• Nenhum resultado encontrado

FATORES DE RISCO Riscos relacionados ao Nosso Negócio e Setor Econômico

Nossa receita está concentrada na indústria automotiva e em um número reduzido de clientes, o que pode nos afetar adversamente.

Em 31 de março de 2007, 94,6% de nossa receita bruta operacional foi proveniente da prestação de Serviços de Transporte para a indústria automotiva, cujo desempenho é altamente correlacionado ao da economia nacional e internacional, inclusive do Mercosul, dada a sua forte dependência em relação ao nível de renda da população e respectiva distribuição, incidência de impostos, condições de custos de financiamento, taxas de juros e mercado consumidor. Uma retração nas economias global ou nacional poderá afetar negativamente a demanda e as vendas de veículos, causando uma diminuição da produção atual e de novos desenvolvimentos da indústria automotiva e, conseqüentemente, a redução na demanda por nossos Serviços de Transporte. Ademais, dada a concentração de mercado em um número pequeno de montadoras e que representam uma parcela significativa de nossa receita, a redução na demanda por parte de qualquer delas, a rescisão de contratos, ou alterações em sua condição econômica ou financeira poderão nos afetar adversamente.

A falta de disponibilidade de crédito ou a diminuição da capacidade de endividamento de compradores em potencial de veículos 0Km podem afetar adversamente nossos negócios.

As vendas da indústria automotiva são afetadas, entre outros fatores, pela disponibilidade de crédito ao consumidor para o financiamento de veículos 0Km e pela capacidade de endividamento do consumidor final. Conseqüentemente, a indisponibilidade de crédito ou a diminuição da capacidade de endividamento de compradores em potencial podem causar uma redução expressiva da demanda por veículos 0Km, o que pode impactar negativamente nossos Serviços de Transporte para o setor automotivo, afetando adversamente nossa condição financeira e resultados operacionais.

Enfrentamos substancial competição, principalmente de outros prestadores de serviços de gestão logística. Nosso segmento é altamente competitivo e pulverizado. Competimos com outras operadoras de transporte multimodal e prestadores de serviços logísticos integrados. A competição é baseada fundamentalmente em taxas de frete, capacidade disponível, qualidade de serviço, confiabilidade, Transit Time e escopo das operações. Caso não sejamos capazes de atender à demanda de serviços e preços de nossos clientes da mesma forma que nossos concorrentes, nossos resultados poderão ser adversamente afetados.

Estamos sujeitos a riscos relacionados com pendências judiciais e administrativas.

Somos parte em diversos processos judiciais e processos administrativos, incluindo processos relativos a cobrança de tributos, disputas trabalhistas, além de ações cíveis e civis públicas, algumas delas de difícil mensuração. Em 31 de dezembro de 2006, o provisionamento total por nós realizado com relação a tais processos era de R$1,6 milhão e o valor depositado judicialmente era de R$0,8 milhão, sem considerar as contingências relativas à Boni, CLI e P.D.I. Ltda., que foram adquiridas posteriormente a tal data.

ENTENDIMENTO DA COMPANHIA

Não é possível prever qual será o resultado desses processos. Caso parte substancial de tais processos ou um ou mais processos de valor relevante sejam julgados contrariamente aos nossos interesses e não haja provisão em valor similar, nossos resultados poderão ser adversamente afetados. Além disso, caso isso ocorra, mesmo que haja provisão suficiente, nossa liquidez poderá ser adversamente afetada.

Riscos relacionados a questões trabalhistas e à terceirização de parte substancial de nossas atividades podem nos afetar adversamente.

Os nossos Serviços de Transporte e nossos Serviços Logísticos podem ser afetados em caso de paralisações significativas, greves ou redução de carga horária dos nossos prestadores de serviços, bem como em caso de aumento salarial, inclusive de terceirizados, caso não sejamos capazes de repassar tal aumento aos nossos clientes. Qualquer paralisação significativa, redução de carga horária, aumento de salário não repassado aos nossos clientes, ou outras questões envolvendo caminhoneiros ou carreteiros poderão afetar adversamente nossos negócios e nossos resultados operacionais. Adicionalmente, como parte substancial de nossas atividades é terceirizada, a descontinuidade da prestação de serviços por diversas empresas poderá afetar a qualidade e continuidade de nossos negócios. Caso qualquer dessas hipóteses ocorra, nossos resultados poderão ser impactados adversamente.

Além disso, celebramos contratos com empresas terceirizadas. Na hipótese de uma ou mais empresas terceirizadas não cumprirem suas obrigações trabalhistas, previdenciárias ou fiscais, poderemos vir a ser considerados subsidiariamente responsáveis e ser obrigados a pagar tais valores aos empregados das empresas terceirizadas. Não podemos garantir que empregados de empresas terceirizadas não tentarão reconhecer vínculo empregatício conosco.

Podemos não ser bem sucedidos em nossa estratégia de aquisições.

Fizemos quatro aquisições desde 2001, incluindo a Boni, a CLI e a P.D.I. Ltda. em abril de 2007. Historicamente, temos crescido essencialmente por meio de aquisições estratégicas. Não há como assegurar que continuaremos a ser bem sucedidos em identificar, negociar ou efetivar quaisquer aquisições. Não há como assegurar, ainda, o sucesso do processo de integração da Boni, da CLI e da P.D.I. Ltda.

Aquisições envolvem inúmeros riscos, incluindo dificuldades de assimilação das operações da empresa adquirida, participação em mercados nos quais não temos experiência ou temos experiência limitada, perda potencial de clientes, de executivos-chave e empregados da empresa adquirida e risco de exposição a responsabilidades relativas a contingências ou passivos incorridos pela empresa adquirida. Todos esses riscos podem ter um efeito adverso em nossos negócios e resultados operacionais. O processo de auditoria (due

diligence) que conduzirmos com relação às nossas aquisições e quaisquer garantias contratuais ou

indenizações que possamos receber dos vendedores de tais empresas podem não ser suficientes para nos proteger ou nos compensar por eventuais contingências.

Adicionalmente, aquisições futuras poderão requerer um maior endividamento, o qual pode afetar adversamente nossos resultados, alternativa e/ou conjuntamente, poderemos vir a ter que captar recursos adicionais através de operações de emissão pública ou privada de ações ou valores mobiliários conversíveis em ações, o que poderá resultar na diluição da participação do investidor nas nossas Ações.

ENTENDIMENTO DA COMPANHIA

No caso de efetivação de aquisições futuras, não podemos garantir que seremos capazes de integrar as empresas adquiridas ou seus bens em nossos negócios de forma bem sucedida. O insucesso na nossa estratégia de novas aquisições pode afetar adversamente os nossos resultados.

Nossos sistemas de tecnologia da informação demandam investimentos constantes e estão sujeitos a riscos que não podemos controlar.

Nossos sistemas de tecnologia da informação são cruciais para nossas operações e impactam diretamente nossa habilidade de enfrentar a concorrência. Além disso, nossos clientes demandam aplicações/ferramentas de tecnologia da informação cada vez mais sofisticadas. Caso não continuemos a investir em tecnologia da informação a fim de suprir as necessidades de nossos clientes, poderemos estar em desvantagem competitiva e perder nossos clientes.

Além disso, nossos sistemas de tecnologia da informação dependem de prestadores de serviços de comunicação globais, navegadores, sistemas de telefonia e outros aspectos de infra-estrutura que experimentaram falhas significativas no passado. Nossos sistemas e servidores são suscetíveis a interrupções resultantes de queda de energia, falhas de telecomunicações, break-ins, vírus de computador e eventos similares. A ocorrência de qualquer desses eventos pode interromper ou danificar nossos sistemas de tecnologia da informação e inibir nossas operações internas, nossa habilidade de prestar serviços a nossos clientes e a habilidade de nossos clientes e fornecedores em acessar nossos sistemas de tecnologia da informação. Qualquer interrupção ou falha em nossos sistemas tecnológicos pode implicar uma interrupção de nossas operações, impondo custos significativos, podendo, ainda, acarretar perda de nossos clientes ou a redução da demanda por nossos serviços, afetando adversamente os nossos resultados.

Nosso sucesso depende de nossa habilidade em recrutar e reter profissionais capacitados.

Nosso sucesso depende da manutenção de nossa alta administração, bem como de nossa habilidade em recrutar e reter profissionais capacitados para a condução de nosso negócio. Há substancial competição por profissionais qualificados no setor de logística. Ainda que sejamos capazes de contratar e manter pessoal qualificado, não podemos garantir que não incorreremos em custos substanciais para tanto. A perda de qualquer dos membros de nossa administração ou outro profissional-chave pode nos afetar adversamente. Nossos equipamentos, instalações e operações estão sujeitos a vários regulamentos ambientais e de saúde que podem se tornar mais rígidos no futuro e resultar em maiores obrigações e investimentos de capital. Nossas atividades estão sujeitas à abrangente legislação federal, estadual e municipal relativa à vigilância sanitária, à proteção da saúde e do meio ambiente. A aprovação de leis e regulamentos de saúde e meio ambiente mais rigorosos poderão nos forçar a destinar maiores investimentos de capital neste campo e, em conseqüência, alterar a destinação de recursos de investimentos planejados. Tais alterações podem ter efeito adverso relevante sobre a nossa condição financeira e sobre os resultados das nossas operações.

Além disso, se não observarmos a legislação relativa à proteção da saúde e do meio ambiente podemos sofrer a imposição de sanções penais, sem prejuízo da obrigação de reparação dos danos que eventualmente tenham sido causados.

ENTENDIMENTO DA COMPANHIA

Nosso modelo de negócios é substancialmente fundamentado no transporte rodoviário e continuaremos a operar principalmente neste modal. A falta de conservação de parte significativa das rodovias brasileiras aumenta a probabilidade de ocorrência de acidentes, avarias ou perda de carga, aumentando também o Transit

Time, bem como os custos com manutenção da frota. Se tais ocorrências tornarem-se recorrentes e os

investimentos necessários em infra-estrutura não forem realizados pelo Governo Federal ou pelas concessionárias de rodovias, conforme o caso, poderemos sofrer um aumento de nossos custos operacionais, o que poderá afetar adversamente nossos resultados operacionais.

Despesas com seguro, acidentes e outras reclamações podem reduzir significativamente nosso resultado. Acidentes no setor de logística de transporte rodoviário são relativamente comuns e as suas conseqüências são imprevisíveis. Mantemos seguro no valor mínimo de R$50 mil e máximo de R$710 mil para cada reclamação de responsabilidade civil, no valor mínimo de R$30 mil e máximo de R$60 mil para cada reclamação para reparação de danos causados a trabalhadores e no valor mínimo de R$200 mil e máximo de US$900 mil para reclamações relacionadas à carga. Não contratamos seguro para casco, ou seja, para o nosso próprio veículo, e há ainda determinados tipos de perdas e eventos que podem não estar cobertos, tais como caso fortuito e força maior. Qualquer aumento significativo na freqüência e gravidade dos acidentes, perdas ou avarias de Cargas, compensação de trabalhadores ou desenvolvimento desfavorável de reclamações pode ter um efeito material adverso em nossos resultados operacionais e condição financeira. Ademais, podemos ser responsabilizados, sendo obrigados a arcar com indenizações a vítimas geradas por eventuais sinistros ocorridos, o que poderá ocasionar efeitos adversos sobre nossos negócios, condição financeira e resultados operacionais, reduzindo nossas margens.