• Nenhum resultado encontrado

Hiperlocal profissional no Brasil e na Espanha

No documento Download/Open (páginas 156-163)

CAPÍTULO IV – HIPERLOCAL E BIG DATA

1. Compreendendo o Hiperlocal

1.8 Hiperlocal profissional no Brasil e na Espanha

No Brasil também não é diferente. Porém, há poucas iniciativas de jornalismo hiperlocal no País, o recorte mais próximo que podemos fazer é com existência e sobrevivência dos jornais de bairro que estão nos níveis de publicação hiperlocal, pois são veículos informativos restritos a uma só comunidade ou comunidades vizinhas. São poucos, mas ainda existem. Por exemplo, o caso da companhia paulistana Empresa Jornalística Grupo Bairros Unidos, que faz há quase 20 anos publicações para os distritos do Jabaquara e Ipiranga. O Jabaquara é um dos maiores distritos em tamanho de área na cidade e segundo os dados da Prefeitura de São Paulo, a região tem 14,1 km quadrados e tem 212.504 mil habitantes (2010), localizado na região Centro-Sul de São Paulo, possui o Índice de Desenvolvimento Humano Elevado, chegando aos 0,858 pontos. Já o Ipiranga, que também é um distrito tradicional da região Central de São Paulo, tem 10,5 km quadrados de área, com 94.787 habitantes (2010), com um IDH de 0,883, elevado, que é considerado bom para os padrões de desenvolvimento da cidade. Nestes dois bairros de São Paulo, a empresa tem as publicações Jabaquara News76, que foi fundado em 2000 e Ipiranga News, que foi

fundado em 1997 nas versões web e impresso. O jornal Ipiranga News77 é distribuído

nos bairros do Ipiranga, Alto do Ipiranga, Jardim da Saúde, parte da Vila das Mercês, Bosque da Saúde, Chácara Klabin, parte de São João Clímaco, parte da avenida do Cursino, Jardim da Glória, parte do Jardim Santa Cruz, parte da Vila Livieiro, Moinho Velho, Sacomã, Vila Carioca, Vila Gumercindo, Vila Monumento, Vila Nair, Vila Vera e parte do Cambuci.

76 Site do jornal Jabaquara News. Disponível em <http://www.ipiranganews.inf.br/_Jabaquara

News/index.asp>. Acesso em 22 set. 2015.

77 Site do jornal Ipiranga News. Disponível em <http://www.ipiranganews.inf.br/>. Acesso em 22 set.

Figura 36 – Capa do jornal brasileiro de bairro Jabaquara News

Já o Jabaquara News é distribuído nos bairros Jabaquara, Mirandópolis, Planalto Paulista, Chácara Inglesa, Bosque da Saúde, São Judas, Conceição, Vila Guarani, Parque Jabaquara, Cidade Vargas, Vila Mascote e Vila Mariana.

De acordo com o expediente publicado nos sites dos jornais, o grupo distribui semanalmente mais de 55 mil edições para os moradores destas regiões. Em ambas as publicações, tenta-se trazer notícias que são próximas ou relacionadas à comunidade, o cotidiano e as ações do poder público naquelas regiões.

Apesar das publicações não atingirem por completo as áreas dos bairros e do distrito, estes jornais têm algumas características muito peculiares em relação aos veículos hiperlocais, como a proximidade com a comunidade e uma ferramenta na prestação de serviço para auxiliar aqueles moradores.

Figura 37 - Capa do site Ipiranga News, da empresa Grupo Bairros Unidos

Fonte: Ipiranga News

Um outro caso bem resolvido de hiperlocal é o do periódico espanhol, Hoy. Este jornal está localizado na região autônoma de Extremadura, uma área de 41.634 km

quadrados, com população de 1.105.481 habitantes, segundo o censo local. Este local é dividido em duas províncias: Cáceres e Badajoz. A publicação tem uma edição nacional, publicada diariamente no impresso e conta com atualizações diárias na internet. Apesar do periódico ter uma edição geral para toda a província, a empresa jornalística mantém uma rede de hiperlocais, ou em espanhol, a “Red de

Hiperlocales”, e nela, a Hoy mantém jornalistas espalhados em 30 cidades das duas

províncias de Extremadura onde eles são responsáveis por atualizar o conteúdo daquela região com o apoio dos moradores locais.

Figura 38 - Capa do HoyExtremadura – Red de Hiperlocales

Fonte: HoyExtremadura

Nos sites locais, o morador conta na própria capa da edição hiperlocal os botões “Crear notícia” (Criar notícia), “Subir fotos” (Subir imagens) e “Crear evento” (Criar evento). O morador da cidade que tem a cobertura hiperlocal do Hoy pode acrescentar informações que jugue relevante dividir com a sua comunidade e ele faz o contato com o jornalista da região para que providencie a publicação do conteúdo.

A informação é publicada tanto na edição digital, como na edição impressa do periódico hiperlocal. Para o leitor, a página hiperlocal contém informações distribuídas nas categorias de Atualidade, Gente próxima, Serviços, Guia Útil, Fotos e Vídeos.

Para sites hiperlocal de maior sucesso, não basta apenas transmitir informações, eles se envolvem em um caminho de duas vias com os seus leitores. Isso significa uma boa gestão da comunidade é fundamental para a construção de um serviço hiperlocal que está prosperando (RADCLIFFE, 2012, pág. 20).

Figura 39 – Contatos da Red de Hiperlocales - Responsável pela edição local

Fonte: HoyExtremadura

As cidades que o Hoy alcança são: Badajoz: Calamonte, Campanario, Castuera, Fregnal de la Sierra, Fonte de Cantos, Guareña, Herrera del Duque, Jerez, Monesterio, Olivenza, Puebla, Quintana, La Zarza, Lierena, Los Santos, Talarrubias, Valverde, Villafranca, Villanueva del Fresno e Zalamea. Província de Cáceres: Arroyo, Casar, Coria, Jaraiz, Logrosán, Malpartida, Miajadas, Navalmoral, Talayuela, Trujillo.

Figura 40 - Capa “Nacional/Extremadura” do periódico Espanhol ‘Hoy”

Fonte: Hoy, Diário de Extremadura, 27 set. 2015.

Este conteúdo é vendido no site, em bancas de jornais e por meio de aplicativo para iOS e Android. Além disso, os mesmos aplicativos também possibilitam que os moradores enviem conteúdo referente a sua cidade para o editor-responsável por determinada edição hiperlocal.

Figura 41 – Capa digital “Hiperlocal” do periódico Espanhol ‘Hoy”, em Talayuela

Fonte: Hoy Talauela

O especialista Richard Millington, identificou quatro pontos fundamentais para que a comunidade possa ter um envolvimento sustentado onde possam aprender engajar por meio da comunicação, criando um senso de oportunidade e realização entre seus pares.

São eles: Poder para fazer a mudança, ter a oportunidade de juntar forças para resolver os problemas locais; Reconhecer e valorizar, conhecer melhor o meio em que se vive; Afiliação com seus amigos, parcerias com os moradores são importantes para engajamento na solução dos problemas na comunidade; e Senso de realização, onde todos possam ter orgulho do local em que vivem pois todos contribuem com o possível para fazer a comunidade um lugar melhor (RADCLIFFE, 2012, p. 20).

No documento Download/Open (páginas 156-163)