• Nenhum resultado encontrado

Características Socioambientais do Parque América

No documento Download/Open (páginas 132-140)

CAPÍTULO II – PENTECOSTALISMO(S) – PRÁTICAS RELIGIOSAS, IMPACTOS

2.3. O(s) PENTECOSTALISMO(s) NA PERIFERIA URBANA RIO GRANDE DA

2.3.3. Características Socioambientais do Parque América

Figura 16. Vista Aérea do Parque América (sem escala)

Fonte: Adaptado (EMPLASAGeo, 2014)

O Parque América no final do século XVIII e até meados do século XIX, foi também local de fixação dos tropeiros na região, uma vez que, a velha estrada de Mogi a Santos situava-se entre o Pq. América e Rio Pequeno (CÂMARA, 2012).

É um bairro que foi criado em 1979 possuindo 1183 lotes (SAAR, 1998, p. 56), portanto, logo após as leis estaduais 898/75 e 1.172/76, que disciplinavam e restringiam a ocupação em Áreas de Mananciais. Nesse, ainda é possível de serem observados vários indícios de uma ausência de planejamento urbano por parte daqueles que administraram a cidade nessa década, o que também ocorreu em administrações nas décadas de 80, 90 e ainda aparentam persistir nas décadas deste século XXI.

O bairro está inserido no grupo 5 do IPVS (2010), está na Macrozona de Proteção Ambiental, Zona de Conservação e Recuperação, com mais de 25% do território estando na Zona122 de Proteção Integral com limite máximo do reservatório e vegetação de várzea no

Plano Diretor Participativo - PDP (CÂMARA, 2006). Este faz parte da Unidade de Informações Territorializadas UIT 5 Parque América/Rio Pequeno (EMPLASA, 2011).

Diferente da Vila Niwa o Parque América é um bairro com uma maior extensão, e estimamos um número muito maior de moradores e pode ser observado um maior número de instituições religiosas de matriz cristã (pentecostais). Assim como no bairro Vila Niwa, foi possível identificar igualmente no bairro Parque América as seguintes instituições religiosas: Tabela 7. Relação das instituições religiosas no bairro Parque América

cont...

122 No Art. 37 - A Zona de Uso Sustentável deve compatibilizar a preservação e recuperação dos recursos naturais e da qualidade das águas com a sua utilização em atividades econômicas compatíveis. São considerados usos econômicos compatíveis, desde que não impactem inadequadamente os ecossistemas locais: I - Chácaras de hortifrutigranjeiros e agrícolas; II – Sítios de recreio; III - Pousadas; IV - Clubes de campo; V - Turismo Ecológico.

123 São igrejas de pequeno porte (P) com até 30 assentos para membros

124 São as igrejas de médio porte (M) com número acima de 30 até 100 assentos para membros. 125 São as igrejas de grande porte (G) com número acima de 100 assentos para membros.

INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS

ALIANÇA ETERNA (Unção Apostólica) (P)

APOSTÓLICA MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO (P)123

ASSEMBLEIA DE DEUS (P) (Ministério Madureira - Campo São Rafael)

ASSEMBLEIA DE DEUS (P)

(Ministério Belém - Campo Ribeirão Pires - Subsede Sta. Tereza) ASSEMBLEIA DE DEUS (P)

(Ministério Madureira - Campo Jd. Itapeva)

ASSEMBLEIA DE DEUS (M)124

(Ministério de Santos - SP/ Setor III à pioneira) ASSEMBLEIA DE DEUS (P)

(Vasos de Alabastro)

BATISTA DO PARQUE AMÉRICA (P)

BATISTA PENTECOSTAL INDEPENDENTE HIERÁPOLIS (P) CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL (P)

(salão de oração)

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL (G)125

(em fase de construção)

EVANGÉLICA MISSÃO NACIONAL (M) IGREJA BATISTA (G)

IGREJA BATISTA ÁGUA VIVA (P) IGREJA CATÓLICA (G)

Comunidade

IGREJA CRISTÃ PENTECOSTAL (P) (Poder, Fogo e Glória)

IGREJA INTERNACIONAL DA GRAÇA DE DEUS (P) IGREJA PENTECOSTAL DEUS É AMOR (P)

SALÃO DO REINO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ (M)

IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS126 (P)

IGREJA PENTECOSTAL CHAMA DE FOGO127 (M)

Das 22 igrejas mapeadas nesse bairro, 17 são pentecostais.

As igrejas pesquisadas nesse bairro são: Assembleia de Deus (ministério Belém), Igreja Pentecostal Deus é Amor e Congregação Cristã no Brasil, representando 13,66% do total das igrejas (incluindo as não pentecostais e a católica) no bairro. Como é possível observar, identificamos algumas igrejas cristãs de missão, com um registro de quatro templos batistas.

Todavia não identificamos a presença de nenhuma das igrejas metodistas, presbiterianas, luteranas e nem as adventistas. Referente a outras religiosidades cristãs, registramos somente um salão do reino das testemunhas de Jeová e também não identificamos templos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias (mórmons), espíritas, entre outras.

Foto 6. Salão de Oração – Congregação Cristã no Foto 7. Novo Templo da CCB

Brasil (CCB) (em fase de construção)

Crédito: Marcos Scarpioni, 2014 Crédito: Marcos Scarpioni, 2014

Não foi possível coletar a imagem georreferenciada do salão da Congregação Cristã no Brasil nesse bairro, uma vez que as imagens do Googlemaps e GoogleEarth, não reconhecem trechos de estrada de terra, somente as vias pavimentadas. Entretanto, reconhecemos a localização do novo templo da CCB em construção.

126 Igreja recentemente inaugurada, provavelmente no mês de Agosto/2014.

127 Nova igreja que será inaugurada em breve, no mês de Dezembro, localizada em frente ao centro de Zoonoses. Com esta instituição, atualizamos os registros das instituições até a data de 30.11.2014.

Esse templo está localizado sob as seguintes coordenadas: 23º45'42,54" S e 46º24'35,09" O, com elevação de 764m (em relação ao nível do mar) e altitude do ponto de visão (é a distância - altura - entre o ponto visualizado no solo e a posição do equipamento ou observador que capta a imagem de maneira precisa) 766m. Todavia, as duas fotos estão em localizações bem distintas e foram registradas no mês de Março/2014.

O salão de oração é um espaço muito pequeno para reunião, onde um número128

muito pequeno de membros frequentam. O novo templo da CCB está sendo construído em terreno próprio adquirido pela instituição sede, visando o atendimento de um número maior de fiéis nesse bairro. Anteriormente, ao início da construção existia uma vegetação do tipo capoeira no terreno que foi totalmente suprimida pelo corte raso. Também o solo, foi terraplanado em patamares com remoção de terras. Não foi possível observar nenhuma placa de engenharia responsável pela construção no local quando iniciamos os levantamentos em campo, o que é exigido pela prefeitura para construção em áreas residenciais (urbanas).

Como se pode observar em foto registrada anteriormente, só visualizamos uma placa branca fincada no lado direito do terreno em construção (lado esquerdo do observador), indicando que o local é propriedade exclusiva da Congregação Cristã no Brasil. E se existe a indicação do engenheiro responsável pelas obras em andamento, esta não está fixada em lugar visível ao público e disponível para a fiscalização pública.

Como descreve Alencar (2013, p. 177) as construções dos templos são padronizadas, feitas por trabalho voluntário e comunitário desenvolvidos pelos seus membros. Na CCB existe uma orientação entre os fiéis para as obras da construção, dessa forma, um grupo de membros além de contribuírem com suas ofertas, ainda contribuem com sua mão de obra em trabalhos voluntários para construção, salvo em algumas situações, que assim exigem mão de obra especializada e remuneração. Dessa maneira, boa parte dos templos da CCB que vão sendo construídos, de maneira voluntária, se assemelha as autoconstruções de residências na periferia.

Esse novo templo comportará um número acima de 500 membros. Existia uma previsão para sua inauguração no final de 2014, no mês de Dezembro. Porém, até o término de nossas investigações, tal inauguração não ocorrera.

Outra instituição que seguimos pesquisando em campo foi a Igreja Pentecostal Deus é Amor, conforme pode ser observada em imagem e foto abaixo.

Figura 17. Igreja Pentecostal Deus é Amor (IPDA) Foto 8. Templo da IPDA (atual)

Fonte: GoogleEarth, 2014 Créditos: Marcos Scarpioni, 2014

A imagem georreferenciada foi registrada em Maio/2011 e a foto foi registrada em Março/2014. As coordenadas de localização dessa instituição seriam: 23º45'41,98" S e 46º24'34,92" O, com elevação de 763 m (em relação ao nível do mar), com altitude de ponto de visão (é a distância - altura - entre o ponto visualizado no solo e a posição do equipamento ou observador que capta a imagem de maneira precisa) de 766 m.

No entorno do templo da IPDA, novas construções se concretizaram, inclusive uma outra instituição religiosa - Igreja Batista Água Viva - guarda características de autoconstrução e por detrás desse novo templo, há um córrego, elemento importante com exigência de fiscalização pública e o procedimento de licenciamento ambiental para a construção de maneira formal, em consonância com a Resolução nº 237/1997 do CONAMA e as leis estaduais 898/1975 e 1172/1976 e da lei federal 6.938/1981. Nota-se então que, pela proximidade da construção ao córrego a mais ou menos de 15 metros (estimamos), podemos aventar a possibilidade de inexistência de um processo de licenciamento ambiental como é exigido em descumprimento da legislação ambiental vigente.

Também observamos outros templos, salões construídos em décadas passadas, estando esses em áreas mais adensadas, como é o caso do templo da Assembleia de Deus.

Figura 18. Igreja Assembleia de Deus (AD) Foto 9. Templo da AD (atual)

Fonte: GoogleEarth, 2014 Créditos: Marcos Scarpioni, 2014

A imagem georreferenciada foi coletada em Maio/2011 e a foto foi registrada no mês de Março/2014. As coordenadas de localização dessa instituição são: 23º46'04,93" S e 46º24'45,69" O, com elevação de 784 m (em relação ao nível do mar) e com altitude do ponto de visão (é a distância – altura - entre o ponto visualizado no solo e a posição do equipamento ou observador que capta a imagem de maneira precisa) 787 m.

Ao visitarmos todas essas instituições pentecostais no bairro, não encontramos nenhum quadro de avisos que fixassem qualquer tipo de alvará de funcionamento, auto de vistoria de bombeiro, o que torna o estabelecimento público, de certa forma, irregular quanto ao cumprimento da legislação do município como já citado anteriormente.

Ao caminharmos pelo bairro, identificamos os equipamentos urbanos e coletivos assim como no bairro pesquisado anteriormente. No Parque América, o uso do solo é do tipo residencial horizontal, embora, já seja possível observar um número significativo de construções verticais, v.g.: pequenos sobrados e também salões comerciais.

A ocupação nesse bairro de maneira legal, ainda não está consolidada, em virtude dos conflitos legais existentes ali, o que restringe uma ocupação total em algumas áreas, o que também divide o bairro em duas partes (uma legalizada e a outra por legalizar). Isso ocorre por que há informações de um embargo jurídico iniciado pela Justiça Federal em 1996, em virtude do descumprimento da legislação de uso e ocupação de solo segundo (SANTOS, 2002).

Mesmo com tais restrições, ainda há avanço do desmatamento e das autoconstruções em locais mais afastados no bairro, ocorrendo de maneira indiscriminada, fato que se constitui crime ambiental pela lei 9.605/1998, e também pela lei 11.428/2006 que assim ratifica, já que esta última valoriza ainda mais as áreas contíguas da Mata Atlântica.

Mesmo após a LOM 001/1990, que ordena em seu art. 14, nos incisos II e III:

II o estabelecimento do zoneamento ambiental compatível com as diretrizes para ocupação do solo; III o controle do uso e da ocupação de fundos de vale, áreas sujeitas à inundação, áreas de primeira categoria, áreas de alta declividade e cabeceiras de drenagem (CÂMARA, 1990).

Esses fatos demonstram falhas do poder público em fiscalizar e coibir todas as ocupações irregulares, além de promover uma política habitacional em áreas já urbanizadas, promovendo assim o adensamento urbano planejado, como forma de solucionar o déficit habitacional na cidade e conservar as áreas a serem protegidas, consequentemente cumprindo efetivamente o plano diretor municipal.

A maioria das edificações possui um padrão simples, embora se contraste em alguns espaços com a existência de casas com melhores padrões em áreas mais segregadas, como no caso de autoridades políticas que residem ao longo das Ruas Ana Bela e México, áreas muito próximas do Parque. O bairro é parcialmente servido por sistema de água encanada e não possuem sistema de esgoto em toda a sua totalidade, sendo que uma pequena parcela das residências utiliza fossa séptica (EMPLASA, 2011), especialmente naquelas áreas embargadas.

Na gestão administrativa de 2009-2012, iniciaram-se as obras de pavimentação em algumas estradas no interior do bairro, v.g.: a Av. Marechal Rondon, foi complementada com pavimentação paralelepipédica em um pequeno trecho, além da implementação de sarjetas, bocas de lobo, sinalização viária, já que esta é a principal via que dá acesso a outras várias vias (coletoras e locais) do Parque América, sendo beneficiadas mais de 11 vias segundo informações dos próprios moradores (religiosos). Recentemente, no mês de Outubro/2014, foi asfaltado um pequeno trecho em frente à escola estadual Cora Coralina que interliga Parque América e Rio Pequeno.

Pudemos constatar que, existem ainda muitas vias locais que não receberam nenhum desses benefícios a não ser a manutenção dessas pela terraplanagem feita por máquinas pesadas (tratores) e colocação de resíduos sólidos oriundos da construção civil e/ou pedra britada em algumas vias. Inclusive, algumas ruas em frente aos diversos templos pentecostais, se encontram em situação extremamente precária, o que sem dúvida prejudica na mobilidade urbana local, especialmente das pessoas com deficiência física.

Foto 10. Vias locais sem nenhuma pavimentação Foto 11. Problemas na via em frente ao templo

na frente de templo pentecostal mais adiante pentecostal

Créditos: Marcos Scarpioni, 2014 Créditos: Marcos Scarpioni, 2014

O transporte público é realizado pelas duas viações de ônibus municipal (Talismã) e intermunicipal (Rigras), prestando seus serviços como no bairro anteriormente pesquisado. A primeira aviação interliga o bairro com o centro e outros bairros mais próximos e a segunda liga o bairro com Ribeirão Pires.

O trânsito de veículos particulares é proporcionalmente mais intenso que o do bairro anterior, porém, menos intenso que o trânsito no centro, além disso, observamos já um trânsito de caminhões próximo ao parque, isso por que existem pequenas indústrias em bairros vizinhos.

A questão da saúde pública, igualmente na Vila Niwa tem problemas, quanto à questão de atendimentos. No Parque América só existe uma UBS Parque América, prestando somente os atendimentos para a população infantil e idosos (vacinações e controles de diabetes, pressão, etc.), assim mesmo em alguns casos somente com atendimentos agendados. Em casos mais graves todos são encaminhados ao mini-hospital.

Também, existe um Centro de Zoonoses, que trata das registra e controla os casos de doenças transmitidas por vetores biológicos (animais). Este atende a toda cidade de Rio Grande da Serra.

Quanto às escolas, o bairro possui duas escolas estaduais E.E. Poetisa Cora Coralina e E.E. Ivete Vargas, além de uma escola municipal, EMEB Recanto Infantil Madre Maria de Jesus, que atende a clientela de ensino fundamental e médio, tanto do bairro, como também de bairros vizinhos mais próximos, v.g.: Rio Pequeno.

Quanto à segurança no bairro, a ronda da polícia militar está presente nos horários de saída na escola Cora Coralina. Vimos todos os dias em que visitamos o bairro, não ocorrendo só de dia, mas também à noite, foi possível observar rondas no bairro no período da tarde, inclusive próximo às igrejas nas quais pesquisamos.

Ao conversarmos com os religiosos (moradores com mais tempo de permanência no bairro), muitos informaram que o bairro é tranquilo, mas é preciso estar atento, já que existe

sim o tráfico de entorpecentes e de outras drogas lícitas em alguns lugares mais ermos e até em alguns bares mais próximos (morador, ex. funcionário municipal entrevistado na data de

17.08. 2014).

Existe também, o relato, registro de episódios de brigas, desentendimentos entre as pessoas pelo alcoolismo. Também, foi possível observar que no bairro a presença de muitas pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza pedindo esmolas nas casas e estabelecimentos comerciais. Dessa forma, é possível afirmar que a violência de maneira geral se faz presente, em maior ou menor grau dependendo do espaço social.

O comércio é constituído por um conjunto de três padarias, um restaurante, vários pequenos bares, três mercearia, dois sacolões, dois mercados pequenos, e outras pequenas lojas de roupas. Entretanto, no que se refere a serviços, observamos uma serralheria, oficinas de autos (mecânica/funilaria/pintura), uma lan-house, loja de consertos de aparelhos elétricos e eletrônicos, ou seja, os moradores do Parque América assim como os moradores da Vila Niwa, precisam sair em muitos casos para fora da cidade para trabalhar, além do que, muito dos produtos comercializáveis vem de fora do bairro.

É nesse contexto socioambiental do Parque América que as igrejas pentecostais estão imersas ou emergem, o que de certa maneira, se aproxima das realidades do bairro Vila Niwa. Em virtude dessas necessidades, observamos que há nessas instituições ações sociais em uma tentativa de amenização dos problemas sociais, como por exemplo, as ações em redes sociais.

No documento Download/Open (páginas 132-140)