• Nenhum resultado encontrado

Autora - CARNEIRO, Janãine D. P. L. Fonte - Pesquisa de campo, outubro de 2012.

Segundo o Movimento Camponês Popular (MCP), Goiás tem 88,4 mil estabelecimentos familiares, ocupando 3.329.630 ha, com média de 3,6 ha por estabelecimento (IBGE). Assim, as famílias camponesas são responsáveis pela produção de alimentos básicos, fornecendo a maioria dos alimentos que vão à mesa dos goianos. Em Corumbaíba (GO), estas famílias também constituem a maior parte dos estabelecimentos rurais, sendo responsáveis pela produção de alimentos e também pela maior parte do leite comercializado no Município.

Corumbaíba (GO) é um Município com Economia de Médio Porte11, segundo o Instituto Mauro Borges (IMB) de estatística e estudos socioeconômicos. Estes municípios, em

11 Porte dos Municípios goianos segundo valor do Produto Interno Bruto (PIB) – Economia com Médio Porte –

dinâmica: Cavalcante, Campinorte, Uruaçu, Barro Alto, Itapaci, Mozarlândia, Iaciara, Posse, Flores de Goiás, São João d’Aliança, Água Fria de Goiás, Padre Bernardo, São Patrício, Itaberaí, Alexânia, Palmeiras de Goiás, Bela Vista de Goiás, Edeia, Porteirão, Caçu, Paranaiguara, Gouverlândia, Buriti Alegre, Corumbaíba.

conjunto, tem grande influência no Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás, além de serem grandes empregadores de mão de obra. Os mesmos desenvolvem atividades nos seguintes setores: sucroenergético, alimentos e bebidas, mineração, produção de grãos e frutas, pecuária bovina, produção leiteira, produção de aves, ovos, suínos e indústrias de confecções. Com exceção da pecuária de corte e de leite, que está presente na maioria dos municípios, as demais atividades encontram-se restritas a alguns (GOIÁS, 2012).

Melo (2008) afirma que Corumbaíba vem apresentando um significativo crescimento econômico desde o final dos anos 1990. Esse crescimento, assim como os municípios de Ipameri (GO) e Pires do Rio (GO), da Microrregião de Catalão (GO), ocorreu principalmente, pela inserção da modernização da agricultura e pelo desenvolvimento da industrialização de produtos agropecuários. No caso de Corumbaíba, os censos agropecuários, demonstram a inserção no processo de modernização da produção realizada no campo, principalmente, com o emprego de novas técnicas e inovações tecnológicas na atividade pecuarista.

Os setores de comércio e prestação de serviços, atualmente, não podem ser compreendidos na sua totalidade considerando-os “descolados” das atividades de intercâmbio, pelo contrário, é necessário partir da estrutura mundial e da realidade própria de cada país, de cada lugar, tomando-as como um todo, porque:

O terciário, hoje, permeia as outras instâncias (primário e secundário) cuja definição tradicional esmigalha e, sob formas particulares em cada caso, constitui o elemento explicativo da possibilidade de existência com êxito de inúmeras atividades, sobretudo daquelas mais importantes. [...] em particular, às atividades terciárias que precedem a produção material propriamente dita e sem as quais ela não pode realizar-se eficazmente. [...] (SANTOS, 2012, p. 80).

Em Corumbaíba (GO) os setores de comércio e de prestação de serviços estão relacionados à dinâmica mundial de circulação de mercadorias e ampliação do consumo que atingem o País e Goiás, além disso, encontram-se imbricados com o setor financeiro e produtivo da economia, tanto as atividades primárias, quanto a atividade industrial.

No que se refere ao comércio e à prestação de serviços, segundo a Secretaria Municipal de Finanças da Prefeitura de Corumbaíba (2012), há 274 estabelecimentos empresariais registrados, dentre eles estão os estabelecimentos comerciais, as prestadoras de serviços e as indústrias. O número de estabelecimentos comerciais na cidade atingiu uma taxa de crescimento de 87,2% entre 1990 a 1999, oscilando de 2000 a 2008. Em 2010 o número de estabelecimentos voltou a subir apresentando um total de 199 unidades. Dessa forma, o crescimento do número de estabelecimentos entre 2000 e 2010 foi de 24,12%. A maior quantidade de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços registrado foi em 2011, conforme mostra o Gráfico 1.

Gráfico 1 - Estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços em Corumbaíba (GO) (1990-2011)

Fonte - Prefeitura Municipal de Corumbaíba (GO), 2012.

Organização - CARNEIRO, Janãine D. P. L., 2012.

Vale destacar que os dados disponíveis na Prefeitura Municipal não especificam os tipos de estabelecimentos comerciais, tampouco os de prestação de serviços. Entretanto, nota- se um acréscimo no número de farmácias, supermercados, mercearias, açougues, frutarias, autopeças e lojas em geral, tais como: materiais para construção, roupas, produtos agropecuários, postos de gasolina, lan houses, lanchonetes, bares, farmácias, oficinas mecânicas, padarias, dentre outros (PESQUISA DE CAMPO, 2012).

Na cidade, há uma casa lotérica, uma agência dos Correios, três agências bancárias, sendo o Banco do Brasil (BB), a Caixa Econômica Federal e o Itaú, além de postos de atendimentos com caixas eletrônicos do Bradesco, da Cooperativa de Crédito Rural de Araguari (Sicoob Aracredi) e do Banco do Aposentado Empréstimos. Destacam-se também a presença de dormitórios, pousadas e um hotel, bem como, os restaurantes e lanchonetes, principalmente nas áreas próximas ao Distrito Industrial da cidade, para atender aos trabalhadores e caminhoneiros que permanecem no local, para carga e/ou descarga de produtos.

Além da hospedagem e alimentação dinamizadas no setor industrial, outros estabelecimentos que se destacam são as lojas de produtos agropecuários, como a COMPLEM, a Agropec e, sobretudo, a Ciprovet12, cuja sede está em Corumbaíba e possui

12 Dentre as principais indústrias em Corumbaíba (GO) identifica-se a Ciprovet Nutrição Animal. Esta empresa

nasceu em julho de 1986, na cidade de Corumbaíba. Atualmente produz sais e rações para a alimentação animal e é proprietária de unidades comerciais em Corumbaíba, Nova Aurora, Goiandira, Cumari, Catalão, Caldas Novas e Morrinhos, emprega, na cidade, cerca de 50 trabalhadores (PESQUISA DE CAMPO, 2012).

86 120 150 161 151 164 180 152 160 143 199 274 0 50 100 150 200 250 300 1990 1995 1997 1999 2000 2001 2004 2005 2006 2008 2010 2011 Estabelecimentos

filiais em Catalão (GO), Nova Aurora (GO), Goiandira (GO), Morrinhos (GO), Caldas Novas (GO) e Cumari (GO)13, fomentadas pelas atividades agropecuárias desenvolvidas no Município.

O aumento na quantidade de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, bem como, a sua diversificação, podem ser relacionados ao crescimento populacional do Município, ao aumento da renda dos trabalhadores, a melhor circulação dos produtos e à ampliação dos sistemas de crédito, uma característica do movimento atual da economia mundial, que mundializa a produção e a circulação das mercadorias.

A maior parte dos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços estão localizados na região central (Foto 9), entretanto, alguns se encontram em diferentes bairros da cidade.

Foto 9 - Rua Dr. Pedro Ludovico, Setor Central de Corumbaíba (GO): localização da