• Nenhum resultado encontrado

Bianca Andrade da Silva, a ―Bia‖, 24 anos, mais conhecida como Boca Rosa, foi criada no Parque União - Complexo da Maré, na capital fluminense. Aos sete anos, os pais se separaram e resolveram formar novas famílias. Bianca permaneceu morando com a mãe, Mônica e com o irmão mais velho. Nos novos casamentos, o pai teve outros três filhos e a mãe uma filha. No vídeo ―Draw My Life | Bianca Andrade (Boca Rosa)28‖, publicado no dia 29 de outubro de 2015, Bia conta que não sofreu com a separação dos pais e que até gostou pelo fato de ter duas casas e receber mesada do pai.

No entanto, após a separação e com a chegada dos filhos mais novos, ela e o pai se afastaram, até não conviverem mais. Anos mais tarde, eles voltaram a conversar e mantém uma boa relação. Bianca é muito ligada à mãe, que educou, cuidou, sustentou e apoiou a youtuber desde sempre.

Desde os 10 anos de idade, Bia ia para a escola muito arrumada, vestida de rosa dos pés à cabeça e com adereços no cabelo, brincos e pulseiras extravagantes. Com 13 anos, ela entrou para o Axé Remix, uma companhia de dança da comunidade em que morava. Como ensaiava todos os dias, emagreceu muito e descobriu sua paixão pela dança.

No Ensino Médio, estudou no Colégio Estadual Júlia Kubitschek, localizado no Centro do Rio de Janeiro, cujo foco era a formação de professores. Bia conta que o seu sonho era estudar lá e se sentiu muito bem, porque fez muitas amigas que eram tão peruas, de personalidade forte e sonhadoras como ela. Nunca repetiu de

28

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Gc1KBGktri0&t=523s>. Acesso em: 21 nov. 2018.

ano, mas não era uma aluna exemplar. Volta e meia parava na direção por ter aprontado.

Aos 14 anos, ela conheceu o Luiz Fernando (Nando), seu namorado. Ela parou de dançar, pois essa atividade consumia muito tempo e queria ficar mais próxima dele. Começou então a assistir vídeos do grupo americano The Pussycat Dolls no YouTube e imitava as coreografias em casa. Entre um vídeo e outro, foi recomendado um tutorial de maquiagem feito pela influenciadora digital Andreza Goulart. Ela se apaixonou pela youtuber e por esse universo, conforme explicado no post sobre a sua vida.

Nessa época, a sua família passou por dificuldades financeiras e a sua mãe resolveu trabalhar como doceira e organizadora de festas para aumentar a renda. Bia ajudava a mãe para ganhar seu próprio dinheiro e poder investir em maquiagens. Trabalhou como garçonete, copeira, recepcionista, enchia balões e montava as mesas de frios dos eventos. Com a chegada dos 15 anos, ela começou a maquiar as clientes da mãe para as festas e o namorado a incentivou a criar o blog ―Bianca Andrade Make Up‖. Com esse dinheiro extra, após um ano, ela conseguiu comprar a sua primeira câmera fotográfica, com o objetivo de melhorar a qualidade das fotos do blog.

No vídeo ―POR QUE O NOME BOCA ROSA?29‖, publicado no seu canal em

27 de julho de 2015, ela conta que mesmo investindo em maquiagens, sempre foi muito humilde e o seu conhecimento sobre os produtos era muito limitado. Para conseguir determinadas tonalidades de sombra e de batons que via nos tutoriais, misturava cores de sombras até chegar próximo do que queria. Geralmente ela pintava os olhos em tons mais escuros e na boca passava um gloss rosado.

Um dia, assistindo televisão, ela viu a atriz Danielle Winits com um batom rosa, num tom que ela nunca tinha visto e ficou encantada. Amava rosa, mas até então só conhecia gloss nessa cor. Pesquisou na internet e descobriu que o batom que a atriz usava era da marca importada M.A.C, cujo valor era inacessível para a sua realidade.

Para chegar num tom de batom parecido, Bianca passou a pintar os lábios de vermelho e por cima passava um lápis branco. Chamava muita atenção no colégio, pois pintou os cabelos de loiro e usava essa mistura rosada nos lábios que destoava

29

da maioria das meninas. Por ser tão diferente, todos sabiam quem ela era e até foi apelidada de ―maluca da boca rosa‖.

Mesmo encontrando outras soluções mais rosadas que o gloss, Bianca não desistiu de procurar um batom rosa chiclete que fosse barato. Até que um dia descobriu o produto ―10 ROSA‖, da marca brasileira Dailus. Ela ficou realizada e esse produto se tornou o seu maior tesouro.

Nesse período, ela se deu conta de que o blog já não era mais alimentado só quando ela se arrumava para sair. Ela estava comprando maquiagens pensando no blog e se produzia e escrevia os tutoriais na madrugada pela regularidade das postagens. Como este espaço não era mais só sobre a sua vida, pensou que deveria mudar o nome, algo que pudesse se tornar uma marca. Foi aí que ela se lembrou de que já era conhecida como a ―maluca da boca rosa‖. Então, achou que ―Boca Rosa‖ seria o nome perfeito para o seu blog (www.bocarosablog.com).

Com 16 anos, no ano de 2011, ela começou a gravar os vídeos para o YouTube, a pedido das leitoras do blog, que a convenceram de que nos vídeos o público conseguiria entender melhor o passo a passo das maquiagens. Surgiu o canal Boca Rosa. Como essa era a sua profissão, buscou a formação em Maquiagem pelo Senac.

Bianca conta que ela gostava de gravar os vídeos para o YouTube, mas era muito atrapalhada e confusa. Sempre derrubava as coisas e tinha dificuldade de lembrar o que iria falar. Além disso, a casa era muito pequena, a iluminação era ruim, faltava luz com frequência e a mãe, o padrasto, a irmã e os vizinhos eram muito barulhentos. Ela se organizava para gravar os vídeos uma vez por semana, quando sabia que estaria sozinha em casa.

A partir de uma publicação sobre Boca Rosa em um jornal do Rio de Janeiro, em 2013, a produção do programa Mais Você, da Rede Globo, conheceu a youtuber. Dias depois, aconteceu uma feira sobre internet e universo nerd na cidade e a produção do programa convidou Bianca para estar lá e participar de uma entrevista. Ela foi – sempre acompanhada da mãe –, a matéria foi ao ar e a apresentadora Ana Maria Braga se interessou pela história da adolescente, convidando-a para tomar café da manhã no seu programa no dia seguinte.

A entrevista, junto com um especialista em tecnologia e inovação, foi realizada com o intuito de que Bianca compartilhasse dicas de como as pessoas poderiam ganhar dinheiro on-line. A partir da exposição na televisão, a visibilidade

da youtuber aumentou, propostas comerciais surgiram e a sua vida começou a mudar.

Em 2014, a situação financeira da família melhorou e eles conseguiram se mudar para um apartamento mais amplo e confortável, fora da comunidade. Nessa mesma época, ela lançou o seu Curso de Maquiagem Profissional On-line (www.cursodemaquiagembocarosa.com.br) para compartilhar o que havia aprendido nas suas formações e por um preço acessível, que as meninas que a acompanhavam tivessem condições de pagar. Pouco tempo depois, em parceria com a também influenciadora digital Camila Nunes, lançou o Curso On-line de Maquiagem Pele Negra (www.cursodemaquiagempelenegra.com.br).

Ainda em 2014, Bianca conseguiu alugar uma sala comercial, que foi transformada em um estúdio de gravação num formato de quarto, apelidado de ―Cantinho Boca Rosa‖. A partir desse espaço, a youtuber conseguiu gravar mais vídeos, se comprometeu com as marcas e o seu canal cresceu, chegando a um milhão de inscritos em 2015. Neste local, o namorado e a sua melhor amiga passaram a trabalhar com Bia. Ela também conseguiu terceirizar a edição dos vídeos e contratou um fotógrafo. Neste ano, ela lançou a sua coleção de esmaltes com a marca Studio35.

Em 2016, Bianca realizou o sonho de ser atriz ao lançar, junto com a patrocinadora Dailus, o espetáculo teatral ―Boca Rosa – A peça‖, em que contava a história da sua vida, levando muitas pessoas de várias capitais do Brasil ao teatro. Neste mesmo ano, ela ganhou um quadro fixo no programa da Rede Globo ―É de casa‖, no qual compartilhava alguns truques de maquiagem.

No final deste ano, Bia e Fernando resolveram se separar, mas mantiveram a amizade e continuaram a parceria de trabalho, uma vez que ele era o seu sócio e responsável financeiro da empresa. É curioso que mesmo não estando mais juntos e nem postando nenhum vídeo ou foto com o ex-namorado, Boca Rosa não apagou as fotos do Instagram e nem os vídeos antigos, em que ele aparece no seu canal do YouTube, pois entende que ele foi fundamental para a sua trajetória. Muitos fãs, até hoje, revelam sentir falta do casal ―BIFE‖ (junção dos nomes Bianca e Fernando). Após o fim do relacionamento, que durou oito anos, Bia nunca assumiu nenhum outro.

Cada vez mais, Bianca passou a ser reconhecida como ―Boca Rosa‖. Como começou a se expor na internet muito nova, o público acompanhou todas as

transformações naturais da adolescência para a fase adulta, a sua ascensão profissional, ainda muito jovem e, por trabalhar com a exposição da sua imagem física, todas as suas intervenções cirúrgicas foram acompanhadas pelos seguidores e pela mídia. Ela fez lipoaspiração no abdômen, colocou próteses de silicone nos seios e realizou a rinoplastia. Além disso, a influenciadora modificou o seu sorriso com uma gengivoplastia e colocou facetas de porcelana nos dentes.

Fisicamente, a menina pobre, moradora de uma comunidade do Rio de Janeiro é uma outra pessoa, não lembra mais a menina risonha, gordinha e ingênua de quando tinha 16 anos. Porém, o jeito moleca, atrapalhada, e a linguagem simples e cheia de gírias permanecem.

Ao longo dos anos, a imagem da adolescente sonhadora, que gravava vídeos no Parque União, mudou. Hoje, a youtuber mora numa cobertura num condomínio de luxo no Rio de Janeiro. Tem recebido a oportunidade de viajar para diversos países, é contratada por muitas marcas para a divulgação de produtos e tem lançado as suas próprias linhas licenciadas de joias, de esmaltes, de perfume, de roupas e de maquiagens. Com a exposição em excesso, também tem aprendido a lidar com os haters30 e com as polêmicas a seu respeito.

Enfrentou fases difíceis, um início de depressão e hoje posta vídeos no YouTube uma vez por semana, sobre maquiagem, beleza, lifestyle e viagens. A rede social digital utilizada para maior exposição é o Instagram. Mesmo com os altos e baixos da carreira, Bia sempre tenta passar uma mensagem positiva nos seus vídeos e procura inspirar positivamente quem a acompanha. Hoje, sete anos depois, o canal Boca Rosa no YouTube conta com uma base de mais de 5,2 milhões de seguidores, 594 vídeos postados até o dia 31 de dezembro de 2018 e mais de 364 milhões de visualizações31.