• Nenhum resultado encontrado

Flavia Calina, 36 anos, nasceu em São Paulo, mas foi criada na cidade de Barueri/SP. É a filha mais velha de um casal que se separou quando Flavia tinha apenas dois anos. Ela tem um irmão por parte da mãe e uma irmã no lado paterno.

No vídeo ―DRAW MY LIFE - Flavia Calina - 7ANOSYTFLAVIACALINA33‖,

publicado no seu canal em fevereiro de 2016, após completar um milhão de inscritos, a youtuber conta que na adolescência, sem saber muito bem qual profissão seguir, foi orientada pela mãe a cursar o Magistério e, aos 16 anos, assumiu a sua primeira turma, com nove alunos, em uma escola particular.

Porém, ela tinha o sonho de fazer um intercâmbio e ter uma experiência no exterior. Então, com 17 anos, se dedicou a isso. Ela queria muito ir para os Estados Unidos, mas o seu visto foi negado. Decepcionada com essa impossibilidade, a agência de intercâmbio sugeriu como opção de destino a Inglaterra. Mesmo Flavia nunca tendo imaginado uma experiência na Europa, aceitou. Trancou o Magistério e passou um ano fora. Nessa experiência, ela trabalhou na rede de fast food Burger King, quando a marca ainda era pouco conhecida no Brasil.

Após o retorno, concluiu o Magistério e, em seguida, ingressou na faculdade de Comunicação e Multimeios, na PUC de São Paulo. Ela saiu da área da educação, pois não queria ser professora o resto da vida, uma vez que observou a sua mãe passando por muitas dificuldades financeiras com o salário de professora.

Já no segundo ano da faculdade, viu num corredor um cartaz com uma sugestão de intercâmbio nos Estados Unidos. Arrecadou o dinheiro com os

33

familiares, o visto foi liberado e ela aproveitou a oportunidade. Mudou-se para Toledo, em Ohio, onde trabalhou num restaurante da rede Outback e foi uma fase em que aproveitou para se divertir muito.

Após esse período nos Estados Unidos, ela retornou ao Brasil e retomou a faculdade. Foi nessa época que uma professora pediu que Flavia e seus colegas criassem um perfil e uma comunidade on-line, em uma plataforma que, segundo ela, iria transformar o jeito que as pessoas se comunicavam. Era o Orkut.

Nessa rede social digital, Flavia encontrou uma comunidade sobre a cidade de Toledo, Ohio. Ela participou do grupo, na tentativa de encontrar seus amigos americanos. Porém, a comunidade só contava com 30 pessoas e eram todos desconhecidos. No entanto, o também brasileiro Ricardo Calina – hoje seu marido – estava lá e eles começaram a conversar.

Depois de um mês de trocas de mensagens on-line, ele veio ao Brasil para conhecê-la. Após nove meses de namoro a distância, ela voltou para os Estados Unidos para um novo intercâmbio e, ao final desse período, Flavia e Ricardo decidiram casar. Eram muito jovens, mas não queriam continuar o relacionamento a distância.

Nesse período, ela trabalhava em uma escola, cujo método de ensino era Montessoriano34. A partir dessa experiência, ela lembrou o quanto amava crianças e o quanto os adultos fazem a diferença na vida e na educação dos pequenos.

Após dois anos de casados, mudaram para o estado de Wisconsin, também nos Estados Unidos, onde vivem até hoje. Depois de tentar engravidar por quase quatro anos sem sucesso, a influenciadora decidiu que era hora de ter algum hobby ou atividade que a fizesse tirar o foco total do problema da infertilidade.

Foi nessa época, em 2009, que ela começou a assistir vídeos de maquiagem no YouTube e decidiu gravar também, com o intuito de apresentar novos produtos e diferentes técnicas que eram comuns nos Estados Unidos para a sua mãe e irmãs no Brasil. No seu blog www.flaviacalina.com, conta que não saía de casa sem passar corretivo no rosto e rímel nos cílios. Então, começou a explorar o universo da maquiagem e passou a se animar com os resultados.

34

A metodologia Montessori, criada pela pedagoga italiana Maria Montessori, tem como princípios básicos o respeito às diferenças individuais de cada aluno e a possibilidade de cada criança escolher a atividade que vai desenvolver. Segundo o método Montessori, ao ter sua autonomia estimulada, a criança cria uma consciência sobre si mesma e sobre sua educação. (CALINA, 2017, p. 13).

Ela conta que, em poucos meses, pessoas que não conhecia começaram a encontrar os seus vídeos, interagir e a pedir mais. Ela percebeu também o quanto gostava de gravar os vídeos e que estava colocando em prática tudo o que havia estudado – comunicação e educação –, em um só lugar. Finalmente sentia-se feliz e diz que: ―Não imaginava que três anos mais tarde essa seria uma das profissões do futuro‖ (CALINA, 2017).

Durante três anos, ela conciliava o trabalho na área de Educação Infantil com os vídeos. Com o aumento do número de acessos no canal, percebeu que caso se dedicasse integralmente à plataforma poderia alcançar mais pessoas. Por isso, decidiu fazer do YouTube a sua ―sala de aula‖ em tempo integral.

O blog foi criado após três anos de YouTube, pois Flavia queria ter certeza que teria o tempo necessário para se dedicar e interagir com os leitores. Com o passar dos anos e com o surgimento de novas redes sociais digitais, Flavia ingressou também no Facebook (facebook.com/Flavia-Calina), Twitter (@fla1982) e Instagram (@flaviacalina).

Em 2013, após sete anos de tentativas para engravidar, muitas frustrações e uma fertilização in vitro, Flavia engravidou de Victoria, que nasceu no mês de novembro. Em seu livro ―Agora que sou mãe‖ (2017), a influenciadora revela que: ―[...] a infertilidade, apesar de muito difícil, foi o maior aprendizado que já vivi‖ (CALINA, 2017, p. 27). Em outubro de 2016, nasceu o seu segundo filho, o Henrique.

Diferente de quando começou no YouTube, hoje, Flavia aborda assuntos de maternidade, educação infantil, saúde, beleza e o dia a dia de um casal de brasileiros com filhos americanos que vivem nos Estados Unidos. O canal conta com vídeos postados cinco vezes por semana, uma base de mais de seis milhões de seguidores, 1.427 vídeos postados até o dia 31 de dezembro de 2018 e mais de 1,97 bilhão de visualizações35.