180 ou 240 minutos cada, contendo ao todo cerca de 288 horas de emissão (Figura 3-1).

3.4.2.1 Primeiro nível de granulação: anúncio.

No visionamento das 78 cassetes VHS foram seleccionados os intervalos com anúncios. Esta primeira fase de discriminação dos intervalos publicitários é de natureza auto-evidente, e foi desempenhada pelo autor.

Uma vez isolados os intervalos de anúncios balizados por separadores, procedeu-se à mudança de suporte, do magnético para o informático: depois da anotação dos dados dos intervalos (data / hora) estes foram convertidos em ficheiro informático ‘*.wmv,’ ocupando agora 16 DVD ROM.

Os intervalos foram decompostos nos seus anúncios originando ficheiros mais pequenos. Considerou-se este passo, feito com software de edição, não susceptível de decisões arbitrárias ou de erros com significado sistemático.

Obteve-se, neste ponto, uma amostra constituída por 5.414 anúncios correspondendo a uma duração total de 32h 49m 20s de publicidade. Os anúncios distribuíram-se pelos canais do modo apresentado no Quadro 3-1.

Ao mesmo tempo que os anúncios foram seccionados, a sua duração foi medida, com a exactidão proporcionada pelo programa de edição vídeo. A cada anúncio recenseado foi atribuída uma cota provisória. A cota, quando necessário, foi desdobrada na terminação (sub-cota) conforme as diferentes versões de duração do mesmo anúncio. Aos anúncios idênticos, nas imagens e duração, foi atribuída a mesma cota e sub-cota.

Houve, por falha técnica, um lapso de gravação de duas horas, num dos dias (17 de Dezembro), que afectou um dos três canais gravados (TVI). Uma leitura geral do material permite estimar que se tenham perdido dois intervalos de anúncios, entre as 18h30 e as 20h30

Quadro 3-1. Anúncios gravados nos quatro dias do ano nos três canais abertos.

Anúncios token da RTP1:

Março 322 Julho 369 Outubro 374 Dezembro 303 Anúncios token da SIC

Março 426 Julho 577 Outubro 578 Dezembro 457 Anúncios token da TVI

Março 467 Julho 613 Outubro 588 Dezembro 340

desse dia. Esta limitação constitui um erro de amostragem. A falha de 2 horas no total de 288 horas de emissão, num contexto de repetição constante de anúncios, quer entre canais, quer ao longo do dia, torna o lapso de gravação pouco relevante, sobretudo se se tiver em conta que não iriam ser apuradas para a amostra as repetições ou as versões curtas do mesmo anúncio.

3.4.2.2 Segundo nível de granulação: personagem.

O segundo nível de granulação respeita à discriminação de personagens. A definição da granulação do ‘personagem principal’ foi a seguinte:

Qualquer personagem enquadrado em exclusivo, total ou parcialmente, em plano aberto ou fechado, durante muito ou pouco tempo (até ao limite físico de um fotograma);

Qualquer personagem, enquadrado em exclusivo ou não, que tenha alguma

interacção física ou comunicativa com alguém ou alguma coisa. Poderão surgir vários personagens no mesmo plano.

Os personagens podem ser humanos, animais, bonecos animados ou objectos animados.

Não são considerados personagens: vozes invisíveis, mascotes gráficas imóveis, figurantes sem interacção, partes do corpo de um personagem já assinalado, objectos inanimados, brinquedos (mesmo que dotados de mecanismos de fala ou de movimento). O máximo de personagens é dez por anúncio. Ultrapassado esse número passa a considerar-se não haver personagem algum, por excesso de pulverização de personagens principais.

Na identificação de personagens procedeu-se a uma sequência de operações detalhada, essencial para garantir precisão na tarefa dos observadores e, em simultâneo, permitir averiguar a concordância da granulação.

Primeiro elaboraram-se fichas-guião, uma por anúncio. Recorreu-se a um programa informático editor de vídeo e fez-se a captura de um fotograma por cada plano, em cada anúncio. Visou-se escolher, em cada plano, um fotograma com qualidades explicativas quanto à acção e personagens. Obtiveram-se 18.314 fotogramas, cada um em ficheiro individual do tipo ‘*.jpg,’ organizados em pastas, uma por anúncio. Depois elaborou-se a ficha-guião de cada anúncio composta pela sequência respectiva de fotogramas, identificada com a cota provisória do respectivo anúncio e gravada em ficheiros individuais ‘*.doc’ do MSWORD.

Num segundo momento, enquanto se voltava a visionar o anúncio respectivo, discriminaram-se sobre estas fichas-guião os personagens principais, assinalando-se um círculo a picotado sobre a imagem de cada, sem repetições. Assim os personagens a codificar

leitura sequencial da esquerda para a direita (Figura 3-2). A totalidade das fichas-guião obtidas, com os personagens assinalados, apresenta-se no Apêndice C.

o06c_

Figura 3-2. Exemplo de uma das fichas-guião distribuídas aos observadores, para identificação dos

personagens. Os três personagens do anúncio o06c (cota definitiva 1089) foram salientados e identificados no sentido da leitura: personagem 1, personagem 2, personagem 3. Fonte: Apêndice C, no DVD-

ROM/ApendiceC/fichas47/o06c ola soft fiat 15s.pdf. O filme é visível no DVD-ROM/ApendiceB/47/o06c.vwm