• Nenhum resultado encontrado

Danielle Noce, ou simplesmente Dani Noce, 35 anos, é brasiliense, mas após ter morado em Florianópolis, Florença (Itália), Londres e Paris, escolheu São Paulo para fixar residência. No livro ―A receita da felicidade‖ (2015) e no site www.daniellenoce.com.br se descreve como: estilista por formação, youtuber por profissão e confeiteira por amor. É graduada em Moda, conta com MBA de Gestão do Luxo e fez curso de teatro e preparação de atores para cinema.

Depois de já ter trabalhado em funções distintas e de ter um negócio próprio – investiu cerca de R$ 40 mil recebidos de uma herança numa franquia da marca Havaianas em um quiosque de um shopping, em Santos/SP –, em meados de 2011, Dani Noce se apaixonou por blogs, YouTube e as possibilidades da internet. Nessa época, a influenciadora já era casada com Paulo Cuenca, que estava em fase de conclusão da graduação em Cinema. Atualmente, ele é sócio de Danielle e atua como diretor e produtor dos vídeos.

Na época, ele tinha um contato de um diretor holandês e a ideia, assim que concluísse a faculdade, era se mudar para a Europa. Danielle, por sua vez, interessou-se pela cozinha. Nesse período em que Paulo fazia o trabalho de conclusão de curso e recebia os colegas em casa para as gravações dos projetos finais, eram essas as pessoas que comiam as receitas preparadas por Dani. Chegaram à conclusão que ela tinha boa vontade, era engraçada, desastrada, um verdadeiro personagem, mas os pratos eram muito ruins.

Na época, entenderam isso como um nicho diferente para a criação de um programa: uma pessoa que cozinha mal que se propõe a gravar programas ensinando receitas. Transformaram num projeto, cuja ideia era vender para as produtoras de televisão, mas utilizando o YouTube como plataforma de distribuição para mostrar o material para essas agências. Após seis meses investindo, eles realizaram o objetivo, mas como a cada vinte dias subiam um vídeo novo no canal, foram percebendo que os vídeos estavam tendo mais acessos e visualizações e entenderam que a plataforma já não era só um meio, mas um destino.

Sabendo disso, entenderam que era a hora de aprimorar os conhecimentos. O casal se mudou para Paris e Dani foi estudar confeitaria em uma das escolas mais conceituadas da área, a Lenôtre. Ainda em 2011, lançaram o primeiro site, o I Could Kill for Dessert (ICKFD) – www.icouldkillfordessert.com.br – hoje www.daninoce.com.br, já considerado o maior site de confeitaria do Brasil.

Depois de dois anos na França, a dupla retornou para São Paulo e desde então se dedica ao canal Danielle Noce, no YouTube, que até o dia 31 de dezembro de 2018 conta com uma base de mais de 2,5 milhões de seguidores, 990 vídeos postados e mais de 312 milhões de visualizações39 e vídeos postados três vezes por semana, sobre receitas, lifestyle e viagens. Desde o princípio, por mais que Paulo

39

estivesse por trás das câmeras, ele sempre participava dos vídeos fazendo algum comentário irritante ou uma brincadeira sobre as receitas ou sobre o jeito peculiar de Dani. E o público gostava disso.

A interferência do marido nos vídeos tornava o conteúdo mais descontraído e era (e ainda é) o diferencial do canal. Hoje, Paulo conta com participação física em praticamente todos os vídeos e tem um quadro exclusivo no canal, ―O Bigode na Cozinha‖.

Danielle já foi apresentadora convidada no programa de televisão Dia Dia na BAND e teve seu próprio programa – o I Could Kill for Dessert – no maior canal de culinária e lifestyle do mundo, o Food Network. Já apresentou um programa de culinária saudável no canal da Tastemade Brasil e é autora dos livros ―Por Uma Vida Mais Doce‖ (2014), que ficou em 3º lugar dos mais vendidos em não-ficção do Brasil, em dezembro de 2014; do ―A Receita da Felicidade‖ (2015); e do ―A Doce cozinha de Dani Noce‖ (2016). É também produtora e diretora na Enfim Filmes, em sociedade com Paulo Cuenca.

Com o passar dos anos e das experiências adquiridas, os vlogs de viagens foram incorporados ao conteúdo do canal, pois o casal sempre gostou de viajar e já era uma rotina de três vezes por ano eles fazerem determinados passeios. Pensaram que podiam transformar esses momentos em conteúdo e comercializar os roteiros em parceria com marcas. Por isso, a expansão do canal, em roteiros incríveis de lugares que são apresentados especialmente pela gastronomia.

Em 2016, um marco importante para a projeção do canal foi a viagem dos dois para a Islândia, em comemoração aos 10 anos de casados. Era a segunda vez da dupla nesse país e, durante a viagem, além das câmeras habituais, o casal utilizou o recurso de um drone40 para captar mais imagens e possibilitar novos planos.

A partir desse roteiro, passaram a cuidar também da trilha sonora que utilizam nos vídeos. No vídeo DANI & PAULO RESPONDEM: preço do vídeo, edição,

equipamentos, viagens, músicas | SAINDO DO FORNO41, publicado em 07 de agosto de 2016, eles dizem que entenderam que só conseguem passar para o

40

Veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente. A utilidade principal do objeto é poder captar imagens amplas e do alto de uma cidade, por exemplo.

41

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=BF1NEvDmd3M&t=1563s>. Acesso em: 03 dez. 2018.

público o máximo de emoção, quando aliam a música com as imagens. E explicam também que é a escolha da playlist que vai ditar o tom e o tipo de edição que o vídeo vai ter. Eles entendem que tendo mais variação de emoção e de movimento dos vlogs, o material fica sofisticado.

Com a experiência adquirida em produzir conteúdo próprio e para marcas a partir da sua produtora, o casal passou a ser procurado por grandes empresas, como a Coca-Cola, para participar do planejamento de marca, junto ao seu time interno de branding. Durante a Copa do Mundo de 2018, a dupla foi contratada pelo Banco Bradesco para fazer uma série especial: ―Descubra a Rússia‖. Os dois tiveram a liberdade de criar uma proposta de vídeos, com entrevistas de brasileiros que moram no país, e roteiro de lugares e pontos turísticos que foram apresentados nos 19 episódios.

A ação foi aprovada sem modificações e, de acordo com o site B9, que é um dos mais respeitados portais nacionais no que diz respeito a conteúdos sobre marketing, cultura e tecnologia, em matéria publicada no dia 24 de julho, o ―Bradesco se tornou a marca do segmento financeiro com maior número de inscritos do YouTube do mundo‖ (ALVES, 2018). De acordo com a publicação, esse marco foi conquistado a partir de conteúdos produzidos em parceria com criadores de conteúdo, que ajudaram a aumentar em 56% o número de inscritos no último ano.

Além do seu curso on-line sobre confeitaria, em 2018, Danielle Noce foi uma das professoras convidadas da Pós-graduação em Gastronomia e Cozinha Autoral da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (PUCRS, 2018). O casal é convidado constantemente para palestrar em diversas universidades e em eventos no Brasil e no exterior.

Em setembro de 2018, por meio de dicas on-line nos Stories do Instagram, intituladas ―Aulas Interneteiras‖, surgiu a mentoria à distância. Atendendo ao pedido de muitos seguidores que diziam que ambos deveriam ministrar cursos sobre marketing digital, eles criaram um processo de inscrição e de seleção, em que 30 pessoas foram selecionadas para participar de uma mentoria com Dani e Paulo. A ação está acontecendo atualmente, tem duração de seis meses e os escolhidos fizeram um investimento de R$ 18 mil.

Além disso, nos meses de novembro e dezembro deste ano, o casal está gravando o ―Credo, que delícia!‖, um reality show de confeitaria para o canal GNT, em que os dois são os apresentadores (PEREIRA, 2018). O programa vai ao ar em

2019. Além disso, episódios para o canal ―Nhac GNT‖, no YouTube estão sendo preparados.

No dia 5 de dezembro, aconteceu a entrega do 1º Prêmio Nacional do Turismo, que reconheceu os cinco profissionais do mercado nacional de viagens que se destacaram por sua atuação inovadora e proativa no desenvolvimento do turismo no Brasil. Um total de 24 finalistas, indicados por uma comissão técnica formada por membros do Ministério do Turismo e do Conselho Nacional de Turismo, foram submetidos à votação popular e, entre eles, Danielle Noce. A youtuber teve a votação mais expressiva entre todos os profissionais de turismo que concorreram à premiação. ―A 1º colocada de Imprensa e Mídias Sociais ficou com 86% dos votos (17.806) do total de 20.768 destinados à categoria‖ (GURGEL, 2018).