• Nenhum resultado encontrado

3 O CAPITAL AGROINDUSTRIAL EM CORUMBAÍBA (GO): AS DISPUTAS TERRITORIAIS E OS NOVOS SUJEITOS DA RELAÇÃO CAPITAL/TRABALHO

3 O CAPITAL AGROINDUSTRIAL EM CORUMBAÍBA (GO): AS DISPUTAS TERRITORIAIS E OS NOVOS SUJEITOS DA RELAÇÃO CAPITAL/TRABALHO

3.2 As diferentes categorias de produtores de leitem em Corumbaíba (GO)

Na pesquisa de campo foram visitadas as unidades produtoras/fornecedoras de leite in natura para o mercado em Corumbaíba (GO). Em específico, foram 05 empresas rurais, 06 propriedades de pecuaristas tradicionais e 06 propriedades camponesas. O Mapa 9 apresenta as localizações das propriedades pesquisadas. Existem cinco propriedades especializadas na produção leiteira em Corumbaíba (GO), denominadas empresas rurais. A Fazenda São Jerônimo tem 12062 alqueires e fica a 22 km da cidade de Corumbaíba (GO), na região do Areião. Na propriedade são ordenhadas diariamente 180 vacas e produzidos em média 1.350 litros de leite por dia. A Fazenda Toca do Leite tem 08 alqueires e fica a 6 km de Corumbaíba (GO), na região da Fazendinha, onde são ordenhadas 60 vacas e produzidos 800 litros de leite por dia. A Fazenda Bocaina tem 45 alqueires e está a 13 km de Corumbaíba (GO), na região Bocaina. Nesta, são ordenhadas 90 vacas e produzidos 1.200 litros de leite diariamente. Já na Fazenda Bom Jardim, com 136 alqueires, localizada na região do Areião, a 18 km de Corumbaíba (GO), produzidos 1.500 litros de leite e são ordenhadas 120 vacas diariamente. Na Fazenda Santa Bárbara, de 140 alqueires, na região do Areião, a 42 km de Corumbaíba (GO) tem-se a produção diária de 1.000 litros de leite, em que são ordenhadas 70 vacas por dia (PESQUISA DE CAMPO, 2013).

As propriedades dos pecuaristas tradicionais são: Fazenda Serra Negra, a 22 quilômetros de Corumbaíba, com 72 alqueires, 70 vacas ordenhadas e produção diária de 400 litros; Fazenda Fazendinha a 08 quilômetros de Corumbaíba, com 110 alqueires, 64 vacas ordenhadas, produção diária de 300 litros de leite; Fazenda Formosa, a 05 quilômetros de Corumbaíba, com 50 alqueires, produção diária de 100 litros, sendo ordenhadas 45 vacas leiteiras; Fazenda São Lourenço com 30 alqueires a 04 quilômetros de Corumbaíba, 50 vacas ordenhadas e produção diária de 120 litros de leite; Fazenda Água Doce, a 12 quilômetros de Corumbaíba (GO), tem 80 alqueires, produz 120 litros de leite por dia, sendo ordenhadas 34 vacas leiteiras; e Fazenda Salada a 15 quilômetros de Corumbaíba (GO) com 29 alqueires, produção diária de 250 litros de leite, com 60 vacas ordenhadas. Em todas as propriedades a pecuária é extensiva, a ordenha é manual, realizada uma vez por dia e por 02 trabalhadores assalariados, em cada uma delas. (Mapa 9).

62 Alqueire – unidade de medida da superfície agrária equivalente em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás a

10.000 braças quadradas (4,84 hectares) e em São Paulo a 5.000 braças quadradas (2,42 hectares). 1 alqueire Goiano = 48.400 m² = 4,84 há. (Disponível em: <www.tecplanejamentos.com.br>. Acesso em: 21 de janeiro de 2013).

A pesquisa de campo foi realizada em seis propriedades camponesas que comercializam leite in natura. As localizações destas propriedades são apresentadas no Mapa 9. Dentre elas, tem-se: a Fazenda Moeda, a 15 quilômetros de Corumbaíba (GO), com 40 alqueires, produção diária de 300 litros de leite e 66 vacas ordenhadas, na região Arrependidos; a Fazenda Arrependidos I, a 17 quilômetros de Corumbaíba (GO) com 20 alqueires, 42 vacas ordenhadas e produção diária de 200 litros de leite; Fazenda Arrependidos II, a 13 quilômetros de Corumbaíba (GO), com 35 alqueires, 46 vacas ordenhadas e produção diária de 180 litros de leite; Fazenda Gabiroba a 13 quilômetros de Corumbaíba (GO), com 40 alqueires, 35 vacas ordenhadas e produção diária de 200 litros de leite; Fazenda Ouro Verde, a 12 quilômetros de Corumbaíba, 25 alqueires, 65 vacas ordenhadas e produção diária de 250 litros de leite; e Fazenda Nossa Senhora Aparecida, a 11 quilômetros de Corumbaíba (GO), com 30 alqueires, 28 vacas ordenhadas e produção de 150 litros de leite (PESQUISA DE CAMPO, 2013).

É possível estabelecer um paralelo entre as propriedades visitadas na bacia leiteira, com base no tipo de ordenha, de manejo do gado, de assistência técnica, bem como, nas relações de trabalho estabelecidas e no tipo de produção e produtividade presentes em cada uma delas. Lembrando que na maioria das propriedades têm-se características que se assemelham mais à dinâmica territorial da unidade de produção camponesa, a pecuária leiteira tradicional e em algumas propriedades, à dinâmica territorial de empresa rural, contudo, em muitos aspectos se assemelham. O Quadro 4 apresenta as descrição geral das propriedades. Vê-se que as diferentes propriedades possuem particularidades entre si. No que se refere ao tamanho médio das propriedades, as maiores são as empresas rurais, com 434,6320 ha, seguidas pelas de pecuária tradicional e camponesas, com 299,1120 ha e 152,9440, respectivamente. Sobre a principal atividade econômica desenvolvida, tem-se a pecuária leiteira nas empresas rurais e nas propriedades camponesas, já na pecuária tradicional, tem-se a pecuária de corte. Já as atividades econômicas complementares são a pecuária de corte e a pecuária leiteira nas empresas rurais e na pecuária tradicional, e a pluriatividades nas propriedades camponesas.

Quadro 4 – Aspectos gerais das propriedades rurais que produzem leite em Corumbaíba (GO)

Empresas Rurais Pecuaristas Camponesas

Tamanho (ha em média) 434,6320 299,1120 152,9440

Atividade econômica

principal Pecuária leiteira Pecuária de corte Pecuária leiteira Atividade econômica

complementar Pecuária de corte Pecuária leiteira Pluriatividade Vacas ordenadas (un em

média) 84 53,3 46,5

Produção (l/dia em

média) 1.170 215 213,3

Comercialização COMPLEM; Italac Italac COOPAC

Transporte e

armazenagem Granel Granel Granel

Ordenha Mecanizada; 2 vezes ao

dia Manual; 1 vez ao dia Manual; 1 vez ao dia Assistência Técnica Particular e constante Particular e temporária Particular e temporária

Força de trabalho Assalariada Assalariada Familiar

Alimentação do gado Pastagem; Rações;

Silagem Pastagem; Silagem

Pastagem; Cana de açúcar; Silagem

Pastagens Rotacional e Extensiva Extensiva Extensiva

Inseminação Artificial e reprodução

planejada Reprodução natural Reprodução natural

Organização – CARNEIRO, Janãine, D. P. L., 2013. Fonte – Pesquisa de campo, 2013.

Sobre a quantidade de vacas ordenhadas, as empresas rurais apresentam maior quantidade, em média, com 84 rezes, já nas de pecuária tradicional são 53,3 e nas camponesas, 46,5. Quanto à produção diária as empresas rurais produzem, em média, 1.170 l/dia, a pecuária tradicional, 215 l/dia e as camponesas, 213,3 l/dia.

Nas empresas rurais, o leite é vendido para a COMPLEM e para a Italac Alimentos. O transporte é a granel e a ordenha mecanizada, realizada duas vezes ao dia. A assistência técnica é constante e particular. Para a alimentação do gado são utilizadas pastagens extensiva e rotacional, rações e silagem. Nestas propriedades, a reprodução é planejada e efetuada, também por inseminação artificial.

Nas propriedades de pecuária tradicional, o leite é vendido para a Italac Alimentos, o transporte também é a granel, e a ordenha manual, realizada uma vez por dia. A assistência técnica é particular e temporária. A alimentação do gado é por pastagens extensivas e silagem. A reprodução é natural, ou seja, não há planejamento para o nascimento de bezerros.

Já nas propriedades camponesas, conforme mostra o Quadro 4, o leite é vendido para a COOPAC. A ordenha é manual e realizada uma vez ao dia. A assistência técnica é particular e temporária. A alimentação do gado é feita com pastagens extensivas, cana de açúcar e

silagem. A reprodução do gado é natural, ou seja, sem planejamento. A força de trabalho predominante nestas unidades é a familiar63.

No que se refere ao tipo de ordenha, as Fotos 24 e 25 ilustram a atividade realizada em duas propriedades rurais em Corumbaíba (GO). A primeira mostra vacas sendo ordenhadas por ordenhadeira mecânica enquanto a segunda mostra a ordenha manual realizada numa propriedade camponesa.

Foto 24 - Vaca leiteira sendo ordenhada na empresa rural Fazenda Toca do Leite em