• Nenhum resultado encontrado

A comunidade diante do seu ambiente

No documento Download/Open (páginas 152-156)

CAPÍTULO IV – HIPERLOCAL E BIG DATA

1. Compreendendo o Hiperlocal

1.7 A comunidade diante do seu ambiente

Para que o compartilhamento de dados e análise destes sigam bem-sucedidos para o fluxo informacional é importante conscientizar os moradores e o morador sobre o papel que ele, como indivíduo, tem sobre as informações, que no primeiro momento, podem ser triviais ou de pouca relevância, mas por meio destes dados ganha importância para o desenvolvimento da região. Sendo assim, importa ressaltar que o local estabeleça pontos focais – como educadores, pais, parceiros da comunidade, membros de associações de bairro, formuladores de políticas, líderes de associações de bairro, integrantes de movimentos populares, membros da sociedade civil, ONGs (Organizações Não-Governamentais) e Oscips (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), membros da segurança pública como policiais, bombeiros e guardas civis metropolitanos – para que sejam os catalizadores de informações e de demandas da região. Os pontos focais são referências locais que possuem a capacidade de transitar e conhecer a região que vive.

Os atores locais avaliação das unidades de bairro resultantes e forneceram algumas evidências de validade de face com base na sua compreensão do contexto local. Os bairros definidos residentes foram então usados na especificação das unidades para a agregação dos dados da pesquisa e do censo. Este processo permitiu o cálculo de indicadores de bairro para as unidades de área que os moradores definidos coletivamente como consistente com o seu sentido de identidade bairro (KINGSLEY, COULTON, PETTIT, 2014, p. 246, tradução nossa).

Eles são uma peça fundamental para que possa catalisar e transmitir dados para alimentar os datasets de um centro de informações hiperlocal. Estes pontos focais podem analisar e avaliar como que determinadas ações de políticas públicas afetam o cotidiano do morador antes e após o seu impacto.

Como um aliado que auxilia na prática de política pública, ele saberá os detalhes do local, porque convive rotineiramente com os moradores, os conhece, está no cotidiano da região, e tornando-se também pilares de confiança. Pois, os

moradores sabem para quem pode dirigir suas demandas e que possa perceber os reflexos destas mudanças que acontecem de acordo com a dinâmica da área.

Figura 33 – Capa do site Bournville News, que informa 25 mil moradores de Bournville Village (Inglaterra)

Fonte: Reprodução

Para isso, tem que ocorrer a proximidade dos pontos focais com os moradores, o comerciante, o servidor público, o taxista e mais pessoas que sempre circulam na região para que possam dar sua contribuição sobre como melhorar o local em que vive. Assim, se tem mais informações que possam ser analisadas e estruturadas para atender as demandas da comunidade.

Também é possível entrar em contato e estreitar relações com outras instituições que possam atender a demanda existente, oferecendo know-how sobre como interagir com a comunidade e ajuda-la. A área deve possuír núcleos informativos locais, integrando e informando a população sobre os acontecimentos nas proximidades e como ela pode colaborar para fazer um lugar melhor.

Figura 34 – Página de notícia hiperlocal do site Berkeleyside, de Berkeley/CA

Fonte: Reprodução

Nos Estados Unidos e Reino Unido, comunidades mantém informativos locais, como jornais, revistas, sites, redes sociais e blogs, que produzem conteúdo local para os interesses da região. A organização de jornalismo norte-americana Columbia

Journalism Review organizou em seu site um guia digital de startups de jornalismo

hiperlocal70 e também fez um mapa71 que apresenta onde estão instaladas as

‘redações hiperlocais’ e projetos de jornalismo pelo território dos Estados Unidos. Um exemplo que é citado no artigo Captação de Dados pela Comunidade para a Formação de Inteligência Social Hiperlocal, dos autores Walter Teixeira Lima Júnior e Aparecido Antonio dos Santos Coelho é a cidade de Bournville Village, localizado na

70 CJR´s Guide to Online News Startups. Columbia Journalism Review. Disponível em: <http://www.cjr

.org/news_startups_guide/online-news-websites/coverage/hyperlocal-news.php>. Acesso em: 03 abr. 2016.

71 ONLINE News Startups. Columbia Journalism Review. Disponível em: <https://www.google.com/

maps/d/viewer?hl=en&oe=UTF8&vps=4&msa=0&ie=UTF8&mid=znNQcpaqiK3Q.kvSjU3YesNuw>. Acesso em: 03 abr. 2016.

região metropolitana de Birminghan, na Inglaterra, uma comunidade com cerca de 25 mil habitantes (segundo o censo de 2001)72.

Figura 35 – Online News Startups – Mapa de startups de jornalismo hiperlocal

Fonte: Columbia Journalism Review website

A pequena comunidade inglesa mantém o Bournville News73, que se apresenta

aos seus leitores como um ‘site independente da comunidade que provem notícias, eventos e destaques que acontecem na área’. O periódico digital foi criado pelo jornalista Hannah Waldram, em conjunto com o morador local, e corredor, Dave Hartem. O site permanece no ar por ajuda de doações de voluntários da comunidade. A página tem cinco categorias de informação – Notícias, Vida na Comunidade, Cultura, Educação, Esporte e História, além das subcategorias, Sobre, Contato e Descrição. Possui as redes sociais Facebook74 e Twitter75 e o portal mostra o

conteúdo, com destaque para fotos, notícias principais e secundárias. Como ressalta a própria apresentação do site.

Nós reconhecemos que fazemos uma pequena cobertura de mídia em

Bournville, este site é o local para 25 mil moradores que amam este

72 Office for National Statistics. 2010 Ward Population Density. Disponível em: <http://www.ons.gov.uk

/ons/about-ons/business-transparency/freedom-of-information/what-can-i-request/published-ad-hoc- data/pop/april-2013/mid-2009-population-density-for-2010-wards-in-england-and-wales.xls>. Acesso em: 14 fev. 2015.

73 Bournville News. Disponível em: <http://www.bournvillevillage.com>. Acesso em: 16 fev. 2015. 74 Bournville na rede social Facebook. Disponível em: <http://www.facebook.com/bournvillenews>.

Acesso em: 16 fev. 2015.

75 Bournville na rede social Twitter. Disponível em: <http://www.twitter.com/bournvillenews>. Acesso

lugar para compartilhar informações, fotos e criar conversas sobre a nossa comunidade. (BOURNVILLE NEWS, tradução nossa).

O morador desta cidade inglesa tem as informações sobre a sua região e o que acontece no cotidiano do seu entorno, informações sobre seu desenvolvimento econômico e cultural da área, o site promove a aproximação os moradores com o lugar, com senso de identidade, trabalhando junto para fazer uma região melhor.

No documento Download/Open (páginas 152-156)