• Nenhum resultado encontrado

Breve descrição analítica dos livros didáticos de Física, Biologia,

4.4 A Estatística e os livros didáticos

4.4.2 Breve descrição analítica dos livros didáticos de Física, Biologia,

CONHECIMENTOS ESTATÍSTICOS

No capítulo dois, vimos a importância da interdisciplinaridade, sabemos que ela não tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes, mas utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema concreto ou compreender um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista. A Estatística é uma ciência que auxilia na interdisciplinaridade, pois se faz presente em várias disciplinas do currículo da Escola Básica.

Buscamos analisar alguns livros didáticos das disciplinas que compõem a área de Ciências da Natureza, ou seja, Física, Química e Biologia, bem como livros de Geografia. Pudemos constatar a necessidade de conhecimentos da Estatística na maioria dos assuntos apresentados em cada exemplar.

Os PCNEM (1999) já traziam em suas competências e habilidades a serem desenvolvidas na disciplina de Geografia, dentre outras “[…] ler, analisar e interpretar os códigos específicos da Geografia (mapas, gráficos, tabela, etc) […]”,

portanto, na ausência de conhecimentos de Estatística no aluno, caberia ao professor de Geografia ensiná-los, fazendo com que os alunos adquirissem uma base de conhecimento fundamental para uma boa compreensão do assunto estudado na disciplina.

A aprendizagem significativa pressupõe a existência de um referencial que permita aos alunos identificar e se identificar com as questões propostas. […] essa postura visa gerar a capacidade de compreender e intervir na realidade, numa perspectiva autônoma e desalienante (PCNEM, 1999, p. 36).

A integração dos diferentes conhecimentos pode criar condições necessárias para uma aprendizagem motivadora e atrativa para o assunto a ser

estudado. Entendemos que, para trabalhar o currículo de forma interdisciplinar e contextualizada, devemos observar que toda a aprendizagem significativa implica uma relação sujeito-objeto e para que a aprendizagem se concretize, é necessário oferecer condições a fim de que as duas partes se interajam.

Com base nesse pressuposto, localizamos em um livro didático de Geografia, para o Ensino Médio, as noções básicas de Estatística, necessárias para a compreensão dos assuntos a serem estudados.

O volume único do Ensino Médio, dos autores Moreira e Sene (2007), apresenta em sua Unidade I – Cartográfica, no terceiro capítulo, intitulado

Representação Gráfica, um apanhado geral das representações cartográficas;

dos diversos tipos de gráficos, dando exemplos de como e quando utilizá-los; a utilização de tabelas para apresentação dos dados; como se dá a construção de um gráfico, bem como qual o tipo de gráfico que melhor representa cada uma das situações.

Ainda nesse capítulo, traz como se faz a leitura dos dados apresentados graficamente ou em tabelas e a importância que devemos dar a esses tipos de representações, segundo o autor:

Você vai perceber que os conhecimentos sobre representações gráficas, adquiridos neste capítulo, poderão ser muito úteis para decodificar diversas informações que aparecem cotidianamente em mapas e gráficos nos noticiários televisivos, jornais, revistas, livros e na internet. (MOREIRA e SENE, 2007, p. 46)

Nas demais unidades desse livro didático bem como em outros livros utilizados no Ensino Médio, observamos que gráficos e as tabelas são muito utilizados para apresentação de dados, em diversos tipos de informações estudadas na disciplina, confirmando a necessidade de saber ler e interpretá-los, pois sem esse conhecimento haverá desinteresse por parte do aluno para compreender os assuntos que são apresentados para que sejam discutidos.

Ao analisarmos alguns exemplares de livros didáticos das disciplinas que compõem a área das Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia), pudemos notar a necessidade das noções de Estatística em assuntos que dizem respeito às disciplinas correspondentes, pois as competências gerais a serem

desenvolvidas nessa área dizem respeito, dentre outros, aos domínios da representação e comunicação, envolvendo a leitura e interpretação de códigos, a transposição entre diferentes formas de representação e a análise crítica de distintos tipos de textos.

Quanto às propostas curriculares das disciplinas de Química, Física e Biologia, os PCN+ (2002) trazem referente às competências e habilidades a serem adquiridas pelos alunos, quanto à expressão e comunicação: “ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações: sentenças, equações, esquemas, diagramas, tabelas, gráficos e representações geométricas” (PCN+: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias, 2002,

p. 89, 63 e 36, respectivamente).

No livro didático Universo da Química, volume único – Ensino Médio, dos

autores Bianchi, Albrecht e Daltamir (2005), é sugerido em todos os capítulos é sugerida uma atividade interdisciplinar e conforme o tipo de apresentação dos dados do assunto tratado, a Matemática aparece, também, nos trabalhos interdisciplinares, visto a necessidade dos conhecimentos básicos de Estatística, ao utilizar outras linguagens usadas em Química que são os gráficos, tabelas e relações matemáticas.

Entre as competências e habilidades a serem adquiridas pelos alunos, na maioria dos capítulos apresentados no livro didático de Paraná (2003), Física, volume único – Ensino Médio, encontra-se, entre outras, a capacidade do aluno

ler e interpretar informações apresentadas em gráficos, bem como sua construção, para a representação dos dados apresentados ou calculados, conforme o assunto que está sendo estudado.

A Biologia, considerada ciência básica, isto é, um ramo do conhecimento humano dito como científico10, contribui com outras ciências, assim como recebe de fundamentais contribuições. A Matemática é uma das ciências que contribui essencialmente para a Biologia.

___________

10

Conhecimento científico: aquele que pode ser submetido a provas e contraprovas, não derivando somente de argumentos, opiniões, preferências e gostos.

Entendemos a contribuição da Matemática na disciplina de Biologia ao analisarmos alguns exemplares dos livros didáticos para o Ensino Médio. A contribuição se dá no uso de tabelas e gráficos tão presentes em vários assuntos da disciplina, bem como a solicitação da construção de gráficos para apresentar a evolução de uma espécie, por exemplo.

Entendemos a leitura, como sendo um primeiro passo para enfrentar qualquer uma das questões propostas nas disciplinas, mas é necessário, também, em muitos casos, dominar códigos, compreender e interpretar desenhos e gráficos e relacioná-los à linguagem discursiva. É preciso, ainda, analisar a situação, decidir sobre a melhor estratégia para resolvê-la, tomar decisões, argumentar e se expressar.

Podemos contar, como um grande aliado para que os alunos atinjam de forma satisfatória as questões propostas, o conhecimento das noções básicas de Estatística. Para tanto, entendemos que cabe ao professor de cada disciplina, ao sentir a necessidade de tais conhecimentos nos alunos, aplicá-los.

Para enfatizar a grande necessidade dos conhecimentos estatísticos, apresentamos, a seguir, alguns assuntos abordados em livros didáticos de diversas disciplinas, em que é evidente o uso das noções de Estatística para compreendê-los, pois requerem a análise de dados em gráficos.

Na Física, encontramos nos temas Eletricidade, Lixo (um assunto abordado de forma interdisciplinar) e Calorimetria, dentre outros, dados apresentados em gráficos, como mostra a Figura 4.2:

Figura 4.2. Gráficos encontrados no livro didático de Física em diversos assuntos. Fonte: Paraná. Física, Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2003, p. 259 e 175.

O assunto um mostra um histograma em que apresenta o consumo de energia elétrica de uma residência ao longo de um dia, permitindo ao aluno que faça algumas análises como: o valor da corrente elétrica que o fusível deve suportar; o consumo total de energia elétrica diária nessa residência e a média de horário de maior consumo; o preço pago no mês da média mensal consumida.

Os dois gráficos de setores apresentados no assunto dois, mostram o destino final do lixo e a composição média do lixo domiciliar. O assunto apareceu como sugestão no livro didático, para ser tratado de forma interdisciplinar, envolvendo as três disciplinas da área de Ciências da Natureza, ou seja, a Física, a Química e a Biologia e, consequentemente, a Matemática, pois o aluno necessita de conhecimentos de Estatística para a compreensão gráfica.

Encontramos, também, exercícios na linguagem natural na qual os alunos deveriam construir o gráfico que representaria os dados contidos em seu texto.

Estes são alguns dos assuntos que fazem parte dos conteúdos aplicados ao longo dos três anos do Ensino Médio, encontrados no livro didático que vêm sendo utilizados por nossos alunos, que apresentam, tanto nos textos como nos

exercícios propostos dados representados em forma de gráficos e tabelas para serem lidos, interpretados e analisados.

Na Biologia, ao analisar os temas os princípios da Fisiologia Vegetal, Gestação e anticoncepção e a Composição Química das Células, encontramos os seguintes dados representados graficamente na Figura 4.3.

Figura 4.3: Gráficos encontrados no livro didático de Biologia em diversos assuntos. Fonte: Favaretto e Mercadante. Biologia, E. Médio. São Paulo: Moderna, 2005, p. 345, 315 e 60.

No assunto um, ao tratar da transpiração e o funcionamento do estômato nos vegetais, é utilizado um gráfico de linhas duplo para apresentar a absorção de água e a transpiração estomatal em uma folha de feijão durante as 24 horas do dia. Com base nesses dados, os alunos podem fazer inferências quanto à quantidade de luminosidade, compara a influência da quantidade de água e o comportamento do estômato e outras deduções que permitem ser analisadas pelo gráfico.

Encontramos na atividade apresentada no assunto dois, a leitura e interpretação dos dados no gráfico sobre um assunto interdisciplinar, abordado, geralmente, pela disciplina de Geografia, que é a renda per capita, indicada pelo

número de filhos por mulher em idade fértil. Por meio da análise dos dados apresentados graficamente, os alunos deveriam elaborar hipóteses que explicassem sua análise.

Ao falar a respeito da composição química das células, já no início do texto elaborado para o assunto, os autores do livro didático utilizaram o gráfico de setores representado no assunto três, que traz a distribuição de substâncias na bactéria Escherichia coli, identificando assim a quantidade de substâncias

orgânicas e inorgânicas da bactéria.

No livro de Biologia do Ensino Médio, volume único, utilizado por nossos alunos, notamos que os autores José Arnaldo Favaretto e Clarinda Mercadante, não pouparam gráficos e tabelas para expor dados referentes aos assuntos tratados. Em um livro composto de 362 páginas, dividido em três unidades, totalizando 36 capítulos, ou seja, 36 assuntos sobre os conteúdos sugeridos pelas propostas curriculares; encontramos, pelo menos, um gráfico em cada um dos capítulos.

Sendo assim, podemos concluir que em todos os conteúdos da disciplina de Biologia encontra-se a necessidade de conhecimentos básicos de Estatística para melhor compreendê-los.

Na Química, ao estudar o elemento químico Silício, a Energia Elétrica e a Água, os alunos deparar-se-ão com os seguintes gráficos contidos na Figura 4.4.

Figura 4.4. Gráficos encontrados no livro didático de Química em diversos assuntos. Fonte: Bianchi, Albrecht e Daltamir. Univ. da Química, E.M. São Paulo: FTD, 2005, p. 285, 71, 39.

No assunto um, os gráficos de setores apontam a composição do vidro quando confeccionado pela primeira vez e ao reciclá-lo, permitindo ao aluno a comparação dos elementos que o compõe, a redução de gastos em matéria prima ao utilizar do sistema de reciclagem do vidro.

O gráfico do assunto dois aponta o consumo de energia elétrica de várias fontes primárias, como o petróleo, o gás natural, a energia nuclear, a hidroeletricidade e o carvão entre os anos de 1967 a 1994. Podemos notar ser grande a quantidade de informações a serem transmitidas, portanto o uso do gráfico para apresentá-las facilita sua leitura e seu entendimento.

O assunto três apresenta um exercício presente no exame do ENEM. Mostra, por meio de um gráfico de barras, o consumo de água no mundo e sua restituição. Sem a análise e a interpretação dos dados apresentados no gráfico, não há possibilidade do aluno responder à questão corretamente. É exigido do aluno o conhecimento do cálculo de média aritmética, a leitura de dados pontuais e globais, bem como uma comparação entre eles.

O livro didático utilizado por nossos alunos intitulado Universo da Química do Ensino Médio, volume único dos autores Bianchi, Albrecht e Daltamir, é dividido em cinco unidades, contendo 16 capítulos, que contêm uma média de três gráficos por capítulo entre o texto que comporta o assunto a ser tratado e os exercícios propostos, ou seja, as noções de Estatística serão solicitadas com frequência em todos os conteúdos propostos para a disciplina de Química.

Em diversos assuntos estudados na disciplina de Geografia, encontramos muitos gráficos e tabelas apresentando seus dados, como mostra a Figura 4.5.

Figura 4.5: Gráficos encontrados no livro didático de Geografia em diversos assuntos. Fonte: Moreira e Sene. Geografia, Ensino Médio. São Paulo: Scipione, 2007, p. 339, 391 e 436.

Com os dois gráficos de barras apresentados no assunto um, o aluno poderá comparar o crescimento/decrescimento dos dez principais produtores agrícolas mundiais de 1955 e 1995, como a reforma na agricultura mexeu com o mercado mundial.

Ainda falando sobre economia, mas focando só o Brasil, o livro didático apresenta os dados da produção de automóveis por meio de um gráfico de linhas, facilitando assim a análise, pois é grande a quantidade de dados, e o gráfico facilita sua leitura e análise.

Ao tratar do crescimento populacional, os autores do livro didático utilizaram um gráfico de linhas para apresentar e projetar o crescimento mundial da população, no período de 1950 a 2050, levando o aluno a fazer uma análise e uma projeção para o futuro.

A respeito dos conteúdos apresentados no livro didático de Geografia do Ensino Médio, utilizado por nossos alunos, os autores João Carlos Moreira e Eustáquio de Sene, utilizaram uma infinidade de tabelas e gráficos para representar os dados dos assuntos tratados, chegando um mesmo capítulo a conter 21 gráficos e tabelas ao falar sobre o tema Clima.

Não podemos negar a necessidade de conhecimentos de Estatística aos alunos de todas as séries do Ensino Médio. Assim, a presença marcante de gráficos e tabelas nos conteúdos de diversas disciplinas apontam que não poderá existir negligência por parte dos professores das disciplinas, em ensinar as noções básicas de Estatística, para que seus alunos adquiram o conhecimento dos conteúdos tratados, podemos dizer que é um pré-requisito necessário para a compreensão de diversos assuntos.

Procuramos fazer as análises somente dos livros didáticos do Ensino Médio, pois nosso estudo se dá no conhecimento da Estatística aos alunos da 1ª série do Ensino Médio.