• Nenhum resultado encontrado

Breve descrição analítica dos livros didáticos de Matemática quanto à

4.4 A Estatística e os livros didáticos

4.4.1 Breve descrição analítica dos livros didáticos de Matemática quanto à

Nosso intuito é saber qual a importância e como os assuntos de Estatística são abordados nos livros didáticos de Matemática, sugeridos no Guia do PNLEM para sua utilização em anos 2009, 2010 e 2011, visto que a Proposta Curricular do Estado de São Paulo está em vigor desde o início de 2008.

Coleção I: Matemática Ensino Médio Volumes: 1, 2 e 3

Autores: Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz Editora: Saraiva 5ª Edição Ano: 2005

Nos três volumes, a coleção apresenta a Estatística na forma de ensino em espiral9, a matéria é baseada em situações-problemas que envolvem a coleta de dados, reflexão e análise dos resultados obtidos. O aluno é estimulado a pensar em estratégias para chegar à resolução das atividades propostas, tornando-se parte ativa na construção de seu próprio conhecimento.

O enfoque dado ao assunto é de forma clara com exercícios variados e de boa qualidade, e a metodologia sugerida dá liberdade ao aluno de elaborar problemas e tomar algumas decisões.

No primeiro volume, as noções básicas da Estatística são abordadas, no segundo volume, há um aprofundamento dos assuntos vistos no ano anterior e a

___________

9

Ensino em espiral: quando um assunto é apresentado em um ano e desenvolvido em anos seguintes, obrigando a revisão da matéria.

inclusão da amostra e o agrupamento em classes. O terceiro volume trabalha mais a Estatística, fazendo uma análise maior no tratamento dos assuntos.

Coleção II: Matemática Aula por Aula Volumes: 1, 2 e 3

Autores: Benigno Barreto Filho e Claudio Xavier da Silva Editora: FTD 2ª Edição Ano: 2005

Esta coleção, também, apresenta a Estatística nos três volumes, porém de maneira bem sucinta. Baseia-se em aplicação de definições e propriedades, e não propõe coleta de dados para se trabalhar, tão pouco parte de uma planilha de dados. Apresenta as fórmulas prontas para serem memorizadas, em seguida, exercícios, como exemplo, não tendo a participação dos alunos na construção dos conceitos.

A coleção adapta-se aos programas de ensino de Matemática tradicionais em que a metodologia sugere a leitura do assunto, seguida de uma lista de exercícios, sendo um resolvido, como exemplo, e outros propostos aos alunos; não desenvolvendo a capacidade de raciocínio e de tomada de decisão dos alunos.

Coleção III: Matemática Completa Volumes: 1, 2 e 3

Autores: José Roberto Bonjorno e José Ruy Giovanni Editora: FTD 2ª Edição Ano: 2005

Esta coleção apresenta a Estatística em um dos volumes, o da 2ª série do Ensino Médio, o capítulo destinado a esse assunto, inicia-se com uma situação-problema, cujo objetivo é estimular a participação do aluno na formulação do conhecimento a ser apresentado.

Apesar de ser citada de forma restrita, a abordagem é diversificada, com o uso de recursos de linguagem simbólica, como as notações, gráficos, tabelas e figuras.

Coleção IV: Matemática e suas tecnologias Volumes: 1, 2 e 3

Autores: Angel Pendes Rubió e Luciana M. Ternuta de Freitas Editora: IBEP 1ª Edição Ano: 2005

A coleção preocupa-se com a contextualização e a interdisciplinaridade, tendo em cada tópico, uma abordagem inicial motivadora, geralmente, bem elaborada, envolvendo situações-problema e notas históricas.

Acreditamos que o agravante desta coleção é não abordar vários assuntos que fazem parte do currículo do Ensino Médio, dentre eles, a Estatística.

Coleção V: Matemática Volume Único

Autor: Luiz Roberto Dante

Editora: Ática 1ª Edição Ano: 2005

A coleção apresenta-se em um único volume e o conteúdo de Estatística é abordado com uma situação-problema contextualizada com fato cotidiano e interdisciplinar.

A abordagem das noções de Estatística é bem sucinta, porém, de maneira clara e agradável com as atividades propostas, valorizando a interdisciplinaridade.

Coleção VI: Matemática

Volume Único Autor: Manoel Paiva

Editora: Moderna 2ª Edição Ano: 2003

Este livro didático apresenta-se em um único volume, trazendo de forma bem sucinta as noções de Estatística.

A abordagem dos assuntos é bem direta, não atinge de maneira satisfatória assuntos da realidade nem estimula a participação do aluno na construção do conhecimento.

Após este breve relato dos assuntos apresentados em algumas coleções de livros didáticos sugeridos pelo PNLEM/2009, faremos uma análise geral dos assuntos abordados nas coleções com vistas às sugestões feitas nas propostas curriculares analisadas, ou seja, PCN e a nova proposta curricular do Estado de São Paulo, que serão utilizadas nas análises didáticas de nosso estudo, conforme indicamos no Quadro 4.4.

Quadro 4.4: Descrição dos assuntos abordados nos livros didáticos.

Assuntos Descrição dos assuntos

A1 Organizar os dados não agrupados em uma tabela de distribuição de frequências A2 Calcular as frequências absolutas dos dados organizados numa tabela

A3 Calcular as frequências relativas dos dados organizados numa tabela A4 Construir tabela baseada nos dados de um gráfico

A5 Construir gráfico apoiado nos dados organizados em tabela A6 Interpretar informações contidas em gráficos

A7 Interpretar informações organizadas em tabelas A8 Dados de um texto, construir um gráfico

A9 Calcular média aritmética dos dados contidos em gráficos A10 Calcular média aritmética dos dados contidos em tabelas

Com base nas referências do Quadro 4.4, quanto aos assuntos que serão abordados em nosso estudo, apresentamos no Quadro 4.5 os resultados das coleções de livros didáticos analisados.

Quadro 4.5. Resultado dos assuntos encontrados nos livros didáticos.

A1 A2 A3 A4 A5 A6 A7 A8 A9 A10 Coleção I x x x x x X x Coleção II x x x x x X x Coleção III x x x X x Coleção IV Coleção V x x x x x x x X x Coleção VI x x x x x X

Concluimos que algumas das coleções analisadas pecam quanto à abordagem de determinados assuntos referentes ao ensino da Estatística no Ensino Médio, como na leitura e interpretação de dados contidos em tabelas e

gráficos e, também, quanto à mudança de registro que, segundo a teoria de registros de representações de Duval (1995), não há conhecimento se não houver a mudança de registro.

4.4.2 BREVE DESCRIÇÃO ANALÍTICA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA,