• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE E DISCUSSÃO DA ADMINISTRAÇÃO SOBRE A SITUAÇÃO FINANCEIRA E OS RESULTADOS OPERACIONAIS

Essa seção contém discussões sobre estimativas futuras que envolvem riscos e incertezas. Os resultados efetivamente obtidos por nós podem diferir significativamente daqueles discutidos nas afirmações sobre estimativas futuras como resultado de diversos fatores, incluindo, entre outros, aqueles previstos nas Seções “Considerações Sobre Estimativas e Declarações Acerca do Futuro” e “Fatores de Risco”.

A presente análise e discussão da administração sobre a situação financeira e os resultados operacionais é baseada em nossas demonstrações financeiras anuais auditadas, em nossas informações financeiras consolidadas trimestrais revisadas, nas respectivas notas explicativas anexas ao Prospecto, bem como em outras informações contábeis e gerenciais e em demais informações constantes das Seções “Apresentação das Informações Financeiras e Outras Informações”, “Sumário das Informações Financeiras” e “Informações Financeiras e Operacionais Selecionadas”.

ENTENDIMENTO DA COMPANHIA

Nossas demonstrações financeiras consolidadas dos exercícios encerrados em 31 de dezembro de 2004, 2005 e 2006 foram elaboradas de acordo com as Práticas Contábeis Brasileiras e auditadas pela

PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes, conforme indicado no seu parecer anexo ao Prospecto. Nossas informações financeiras trimestrais consolidadas relativas aos períodos de três meses encerrados em 31 de março de 2006 e 2007 foram elaboradas de acordo com as Práticas Contábeis Brasileiras, e foram objeto de revisão limitada pela PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes, conforme indicado no seu relatório também anexo ao Prospecto.

Os dados de nosso balanço patrimonial consolidado pro forma em 31 de março de 2007 e de nossas demonstrações de resultado consolidadas pro forma para os períodos de três meses encerrados em 31 de março de 2006 e 2007 e do exercício encerrado em 31 de dezembro de 2006 foram extraídos de nossas informações financeiras consolidadas pro forma apresentadas anexas ao Prospecto. O balanço patrimonial consolidado pro forma inclui ajustes ao nosso balanço patrimonial consolidado histórico em 31 de março de 2007 para apresentar os efeitos das aquisições da BoniAmazon, Boni e da CLI em nossa posição patrimonial como se tivessem acontecido em 31 de março de 2007. As demonstrações de resultado consolidadas pro

forma incluem ajustes à nossas demonstrações de resultado consolidadas históricas pelo exercício findo em

31 de dezembro de 2006 e pelos períodos de três meses findos em 31 de março de 2007 e 2006 para apresentar os efeitos das aquisições da Boni (diretamente e por meio da BoniAmazon) e da CLI em nossos resultados como se tivessem acontecido em 01 de janeiro de 2006. As informações financeiras consolidadas

pro forma refletem a aquisição da P.D.I. Ltda. somente como a compra de um investimento (não consolidado)

em 31 de março de 2007 (sem apresentar a posição financeira e resultados consolidados da P.D.I. Ltda.), tendo em vista a irrelevância de seus ativos, suas receitas e seus resultados em nossa posição financeira e resultados das operações. A revisão limitada das informações financeiras consolidadas pro forma realizada pela PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes foi conduzida, conforme indicado em seu relatório anexo ao Prospecto, de acordo com a ISAE 3000 – International Standards on Assurance Engagements. Os ajustes pro forma e critérios e premissas utilizados para determiná-los estão descritos nas informações financeiras consolidadas pro forma apresentadas anexas ao Prospecto.

Os resultados de nossas Controladas Asera, Tegmax e TGI são consolidados de forma integral e os resultados da nossa Controlada Catlog são consolidados de forma proporcional em nossas demonstrações financeiras consolidadas.

Visão Geral

Somos um provedor logístico integrado que atua no transporte, armazenagem, inclusive alfandegada, controle e gestão de estoque e desenvolvimento de soluções logísticas em diversos setores da economia, tais como o automotivo, home and personal care - HPC, combustíveis, agronegócio, papel e celulose, químico, refrigerados, telecomunicações, eletroeletrônicos e informática.

Acreditamos ser o líder no segmento de transporte de veículos 0Km para a indústria automotiva, com uma participação de aproximadamente 30% neste segmento e com cerca de 730 mil veículos movimentados em 2006. Atuamos junto à indústria automotiva desde 1969 e hoje provemos soluções logísticas para as

ENTENDIMENTO DA COMPANHIA

principais montadoras do País, responsáveis por 94,1% da venda total de automóveis e veículos comerciais leves, abrangendo produção nacional, importação e exportação.

Oferecemos um amplo portfólio de serviços logísticos. Nossa atuação no setor automotivo compreende o transporte de veículos 0Km, em âmbito nacional e para outros países do Mercosul; o transporte de peças e de matérias-primas para linhas de produção; e serviços logísticos integrados de armazenagem, gestão e controle de estoque e PDI.

Nos demais setores da economia em que atuamos, utilizamos um modelo operacional de transporte que prioriza o uso de equipamentos de grande capacidade para a movimentação ininterrupta de altos volumes de Cargas. A adoção desse modelo operacional nos permitiu conquistar uma posição de destaque em segmentos relevantes para as nossas atividades. Em 2006, fomos responsáveis pelo transporte de 245 mil toneladas de suco de laranja para exportação em bitrens e rodotrens, para a Citrovita, Cutrale e Citrosuco, volume este correspondente a 18,8% das exportações brasileiras no mesmo ano. Somos, ainda, responsáveis pelo gerenciamento de todo o processo de abastecimento de insumos para a fábrica da Unilever em Indaiatuba, tendo transportado, em 2006, 625 mil toneladas de produtos químicos.

Somos permissionários dos direitos de operação e administração do maior, em termos de Valor CIF, e mais moderno Porto Seco do Brasil, localizado em Cariacica, Espírito Santo, o Porto Seco de Vitória I, onde prestamos nossos serviços de armazenagem, controle e gestão de estoque, os quais compreendem a armazenagem alfandegada, guarda temporária e o gerenciamento do transporte de distribuição de Cargas, incluindo a consolidação, desconsolidação e inspeção de mercadorias (triagem).

Estamos estrategicamente localizados próximos a plantas das principais montadoras e portos do País. Possuímos mais de 1.245 mil m2 de pátios disponíveis em diversos estados do País, notadamente em São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Espírito Santo, dos quais 300 mil m2 são alfandegados, além de 26 mil m2 de armazéns alfandegados localizados no Porto Seco de Cariacica, Espírito Santo.

Temos um histórico de sucesso em fusões e aquisições. Desde de 1997, adquirimos cinco empresas e

recentemente, em abril de 2007, concluímos as aquisições da Boni, que concentra suas atividades na prestação de serviços de logística para diversos setores, dentre os quais o home and personal care – HPC, combustíveis, agronegócio, papel e celulose, químico e refrigerados, da CLI, que é permissionária dos direitos de operação do Porto Seco de Vitória I em Cariacica e da P.D.I. Ltda., que presta serviços de PDI em veículos 0Km importados e armazenados pela CLI.

Historicamente, adotamos um modelo de operações pouco intensivo em capital (asset light), que nos permite uma adaptação rápida a eventuais oscilações de demanda e mudanças nas condições econômicas.

Trabalhamos com uma frota de caminhões essencialmente terceirizada, fazendo com que nossos custos e despesas sejam predominantemente variáveis. Em 31 de março de 2007, operávamos uma frota de, aproximadamente, 2.600 Equipamentos, dos quais apenas aproximadamente 13% eram próprios.