• Nenhum resultado encontrado

Conheça a Deus como Pa

No documento Bom Dia! - Stormie Omartian.pdf (páginas 151-157)

Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem.

Salmos 103.13

Enxergar Deus como Pai é muitas vezes difícil para algumas pessoas, especialmente se não tiveram pai ou foram maltratadas por ele ou por uma autoridade masculina. Mas qualquer que tenha sido a experiência negativa que você tenha vivido, eu a asseguro de que Deus jamais será um pai que chega bêbado em casa, que bate em você, que a molesta, que mente para você, que a trai, que a abandona e que está ocupado demais para você. Ele é diferente. Ele nunca a deixará nem a abandonará (Sl 27.10; 94.14). Ele terá sempre o melhor interesse em mente e sempre lhe dará muito mais do que você já sonhou para si mesma (Ef 3.20-21).

Examine seu relacionamento com Deus e veja se algumas destas afirmações se aplicam a você:

Eu duvido que meu Pai celestial me ame como filha. Eu tenho medo dele.

Eu estou com raiva dele.

Eu me sinto abandonada por ele.

Se alguma dessas afirmações se aplica a você, então você definitivamente necessita de uma compreensão maior do amor que seu Pai celestial tem por você. Peça que ele esclareça isso para você. Nós não seremos capazes de enxergar o que realmente somos a menos que enxerguemos Deus como ele realmente é: nosso amado Pai celestial. A cura e o crescimento só acontecem quando tomamos esse passo. Senhor, cura qualquer concepção falsa que eu possa ter de ti. Perdoa-me pela culpa que atribuí a ti pelos erros que meu pai terreno cometeu e tira a dor de meu coração. Eu não vejo a hora de receber a herança que prometeste a teus

Leia Salmos 107.1-16 e reflita.

O Senhor é a sua luz.

Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os salvou da tribulação em que se encontravam. Ele os tirou das trevas e da sombra mortal, e quebrou as correntes que os prendiam. Salmos 107.13-14

Tudo é obscuro quando não há luz para iluminar a situação. Se não possuímos a luz verdadeira, vivemos em trevas. Quando, porém, temos dentro de nós a luz inextinguível do Senhor, nunca vivemos em escuridão total.

Existem tipos de escuridão e precisamos saber distingui-los. A escuridão total descreve o estado em que entramos quando nos recusamos a deixar Deus fazer parte da nossa vida. Há, também, a escuridão das emoções negativas, como a ignorância, o orgulho, a inveja, a raiva ou o ódio. Por mais prejudiciais que sejam nossos erros, porém, Deus sempre nos mostra uma forma de sair da escuridão na qual nos encontramos.

Temos acesso à luz do Senhor quando recorremos ao privilégio que temos de orar, levando a ele nossas ansiedades, dúvidas e medos. Quando nos derramamos diante dele, sua luz começa a afastar as trevas que nos assombram. Nos momentos de aflição, não hesite em entregar-se ao Senhor todo-poderoso. Confie apenas que ele está pronto a livrá-la das sombras e a quebrar as correntes que a aprisionam.

Agradeça a Deus porque, mesmo nos momentos mais sombrios, ele tem tesouros reservados para você. Sejam quais forem as circunstâncias que você esteja atravessando, a presença e a graça de Deus estão prontas a confortá-la e a iluminá-la.

Senhor, obrigada porque, ao andar contigo, não preciso temer as trevas. Tu estás presente até mesmo na noite mais escura. Obrigada porque me tiraste

Leia Salmo 113 e reflita.

O mundo precisa de você. Seja uma intercessora

O Senhor está exaltado acima de todas as nações; e acima dos céus está a sua glória. Quem é como o Senhor, o nosso Deus, que reina em seu trono nas alturas, mas se inclina para contemplar o que acontece nos céus e na terra? Salmos 113.4-6

O ministério da intercessão é um grande privilégio. Interceder é orar a favor de outros com a direção e a capacitação do Espírito Santo, enquanto reconhecemos que todas as consequências dependem de Deus responder a essas orações.

O papel do intercessor consiste em trazer o triunfo da cruz de Jesus Cristo sobre a situação pela qual está intercedendo. Oração não é conjetura, superstição ou uma suposição arrogante de que nós é que somos poderosos. Quando as pessoas oram, coisas acontecem, mas o poder é de Deus.

Algumas imaginam que os problemas do mundo são grandes demais e elas tão pequenas, que suas orações não farão diferença. Mas você pode começar com coisas simples. Não é preciso orar pelo mundo inteiro em um dia. Você pode começar com seu país. Escolha uma cidade, uma área, um grupo, uma pessoa ou uma situação com a qual você esteja familiarizado e ore sobre algo em específico relacionado a isso. Peça ajuda ao Espírito Santo (Rm 8.26).

Deus deseja derramar seu Espírito sobre as nações para que recebam a mensagem da salvação. Ele não abandonou as nações, no entanto nós abandonamos nosso chamado para orar. Mas, à medida que respondermos quando o Senhor nos chama a orar, não interessa o tamanho ou a impossibilidade da situação, não há limites para o que Deus fará. Senhor, ajuda-me a ter fé para acreditar que minhas orações farão diferença nas nações. Mostra-me a cada dia por qual país e quais pessoas desejas que eu ore. Onde quer que haja pessoas sendo perseguidas pela fé, oro para que tu as protejas. Que o mundo conheça a luz do teu Evangelho e tenha paz em Cristo Jesus.

Leia Salmos 116.1-19 e reflita.

Deus ouve quando você ora

Eu amo o Senhor, porque ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica. Ele inclinou os seus ouvidos para mim; eu o invocarei toda a minha vida. Salmos 116.1-2 Você tem alguém em sua vida que a ouve realmente? Talvez seja uma irmã ou uma amiga íntima, ou até uma colega de trabalho que demonstre empatia. Se tiver, você é abençoada. Como é natural, passamos às vezes por situações em que parece que todos os que conhecemos estão ocupados ou preocupados demais com os próprios problemas para sentar-se e ouvir os clamores do nosso coração. Poucas vezes a solidão é tão grande como quando estamos sofrendo e não temos ninguém a quem contar.

Como filha de Deus, porém, você sempre tem alguém para ouvi-la: o próprio Deus!

Encontramos repetidamente estas declarações nos salmos: “Mas Deus me ouviu, deu atenção à oração que lhe dirigi.” (66.19). “Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro.” (40.1). Esperar nunca é fácil, mas, quando chega a resposta a uma de suas orações, você sabe sem nenhuma dúvida que Deus ouviu seus clamores. Deus nunca está tão distante que não possa ouvir-nos. As Escrituras nos dizem que ele se volta para nos escutar. Nunca duvide de que ele está em sua vida sempre disposto a ouvir. Só ele tem poder para mudar a situação que você está enfrentando. Deus a ama e tem em vista seus melhores interesses. “Retorne ao seu descanso, ó minha alma, porque o Senhor tem sido bom para você!” (116.7). Senhor, sou profundamente confortada por saber que tu ouves minhas orações. Tua Palavra diz que nunca estás longe demais a ponto de não ouvir quando clamo. Ajuda-me a confiar o suficiente em ti a cada dia de minha vida para orar por tudo o que se relaciona a mim.

Leia Salmos 118 e reflita.

Luz constante

O Senhor é Deus, e ele fez resplandecer sobre nós a sua luz. Juntem-se ao cortejo festivo, levando ramos até as pontas do altar. Salmos 118.27 O rei Davi passou por períodos extremamente sombrios, algumas vezes por sua própria culpa. Não obstante sua situação, Davi sempre lembrou que era Deus quem iluminava seu caminho. Por maiores que fossem as trevas, ele ainda era o ungido de Deus. Mesmo quando fez escolhas infelizes, seu coração permaneceu aberto para o Senhor, e Deus nunca permitiu que seu servo fosse destruído. Essa é a realidade de todos os que amam a Deus. Sempre temos a luz do Senhor à nossa disposição. Por mais graves que imaginemos serem nossos erros, nunca ficamos em escuridão total quando olhamos para o Senhor. A luz de Deus é constante porque ele é constante.

Convém lembrar este registro das Escrituras: “Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma. Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (1Jo 1.5-7).

O fato de andarmos na luz de Deus implica mudanças em todos os sentidos de nossa vida, e faz de nós representantes divinos, na medida em que iluminamos tudo à nossa volta por causa da luz que habita em nós. Senhor, creio que tu és a luz da minha vida. Tu és imutável e, por isso, tua luz em minha vida nunca se apaga, não importam as circunstâncias ao meu redor. Entrego este dia em tuas mãos e confio que tu me darás luz suficiente para iluminar o lugar onde estou.

Leia Salmos 119.17-24 e reflita.

Veja sob a perspectiva de Deus

No documento Bom Dia! - Stormie Omartian.pdf (páginas 151-157)