• Nenhum resultado encontrado

Características Socioambientais da Vila Niwa

No documento Download/Open (páginas 119-132)

CAPÍTULO II – PENTECOSTALISMO(S) – PRÁTICAS RELIGIOSAS, IMPACTOS

2.3. O(s) PENTECOSTALISMO(s) NA PERIFERIA URBANA RIO GRANDE DA

2.3.2. Características Socioambientais da Vila Niwa

Figura 12. Vista Aérea da Vila Niwa (sem escala)

Fonte: Adaptado (EMPLASAGeo, 2014)

Vila Niwa é um bairro de pequeno porte se comparados a outros na cidade, criado em 1974 com 225 lotes (SAAR, 1998, p. 55), localizado na porção mais leste de Rio Grande da Serra.

Nesse bairro, identificamos as seguintes instituições religiosas de matriz cristã, estimando inicialmente o porte106 de cada uma delas, além de verificarmos posteriormente o

número de membros.

Tabela 6. Relação das instituições religiosas no bairro - Vila Niwa INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS

ASSEMBLEIA DE DEUS (Pão da Vida) (P)107 (Ministério Pão da Vida)

ASSEMBLEIA DE DEUS (P)

(Ministério de Santos - Sede Ribeirão Pires) (P) ASSEMBLEIA DE DEUS (Ministério Madureira) (G)108

ASSEMBLEIA DE DEUS (Ministério Belém)

COMUNIDADE109EVANGÉLICA APOSTÓLICA PENTECOSTAL (M)110 (Ministério Beth’el Shallon)

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL (M) IGREJA CATÓLICA (M)

IGREJA O BRASIL PARA CRISTO (M) IGREJA CRISTO PENTECOSTAL (M)

IGREJA EVANGÉLICA GETSEMANI DA FÉ DO BRASIL111 (P) IGREJA PENTECOSTAL DEUS É AMOR (M)

Das onze igrejas mapeadas nesse bairro, dez são pentecostais.

Em uma das vias, considerada a principal do bairro, curiosamente estão fixadas cinco instituições, sendo quatro pentecostais e uma católica. Existe uma proximidade entre as mesmas, inclusive entre duas dessas instituições pentecostais, uma dessas divide parede com a outra, estando lado a lado.

As igrejas pentecostais pesquisadas são: Igreja Assembleia de Deus (AD) Ministério Madureira, Igreja Pentecostal Deus é Amor e a Congregação Cristã no Brasil. Essas perfazem um total de 27,27%, das igrejas pentecostais e não pentecostais, incluindo a católica no bairro, entretanto, não representa o universo dos pentecostais no bairro, o que já seria um questionamento para outra investigação.

106Para fins metodológicos atribuímos arbitrariamente os tamanhos das igrejas a partir do número de assentos que cada uma delas tem, inicialmente; Porém, ao visitarmos as instituições e vermos a frequência dos membros e a quantidade efetiva, foi preciso readequar com novos valores para igrejas pequenas, médias e grandes.

107 São igrejas de pequeno porte (P) com até 30 assentos para membros.

108 São as igrejas de grande porte (G) com número acima de 100 assentos para membros. 109 Temporariamente fechada por motivo de reformas no templo.

110 São as igrejas de médio porte (M) com número acima de 30 até 100 assentos para membros.

111 Atualmente rebatizada como Igreja Projeto de Deus, sem placa de identificação no momento, uma vez que a igreja anteriormente retornou para a sede em Mauá.

Figura 13. Igreja Assembleia de Deus (AD) Foto 1. Novo Templo da AD (atual)

Fonte: Googlemaps, 2013 Crédito: Marcos Scarpioni, 2014

As coordenadas de localização dessa instituição são: 23º44'14,20" S (sul) e 46º21'28,46" O (oeste), com elevação de 776 m (em relação ao nível do mar) e altitude do ponto de visão (é à distância - altura - entre o ponto visualizado no solo e a posição do equipamento ou observador que capta a imagem de maneira precisa) de 778 m.

A imagem georreferenciada foi registrada em Junho/2011. Como é possível de se observar, existem inúmeras transformações ambientais em andamento pelo processo de implantação de melhorias em infraestrutura urbana (rede coletora de esgoto) no bairro e a construção do templo da Assembleia de Deus em andamento, sem nenhuma placa visível de licenciamento para obra ou até mesmo um engenheiro responsável pela mesma. E quando comparamos a imagem com foto que foi registrada no mês de Março/2014, podemos observar que já ocorreram às transformações no templo (construção/reforma/ampliação), ou seja, o templo é autoconstrução.

Embora não esteja visível na foto, podemos constatar a implantação de rede coletora de esgoto in locus, entretanto, sem a interligação desta com algumas das casas nessa localidade, dessa maneira, não resolvendo totalmente a problemática do esgotamento sanitário irregular e o saneamento do meio. Muitos dos que frequentam a igreja, moradores próximos, informalmente afirmam que tal situação precisa ser sanada pela prefeitura.

É uma instituição classificada como de grande porte, todavia, com uma membresia de setenta fiéis em média, entretanto, com um número médio de quinze fiéis que frequentam as reuniões cúlticas pelo menos dois dias da semana, em virtude do culto de ensinamentos, ensaios, círculo de orações de senhoras, já que são participantes nas apresentações musicais nas reuniões dominicais.

A maior concentração se dá pelos domingos a noite, embora seja significativo o número de fiéis pelo domingo de manhã. O estudo bíblico na escola dominical é dado através da revista de lições bíblicas. Nos cultos pudemos observar que muitos dos pedidos dos fiéis estão relacionados: a curas de enfermidades corporais, livramento dos perigos mundanos como roubos, acidentes, libertação de familiares e amigos, quanto à libertação dos espíritos malignos. Também, pleitear causas na justiça, agradecimentos por receber novo emprego, pedidos para comprar a casa própria, carro, receber restituições trabalhistas, busca e incentivos à prosperidade (imaterial e material) foram observados.

A glossolalia é frequente em meio às orações, aos agradecimentos, mas não no período de coleta das ofertas e dízimos, o que sugere uma quase “padronização” de um conjunto de ritos ordenados. O uso de músicas do circuito gospel em playbacks e são utilizadas para a realização de cânticos nas apresentações são constantes.

Todavia, a reunião possui uma liturgia própria, certa ordem de ritos sequenciados no culto: oração de abertura, hinos da Harpa Cristã, orações pelos enfermos, apresentações musicais. Esses ritos por sua vez, desencadeiam em sequência: primeiro se apresentam mulheres, depois a mocidade, em seguida os homens, e por fim as crianças que são disciplinadas a fazerem suas apresentações, e assim, vão construindo uma identidade do grupo, processo racionalizante, gerando dessa forma o habitus nos indivíduos (BOURDIEU, 2007).

O transe moderado dos indivíduos se dá quase no final da reunião, culminando no êxtase com muitas palmas, clamores, choros, movimentos corporais aleatórios, demonstrando grande emoção, sempre terminando no horário pré-determinado, o que demonstra-nos ser um processo de ações sociais racionais (WEBER, 2012, p. 15).

Mulheres e homens, adultos, jovens ou crianças se mesclam para assistir a reunião, porém, ao fazerem apresentações musicais, há separação entre gênero, faixa etária. Não registramos nenhuma pregação feita por mulheres, até mesmo o subir no púlpito, é algo somente possível para os homens que estão à frente na representação de lideranças, pastores, presbíteros, diáconos.

Todavia, observamos que as mulheres estão sempre à frente de trabalhos de orientação infantil, ensaios, regências de cânticos, sendo assim obreiras. Observamos que as lideranças estão intimamente ligadas aos laços familiares, e também de vizinhança como teoriza Freston (1996, p. 28), já que, os membros advêm de casamentos entre os familiares ou então de vizinhanças que compartilham o mesmo grupo, pois, assim se estabelecem novos laços familiares, comunais e eclesiais de proteção (CAMPOS, 1997, p. 393). Na sequência iniciamos as visitas na Igreja Pentecostal Deus é Amor.

Figura 14. Salão - Igreja Pentecostal Deus é Amor Foto 2. Salão da IPDA (atual)

(IPDA)

Fonte: GoogleEarth, 2014 Crédito: Marcos Scarpioni, 2014

A imagem georreferenciada foi registrada em Junho/2011 e a foto foi registrada no mês de Março/2014, quando comparadas, demonstra que não houve nenhuma mudança significativa a não ser a pintura da igreja, nem expansão já que a igreja se trata de um salão comercial, alugado pela IPDA sede, por não possuir um templo (imóvel próprio) no bairro.

As coordenadas de localização dessa instituição são: 23º44'15,06" S (sul) e 46º21'37,28" O (oeste), com elevação de 790 m (em relação ao nível do mar) e altitude do ponto de visão (é à distância – altura - entre o ponto visualizado no solo e a posição do equipamento ou observador que capta a imagem de maneira precisa) de 791 m.

Classificamos essa igreja como uma igreja pequena, por se tratar de um salão comercial alugado, com uma membresia muito baixa, em média 10 pessoas, que frequentam praticamente todos os dias, salvo as situações de reuniões especiais, como campanhas v.g.: a volta de Jesus Cristo, assim é a IPDA na Vila Niwa. Em uma dessas campanhas pudemos presenciar um número de 23 pessoas, talvez o maior número de frequentadores registrado em todas as nossas visitas nessa instituição.

Assim como na AD, a prática da glossolalia permeia todo o culto, nas orações, em cânticos e demais práticas religiosas. A glossolalia está sempre presente nas reuniões, os confrontos entre o bem e o mal compõe a grande moldura do sistema de crenças (MENDONÇA, 2008, p. 146) dessa e de outras instituições pentecostais. Registramos transe e êxtase ocorrendo, algo muito similar com aquilo que ocorreu na AD anteriormente visitada.

Quanto à liturgia do culto, não existem instrumentos musicais, somente as caixas de sons e microfones, sendo os cânticos entoados somente pela voz, em alto volume. Existe separação entre homens e mulheres que sentam separadamente, entretanto, as crianças diferentemente da AD, não são orientadas a participarem em apresentações de cânticos, todavia, suas vestimentas são mais ou menos padronizadas tanto para masculino que usam calças e camisas do cotidiano, quanto para o feminino, que usam blusas e saias ou senão, vestidos numa verdadeira reprodução do estilo de vestimenta dos adultos. Os cuidados com os cabelos são outras formas de disciplinar o corpo, os homens devem manter seus cabelos com cortes baixo, e barba feita, e no que tange as mulheres, cabelos sem pinturas, não usam maquiagem, usa roupas singelas.

Diferente da AD, as mulheres compõem certa liderança na IPDA. Permite-se que as mulheres façam a homilia na IPDA, porém, essas não são reconhecidas como pastoras, sendo somente reconhecidas como missionárias que fazem a obra de Deus, além de, também fazerem parte dos círculos frequentes de oração e ensinarem as crianças em “escolinhas”.

Muitos dos discursos na IPDA estão diretamente relacionados à cura divina, a libertação dos maus espíritos presentes nesse mundo e que são incorporados em diversas pessoas, além dos testemunhos de livramentos e de prosperidade que foram alcançados depois que a pessoa passa a frequentar a instituição e tem um encontro real com Deus!

Outro elemento importante na reunião é o enaltecimento do missionário Davi Miranda. Esse é (re)conhecido como aquele ao qual Deus se revelou, sendo reverenciado pelas atividades que desempenha junto à membresia, por meio dos programas de rádio ou através da fundação112 reviver.

A última instituição religiosa pesquisada nesse bairro foi a Congregação Cristã no Brasil.

112 Instituição criada em Mairiporã-SP, em agosto de 1994, coordenada por Ereni Oliveira de Miranda, apoiada pela IPDA para o amparo de moradores de rua da área central da cidade e abrigo para idosos. Em 1995, foi inaugurada em Sarutaiá-SP outra filial, para abrigar idosos abandonados pela família ou sem família, dando-lhes todo o sustento, apoio afetivo, emocional, espiritual, e assistência médica e odontológica integral. Atualmente a Fundação Reviver possui Creches e um Centro de Fisioterapia e Fonoaudiologia para atendimento de crianças carentes ou moradoras de rua segundo as informações disponíveis em sítio institucional, <www.ipda.com.br>.

Figura 15. Templo da Congregação Cristã no Brasil Foto 3. Templo da CCB (atual)

(CCB)

Fonte: Googlemaps, 2013 Crédito Marcos Scarpioni, 2014

A imagem georreferenciada foi registrada em Junho/2011 e a foto foi registrada no mês de Março/2014, também não se notou nenhuma mudança significativa, ampliação, somente a manutenção do templo, v.g.: pintura. As coordenadas de localização dessa instituição são: 23º44'19,34" S (sul) e 46º21'29,45" O (oeste), com elevação de 780 m (em relação ao nível do mar) e altitude do ponto de visão (é à distância – altura - entre o ponto visualizado no solo e a posição do equipamento ou observador que capta a imagem de maneira precisa) de 780 m.

Esta pode ser classificada com uma igreja de médio porte, com uma membresia em média de 60 pessoas. Ao participarmos dos cultos, observamos que a CCB, mantém a crença na predestinação113, não fazendo qualquer apelo à conversão diretamente as pessoas. Como

diz Mendonça (1990, p. 49) “o batismo é um apelo mudo”.

113 Conteúdo autêntico tal como consta da Confissão de Westminster, de 1647, a qual nesse ponto foi simplesmente repetida nas profissões de fé dos independentes e dos batistas. Capítulo III (do decreto eterno de Deus), nº 3: Por decreto de Deus, para a manifestação de Sua glória, alguns homens (...) são predestinados (predestinated) à vida eterna, e outros preordenados (foreordained) à morte eterna. nº 5: Aqueles do gênero à vida, Deus, antes de lançar o fundamento do mundo, de acordo com Seu desígnio eterno e imutável, Sua secreta deliberação e bel-prazer de Sua vontade, escolheu-os em Cristo para Sua eterna glória, por livre graça e por amor, sem qualquer previsão de fé ou de boas obras, ou de perseverança numa e noutras, ou qualquer outra coisa na criatura, como condições ou causas que o movesse matando, e tudo em louvor da Sua gloriosa graça. nº 7: Aprouve a Deus, segundo o desígnio insondável de Sua própria vontade, pela qual Ele concede ou nega misericórdia como bem Lhe apraz deixar de lado o resto dos homens para a glória de Seu poder soberano sobre Suas criaturas, e ordená-los a desonra à ira por seus pecados, para louvor de Sua gloriosa justiça (WEBER, 2004, p. 91-92). Destinar com antecipação, era uma concepção calvinista, pois, João Calvino ao aderir à reforma protestante, início do século XVI, afirmava que a predestinação divina era absoluta, já destinava o futuro dos homens à salvação ou à condenação. Para a CCB, os que chegam e se fixam na instituição, cumprindo sua “santa doutrina”, é por que alcançaram a divina graça de Deus e são salvos.

A CCB possui uma reunião cúltica extremamente racionalizada, ordenadas em ritos sequenciados, muito bem definidos. Diferente das AD e IPDA, a CCB não predica sobre dízimo, já que todos da “irmandade” são orientados a participarem com suas ofertas que parecem estar bem direcionadas nos envelopes, v.g.: obras da construção, obras da piedade, missão e viagens, etc.

As mulheres sentam separadas dos homens igualmente ao que acontece na IPDA, porém, as mulheres usam saias obrigatoriamente, não ficam sem o véu que cobre a cabeça, usando-o por toda a reunião. Os homens usam ternos e gravata, sendo que essas vestimentas masculinas e femininas são reproduzidas nas vestimentas das crianças. As crianças e jovens não se apresentam no culto como ocorre na AD, sendo uma reunião especial feita para essas aos domingos pela manhã.

Os homens, desde pequeninos são incentivados a participarem da orquestra, diferente da AD e IPDA. A CCB possui uma diversidade de instrumentos musicais (metais, sopro e corda) aos quais compõe uma orquestra, dessa maneira, se aproximando das músicas eruditas na execução de seus hinos extraídos do hinário próprio. Quanto às mulheres, o máximo que podem ser é organista, ou então, ocuparem posições de liderança nas atividades ligadas às obras de piedade ou ainda serem auxiliares em outras atividades de conservação do templo, confirmando a pesquisa de Alencar (2013, p.175) “apenas os homens podem exercer o ministério e demais cargos como porteiros, músicos, diáconos, cooperadores do ofício ministerial e ancião”.

Essa instituição prima não somente por regras estabelecidas para os membros, mas, também pela manutenção dos seus templos, sendo toda a manutenção de limpeza pelas mulheres que se disponibilizam voluntariamente em um dos dias da semana para fazerem a conservação. No que diz respeito à manutenção geral como pintura, iluminação e reparos em geral, tudo é feito por homens.

Em todas as igrejas visitadas nesse bairro, desde o início da pesquisa observamos que somente uma dessas apresentava extintores de incêndio no local e de maneira visível e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro fixado em quadro atestando a segurança do local. Porém, nenhuma apresentava alvará de funcionamento expedido pela prefeitura, o qual deve estar fixado em quadro próprio disponível ao público para sua consulta.

É possível que existam alvarás de funcionamento, extintores de incêndio em cumprimento as normas114 legais em todas as instituições, contudo, se existem não estão

fixados nos estabelecimentos (ainda que externamente) e nem visíveis ao público, o que se faz necessário já que essas instituições recepcionam uma significativa movimentação de pessoas no local. E nem ao término da pesquisa foi possível constatar o porquê dessas informações ou equipamentos, não estarem disponíveis nas instituições, situação que nos sugere as instituições estarem em desacordo com a legislação do código de postura municipal.

Essas igrejas então, se inserem em um bairro classificado no grupo 4 do Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) referente ao ano de 2010, estando na Macrozona115

de Proteção Ambiental e também inserido na Zona116 de Conservação e Recuperação.

Todavia, o bairro é considerado ainda como uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) A-XII, pelo próprio Plano Diretor (VAISMAN, 2006), como também pode ser consultado em mapa117 em anexo. A Vila Niwa faz parte da Unidade de Informações

Territorializadas 4 (UIT) – Macrozona de preservação ambiental/chácaras (EMPLASA, 2011).

Ao desenvolvermos o trajeto pelo bairro, foi possível constatar que existem equipamentos urbanos e também equipamentos coletivos previstos na Lei 6.766/1979 e na Lei 11.445/2007. Pois existem ruas já pavimentadas com paralelepípedos, possuindo sarjetas, bocas de lobo para a coleta e escoamento de água pluvial (drenagem), salvo pequenos trechos de estrada de terra batida que estão no limítrofe entre as cidades118. Possui ainda iluminação

pública, serviço de fornecimento de água e energia elétrica para todas as casas.

114 Conforme preconiza o código civil em seu art.44, inc. IV, as organizações religiosas são pessoas jurídicas de direito privado, portanto, passíveis de enquadramento na legislação e sua diretoria estatutária responde integralmente pelas informações prestadas ou omitidas, logo, se faz necessário que no local exista Alvará de Funcionamento onde houver exigência legal, e/ou “Habite-se” da construção junto à prefeitura, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, etc. Além de outras responsabilidades tributárias, civis, financeiras, criminais, etc. 115 No Art. 33 do Plano Diretor Participativo está definida como: Macrozona de Proteção Ambiental às áreas de proteção do ambiente natural, de proteção as nascentes aos córregos, às áreas cobertas de Mata Atlântica, a área da várzea da Bacia Billings, áreas identificadas como impróprias à ocupação, de alta declividade, degradadas ou contaminadas - tais como lixões, aterros, minerações, que estejam comprometendo a qualidade da água, e onde devem ser desenvolvidas ações de caráter corretivo e remoção de invasões. Incluem-se as áreas contaminadas identificadas pela CETESB, indústrias e empreendimentos em situação irregular ou sem o devido licenciamento; cavas minerárias, áreas objeto de ações do Poder Judiciário, entre outras.

116 O artigo 32 do Plano Diretor Participativo define a Macrozona de Recuperação Urbana como: à porção urbanizada do território, áreas com ocupação urbana, servidas por infraestrutura e serviços urbanos. Deverão ser aproveitadas ao máximo para absorver parte do crescimento populacional da cidade de Rio Grande da Serra promovendo o adensamento e a complementação da infraestrutura.

117 Em anexo B

Quanto ao saneamento do meio, possui um número muito restrito de pequenas lixeiras (5) disponibilizadas pela administração pública nas mais de dez ruas, as quais não possuem manutenção de retirada dos resíduos sólidos de maneira periódica. Observamos que as lixeiras transbordam resíduos sólidos que se espalham pelas calçadas.

Porém, as obras de rede coletora de esgoto que iniciaram na gestão administrativa de 2009-2012, ainda não estão concluídas. Na atualidade podemos observa somente a implantação da tubulação de rede coletora e em alguns casos, com ligação parcial de algumas residências somente, o que como dito anteriormente, não resolve a problemática do esgoto a céu aberto no bairro em alguns trechos, afinal, “água e saneamento constituem um dos mais sérios problemas ambientais” (GOUVEIA, 1999, p. 54) constituindo-se um dos grandes problemas a serem enfrentados nessas áreas.

O fornecimento público de telefonia foi também observado, já que existem pontos de telefonia espalhados (orelhões) pelo bairro, todavia, no que diz respeito à telefonia celular, em virtude da falta de torre e do bairro ser afastado da região central, as ondas eletromagnéticas não chegam efetivamente ao local, com um sinal telefônico prejudicado, e consequentemente a comunicação torna-se deficitária, o que para Santos (2000, p. 112) diz ser um elemento importante para a geração de segregação.

Quanto aos estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviços, registramos a existência de três mercados, sendo dois de pequeno porte e um de médio porte na vila. Não possui padaria, farmácia, contudo, tem dois bares, uma pequena loja que vende produtos de limpeza em geral, um sacolão desativado temporariamente, embora já tenha funcionado, uma revendedora de gás, um depósito de materiais de construção. Quanto aos demais serviços, podemos observar duas pequenas oficinas de autos somente.

Referente às casas no bairro, é possível observar que essas são de pequeno a médio porte, em sua grande maioria, feitas de alvenaria (blocos baiano), autoconstruídas119,

entretanto, é visível um pequeno número, porém, significativo de construções verticais, com acabamento e uma grande maioria de casas térreas, em fase de acabamento final, mesclando toda a paisagem. Ainda, observa-se um crescimento de novas construções em andamento de maneira irregular, no meio da vegetação, quiçá o processo de reperiferização (RITTER;

No documento Download/Open (páginas 119-132)