• Nenhum resultado encontrado

Foto 20 – Vacas leiteiras em piquetes na Fazenda Bocaina I em Corumbaíba (GO)

Autora - CARNEIRO, J. D. P. L.

2 A TERRITORIALIZAÇÃO DA ITALAC ALIMENTOS EM CORUMBAÍBA (GO): AS POLÍTICAS DO ESTADO, MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA E MUDANÇAS NO TRABALHO

É preciso considerar que ao se utilizar o termo modernização deve-se perceber, concomitantemente, as diferencialidades espaciais, com o intuito de expressar o processo de transfiguração de valor. O termo utilizado largamente após os anos 1970 para expressar a adoção das inovações técnicas (desenvolvimento e difusão de tecnologias), não corresponde à totalidade da realidade social, pois com isso se omite o processo real em curso, qual seja, o conteúdo territorial e os desenhos societais, produto-produtor das contradições entre o capital e o trabalho. A atitude de modernizar a agricultura pressupôs que os sujeitos sociais que habitavam essas áreas eram tradicionais, conservadores e retrógrados, e deviam ser removidos e/ou extirpados para dar lugar ao progresso.

(MENDONÇA, 2004)

A Italac Alimentos surge no final dos anos 1990, num contexto em que o setor agroindustrial lácteo brasileiro é marcado por características heterogêneas e composto por diversos segmentos. A empresa de capital nacional se territorializa em Corumbaíba (GO) no final dos anos 1990 e consiste atualmente, numa das maiores empresas do ramo de beneficiamento de derivados lácteos no País. Tanto a sua territorialização, quanto a constituição e composição do setor agroindustrial lácteo estão (in)diretamente envolvidos com as políticas e ações do Estado, em nível federal, estadual e municipal, mesmo que ocorram no período da chamada auto regulação. Tais ações são ratificadas porque as políticas estatais de modernização agrícola, financiamento e de desenvolvimento regional tem forte influência no setor agroindustrial.

O presente capítulo objetiva compreender a territorialização da Italac no contexto da modernização do setor agroindustrial lácteo. Para isso, caracteriza a empresa com base em seu histórico e atuação no mercado nacional, apresenta os fatores que contribuíram para a sua territorialização em Corumbaíba (GO), tais como: a dinâmica socioespacial do Sudeste Goiano, a mobilidade geográfica do capital e do trabalho e as políticas estatais de incentivo à industrialização. Para tanto, são considerados também o papel do Estado e da reestruturação produtiva do capital nas mudanças no setor lácteo, na pecuária leiteira em Goiás e em Corumbaíba.

2.1 A Italac Alimentos em Corumbaíba (GO)

[...] não existe uma só forma de entender e propor o desenvolvimento, nem da forma que hoje está colocado serve aos interesses de todas as classes sociais por igual.

(GÓMEZ, 2002)

A Italac Alimentos (Goiasminas Indústria de Laticínios Ltda.) é uma agroindústria laticinista, privada e de capital nacional. A empresa, cuja sede se localiza em Corumbaíba (GO), é dirigida pela 3ª geração de uma família tradicional no setor de laticínios, tendo iniciado suas atividades em 1994 em Itapaci (GO). A origem do seu nome se deve à junção das iniciais “Ita” de Itapaci e “lac” de lácteos. Instalou-se em Corumbaíba em 1996, e em 1998 começou a produzir o leite Longa Vida Italac.

Em 2006 passou a produzir leite em pó e leite condensado. No ano de 2007 instalou- se em Rondinha (RS), marcando a chegada do Laticínio a uma das bacias leiteiras que mais crescem no Brasil atualmente, o Rio Grande do Sul. No início de 2008, dando continuidade à ampliação de seu parque industrial, a Italac iniciou a construção da fábrica em Jaru (RO).

Em 2009 inaugurou a unidade produtiva de Passo Fundo (RS). No ano de 2010 iniciou as operações da unidade de Santa Helena (GO). A empresa foi reconhecida em 2011 como uma das cem maiores contribuintes de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Estado de Goiás, conquistando o prêmio de Fornecedor mais Lembrado na categoria Leite e Derivados, promovido pela revista Indústria da Alimentação. Atualmente, a Italac possui uma rede de filiais em Minas Gerais, Goiás, Pará, Rondônia e Rio Grande do Sul. Está posicionada entre as maiores empresas do setor de laticínios do Brasil com presença nas gôndolas de quase todo o território nacional (ITALAC ALIMENTOS, 2012).21

O Mapa 3 mostra a localização geográfica das fábricas, dos postos de captação de leite e das centrais de distribuição dos produtos beneficiados da Italac Alimentos, nos estados brasileiros. Além disso, aponta os estados onde são comercializados seus produtos, em cada região do País. Nota-se que as fábricas estão nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul, mais precisamente nos estados de Rondônia, Pará, Goiás e Rio Grande do Sul. Os postos de captação estão em Goiás, Minas Gerais e Rondônia. Já os centros de distribuição dos produtos estão no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Amazonas.

21 Fonte: Italac Alimentos, 2012. Site da empresa< http://www.italac.com.br/empresa.html>. Acesso em: 19 de

Atualmente, a empresa possui fábricas instaladas em Corumbaíba (GO) (matriz), Jaru (RO), Nova Mamoré (RO), Ouro Preto (RO), Santa Helena (GO), Passo Fundo (RS), Rondinha (RS) e Xinguara (PA). Os postos de captação de leite estão em Itapaci (GO), Araguari (MG) e Alvorada do Oeste (RO). Os centros de distribuição estão localizados em São Paulo (SP) (central), Rio de Janeiro (RJ) e Manaus (AM). Os produtos são comercializados em todos os estados da região do Nordeste do Brasil, em Goiás, no Distrito Federal, nos estados da região Sul, e principalmente, em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde está o maior mercado consumidor dos seus produtos (ITALAC ALIMENTOS, 2012). Conforme evidencia o Mapa 3.

Na unidade produtiva de Jaru (RO) a capacidade de produção instalada é de 1,5 milhões de litros/dia, onde são produzidos: manteiga, leite UHT, leite em pó e soro em pó. A unidade de Passo Fundo (RS) tem capacidade de produção para 900 mil litros/dia, dos quais são produzidos leite UHT, creme de leite e achocolatado. Em Santa Helena (GO) são produzidos leite UHT especiais, creme de leite, achocolatados, molhos prontos, soro em pó, manteiga, chantilly e sucos, com capacidade de processamento para 1,4 milhões de litros/dia (ITALAC ALIMENTOS, 2012).

No total, os produtos da Italac Alimentos existentes no mercado são: achocolatado em pó (200g e 400g); bebida láctea sabor chocolate (200 ml e 1l); leites UHT convencionais e especiais (enriquecidos com vitaminas A e D) nas versões integral, desnatado e semi desnatado; leite em pó integral e desnatado (200 g e 400 g); manteiga comum com sal; queijos tipo mozzarella, prato, provolone e ralado; creme de leite e creme para chantilly; leite condensado (395 g e 270 g); doce de leite (400 g); molhos especiais, tipo 4 queijos, strogonoff, madeira, funghi e branco; além dos produtos institucionais, que são o leite em pó, o soro em pó e a manteiga; e dos produtos bonville, que são achocolatado, leite condensado, creme de leite e leite em pó (ITALAC ALIMENTOS, 2012).